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Revista CEFAC, Volume: 9, Número: 4, Publicado: 2007
  • Editorial I

    Chiappetta, Ana Lúcia
  • Editorial II

    Capellini, Simone Aparecida
  • Aquisição de verbos em pré-escolares falantes do português brasileiro Linguagem

    Befi-Lopes, Debora Maria; Cáceres, Ana Manhani; Araújo, Karina de

    Resumo em Português:

    OBJETIVOS: analisar quantitativamente a relação entre o uso de substantivos e verbos em situação de fala espontânea em pré-escolares em desenvolvimento normal de linguagem, bem como analisar a classificação dos verbos utilizados na mesma amostra de fala. MÉTODOS: amostras de fala de sessenta pré-escolares (divididos em três grupos de acordo com sua faixa etária e pareados quanto ao sexo) obtidas em contexto educacional por meio de interação lúdica. RESULTADOS: a análise dos dados demonstrou que o uso de verbos predominou em todos os grupos não havendo diferenciação entre os sexos. Com relação aos tipos de verbos, os sexos têm desempenho semelhante: o de maior ocorrência foi o intransitivo, sendo que em GI e GII o segundo mais freqüente foi o de ligação e em GIII foi o transitivo direto. CONCLUSÃO: este estudo demonstrou que os pré-escolares estudados utilizam mais verbos que substantivos desde o segundo ano de vida, sendo que o verbo mais freqüente foi de tipo intransitivo em todas as faixas etárias seguido pelo verbo de ligação nos segundo e terceiro anos de vida e pelo transitivo direto no quarto ano de vida. Finalmente, constatou-se não haver diferenças significantes nos aspectos aqui mencionados para meninas e meninos.

    Resumo em Inglês:

    PURPOSE: to quantitatively analyze the relationship between the spontaneous use of nouns and verbs by preschool children with normal language development, as well as to analyze the classification of the verbs used on the same speech sample. METHODS: speech samples of sixty preschoolers were gathered in educational context through playful interaction. For data analysis the children were divided into three groups, paired by gender and age: GI (between 2:0 and 2:11 years), GII (between 3:0 and 3:11 years) and GIII (between 4:0 and 4:11 years). RESULTS: data analysis showed that the use of verbs prevailed in all age groups, with no difference between genders. Regarding types of verbs, both genders had similar performance: intransitive verbs were more frequent, followed by copula in GI and GII and direct transitive verbs in GIII. CONCLUSION: the results showed that the preschoolers studied used more verbs than nouns since their second year of life. Intransitive verbs were the most frequently observed in all age ranges, followed by copula for two- and three-year-olds and by direct transitive verbs for four-year-olds. Finally, no significant differences were found between genders for any of the aspects studied.
  • Terapia fonológica: a generalização a itens não utilizados no tratamento (outras palavras) Linguagem

    Ceron, Marizete Ilha; Keske-Soares, Márcia

    Resumo em Português:

    OBJETIVO: verificar a generalização a itens não utilizados no tratamento (outras palavras) obtida em três modelos de terapia em sujeitos com diferentes graus de gravidade do desvio fonológico. MÉTODOS: o grupo pesquisado foi constituído por 21 sujeitos com desvio fonológico, 11 do sexo masculino e 10 do feminino, com média de idade no início do tratamento de 5:7 anos. Os dados da fala foram analisados por meio da avaliação fonológica. Após a realização da análise contrastiva, foi calculado o Percentual de Consoantes Correta (Shriberg e Kwiatkowski, 1982) e os sujeitos foram classificados nos diferentes graus de gravidade do desvio fonológico em: grave; moderado-grave; médio-moderado; e médio. Seis sujeitos foram submetidos ao Modelo de Ciclos Modificado, oito ao Modelo ABAB-Retirada e Provas Múltiplas, e sete ao Modelo Oposições Máximas Modificado. Fez-se uma comparação da generalização a itens não utilizados no tratamento (outras palavras) entre os três modelos de terapia para cada grau de gravidade do desvio fonológico. RESULTADOS: dos sujeitos com desvio grave, moderado-grave e médio, três apresentaram maiores generalizações a outras palavras, todos submetidos ao Modelo ABAB-Retirada e Provas Múltiplas. Dos sujeitos com desvio médio-moderado, foram os tratados pelo Modelo de Oposições Máximas Modificado que mais generalizaram. CONCLUSÃO: todos os sujeitos apresentaram evoluções no sistema fonológico e, quanto à generalização a itens utilizados no tratamento (outras palavras) observou-se maior percentual de generalização nos modelos ABAB-Retirada e Provas Múltiplas e Oposições Máximas Modificado.

    Resumo em Inglês:

    PURPOSE: to check the generalization to non used items during treatment (other words) obtained in the three different models of therapy in subjects with different degrees of phonological disorder severity. METHODS: the studied group was composed by twenty-one subjects, eleven males and ten females, with average age when of the beginning of treatment 5:7. Speech data were analyzed through the performance of the phonological assessment. After the phonological assessment, the percentage of correct consonants proposed by Shriberg & Kwiatkowski (1982) was calculated and the subjects were then classified in the degrees of phonological disorder severity: severe, moderate-severe, mild-moderate and mild disorder. Six subjects were submitted to the Modified Cycles Model, eight to the ABAB-Withdrawal and Multiple Probes Model and seven to the Modified Maximum Opposition Model. A comparison was made on the generalization to non used items during treatment (other words) among three models of therapy within each degree of phonological disorder severity. RESULTS: Among the subjects with severe, moderate-severe and mild disorder, three subjects that presented the major generalization to non used items during treatment, all treated with ABAB-Withdrawal and Multiple Probes Model. Of the subjects with mild-moderate disorder, were treated with the Modified Maximum Opposition Model those that showed the major generalization. CONCLUSION: all the subjects showed gains in the phonological system and as for the generalization to non used items during treatment (other words), but ABAB-Withdrawal and Multiple Probes and Modified Maximum Opposition Models were more effective.
  • Perfil de habilidades de comunicação de dois irmãos com a Síndrome Alcoólica Fetal Linguagem

    Garcia, Roberta; Rossi, Natalia Freitas; Giacheti, Célia Maria

    Resumo em Português:

    OBJETIVO: caracterizar o perfil de habilidades de comunicação e o desempenho nos subtestes do Teste Illinois de Habilidades Psicolingüísticas (ITPA) de dois irmãos com diagnóstico da Síndrome Alcoólica Fetal (SAF): S1, sexo feminino, 16 anos e S2, sexo masculino, 8 anos, alunos de escola especial. MÉTODOS: realizou-se a avaliação fonoaudiológica clínica, complementada pela aplicação do ITPA. RESULTADOS: dados de avaliação clínica com S1 mostraram prejuízo grave de compreensão oral, não sendo capaz de seguir instruções (verbal e gestual) simples. Também não se observou uso de recursos gestuais ou orais, por parte da mesma para se comunicar. Devido ao nível de comprometimento, não foi possível obter dados relativos aos desempenhos amostrados no ITPA. Dados de avaliação clínica com S2 mostraram resultados bastante diferentes. S2 utiliza preferencialmente a fala para se comunicar, responde perguntas, mantendo o tema e é capaz de seguir instruções verbais simples. Entretanto, observou-se desempenho inferior ao esperado para idade em situações que requeriam narrativa de fatos e eventos, indicando prejuízos em aspectos sintáticos e semânticos da linguagem. No ITPA obteve pontuação inferior a idade cronológica em quase todos os subtestes. O pior desempenho foi observado nos subtestes que envolviam habilidades perceptivas auditivas. CONCLUSÕES: esses resultados indicam que, apesar de ambos terem o mesmo diagnóstico genético e viverem sob as mesmas condições familiares, o perfil fonoaudiológico difere. Pode-se especular que prejuízos mais graves em habilidades comunicativas de S1 podem estar relacionados a níveis mais elevados de exposição ao álcool durante etapas críticas do desenvolvimento fetal.

    Resumo em Inglês:

    PURPOSE: to characterize the communication profile and the performance in the subtests of Illinois Test of Psycholinguistic Abilities (ITPA) of two siblings with Fetal Alcohol syndrome (FAS): S1, female 16 years and S2, male, 8 years and both of special school students. METHODS: clinical evaluation of language abilities was carried out and complemented by the ITPA test. RESULTS: data of clinical evaluation with S1 showed verbal understanding impairment. S1 was not capable to follow simple instructions (verbal and gestual) and the use of verbal and gestual resources communication was not also observed. Due to the compromising level, it was not possible to obtain relative data to the ITPA test. Quite different results was observed in the clinical evaluation of S2, considering that he was able to make questions, maintaining the theme and to follow simple verbal instructions. However, low performance was observed for age in situations that requested narrative of facts and events that shown syntactic and semantic impairments. Scale score obtained by S2 in the ITPA subtests revealed low performance in auditory and visual abilities. CONCLUSIONS: although the siblings have the same diagnosis and live under the same environmental conditions, the communication profile was significantly different. It can be speculated that more serious impairments in communicative abilities of S1 can be related to higher levels of exposure to alcohol during critical stages of the fetal development.
  • Dificuldade de aprendizagem: principais abordagens terapêuticas discutidas em artigos publicados nas principais revistas indexadas no LILACS de fonoaudiologia no período de 2001 a 2005 Linguagem

    Lima, Tereza Cristina Ferraz de; Pessoa, Ana Cláudia Rodrigues Gonçalves

    Resumo em Português:

    OBJETIVO: verificar artigos referentes às dificuldades de aprendizagem, tendo como objetivos específicos classificar o tipo de artigo, além de analisar a abordagem e a nomenclatura utilizada para identificação dos problemas de aprendizagem, pelos autores dos mesmos, nas revistas de 2001 a 2005 com indexação no LILACS. MÉTODOS: foram selecionados artigos com base nas seguintes palavras chaves: dificuldade de aprendizagem, distúrbio de aprendizagem, dificuldade de leitura e/ou escrita, dislexia, disortografia e disgrafia. RESULTADOS: o tipo de artigo mais publicado foi artigo original, seguido de estudo de caso. A principal nomenclatura utilizada pelos autores foram distúrbios ou dificuldades de aprendizagem, e a abordagem mais citada foi aquela que contempla a consciência fonológica. Verificou-se 207 artigos em linguagem, sendo 22 referentes ao tema desse trabalho. CONCLUSÃO: existe uma escassez de publicação de trabalhos na área de linguagem, principalmente ao tema relacionado à dificuldade de aprendizagem que talvez seja explicado pela falta de consenso entre os autores, levando tanto a uma dificuldade diagnóstica como terapêutica.

    Resumo em Inglês:

    PURPOSE: to check articles regarding learning difficulties, with the specific objectives of classifying the type of article as well as analyzing the approach and nomenclature that the authors used in the identification of learning problems in publications from 2001 to 2005 - indexed on LILACS. METHODS: survey of articles taking into consideration the following key words: learning difficulty, learning disability, reading and/or writing difficulty, dyslexia, dysortography and dysgraphy. RESULTS: original article was the most published, followed by case study. The main nomenclature that the authors used were "learning disability" or "learning difficulty", and the most cited approach was the one addressing phonological awareness. We observed 207 articles on language, 22 of these articles referred to the subject of the present study. CONCLUSION: the studies published on the field of language are scarce, especially regarding subjects related to learning difficulties. Perhaps this scarcity can be explained by a lack of consensus among authors, leading to both diagnostic as well as therapeutic difficulties.
  • A consciência fonológica e o desempenho na escrita sob ditado de crianças com desvio fonológico após realização de terapia fonoaudiológica Linguagem

    Mota, Helena Bolli; Melo Filha, Maria das Graças de Campos; Lasch, Sabrina Schützenhorfer

    Resumo em Português:

    OBJETIVO: verificar a correlação entre as habilidades de consciência fonológica e escrita sob ditado de sujeitos que apresentaram desvio fonológico após receberem alta do tratamento fonoterápico. MÉTODOS: esses sujeitos foram avaliados após obterem alta do Serviço de Atendimento Fonoaudiológico da Universidade Federal de Santa Maria. Para avaliar a consciência fonológica foi aplicado o Instrumento de Avaliação Seqüencial - CONFIAS. A escrita foi avaliada a partir da realização da escrita sob ditado de palavras proposto no Exame de Avaliação da Linguagem -TIPITI. RESULTADOS: de acordo com a análise estatística "r de Pearson" foram observadas as correlações: de média para forte entre escrita sob ditado e consciência de sílaba, escrita sob ditado e consciência fonológica total, sílaba e consciência fonológica total e fonema e consciência fonológica total. A única correlação significativa observada foi entre fonema e consciência fonológica total. CONCLUSÃO: salienta-se, então, a importância de estimular as habilidades em consciência fonológica, não somente em crianças na fase pré-escolar, mas principalmente em crianças com desvio fonológico, pois estas crianças são consideradas de risco para a presença de futuras dificuldades no desenvolvimento da linguagem.

    Resumo em Inglês:

    PURPOSE: to check the relationship between phonological awareness and writing of patients with diagnostic of phonological disorders after treatment conclusion. METHODS: these patients were evaluated after treatment conclusion at Speech Therapy Service of Federal University of Santa Maria. For evaluating phonological awareness we applied an assessment method referred to as called "Sequential Evaluation Instrument - CONFIAS". Writing was evaluated after dictation of some words proposed by Language Evaluation Exam - TIPITI. RESULTS: the following correlations were detected in parallel of statistical analyze "r of Pearson": medium from strong between writing under dictation and syllable awareness, writing under dictation and total phonological awareness, syllable and total phonological awareness and phoneme and total phonological awareness. The only significant correlation was between phoneme and total phonological awareness. CONCLUSION: it is very important consequently to stimulate the abilities in phonological awareness, not only for children at elementary school but mainly in children with phonological disorders. These children are considered under risk for presence of future impairments in language development.
  • Modificaciones en la articulación de fones en pacientes con aparato ortodóncico fijo lingual

    Villanueva, Pía; Loreto Lizana, María; Huber, Hinrich; Morán, Daniel; Fernández, María Angélica; Palomino, Hernán M.

    Resumo em Espanhol:

    OBJETIVO: el presente trabajo pretende evaluar el efecto de los aparatos ortodóncicos fijos linguales en la articulación de los fones, en pacientes que hablen español chileno, y la adaptación a estos efectos dentro del primer mes de uso de los aparatos. MÉTODOS: la muestra consistió en 13 pacientes que acudieron para instalación de aparato ortodóncico fijo lingual. Se realizó un examen fonoarticulatorio en condiciones estandarizadas, en 5 momentos diferentes: previo a la instalación de los aparatos fijos (E0), inmediatamente después de realizada esta (E1), a las 24 horas posteriores (E2), a los 7 días (E3) y un mes después de la instalación (E4). Se determinaron los fones afectados en los distintos momentos de examen respecto a la línea base dada por el examen previo, y se analizó su resolución. RESULTADOS: se observaron cambios significativos en el punto de articulación de los fones [d], [s] y [r] Los fones [d] y [s] mostraron una resolución favorable dentro del primer mes de uso de los aparatos. El fone vibrante múltiple [r] no mostró una recuperación de la alteración una vez cumplido un mes de uso de los aparatos ortodóncicos. CONCLUSIONES: la instalación de aparato ortodóncico fijo lingual produce modificaciones en el punto de articulación de los fones consonánticos, las cuales tienden a mejorar dentro del primer mes de uso de los aparatos, con excepción del fone vibrante múltiple [r].

    Resumo em Inglês:

    PURPOSE: this study evaluated the effect of lingual orthodontics appliances on speech performance in native Chilean spanish speakers, and their adaptation to these effects during the first month. METHODS: phone production was recorded in a standardized test, in 13 patients with lingual orthodontic brackets, in 5 different times: before (E0), immediately after (E1), within 24 hours after (E2), within 7 days after (E3) and 1 month after (E4) the placement of fixed orthodontic lingual appliances, for assessment by speech professionals. RESULTS: statistically significant changes were observed in the articulation of [d], [s] and [r] phones. Sounds [d] and [s] showed an improvement within first month of use of the appliances. Phone alveolar vibrant [r] did not show a significant reduce of sound impairment performance. CONCLUSION: lingual appliances placement induce impairment in sound performance but these changes show an improvement within the first month of use, with exception of alveolar vibrant [r] phone.
  • Atuação fonoaudiológica na síndrome da apnéia e hipopnéia obstrutiva do sono: relato de caso Motricidade Orofacial

    Silva, Letícia Maria de Paula; Aureliano, Flávia Talini dos Santos; Motta, Andréa Rodrigues

    Resumo em Português:

    OBJETIVO: verificar a contribuição da Fonoaudiologia no tratamento de uma paciente com a síndrome da apnéia e hipopnéia obstrutiva do sono. MÉTODOS: relato de caso de um paciente do sexo feminino, de sessenta anos de idade, com a síndrome da apnéia e hipopnéia do sono, de grau grave, que se submeteu ao atendimento fonoaudiológico para melhora do quadro de apnéia/hipopnéia, ronco e cansaço diurno. Foram realizadas avaliação clínica de motricidade orofacial e polissonografia antes e após a fonoterapia. Com base na avaliação clínica foi elaborado um plano terapêutico que buscou propiciar à paciente relaxamento cervical e da musculatura supra-hióidea, melhora na aeração nasal, adequação do posicionamento e força de língua, fortalecimento dos músculos do palato mole e sua mobilidade, aumento de força da musculatura mastigatória, treino da mastigação bilateral alternada e abaixamento do osso hióide. RESULTADOS: após 12 sessões de terapia fonoaudiológica, com duração de 40 minutos cada, pôde-se observar diminuição da tensão cervical, relaxamento da musculatura supra-hióidea, adequação do posicionamento do osso hióide, língua normotensa com dorso rebaixado, palato mole com mobilidade normal e mastigação adequada. A paciente relatou importante melhora no cansaço diurno. O resultado da segunda polissonografia indicou diminuição de 44 para 3 eventos por hora de apnéia e hipopnéia durante o sono, tendo o quadro passado do nível grave a um índice de distúrbio respiratório baixo não mais caracterizando doença apnéica do sono. CONCLUSÃO: a fonoterapia foi eficaz para o tratamento deste caso de síndrome da apnéia e hipopnéia do sono.

    Resumo em Inglês:

    Purpose: to check the contribution of speech therapy in the treatment of a patient with obstructive sleep apnea-hypopnea syndrome. METHODS: case description of a sixty-year old, female patient with severe obstructive sleep apnea-hypopnea syndrome that underwent speech therapy treatment for improvement of the apnea/ hypopnea condition, snoring, and day fatigue. Clinical evaluation of orofacial myology and a polysomnography were performed before and after speech therapy. Based on the clinical evaluation, a therapeutic plan was elaborated to provide the patient with cervical relaxation and relaxation of the suprahyoid muscles, for improvement in nasal aeration, tongue strength and position, strengthening of the soft palate muscles and their mobility, as well as the mastication muscles. Alternate bilateral mastication training and lowering of the hyoid bone were included. RESULTS: after twelve-forty-minute sessions of speech therapy, a decrease of cervical tension and relaxation of the suprahyoid muscles were observed. The position of the hyoid bone had been adjusted as well as tongue normotension with the dorsal lowered. The soft palate had normal mobility with adequate mastication. The patient reported important improvement in day fatigue. The result of the second polysomnography indicated a decrease from 44 to 3 events per hour of apnea and hypopnea during sleep, lowering the severe level to an index of breathing disturbance which no longer characterized the disease as sleep apnea. CONCLUSION: speech therapy was effective in the treatment for this case of obstructive sleep apnea-hypopnea syndrome.
  • Ocorrência de disfunção temporomandibular (DTM) e sua relação com hábitos orais deletérios em crianças do município de Monte Negro - RO Motricidade Orofacial

    Merighi, Luciana Biral Mendes; Silva, Marcela Maria Alves da; Ferreira, Amanda Tragueta; Genaro, Katia Flores; Berretin-Felix, Giédre

    Resumo em Português:

    OBJETIVO: verificar a ocorrência de disfunção temporomandibular em crianças do município de Monte Negro/RO, correlacionando os achados à presença de hábitos orais deletérios. MÉTODOS: investigou-se a presença de quadros de disfunção temporomandibular, classificando-se em disfunção temporomandibular articular, muscular ou mista, bem como a presença de hábitos orais deletérios de sucção (mamadeira, chupeta e digital) e mastigação (onicofagia, morder objetos, morder a mucosa oral ou labial, bruxismo e apertamento dentário), em 79 crianças de seis a 11 anos (41 meninas e 38 meninos). RESULTADOS: dentre as 79 crianças investigadas, 27 (34,18%) apresentaram sinais de disfunção temporomandibular, sendo a disfunção articular a mais encontrada (48,15% n=13), seguida da mista (33,33%, n=9) e, com menor ocorrência, a muscular (18,52%, n=5 crianças). Hábitos orais deletérios foram encontrados em 69,62% (n=55) da amostra, sendo maior o número de crianças com hábitos de mastigação (39,91%, n=26) que de sucção (8,86%, n=7), observando-se casos em que os dois tipos de hábito estavam presentes (27,85%, n=22). Os resultados não demonstraram associação entre a presença de hábitos orais deletérios e disfunção temporomandibular (teste Qui-quadrado), independentemente do tipo de hábito. CONCLUSÃO: das crianças avaliadas, um terço (34%) apresentou sinais de disfunção temporomandibular, não havendo associação entre a disfunção temporomandibular com a presença de hábitos orais deletérios.

    Resumo em Inglês:

    PURPOSE: to check the occurrence of temporomandibular disorder in children from Monte Negro/RO, correlating the findings to the presence of harmful oral habits. METHODS: the study was conducted on 79 children aged form 6 to 11-year old (41 girls and 38 boys). The presence of temporomandibular disorder was investigated and classified into articular, muscular and mixed. The presence of harmful oral habits involving sucking (baby bottle, pacifier, finger/thumb sucking) and chewing (nail biting, biting objects, biting the oral or labial mucosa, bruxism and clenching) was also found. RESULTS: among the 79 investigated children, 27 (34.18%) showed symptoms of temporomandibular disorder, with highest periodicity of articular disorder (48.15%, n=13), followed by mixed (33.33%, n=9) and muscular disorder (18.52%, n=5). Harmful oral habits were found in 69.62% (n=55), mostly involving chewing habits (39.91%, n=26) followed by sucking (8.86%, n=7); some children showed both types of habits (27.85%, n=22). The results did not demonstrate any association among harmful oral habits and temporomandibular disorder according to the chi-square test, regardless of the type of habit (chewing or suction). CONCLUSION: one third of children evaluated (34%) presented symptoms of temporomandibular disorder, without any association between temporomandibular disorder and the presence of harmful oral habits.
  • Análise da consistência alimentar e tempo de deglutição em crianças com paralisia cerebral tetraplégica espástica Motricidade Orofacial

    Vivone, Graziela Pacheco; Tavares, Michelle Martins Mattos; Bartolomeu, Renata de Salles; Nemr, Kátia; Chiappetta, Ana Lúcia de Magalhães Leal

    Resumo em Português:

    OBJETIVO: avaliar a consistência alimentar e o tempo de deglutição em crianças que apresentam Paralisia Cerebral Tetraplégica Espástica. MÉTODOS: foram avaliadas 30 crianças entre 0 e 12 anos, com Paralisia Cerebral do tipo tetraplegia espástica, em acompanhamento fonoaudiológico, sendo utilizado um protocolo de avaliação nos padrões de deglutição. RESULTADOS: os dados coletados mostraram a fase oral ineficiente ou ausente em 27crianças (90%) e a fase faríngea com anormalidades ou inadequações em 21 crianças (70%). Mais da metade das crianças avaliadas apresentaram disfunção motora oral (DMO) entre moderada e grave. Em relação à consistência do alimento e os tempos de deglutição, as crianças com Função Motora Oral profundamente comprometida levam 14,2 vezes mais tempo para deglutir alimentos líquidos e 6,4 vezes mais para o alimento pastoso. CONCLUSÃO: diante do estudo realizado, é possível concluir que a maior dificuldade da criança que apresenta paralisia cerebral é a fase oral da deglutição e quanto maior a disfunção motora oral, maior o tempo gasto para deglutir os alimentos nas três consistências pesquisadas. As relações entre DMO e tempo de deglutição estão diretamente relacionadas.

    Resumo em Inglês:

    PURPOSE: to evaluate the alimentary consistency and the deglutition time in children with Cerebral Palsy. METHODS: 30 children between 0 and 12 years, with Cerebral Paralysis of the quadriplegic spastic type been evaluated, that were under speech pathology follow-up. RESULTS: the collected data showed that the verbal phase demonstrated to be inefficient or absent in the majority of the children, as well as in the pharyngeal phase of deglutition. More of the half of the evaluated children have shown between moderate to acute verbal motor dysfunction. In relation to the consistency of food and deglutition times, the children with deeply compromised OMF (Oral Motor Function) took more 14.2 times to swallow liquid foods and more 6.4 times for the pasty food. CONCLUSION: before the study, it is possible to conclude that the major difficulty of the child with cerebral paralysis is the verbal phase of deglutition and as bigger the verbal motor dysfunction, the bigger is the time elapsing for swallowing foods in the three studied consistencies. The relations between OMD (Oral Motor Dysfunction) and deglutition time are directly related.
  • Correlatos perceptivos e acústicos dos ajustes supraglóticos na disfonia Voz

    Magri, Aline; Cukier-Blaj, Sabrina; Karman, Delmira de Fraga e; Camargo, Zuleica Antonia de

    Resumo em Português:

    OBJETIVO: avaliar os correlatos perceptivo-auditivos (ajustes supraglóticos) e acústicos (formantes) da qualidade vocal de indivíduos disfônicos com alterações glóticas, atendidos em ambulatório de fonoaudiologia de uma instituição hospitalar da cidade de São Paulo. MÉTODOS: o grupo estudado foi representado por amostras de voz de 20 indivíduos disfônicos com idades variadas entre 30 e 65 anos do sexo feminino (atendidos em um hospital da cidade de São Paulo) e julgamentos perceptivo-auditivos da qualidade vocal por amostras avaliadas previamente por um grupo de juízes em atividade clínica. As amostras foram exploradas quanto à freqüência dos três primeiros formantes (F1, F2 e F3). Os valores foram considerados de forma qualitativa (comparados aos dados da análise perceptivo-auditiva) e quantitativa (teste Qui-quadrado). RESULTADOS: os ajustes de qualidade vocal mais freqüentes foram laringe baixa, mandíbula fechada, lábios arredondados, corpo de língua abaixado, corpo de língua retraído, labiodentalização. Diferenças estatisticamente significantes foram encontradas para os valores de freqüência de F1 para os vocábulos "cata" (864 Hz) e "gata" (814 Hz), p=0 e F3 para os vocábulos "cata" (2598 Hz) e "gata" (2660 Hz), p=0,17 dos indivíduos do grupo estudado em relação aos valores de referência para o Português-Brasileiro. CONCLUSÃO: os ajustes de qualidade vocal identificados encontraram correspondência com a diminuição dos valores de F1 e F3 indicando tendências de ajustes do trato vocal.

    Resumo em Inglês:

    PURPOSE: to evaluate auditory perception (supraglottic adjustments) and acoustic (formants) of vocal quality in dysphonic individuals with glotic disorders, attended in a clinic a hospital in the city of São Paulo. METHODS: the studied was represented by voice samples taken form from 20 dysphonic people aged between 30 and 65 of the female gender (attended in a hospital in the city of Sao Paulo) and the auditory perception judgment of the vocal quality was represented by samples previously evaluated by active judges in clinic activity. The samples were explored as for the frequency of the first three formants (F1, F2 and F3). The values were considered as for their quality (compared to the data of auditory perception analysis) and their quantity (Qui-square test) RESULTS: the more frequent adjustments of vocal quality were low larynx, closed jaw, lip rounding, lowered tongue body, retracted tongue body, labiodentalization. Statistically meaningful differences were found for the frequency value of F1 for the syllables "cata" (864 Hz) and "gata" (814Hz), p=0 and F3 for the syllables "cata" (2598 Hz) and "gata"(2660 Hz), p=0.17 for the subjects of the group studied with relation to the values of reference for Portuguese-Brazilian language. CONCLUSION: the identified adjustments of vocal quality met correspondence with the reducing of values of F1 and F3 indicating trends for vocal treat adjustments.
  • A afecção vestibular infantil: estudo da orientação espacial Audiologia

    Novalo, Elaine Shizue; Goffi-Gomez, Maria Valéria Schmidt; Medeiros, Ítalo Roberto Torres de; Pedalini, Maria Elisabete Bovino; Santos, Rosa Maria Rodrigues dos

    Resumo em Português:

    OBJETIVO: verificar como é a percepção do espaço na criança com vertigem periférica. MÉTODOS: estudo prospectivo de 18 crianças, com faixa etária de três a 15 anos, sob acompanhamento no Ambulatório de Otorrinolaringologia / Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. A percepção espacial foi avaliada por meio de atividade livre (desenho livre) e dirigida (blocos lógicos e teste de Frostig). Das 18 crianças avaliadas, nove constituíram o grupo estudo (diagnóstico de vestibulopatia e queixa de tontura) e nove constituíram o grupo controle (sem história de vestibulopatia e sem queixa de tontura). Foram excluídas crianças que apresentassem comprometimento de Sistema Nervoso Central que interferisse na interpretação da avaliação. Os resultados obtidos foram comparados entre o grupo estudo e controle qualitativamente. RESULTADOS: em relação ao desenho livre, 77,78% das crianças do grupo controle e 55,55% do grupo estudo utilizaram o papel inteiro. Quanto à proporção dos objetos, 100% das crianças do grupo controle e apenas 48,86% das crianças do grupo estudo desenharam com proporção adequada. Nos blocos lógicos, houve maior dificuldade do grupo estudo. No teste de Frostig, foi observada diferença significativa do ponto de vista clínico entre os grupos quanto ao Quociente Perceptual. CONCLUSÃO: as crianças com vestibulopatia, ao desenhar, aproveitaram o papel de forma menos homogênea, com maior dificuldade para desenhar figuras humanas e proporção inadequada entre os objetos. Desta forma, é importante que seja realizado o diagnóstico de vestibulopatia precocemente, para que o tratamento/reabilitação seja iniciado e sintomas, como a desorientação espacial, não influenciem na aprendizagem da criança.

    Resumo em Inglês:

    PURPOSE: to check how is the child's spatial perception in vestibular disorder. METHODS: prospective study of 18 children, between 3 and 15-year old, under treatment in Ambulatório de Otorrinolaringologia/Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Space perception was assessed through a free activity (free drawing) and two directed activities: the Frostig test and an adaptation of the Token Test. Of the 18 evaluated children, 09 composed the study group (diagnosed as having a vestibular disorder) and 09 composed the control group (with no history of vestibular disorder or dizziness). Children who showed central nervous system impairments were excluded. RESULTS: in relation to the free drawing, 77.78% of the control group and 55.55% in the study group used the whole sheet of paper provided. Regarding the proportion of the objects, 100% of the control group showed an adequate proportion in their drawings and it was found in 48.86% of the study group. In the adapted Token Test, the study group showed a major difficulty. In the Frostig test, a small difference between the groups in the Perceptual quotient was observed. CONCLUSION: the children with vestibular disorders, while drawing, used the sheet of paper in a less homogeneous way, showing more difficulty to draw human pictures and an inadequate proportion among the drawn objects. In this way, it is important that the vestibular diagnosis should be done the earliest possible in order to anticipate the treatment/rehabilitation. This may prevent the impairment of spatial perception from negatively influencing the learning process.
  • Estudo da audição e da qualidade de vida em motoristas de caminhão Audiologia

    Lopes, Gabriela; Russo, Iêda Chaves Pacheco; Fiorini, Ana Cláudia

    Resumo em Português:

    OBJETIVO: estudar a audição e a sua relação com a qualidade de vida em motoristas de caminhão. MÉTODOS: realizou-se um estudo epidemiológico do tipo transversal de inquérito. Estudou-se 75 motoristas de caminhão, que responderam a anamnese, preencheram o questionário sobre Qualidade de vida (WHOQOL-bref) e se submeteram a audiometria tonal liminar e logoaudiometria. Classificou-se a Perda Auditiva Induzida por Ruído (PAIR), segundo o critério utilizado por Fiorini (1994). RESULTADOS: dos 75 audiogramas analisados, 50 sujeitos (66,7%) apresentaram audição dentro dos padrões de normalidade (Grupo 1) e 25 sujeitos (33,3%) apresentaram audiogramas com alterações: 20 (80,0%) foram classificados como sugestivos de PAIR (Grupo 2) e cinco (20,0%) foram sugestivos de outras causas (Grupo 3). Houve associação e/ou dependência entre os Grupos e a Idade (p=0,007) e entre os Grupos e os Anos de Profissão (p = 0,049). No Grupo 1 - Normalidade, houve correlações estatisticamente significantes para os domínios: Físico x Psicológico (p<0,001), Social x Físico (p<0,001), Meio Ambiente x Físico (p<0,001), Psicológico x Social (p=0,002), Psicológico x Meio Ambiente (p=0,001) e Meio Ambiente x Social (p<0,001). No Grupo 2 - Sugestivo de PAIR, as correlações foram: Físico x Psicológico (p=0,002), Psicológico x Social (p<0,001), Psicológico x Ambiente (p=0,005) e Ambiente x Social p=(0,026). CONCLUSÃO: a prevalência de alterações auditivas sugestivas de PAIR foi de 28,6% nesta classe profissional, porém, a qualidade de vida não esteve relacionada aos resultados obtidos nos audiogramas.

    Resumo em Inglês:

    PURPOSE: to study hearing in relation to the quality of life in truck drivers. METHODS: an inquiring transversal epidemiological study was realized in 75 truck drivers, who answered to anamnesis and filled the World Health Organization questionnaire on quality of life - WHOQOL-bref, and underwent pure tone and speech audiometry. Noise induced hearing loss (NIHL) was classified, according to Fiorini's (1994) criterion. RESULTS: out of 75 evaluated audiograms, 50 subjects (66.7%) showed normal hearing (Group 1) and 25 subjects (33.3%) showed altered audiograms, being 20 (80.0%) classified as suggestive of NIHL (Group 2) and 5 (20,0%) were suggestive of other causes (Group 3). There was an association and/or dependence between groups and age (p=0,007) and between groups and years in the profession (p = 0.049). In Group 1 - Normal, there were statistically significant correlations for the domains: Physical x Psychological (p<0.001), Social x Physical (p<0.001), Environment x Physical (p<0.001), Psychological x Social (p=0,002), Psychological x Environment (p=0,001) and Environment x Social (p<0.001). In the Group 2 - Suggestive of NIHL, the correlations were: Physical x Psychological (p=0.002), Psychological x Social (p<0.001), Psychological x Environment (p=0.005) and Environment x Social p= (0.026). CONCLUSION: the prevalence of hearing disorders, suggesting NIHL, was 28.6% in this professional category, but the quality of life was not related to the audiogram results.
  • Implante auditivo de tronco encefálico: revisão de literatura Audiologia

    Santos, Sinéia Neujahr dos; Tochetto, Tania Maria

    Resumo em Português:

    OBJETIVO: pesquisar aspectos relevantes sobre implante auditivo de tronco encefálico como conceito, finalidade, métodos de implantação, indicações do procedimento e benefícios. MÉTODOS: realizou-se compilação dos trabalhos disponíveis nas bases de dados LILACS, MEDLINE e SCIELO utilizando os descritores: implante auditivo de tronco encefálico, reabilitação de deficientes auditivos, perda auditiva neurossensorial, procedimentos cirúrgicos otológicos. RESULTADOS: o implante auditivo de tronco encefálico é semelhante ao implante coclear, exceto pela configuração do eletrodo que é projetado para ser colocado no complexo do núcleo coclear, no tronco encefálico. Originalmente foi desenvolvido para restaurar a audição em pacientes com ausência ou lesão no nervo coclear. Hoje é indicado para pacientes que por motivos anatômicos ou funcionais não podem receber estímulos elétricos pela orelha interna, como em casos de malformação/ausência de nervo coclear, ossificação coclear e neuropatia auditiva. Os efeitos relatados são: restabelecimento da audição em pacientes com perda auditiva total, níveis de detecção e discriminação dos sons similares às obtidas com implante coclear e acesso a sons ambientais e da fala. CONCLUSÃO: o implante auditivo de tronco encefálico proporciona o restabelecimento da sensação auditiva em sujeitos não beneficiados pelo uso de próteses auditivas e implante coclear. A quase totalidade dos pacientes implantados obteve algum benefício na comunicação.

    Resumo em Inglês:

    PURPOSE: to study important aspects about auditory brainstem implant, such as concept, purpose, methods of implantation, indication of the procedure and benefits. METHODS: a compilation was carried out of the available works in LILACS, MEDLINE and SCIELO databases, using the descriptors: auditory brainstem implantation, rehabilitation of hearing impaired, sensorineural hearing loss, otologic surgical procedures. RESULTS: the auditory brainstem implant is similar to cochlear Implant, except for the configuration of the electrode that is designed to be placed in the cochlear nucleus complex, at the brain stem. It was developed originally to restore the hearing in patients with absence of or injury in the cochlear nerve. Today it is indicated for patients who for anatomical or functional reasons can not receive electric stimulations by the inner ear, as in cases of malformation/absence of cochlear nerve, ossified cochleae, and auditory neuropathy. The effects showed are hearing recovery in patients with total hearing loss, levels of detection obtained discrimination of sounds similar to those obtained with cochlear Implant and access to environmental and speech sounds. CONCLUSIONS: the auditory brainstem implant provides hearing recovery in subjects that are not benefited by the use of hearing aids and cochlear Implant. Almost the totality of the implanted patients got some communication benefit.
  • Avaliação da habilidade de resolução temporal, com uso do tom puro, em crianças com e sem desvio fonológico Audiologia

    Muniz, Lílian Ferreira; Roazzi, Antônio; Schochat, Eliane; Teixeira, Cleide Fernandes; Lucena, Jônia Alves de

    Resumo em Português:

    OBJETIVO: verificar o desempenho da resolução temporal em crianças portadoras de desvio fonológico. MÉTODOS: a área de estudo foi uma clínica escola de Fonoaudiologia de uma universidade particular do Recife e teve como participantes 36 crianças, de 6 a 9 anos, subdivididas em um grupo experimental (com desvio fonológico) e um grupo controle. Para a coleta de dados foi utilizado o Teste de detecção de intervalos aleatórios proposto por Keith e a análise quantitativa dos dados foi realizada com o SPSS 13 para a aplicação de técnicas de estatística descritiva. RESULTADOS: 94,5% das crianças com desvio fonológico apresentaram resultados alterados para o RGDT, os resultados mostram limiares de detecção de intervalos aleatórios maiores no grupo com desvio fonológico (25,00 a 28,33 ms); tendo sido significativa a diferença entre grupos para cada uma das freqüências testadas; não houve influência das variáveis: freqüência, sexo, idade e série escolar; o tratamento fonoaudiológico não foi um fator determinante; as queixas de aprendizagem mais referidas foram: dificuldade de leitura e dificuldade de compreensão de textos. CONCLUSÃO: crianças com desvio fonológico podem apresentar alteração de processamento temporal e necessitam de mais tempo para detecção de intervalos de tempo entre estímulos auditivos que as crianças sem desvio fonológico. De maneira geral, em ambos os grupos, não houve influência das variáveis: freqüência, sexo, idade, série escolar ou ocorrência de tratamento fonoaudiológico. As queixas de aprendizado podem estar presentes nas crianças com desvio fonológico e alteração de processamento temporal.

    Resumo em Inglês:

    PURPOSE: to check the performance of temporal processes ability in children with phonological disorders. METHODS: the study took place in a private university of Recife and the participants were 36 volunteers, with ages varying from 6 to 9, of both genders and divided into two groups, with phonological disorders (experimental) and a control one. The data was collected using the RGDT (Keith) and the analysis made with the SPSS 13 by descriptive statistical techniques. RESULTS: the results show higher levels of Gaps detection on the experimental; the difference between the groups was statistically significant for each frequency tested; there was no influence of the variables: periodicity, gender, age, school level; the speech therapy was not a determinant factor; the main referred learning difficulties were reading and comprehension problems. CONCLUSION: children with phonological disorders can present temporal processes disorders and need more time for intervals detection between auditory stimulations. In a generalized manner, in both groups, there was no difference as for the variable periodicity, gender, age, pertaining to school series or occurrence of speech treatment. The learning complaints can be found in children who have phonological and temporal processes disorders at the same time.
  • O conhecimento, a valorização da triagem auditiva neonatal e a intervenção precoce da perda auditiva Audiologia

    Hilú, Maria Regina Pereira Boeira; Zeigelboim, Bianca Simone

    Resumo em Português:

    OBJETIVO: investigar o conhecimento, a valorização da detecção precoce da deficiência auditiva pelos profissionais da saúde envolvidos no período pré e pós gestacional e verificar o conhecimento das mães sobre a importância da triagem auditiva neonatal. MÉTODOS: o instrumento da pesquisa constituiu-se de três questionários com perguntas fechadas e específicas aos profissionais envolvidos; pediatras, ginecologistas/obstetras e enfermeiros, além das mães dos bebês nascidos em uma maternidade na cidade de Maringá/PR, no período de janeiro a fevereiro/2005. RESULTADOS: observou-se no questionário realizado com os médicos que todos, 100%, referiram ter conhecimento da saúde auditiva do bebê, 69% recomendaram o teste da orelhinha, 82% referiram que até os primeiros três meses seria o período ideal para o diagnóstico auditivo e apenas 37% souberam referir quais os exames necessários a serem realizados. Entre os enfermeiros, 78% demonstraram ter conhecimento sobre a detecção precoce da perda auditiva e 67% referiram orientar os pais sobre o teste da orelhinha. Sobre a importância da detecção precoce da deficiência auditiva, 22% não responderam ou não acharam relevante. No questionário realizado com as mães, 81% relataram não terem recebido orientações a respeito das doenças que alteram o desenvolvimento auditivo, 72% não tinham conhecimento a respeito da detecção precoce da deficiência auditiva. CONCLUSÃO: mostrou-se evidente neste estudo um conhecimento reduzido com relação a detecção precoce da perda auditiva e da triagem auditiva neonatal por parte das pessoas envolvidas nesta pesquisa.

    Resumo em Inglês:

    PURPOSE: to investigate the knowledge and valorization of early detection of hearing loss by health professionals involved in the period before and after gestation and to check the mothers' knowledge on the importance of neonatal auditory screening. METHODS: the research instrument consisted of three questionnaires with closed and specific questions for the involved professionals, including pediatricians, gynecologists, obstetricians and nurses, in addition to the mothers of newborns from a maternity ward in the city of Maringá, Paraná, during the period between January to February 2005. RESULTS: it was observed in the questionnaire completed with the doctors that 100% described having knowledge of the baby's auditory health, 69% recommended otoacoustic emissions (OAE) 82% related that within the first three months it would be the ideal period for an auditory diagnosis and just 37% knew which were the exams to be performed. Among the nurses, 78% demonstrated having knowledge on early detection of hearing loss and 67% related having trained the parents to perform the (OAE). With regard to the importance of early detection of hearing loss, 22% did not answer or did not find it important. In the questionnaire completed with the mothers, 81% described not having received counseling regarding the diseases that alter auditory development, 72% did not have any knowledge regarding early detection of hearing loss. CONCLUSION: a reduced knowledge was found to be evident in this study, with regard to the early detection of hearing loss and neonatal auditory screening, by the people involved in this research.
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