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Revista CEFAC, Volume: 10, Número: 1, Publicado: 2008
  • Editorial I

    Bianchini, Esther Mandelbaum Gonçalves; Chiappeta, Ana Lúcia
  • Editorial II

    Russo, Iêda Chaves Pacheco
  • Desempenho comunicativo em trigêmeos prematuros Linguagem

    Ferreira, Amanda Tragueta; Silva, Marcela Maria Alves da; Silva, Luciana; Merighi, Luciana Biral Mendes; Miranda, Andreza Monforte; De-Vitto, Luciana Paula Maximino; Lamônica, Dionísia Aparecida Cusin

    Resumo em Português:

    OBJETIVO: descrever habilidades do desenvolvimento de trigêmeos aos 18 meses e aos 29 meses de vida, enfocando a comunicação. MÉTODOS: irmãos trigêmeos dizigóticos do sexo masculino. Os procedimentos de avaliação englobaram: Anamnese, Observação do Comportamento Comunicativo e Escala de Desenvolvimento de Gesell e Amatruda (2000). As avaliações foram realizadas aos 18 e aos 29 meses. As crianças apresentaram atraso do desenvolvimento neuropsicomotor e eram expostas a multilingüismo. RESULTADOS: foi verificada alteração nos comportamentos comunicativos nas três crianças, tanto na primeira quanto na segunda avaliação, embora tenha sido observada melhora do desempenho, após as orientações recebidas pela família. Na segunda avaliação foi observada criptofasia. Dos comportamentos motor grosseiro, delicado, adaptativo, pessoal-social e de linguagem, o último foi o mais afetado para as três crianças, apesar de todos estarem alterados considerando a idade cronológica dos trigêmeos. CONCLUSÃO: as habilidades do desenvolvimento dos trigêmeos avaliados neste estudo estavam alteradas, acometendo todas as áreas. Ressalta-se maior comprometimento da linguagem tanto aos 18 como aos 29 meses.

    Resumo em Inglês:

    PURPOSE: to describe abilities of triplets' development by 18 months and the 29 months of life, focusing on communication. METHODS: dizygotic male sibling triplets. The evaluation procedures included history of disease, observing the communicative behavior and Escala de Desenvolvimento de Gesell e Amatruda (2000). The evaluations were accomplished by the 18 months and the 29 months. The children showed delay in the neuropshycomotor development and were exposed to multilingualism. RESULTS: alteration was verified in the communicative behaviors in the three children, both in the first as well as in the second evaluation, although an amelioration was shown in the performance, after the orientations received by the family. Cryptophasia was observed in the second evaluation. Of the gross motor, fine motor-adaptive, personal-social and language behaviors, the last one was the most affected as for the three children, in spite of all of them being altered considering the triplets' chronological age. CONCLUSION: the abilities of the triplets' development appraised in this study were altered, affecting all the areas. Larger commitment of the language is emphasized both by the age of 18 months as well as by 29 months.
  • Um caso de bilingüismo: a construção lexical, pragmática e semântica Linguagem

    Ferronatto, Bianca Correia; Gomes, Erissandra

    Resumo em Português:

    OBJETIVO: relatar a atuação fonoaudiológica em um caso de bilingüismo precoce. MÉTODOS: relato de caso de paciente do sexo masculino, bilíngüe desde a infância. Encaminhado para atendimento fonoaudiológico, aos 2:4 meses, com a queixa familiar de não se comunicar verbalmente. Descrição através de dados da avaliação e terapia fonoaudiológica ao longo de 2:3 meses de acompanhamento. RESULTADOS: a avaliação fonoaudiológica, baseada na observação informal, constatou presença de formas comunicativas intencionais elementares, caracterizando um atraso simples de linguagem, tendo o bilingüismo como causa. A terapia moldou-se e modificou-se conforme as evoluções do paciente. O paciente obteve crescimento relacionado ao uso do português nos aspectos pragmático, semântico e lexical, atingindo o objetivo principal das intervenções. CONCLUSÃO: a fonoterapia mostrou-se efetiva, contribuindo para proporcionar uma melhor qualidade de comunicação e fala ao paciente, essencialmente no que diz respeito ao uso da língua portuguesa.

    Resumo em Inglês:

    PURPOSE: to report on speech therapy performance in a precocious bilingualism case. METHODS: report of a male patient case, bilingual since his childhood. Referred to a speech therapy attendance, with the age of two years and four months, with a familiar complaint about his non-verbally communication. Description through assessment data and speech language therapy for three months. RESULTS: the speech language therapy assessment, based on informal observation, found out some elementary intentional aspects of communication forms, characterizing a simple lateness of language, having the bilingualism as a cause. The therapy adapted and changed itself according to the patient evolutions. The patient gained development related with the use of Portuguese in pragmatic, semantics and lexical aspects, achieving the main purpose of interventions. CONCLUSION: the speech language therapy was efficient, contributing to afford a better quality of communication and speech to the patient, essentially with regards to the use of Portuguese language.
  • Análise das habilidades de consciência fonológica em crianças de 2ª série alfabetizadas em diferentes metodologias de ensino Linguagem

    Santos, Viviane Breda dos; Horta, Vanessa Ferreira; Lacerda, Carina Corrêa; Nemr, Kátia

    Resumo em Português:

    OBJETIVO: avaliar e analisar o desempenho em tarefas de habilidades fonológicas de crianças que cursam a 2ª série do Ensino Fundamental de escolas da rede privada do Estado de São Paulo, que estejam inseridas nos métodos de alfabetização: Montessoriano e Construtivista. MÉTODOS: para a realização desta pesquisa foram selecionadas 60 crianças que cursam a 2ª série do Ensino Fundamental de escolas da rede privada do Estado de São Paulo, sendo que estes alunos foram subdivididos, considerando o método de alfabetização: montessoriano ou construtivista, totalizando 30 crianças inseridas em cada metodologia de ensino. Foi aplicado o teste de Consciência Fonológica, por meio do Confias (Consciência Fonológicas: Instrumento de Avaliação Seqüencial) nas crianças selecionadas para a pesquisa, a aplicação do teste ocorreu dentro das escolas participantes, após prévia autorização dos pais. RESULTADOS: as crianças não apresentaram diferença no desempenho em nível de sílaba e fonema em ambas metodologias de ensino. CONCLUSÃO: não foi possível evidenciar influência direta da metodologia de ensino no desempenho das tarefas de habilidades fonológicas.

    Resumo em Inglês:

    PURPOSE: to evaluate and analyze the performance in phonological ability tasks of second-grade children of the elementary school in private schools of the state of São Paulo, in the following methods of literacy: montessorian and constructivism. METHODS: 60 second-grade children of in elementary school private schools of the state of São Paulo were select for carrying through this research, divided in schools inserted in the following methods: montessoriano and constructivism in a total of 30 children of each institution. RESULTS: the children have not demonstrated difference in the performance in syllable level and phoneme in both education methodologies. CONCLUSION: it was not possible to evidence direct influence of education methodology on the performance of the tasks of phonological abilities.
  • A clínica fonoaudiológica e a linguagem escrita: estudo de caso Linguagem

    Guarinello, Ana Cristina; Massi, Giselle; Berberian, Ana Paula

    Resumo em Português:

    OBJETIVO: partindo do pressuposto que a atividade lingüística é constitutiva do sujeito, esse trabalho busca discutir o processo de apropriação da escrita, na clínica de linguagem, a partir da relação que o aprendiz estabelece com o outro, fonoaudiólogo. MÉTODOS: foi analisado longitudinalmente o caso de um sujeito dito portador de distúrbio de leitura e escrita, o qual antes de submeter-se a avaliação fonoaudiológica apresentava produções escritas distantes da convenção ortográfica. RESULTADOS: a terapia de linguagem foi eficiente para apropriação da modalidade escrita, já que no decorrer do tratamento houve melhora e superação das queixas. CONCLUSÃO: por meio da atividade conjunta de construção da escrita, na clínica de linguagem, entre o sujeito dessa pesquisa e o fonoaudiólogo, o primeiro pode ser percebido como alguém capaz de fazer uso significativo da escrita.

    Resumo em Inglês:

    PURPOSE: supposing that the linguistic activity constitute the subject, this work aims to discuss the written appropriation process, in a language clinic, from the relation that the apprentice establish with the speech language therapist. METHODS: one clinic case of a subject to whom reading and writing were distant from the conventional orthographic rules was analyzed. After speech language therapy evaluation, the written language productions seem to be distant from the orthographic conventions. RESULTS: language therapy was efficient for the appropriation of the written language, as during the treatment the complaints were surpassed. CONCLUSION: through the construction of the written language between the speech language therapist and the subject of this research, the first one could be noted as someone who is capable to use written language meaningfully.
  • A influência da consciência fonológica em crianças alfabetizadas pelos métodos fônico e silábico Linguagem

    Medeiros, Tatiana Gonçalves de; Oliveira, Elka Renata Costa

    Resumo em Português:

    OBJETIVO: comparar o nível de consciência fonológica em classes alfabetizadas pelos métodos fônico e silábico, investigando a influência do método de alfabetização no desenvolvimento da consciência fonológica. MÉTODOS: participaram deste estudo 12 crianças com idade média de 7 anos, estudantes de duas escolas particulares do Distrito Federal, em que 6 destas crianças foram alfabetizadas pelo método fônico e 6 pelo método silábico, conforme a escola. Estas crianças foram submetidas à aplicação do teste "Perfil de Habilidades Fonológicas". RESULTADOS: o desempenho entre os alunos das duas escolas no total geral do teste e na maioria das provas foi semelhante. Nas provas de adição de fonemas, subtração de sílabas e subtração de fonemas, as crianças alfabetizadas pelo método fônico apresentaram resultados superiores. Na prova de segmentação frasal, os participantes do sexo feminino apresentaram melhores resultados em ambas as escolas. CONCLUSÃO: na população estudada, os participantes das duas escolas obtiveram resultados semelhantes na pontuação geral do teste de consciência fonológica.

    Resumo em Inglês:

    PURPOSE: to compare the level of phonological awareness in classes taught with phonic and syllabic methods, through the investigation of the influence of teaching methods on the development of phonological awareness. METHODS: a sample of twelve children aged seven in average, students of two private schools in Brasília, took part in the experiment. One school teaches through phonic method and the other one teaches through syllabic method. Six of the children were taught with phonic method while the other six were taught with syllabic method. All the children were submitted to the "Phonological Ability Profile" test. RESULTS: the students of both schools achieved similar scores on the test in general and on most of the sub-tests. On the sub-tests involving phoneme sums and syllable and phoneme subtractions the children taught with phonic method scored higher. On the test of phrasal segmentation, the female participants had higher scores. CONCLUSION: the participants of the two schools had similar results on the general final score of the phonological awareness test.
  • Ocorrência de movimentos primários de língua em crianças respiradoras oronasais Motricidade Orofacial

    Sígolo, Cássia; Silveira, Michelly; Quintal, Maíra; Sakano, Eulália; Tessitore, Adriana

    Resumo em Português:

    OBJETIVO: quantificar a ocorrência de movimentos primários de língua em 130 crianças respiradores oronasais e em 89 respiradoras nasais, com idades de cinco a 12 anos, avaliadas no Setor de Respiração Oral do Ambulatório de Otorrinolaringologia do Hospital de Clínicas da Universidade Estadual de Campinas. MÉTODOS: no momento da avaliação fonoaudiológica, foi solicitado à criança deglutir saliva, fechar os olhos, colocar a língua para fora da boca e permanecer assim por, no mínimo, um minuto, tempo necessário para os movimentos primários serem observados. Duas fonoaudiólogas observaram juntas cada criança, a fim de constatar a presença dos movimentos ou não. RESULTADOS: sobre a ocorrência de movimentos primários de língua, foi encontrada em 44,75% da amostra (n=98), enquanto 55,25% (n=121) não apresentaram tais movimentos. Foi observado que as categorias, nasal e oronasal, apresentaram diferenças estatisticamente para a ocorrência de movimentos primários de língua. CONCLUSÃO: em respiração oronasal há uma maior freqüência de manutenção dos movimentos primários de língua e há diferença estatisticamente significante entre o grupo de respiradores oronasais e respiradores nasais para a variável movimento primário de língua.

    Resumo em Inglês:

    PURPOSE: to quantify the occurrence of primary tongue movements in 130 children with oronasal breathing and in 89 with nasal breathing with ages between 5 and 12 years old, evaluated in the Section of Mouth Breathing, of the Clinical Hospital of Unicamp, within the Otorrinolaringology Clinic. METHODS: during the evaluation, the children were requested to swallow saliva, close their eyes and put their tongue outside the mouth. They were supposed to stay like this for, at least, one minute, which is enough time to monitor their primary movements. Two language speech pathologists monitored each child, in order to verify the presence of movements. RESULTS: the occurrence of the primary tongue movements was found in 44.75% of the sample (n=98), while 55.25% (n=121) did not show any such movements. It was observed that both nasal and oronasal categories showed statistically significant difference as for the occurrences of primary tongue movements. CONCLUSION: oronasal breathing has higher frequency for maintenance of primary tongue movements, and there is statistically significant difference between oronasal and nasal breathing groups as for the primary tongue movement's variable.
  • Características do tipo de alimentação e da fala de crianças com e sem apinhamento dentário Motricidade Orofacial

    Pena, Cláudia Ribeiro; Pereira, Mônica Medeiros de Britto; Bianchini, Esther Mandelbaum Gonçalves

    Resumo em Português:

    OBJETIVO: caracterizar o tipo de consistência alimentar e a articulação da fala em crianças com oclusão normal e com apinhamento dentário, verificando-se possíveis correlações e interferências. MÉTODOS: participaram 60 crianças, de ambos os sexos, entre 7 e 12 anos, divididas em dois grupos. G1: 30 crianças com apinhamento dentário, G2: 30 crianças sem apinhamento dentário, conforme avaliação odontológica. Foram critérios de exclusão: déficits neurológicos e cognitivos, presença de hábitos orais, respiração oral crônica, deformações dentofaciais, realização de tratamento ortopédico/ortodôntico e/ou fonoaudiológico. Foram realizadas: avaliação do sistema estomatognático; avaliação odontológica quanto à situação dento-oclusal; aplicação de questionários aos pais visando contemplar critérios de exclusão e definir os hábitos alimentares quanto à sua consistência; avaliação de fala quanto à produção fonética e fonológica. RESULTADOS: crianças sem apinhamento dentário têm alimentação predominantemente dura, enquanto aquelas com apinhamento dentário têm alimentação predominantemente amolecida; caracterizada principalmente pelo hábito de ingestão de líquido na presença do alimento na boca. Quanto à fala, não foram encontradas alterações significativas independente do apinhamento dentário e do tipo de consistência alimentar. CONCLUSÃO: há indícios de que a presença do apinhamento dentário relaciona-se à consistência alimentar. A alimentação amolecida parece constituir provável fator etiológico ou contribuinte à existência do apinhamento dentário. O tipo de alimentação e a presença de apinhamento dentário parecem não interferir na articulação da fala.

    Resumo em Inglês:

    PURPOSE: to characterize the kind of food consistence and speech production in children with normal occlusion and malocclusion related to tooth crowding, as well as to verify possible correlations and interferences. METHODS: sixty children from 7 to 12 years old, both genders, divided in two groups: (G1) formed by thirty children with tooth crowding and (G2), the control group, formed by thirty children without tooth crowding. Exclusion criteria: neurological or cognitive problems, oral habits, mouth breathing, dento-facial deformities, orthodontic or speech and language treatment. The procedures were: oral myofunctional and speech evaluation, dentistry evaluation and the appliance of two questionnaires to the children's parents about the child's history and nutrition habits regarding the food consistence. RESULTS: children without tooth crowding usually eat mainly solid food, while those with a crowding arch usually eat softened food, mostly influenced by the habit of drinking while the food is still in the mouth. CONCLUSION: it seems that tooth crowding is related to food consistence. The soften food consistence seems to be an etiological factor or to contribute to tooth crowding. Food consistence as well as tooth crowding seems not to interfere in speech production.
  • Aspectos neurofisiológicos da musculatura facial visando a reabilitação na paralisia facial Motricidade Orofacial

    Tessitore, Adriana; Pfelsticker, Leopoldo Nisan; Paschoal, Jorge Rizzato

    Resumo em Português:

    OBJETIVO: revisão teórica dos aspectos e particularidades neurofisiológicas relevantes da musculatura orofacial, visando a reabilitação na paralisia facial periférica. MÉTODOS: revisão da literatura sobre neuro-anatomofisiologia da musculatura orofacial mediante pesquisa dos artigos dos periódicos nacionais e internacionais e nos livros científicos sobre o tema, no período entre 1995 a 2005. RESULTADOS: foram revistas 50 referências neste trabalho. Destas, 20 sobre neurofisiologia, 14 sobre neuroanatomia. As demais sobre fonoaudiologia e paralisia facial. Os artigos de neurofisiologia e neuroanatomia estudados foram divididos em três grupos: I - Aspectos do complexo neuromuscular; II - Características morfológicas e histoquímicas dos músculos da face e III - Denervação e atrofia muscular. CONCLUSÃO: a partir dos achados, procurou-se sistematizar didaticamente as particularidades da neuro-anatomofisiologia, cujo conhecimento, na impressão dos autores, são relevantes para o sucesso na reabilitação da paralisia facial.

    Resumo em Inglês:

    PURPOSE: theoretical review on the neurophysiologic aspects of the orofacial musculature, aiming at the rehabilitation of peripheral facial paralysis. METHODS: review of the literature on neuroanatomicophysiology of orofacial musculature by means of researching articles of national and international journals and in scientific books about the theme, in the period between 1995 and 2005. RESULTS: we have reviewed 50 references all along this work. Out of them, 20 on neurophysiology, and 14 on neuroanatomy. The others were on speech therapy and facial paralysis. The studied articles were divided in three groups: I. Aspects of the neuromuscular compound; II. Morphologic and histochemical characteristics of the face muscles and III. Denervation and muscular atrophy. CONCLUSION: from the findings, we managed to didactically systematize the particularities of the neuroanatomicophysiology, whose knowledge, under the author's point of view, is relevant for the success of the rehabilitation of facial paralysis.
  • Avaliação acústica e perceptivo-auditiva da voz nos momentos pré e pós-operatório da cirurgia de implante de pré-fáscia do músculo temporal Voz

    Costa, Juliana de Oliveira; Gama, Ana Cristina Côrtes; Oliveira, João Batista de; Rezende Neto, Antônio Lobo de

    Resumo em Português:

    OBJETIVO: analisar os parâmetros vocais acústicos e perceptivo-auditivos que se alteram com a cirurgia de implante de pré-fáscia do músculo temporal para sulco vocal estria maior. MÉTODOS: registraram-se as emissões vocais de 9 pacientes, 6 do sexo feminino e 3 do masculino, nas condições pré e pós-tratamento cirúrgico. As amostras vocais foram submetidas à avaliação perceptivo-auditiva por três fonoaudiólogas com experiência na área de voz, por meio de consenso utilizando a escala GRBAS e a análise acústica espectrográfica foi realizada por meio de consenso entre três estudantes do curso de Fonoaudiologia após treinamento visual com a duração de três horas, utilizando o programa GRAM 5.1. RESULTADOS: houve tendência de a freqüência fundamental apresentar-se mais grave e o tempo máximo de fonação aumentou. Por meio da análise estatística observou-se que somente o parâmetro B apresentou melhora estatisticamente significante (t>1,734), os outros parâmetros G, R e S não mostraram melhora estatisticamente significante. Na análise espectrográfica observou-se que a forma e a continuidade do traçado permaneceram estáveis, a presença de ruído diminuiu e número de harmônicos aumentou. CONCLUSÃO: os pacientes submetidos à cirurgia de implante de Pré-Fáscia do Músculo Temporal apresentaram melhora no aspecto perceptivo-auditivo de soprosidade (B), na freqüência fundamental, tempo máximo de fonação e nos aspectos espectrográficos de presença de ruído e aumento do número de harmônicos, houve também tendência da freqüência fundamental apresentar-se mais grave após a cirurgia.

    Resumo em Inglês:

    PURPOSE: to analyze the impact of pre-fascia temporal muscle implantation in vocal fold for sulcus vocalis, using perceptual ratings, acoustical analysis and spectrograms analysis. METHODS: it is a retrospective study. We reviewed the records of the nine patients who underwent pre-fascia temporal muscle implantation for sulcus vocalis. Perceptual voice ratings [Grade, Roughness, Breathiness, Asthenia, and Strain (GRBAS)], acoustical analysis and spectrogram analysis were analyzed. Perceptual voice ratings was carried out by three speech-language pathologists and spectrograms analysis by three speech language pathology students after three hours of training. RESULTS: perceptual ratings (GRBAS): Statistically significant improvement was found just in parameter B (Breathiness) t>1.734. Analysis acoustical: The fundamental frequency decreased and the maximum phonation time increased after surgery. Spectrogram analysis: Harmonic form and periodicity remained without improvement after treatment. The noise of spectrogram decreased and harmonic definition increased after treatment. CONCLUSION: the patients who underwent pre-fascia temporal muscle implantation for sulcus vocalis showed improvement in perceptual rating of Breathiness (B), fundamental frequency, maximum phonation time and spectrograms analysis (noise decreased and harmonic definition increased).
  • Estudo retrospectivo de crianças e jovens com deficiência auditiva: caracterização das etiologias e quadro audiológico Audiologia

    Pupo, Altair Cadrobbi; Balieiro, Clay Rienzo; Figueiredo, Renata de Souza Lima

    Resumo em Português:

    OBJETIVO: conhecer os fatores de risco para deficiência auditiva e obter informações sobre o tempo transcorrido entre suspeita, diagnóstico e intervenção em crianças e jovens deficientes auditivos atendidos no Serviço de Audiologia Educacional, DERDIC-PUC-SP. MÉTODOS: estudo retrospectivo de 162 prontuários de deficientes auditivos com idade entre um e 17 anos e 6 meses, atendidos de 1999 a 2002. Para registro dos dados utilizou-se a adaptação do protocolo elaborado no Fórum de Reabilitação Aural do Encontro Internacional de Audiologia, no Brasil. RESULTADOS: 54% dos sujeitos eram do sexo masculino e 46% do feminino; 60% tinham idade entre três e oito anos e 11 meses; 43% tiveram a suspeita da deficiência auditiva no primeiro ano de vida. Em 25% dos casos, o diagnóstico ocorreu logo após a suspeita, em 34% ocorreu um intervalo de até um ano; 11% iniciaram atendimento fonoaudiológico após diagnóstico, 54% demoraram até um ano e 27% demoraram mais de um ano. Trinta e dois por cento apresentaram etiologia desconhecida, 18% genética, 17% presumida multifatorial, 15% meningite, 9% rubéola congênita. CONCLUSÃO: a prevalência da etiologia desconhecida aponta para a necessidade do aprofundamento no diagnóstico etiopatológico (estudos genéticos, de imagens e laboratoriais) como rotina para se obter as causas da deficiência auditiva. Observou-se que mesmo após as campanhas de vacinação, a rubéola ainda foi a maior causa de deficiência auditiva congênita e a meningite a maior causa das deficiências auditivas adquiridas após o nascimento. Constatou-se um longo intervalo de tempo entre suspeita, confirmação e início da intervenção fonoaudiológica.

    Resumo em Inglês:

    PURPOSE: to become aware of the risks factors for hearing impairment and describe the time gap between the suspicions of the hearing loss, the diagnostic and the beginning of the rehabilitation for a group of hearing impaired children and teenagers from an institution in São Paulo, Brazil - DERDIC PUC-SP, that took part in a rehabilitation program from 1999 to 2002. METHODS: a retrospective study of 162 files of hearing impaired children between 12mo and 17:6 yrs old, the questionnaire elaborated by The Aural Rehabilitation Forum which occurs annually during the International Audiology Meeting in Brazil was used. RESULTS: the results showed 54% male and 46% female subjects; 60% between 3 and 8:11 years old; 43% had the suspicions of the hearing loss in the first year of life; for 25% of the subjects the diagnostic was carried out just after the suspicions; 34% finished the diagnostic one year after the suspicions; 11% began rehabilitation just after the diagnostic, 54% after a year and 27% more than a year. 32% had unknown etiology, 18% genetic causes, 17% presumed multiple factors, 15% meningitis, 9% congenital rubella. CONCLUSION: the prevalence of unknown etiology shows the need for deepening the diagnosis, and as a routine, carry out genetics, images and laboratories studies, in order to know the etiologies of the hearing loss. Even though after implementing immunization campaigns, rubella was the most prevalent cause of the congenital hearing loss and meningitis was the most prevalent cause of acquired hearing loss. A precious time for the child development was lost because of the time gap between suspicions, diagnostic and rehabilitation.
  • Processamento auditivo de militares expostos a ruído ocupacional Audiologia

    Santos, Carla Cassandra de Souza; Juchem, Luiza de Salles; Rossi, Angela Garcia

    Resumo em Português:

    OBJETIVO: avaliar o processamento auditivo de militares expostos a ruído ocupacional. MÉTODOS: foram avaliados 41 militares, com exposição a ruído superior a 10 anos, subdivididos em Grupo A (n =16), sem perda auditiva e Grupo B (n = 25), com perda auditiva. Foram realizadas avaliação audiológica básica e testes de processamento auditivo (testes de Fala Filtrada, SSW em Português e de Padrão de Freqüência). RESULTADOS: observou-se altas incidências de alteração de processamento auditivo, especialmente no teste de Fala Filtrada (43,75% e 68% nos grupos A e B, respectivamente) e teste de Padrão de Freqüência (68,75% e 48%, nos grupos A e B, respectivamente). O teste SSW não se mostrou eficiente para avaliar as habilidades auditivas centrais de indivíduos expostos a elevados níveis de pressão sonora. CONCLUSÃO: a exposição a ruído ocupacional interfere no processamento auditivo de militares. As alterações na via auditiva central podem ser verificadas independente da presença de alteração auditiva periférica.

    Resumo em Inglês:

    PURPOSE: to evaluate the auditory processing of military personnel exposed to occupational noise. METHODS: 41 servicemen, exposed to noise for at least 10 years were evaluated, divided into Group A (n= 16), without hearing loss and Group B (n= 25), with hearing loss. The following evaluations were carried through: basic audilogic evaluation and auditory processing tests (low-filtered, SSW and Pitch Pattern Sequence tests). RESULTS: there were high incidences of auditory processing alterations, especially at low-filtered test (43.75% and 68% on groups A e B, respectively) and Pitch Pattern Sequence test (68.75% and 48%, on groups A e B, respectively). The SSW test was not efficient to evaluate the central hearing abilities of people exposed to high levels of sound pressure. CONCLUSION: the occupational noise exposure interferes in the auditory processing of military personnel. The alterations on central auditory pathways can be verified even if there is no any alteration on peripheral hearing.
  • Resultados timpanométricos: lactentes de seis meses de idade Audiologia

    Melo, Juliana Jandre; Lewis, Dóris Ruth; Marchiori, Luciana Lozza de Moraes

    Resumo em Português:

    OBJETIVO: verificar os achados timpanométricos em lactentes de seis meses de idade, sendo ou não amamentados com aleitamento materno exclusivo e/ou predominante. MÉTODOS: foram avaliados 46 lactentes que estavam com seis meses na data da avaliação, sendo que 30 (61,22%) lactentes estavam sendo submetidos à amamentação exclusiva por um período mínimo de seis meses e 16 (34,78%) lactentes não estavam em aleitamento exclusivo. Os lactentes foram submetidos à inspeção do meato acústico externo e a realização da timpanometria. RESULTADOS: houve diferença estatisticamente significante (p=0,0084) nos achados de alteração timpanométrica em lactentes amamentados por mais tempo. Em relação ao sexo dos lactentes relacionados ao tempo de amamentação, apenas o masculino apresentou resultados estatisticamente significantes (p=0,0006) em relação ao fator de proteção de curvas timpanométricas normais. Em relação aos outros fatores analisados, não foi possível encontrar relação entre tempo de amamentação exclusiva e alterações timpanométricas. CONCLUSÃO: apesar de existirem outros fatores de risco, a amamentação exclusiva por um período de seis meses, atua como um fator de proteção contra alterações timpanométricas, não necessitando da introdução de outros alimentos antes deste período recomendado como ideal pela Organização Mundial de Saúde.

    Resumo em Inglês:

    PURPOSE: to check the timpanometric findings in six-month-old infants, who were exclusively and/or predominantly breast fed. METHODS: 46 six-month-old infants were studied. From this total, 30 (61.22%) of the infants were submitted exclusively to breast feeding during six months and 16 (34.78%) infants were not submitted to exclusive breast feeding. The infants were submitted to external acoustic meatho and eardrum inspection. RESULTS: there were statistically significant (p=0.0084) differences in the findings for timpanometry alterations in breast fed infants for a longer time period. Considering the infant's gender related to breast feeding period, only the male infants presented statistically significant (p=0,0006) results related to normal tympanometric curve protection. Concerning other analyzed factors, it was possible to find a relation between exclusive breast feeding period and tympanometric alterations. CONCLUSION: despite other risk factors, exclusive breast feeding for a period of six months is the ideal way for breast feeding and it acts as an important factor to prevent tympanometric alterations. It is not necessary to insert other types of food before this period which has been recommended to be an ideal breast feeding period by the World Health Organization.
  • Triagem auditiva neonatal: aplicabilidade clínica na rotina dos médicos pediatras neonatologistas Audiologia

    Soares, Carla Plech; Marques, Lauralice Raposo; Flores, Nayyara Glícia Calheiros

    Resumo em Português:

    OBJETIVO: identificar a aplicabilidade clínica da triagem auditiva neonatal na rotina dos médicos pediatras neonatologistas no município de Maceió-AL. MÉTODOS: foi realizado um estudo transversal analítico com 36 médicos pediatras neonatologistas por meio da aplicação de um questionário com seis perguntas objetivas. RESULTADOS: observou-se que 88,9% dos pediatras neonatologistas conhecem a triagem auditiva neonatal, no entanto, 11,1% desconhecem. No serviço particular de saúde, 66,1% encaminham todos os recém-nascidos para a triagem em sua rotina. No serviço público, apenas 7,4% encaminham todos os recém-nascidos e 42,8% não encaminham. Em relação à Lei Municipal nº 5.555/06, que obriga a realização da triagem auditiva neonatal universal nas maternidades e estabelecimentos hospitalares congêneres no município de Maceió, 41,7% dos médicos declararam não conhecer. Apenas 36,1% afirmaram conhecer o trabalho fonoaudiológico na prevenção da surdez. CONCLUSÃO: neste estudo, pode-se concluir que a triagem auditiva neonatal está inserida na rotina clínica da maioria dos médicos pediatras neonatologistas que trabalham na rede particular de saúde. No entanto, observa-se carência de recursos para a implantação e continuidade do programa no serviço público e pouco conhecimento do papel do fonoaudiólogo na prevenção da surdez.

    Resumo em Inglês:

    PURPOSE: to identify the clinical applicability of neonatal hearing screening in the routine of neonatologist pediatrician doctors in the city of Maceió-AL. METHODS: an cross-section analytical study was carried out with 36 neonatologist pediatricians through the application of a questionnaire with six objective questions. RESULTS: it was observed that 88.9% of neonatologist pediatricians know on neonatal hearing screening; however, 11.1% do not know./ In the private health service, 66.1% refer all the newborn babies to the screening in their routine. In the public service, only 7.4% refer all the newborn babies and 42.8% do not. In relation to the Municipal Law number 5.555/06, which makes the neonatal hearing screening compulsory in the maternities and similar establishments in the city of Maceió, 41.7% of the doctors have declared not knowing. Just 36.1% have stated knowing the speech pathology related work in the prevention of deafness. CONCLUSION: in this study, it can be concluded that the neonatal hearing screening is inserted in the clinical routine of the majority of the neonatologist pediatrician doctors that work in the particular health service. However, there is a lack of resources for implementing and continuing the program in the public service and there is very little knowledge on the role of the speech pathologist in preventing deafness.
  • Perda auditiva hereditária: relato de casos Audiologia

    Amorim, Aline Mizozoe de; Carvalho, Carolina Alves Ferreira de; Azevedo, Marisa Frasson de; Longhitano, Silvia Bragagnolo

    Resumo em Português:

    OBJETIVO: descrever os resultados da avaliação auditiva de uma família com perda auditiva de caráter hereditário autossômico dominante. MÉTODOS: foram avaliados 17 indivíduos, por meio da audiometria tonal, audiometria vocal, timpanometria e pesquisa dos reflexos acústicos, além de acompanhamento genético. RESULTADOS: Dos 17 sujeitos avaliados, 11 apresentaram algum grau de perda auditiva neurossensorial (64,7%), sendo oito do sexo feminino (73%) e três do sexo masculino (27%). A idade dos sujeitos avaliados variou de cinco a 68 anos (média=29,6) e a idade do aparecimento da queixa variou de 20 a 38 anos (média=26,1). Ocorreu a progressão da perda auditiva com o aumento da idade, sendo que a partir dos 41 anos, não houve indivíduos com audição normal na família. CONCLUSÃO: a investigação audiológica de todos os membros da família, independentemente da queixa, é imprescindível, pois a perda auditiva pode existir, mesmo que esta ocorra em freqüências isoladas.

    Resumo em Inglês:

    PURPOSE: to describe the hearing findings of a family with autosome dominant hereditary hearing loss. METHODS: we evaluated 17 subjects. The evaluation was made by pure tone audiometry, Speech audiometry, tympanometry and acoustic reflex testing, in addition to genetic follow-up. RESULTS: from 17 evaluated subjects, 11 showed some degree of neurosensorial hearing loss (64.7%), being 8 female gender (73%) and 3 male gender (27%). The subject age varied from 5 to 68 years (average = 39.6) and the time from the complaint's appearance varied from 20 to 38 years. The hearing loss was modified with age. We did not find normal hearing after the age of 41 years in the family. CONCLUSION: the hearing investigation regarding all members of the family regardless of any complaint is extremely indispensable due to the existence of hearing loss even when limited to isolated frequencies.
  • Uso do copinho no alojamento canguru Saúde Coletiva

    Lima, Vívian Passos; Melo, Adriana de Medeiros

    Resumo em Português:

    OBJETIVO: avaliar o manejo das mães no uso do copinho e analisar os aspectos que interferem para administração dessa técnica. MÉTODOS: a amostra foi composta de 30 binômios mãe/bebê. O estudo desenvolvido foi transversal de correlação. Foram realizadas coletas nos prontuários das mães e do bebê, executada uma observação das mães ofertando a dieta no copinho e aplicado um questionário com perguntas sobre o uso do copo. A análise dos resultados foi realizada por meio do programa software estatístico, SPSS 13.0. Aplicou-se testes de estatística descritiva, mais especificamente a distribuição das freqüências e das percentagens relativas de cada dado observado. Em relação à associação entre as variáveis estudadas foram utilizados os seguintes testes: teste Qui-Quadrado, com nível de significância de 5% (p<0,05) e o teste de Correlação Bivariada com o grau de correlacionamento linear de Spearman (R), utilizando o nível de significância de 5% (p<0,05). RESULTADOS: há relação significante da postura do bebê, posição do copo, volume administrado e orientação dos profissionais de saúde às mães sobre o uso do copinho. CONCLUSÃO: o copinho pode ser manejado pelas mães, mas estas necessitam de orientações sobre o uso da técnica pelos profissionais de saúde; principalmente em relação ao cuidado com a posição do copo e volume de leite.

    Resumo em Inglês:

    PURPOSE: to evaluate cup feeding manipulation by mothers of low weight preterm infants' and to analyze the aspects that interfere in the correct use of this technique. METHODS: a cross-section correlation study was conducted. The sample included 30 pairs of mothers and babies. Data collection was based on patient' charts; interviews with the newborn' mothers and observing a diet offered in a cup feeding by mothers. The analysis of the results was based on the Software Statistical Package Social Sciences (SPSS) 13.0. We used descriptive statistical techniques through the distribution of the frequencies and the relatives percentages of each observed data. The Chi-square test and the Sperman Correlation Coeficient were used to analyze association between the variables (p<0.05). RESULTS: there is a significant relation between the babies' posture, the cup feeding, the volume given and the health professional guidance about cup feeding. CONCLUSION: mothers can manipulate the cup feeding, however, they need healthy professional guidance on this technique (cup feeding) and the milk's volume; mainly in relation to the care with the position of the glass and the volume of milk.
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