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Linguagem espontânea de crianças prematuras aos 4 e 5 anos de idade

RESUMO

Objetivos:

avaliar a linguagem espontânea, através da Extensão Média do Enunciado em palavras (EME-p), de crianças com idade gestacional entre as 28 e as 36 semanas. Pretende-se também verificar se o número de semanas de gestação, o peso à nascença, o gênero e ainda a escolaridade dos pais influenciam essa medida.

Métodos:

participaram 19 crianças prematuras (9 meninos e 10 meninas), de 4 e 5 anos de idade, matriculadas em jardins-de-infância da área de Lisboa, consideradas como tendo desenvolvimento típico. O discurso espontâneo de cada criança foi gravado durante 30 minutos e posteriormente transcrito.

Resultados:

os valores encontrados nas crianças nascidas pré-termo eram significativamente inferiores aos de referência para a população portuguesa com a mesma idade. Verificou-se ainda uma correlação positiva e significativa do tempo de gestação e do peso à nascença com a EME-p. Não foram encontrados efeitos decorrentes do gênero das crianças ou da escolaridade dos pais.

Conclusão:

estes resultados reforçam a necessidade de identificar possíveis défices de linguagem nesta população, de forma a potenciar o seu desenvolvimento psicossocial e acadêmico.

Descritores:
Nascimento Prematuro; Desenvolvimento da Linguagem; Idade Gestacional; Peso ao Nascer

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