• Editorial I

    Chiappetta, Ana Lúcia de Magalhães Leal; Bianchini, Esther Mandelbaum Gonçalves
  • Editorial II - Comunicação alternativa na fonoaudiologia: uma área em expansão

    Gonçalves, Maria de Jesus
  • Importância do fonoaudiólogo no acompanhamento de indivíduos com hipotireoidismo congênito Linguagem

    Gejão, Mariana Germano; Ferreira, Amanda Tragueta; Lamônica, Dionísia Aparecida Cusin

    Abstract in Portuguese:

    TEMA: o hipotireoidismo congênito é uma alteração metabólica que traz conseqüência graves para indivíduos não tratados e mesmo as crianças que realizam o tratamento podem apresentar distúrbios do desenvolvimento. O Programa Nacional de Triagem Neonatal, instituído pelo Ministério da Saúde, prevê o acompanhamento longitudinal de indivíduos com equipe multidisciplinar. Entretanto, a Fonoaudiologia não é incluída nesta equipe. Deste modo, considerando a ocorrência de distúrbios da comunicação nestes indivíduos, realizou-se levantamento bibliográfico nas bases de dados Lilacs, MedLine e PubMed, no período de 1987 a 2007, referente às alterações em habilidades do desenvolvimento decorrentes do hipotireoidismo congênito. OBJETIVO: verificar, na literatura científica, presença de alterações do desenvolvimento em indivíduos com hipotireoidismo congênito e refletir sobre a importância da atuação fonoaudiológica, em conjunto com equipe multidisciplinar especializada, no acompanhamento dos mesmos. CONCLUSÃO: a literatura relata alterações nas habilidades do desenvolvimento (motoras, cognitivas, lingüísticas e de autocuidados) e destaca que crianças com hipotireoidismo congênito são de risco para alterações no desenvolvimento lingüístico e, portanto, necessitam do acompanhamento longitudinal do desenvolvimento comunicativo. Torna-se evidente a importância da atuação do fonoaudiólogo nos Programas de Triagem Neonatal credenciados pelo Ministério da Saúde. Ressalta-se ainda a necessidade de investigações referentes às outras alterações metabólicas contempladas nestes programas, nas quais o fonoaudiólogo pode atuar de modo a prevenir, habilitar e reabilitar os distúrbios da comunicação, contribuindo para o trabalho em equipe, promovendo saúde nesta população.

    Abstract in English:

    BACKGROUND: congenital hypothyroidism is a metabolic disturbance that causes severe consequence for non-treated individuals and even the children thataccomplish the treatment can present development disturbances. The National Neonatal Screening Program, instituted by Health Ministry, foresees the individuals' longitudinal attendance with multidisciplinary team. However, the Speech and Language Pathologist is not included in this team. This way, considering the occurrence of communication disturbances in these individuals, a bibliographical assessment was carried out in Lilacs, MedLine and PubMed databases, in the period from 1987 to 2007, regarding the disturbances in development abilities arising from congenital hypothyroidism. PURPOSE: to check, in the scientific literature, for the presence of development alterations in individuals with congenital hypothyroidism and contemplate the importance of the speech and language pathologist performance, together with a multidisciplinary team specialized in their attendance. CONCLUSION: the literature reports disturbances in development abilities (motor, cognitive, linguistics and self-care) and stresses out that children with congenital hypothyroidism are under risk for disturbances in the linguistic development and, therefore, they need the longitudinal attendance of the communicative development. The importance of the speech and language pathologist performance in credential Neonatal Screening Programs by the Health Ministry becomes evident. It still fits to emphasize the need for investigations regarding the other metabolic alterations meditated in these programs, in which the speech and language pathologist can act in such a way to prevent, enable and rehabilitate the communication disturbances, contributing to the work in team, promoting health in this population.
  • Ocorrência de erros ortográficos em caso de paralisia cerebral Linguagem

    Bacha, Stella Maris Cortez

    Abstract in Portuguese:

    TEMA: conhecimento dos erros ortográficos em caso de paralisia cerebral. PROCEDIMENTOS: estudar um caso de paciente da clínica fonoaudiológica, com diplegia, componente espástico em membros inferiores, hipotonia de base em tronco e face; possivelmente há lesão vestibular e de base de cerebelo justificando um comprometimento maior nos membros inferiores, sendo ainda observado déficit de equilíbrio e atenção. As provas de Zorzi (1998) foram aplicadas pela fonoaudióloga e compararam-se os achados também com os de Bacha & Maia (2001), cujos trabalhos dirigiam-se a educandos sem paralisia cerebral. RESULTADOS: nas cinco provas analisaram-se 126 erros ortográficos: a maioria, 52,4%, na categoria representações múltiplas, coincidindo com os casos sem paralisia cerebral; seguiu-se a categoria omissões (12,7%), generalização (11,1%), letras parecidas (6,3%), apoio na oralidade, junção-separação e confusão "am" x "ao" com 3,2%, acréscimo de letras (1,6%), trocas surdas-sonoras (0,8%), sem erros de inversão e 5,5% classificados na opção "outras". A aplicação da função discriminante permitiu reclassificar o caso na primeira série (2º ano). CONCLUSÃO: encontrou-se classificação de erros ortográficos diferentes das previstas nos casos sem paralisia cerebral, quantidade elevada para ano escolar e considera-se necessário mais estudo em população semelhante.

    Abstract in English:

    BACKGROUND: knowledgement of the orthografhic mistakes in case of cerebral palsy. PROCEDURE: to study a case of a patient with diplegia, spastic component in inferior members, hypotony of base in trunk and face; as it possible has vestibular and cerebellum base injury, the problem is bigger in the inferior members, being still observed deficit of balance and attention. The tests of Zorzi (1998) had been applied and had also been compared with the Bacha & Maia (2001) ones, whose data were directed to students without cerebral palsy. RESULTS: in the five tests, 126 orthographic mistakes had been analyzed: the majority, 52.4%, in the multiple representations category, matching the cases without PC; followed by omissions (12.7%), generalization (11.1%), similar letters (6.3%), support in orality, junction-separation and am x ão confusion with 3.2%, addition of letters (1.6%), de-voicing-voicing (0.8%), with no inversion mistake and 5.5% classified as "others". The application of the discriminant function allowed to reclassify the case in the e,emtary education (2nd year). CONCLUSION: different classification of the orthographic mistakes was found when compared with the cases without cerebral palsy, a high amount for the school year and more studies are being considered necessary in similar population.
  • Aspectos fonoaudiológicos na síndrome de Crouzon: estudo de caso Linguagem

    Gomes, Isabela; Limongi, Suelly Cecília Olivan; Neves, Ivone Ferreira; Couto, Maria Inês Vieira; Matas, Carla Gentile

    Abstract in Portuguese:

    TEMA: descrever os aspectos fonoaudiológicos de um caso de Síndrome de Crouzon, com idade de 6:4 anos, submetendo-o às avaliações das áreas de fala, linguagem, cognição, sistema estomatognático e audição. PROCEDIMENTOS: o sujeito foi submetido às seguintes avaliações: ABFW, Prova de Vocabulário Receptivo, Avaliação do Desenvolvimento de Linguagem-Cognição, Avaliação de Estruturas e Funções do Sistema Estomatognático, Audiometria Tonal Limiar, Imitanciometria e Logoaudiometria. RESULTADOS: a Audiometria Tonal identificou perda auditiva condutiva de grau moderado bilateralmente, apresentando compatibilidade com a Logoaudiometria e a Imitanciometria. A Avaliação de Sistema Estomatognático indicou tônus de estruturas diminuído, com postura e mobilidade alteradas. As funções de sucção, mastigação, deglutição e respiração mostraram-se alteradas. Na avaliação da Fonologia, identificaram-se simplificação do encontro consonantal, plosivação de fricativa e outros. Em Fluência, os dados estavam abaixo do esperado para a mesma faixa etária e sexo. Na prova de Pragmática o número de atos por minuto foi 14,4, apresentando como meio comunicativo predominante o gestual. Na prova de Vocabulário Receptivo, o valor total de designações usuais estava 7,1% abaixo do valor de referência. No Vocabulário Expressivo, os dados apontaram para referência entre 4 e 5 anos, abaixo dos parâmetros esperados para a idade do sujeito do estudo. Em Linguagem e Cognição, as análises indicaram defasagem em relação à fase de desenvolvimento. CONCLUSÃO: os comprometimentos causados pela síndrome são difusos e interligados, tendo a importância desse estudo apresentar os aspectos fonoaudiológicos de um caso de Síndrome de Crouzon e fornecer dados para aprofundar a investigação fonoaudiológica e o processo terapêutico.

    Abstract in English:

    BACKGROUND: to describe the results of speech, language, cognition, stomatognathic system and hearing assessments of a case of Crouzon syndrome at the age 6:4 years. PROCEDURE: the subject carried out the following evaluations: ABFW, Test of Receptive Vocabulary, Language-Cognition Development Evaluation, Evaluation of Structures and Functions of the Stomatognathic System, pure-tone audiometry threshold, immitance measures and vocal audiometry. RESULTS: the pure-tone audiometry identified bilateral moderate conductive hearing loss, compatible with vocal audiometry's and immitance measures' results. The stomatognathic system evaluation showed that the structures had reduced tonus and altered posture and mobility. Suction, chewing, deglutition and breathing functions were also altered. Phonologically, the following processes were identified: Cluster Simplification, Stopping of Fricatives and Others. In the Fluency evaluation, subject's performance was below the expected scores for matched age and gender. In the Pragmatics test, the child had 14.4 acts per minute and, predominantly, gestural communication. The Receptive Vocabulary Test showed scores 7.1% below reference. In the Expressive Vocabulary Test, data indicated a performance compatible to the reference values of 4 and 5 year-old children, below the expected scores for the subject's age. Regarding language and cognition, the analysis indicated a gap between the child's performance and the developmental level. CONCLUSION: the deficits caused by the syndrome are diffuse and interconnected. The present study had the aim to present the Speech-Language and Hearing Pathology associated aspects of a Crouzon syndrome case and to provide initial data to further investigate these aspects and the intervention process.
  • Terapia fonológica: a generalização dentro de uma classe de sons e para outras classes de sons Linguagem

    Ceron, Marizete Ilha; Keske-Soares, Márcia

    Abstract in Portuguese:

    OBJETIVO: comparar a generalização dentro de uma classe e para outras classes de sons no tratamento de sujeitos com diferentes gravidades do desvio fonológico submetidos aos Modelos de Ciclos Modificado, ABAB-Retirada e Provas Múltiplas e Oposições Máximas Modificado. MÉTODOS: 21 crianças com desvio fonológico, 11 do sexo masculino e 10 do feminino, com média de idade de 5:7 anos tiveram seus dados de fala foram analisados por meio da avaliação fonológica. Após a realização da análise contrastiva, foi calculado o Percentual de Consoantes Correta (Shriberg e Kwiatkowski, 1982) e os sujeitos foram classificados em diferentes gravidades do desvio fonológico: grave, moderado-grave, leve-moderado, leve. Seis sujeitos foram submetidos ao Modelo de Ciclos Modificado, oito ao ABAB-Retirada e Provas Múltiplas, e sete ao de Oposições Máximas Modificado. Fez-se uma comparação da generalização dentro de uma classe e para outras classes de sons entre os três modelos em cada grau de gravidade do desvio fonológico. RESULTADOS: a generalização dentro de uma classe de sons ocorreu em todos os modelos pesquisados. O Modelo ABAB-Retirada e Provas Múltiplas foi efetivo para todos os graus de gravidade e o de Oposições Máximas Modificado foi mais efetivo nos graus grave e moderado-grave. Em relação à generalização para outras classes de sons os sujeitos submetidos ao Modelo ABAB-Retirada e Provas Múltiplas foram os que apresentaram um maior número de produções corretas nas diferentes gravidades do desvio fonológico. CONCLUSÃO: todos os sujeitos apresentaram evoluções quanto às generalizações pesquisadas nos três modelos.

    Abstract in English:

    PURPOSE: to compare the generalization inside of a sound class and for other sound classes in the treatment of subjects with different severity levels of phonological disorders submitted to the Modified Cycles Model, ABAB-Withdrawal and Multiple Probes and Maximum Opposition Model. METHODS: 21 children with phonological disorder, 11 males and 10 females, with average age 5:7, were their speech data analyzed through the phonological assessment. From the contrastive analysis we calculated the Percentage of Correct Consonants (Shriberg & Kwiatkowski, 1982) and the subjects were classified in the different severity levels of phonological disorders: severe, moderate-severe, mild-moderate and mild. Six subjects were submitted to the treatment with Modified Cycles Model, eight to the ABAB-Withdrawal and Multiple Probes Model, and seven to the Modified Maximum Opposition Model. After this was compared the generalization inside of a sound class and for other sound classes among three therapy models for each severity level of phonological disorder. RESULTS: the generalization inside a sound class occurred in all studied models. ABAB-Withdrawal and Multiple Probes Model were effective for all severity groups and the Modified Maximum Opposition were more effective for the severe and moderate-severe groups. In the generalization for other sound classes, the subjects treated with ABAB-Withdrawal and Multiple Probes Model showed a major generalization in different severity levels of phonological disorder. CONCLUSION: all the subjects showed evolution in all kinds of generalization studied in three different therapeutic models.
  • Caracterização dos erros ortográficos em crianças com transtornos de aprendizagem Linguagem

    Zorzi, Jaime Luiz; Ciasca, Sylvia Maria

    Abstract in Portuguese:

    OBJETIVOS: analisar habilidades ortográficas de crianças diagnosticadas com problemas de aprendizado. Foram quantificados e classificados erros produzidos pelos sujeitos, visando descrever aqueles de maior freqüência, verificando se há diferença entre a ocorrência dos mesmos. Pretendeu-se caracterizar um perfil ortográfico indicativo das dificuldades gerais mais comumente encontradas nesta população. MÉTODOS: foi examinada a escrita de 69 sujeitos avaliados pelo Laboratório de Distúrbios de Aprendizagem do Departamento de Neurologia da UNICAMP e diagnosticados como apresentando algum tipo de problema de aprendizagem. As idades variaram entre oito anos e dois meses e treze anos e quatro meses, com uma média de dez anos e seis meses. Foram incluídos somente sujeitos em nível alfabético de escrita, sem qualquer tipo de rebaixamento intelectual. Os erros encontrados foram classificados em onze categorias e quantificados para fins de análise estatística. RESULTADOS: dez grupos foram diagnosticados, sendo o Transtorno do Déficit de Atenção o mais numeroso, seguido por Dificuldades Escolares e Transtornos Associados. A maior parte dos sujeitos cursava a terceira série do ensino fundamental. O tipo de erro mais recorrente foi "Representações Múltiplas", seguido de "Omissões" e "Apoio na Oralidade". Observou-se correlação significativa principalmente entre "Omissões" e "Outras Alterações". CONCLUSÃO: a maior dificuldade encontrada está centrada nas "Representações Múltiplas", revelando dificuldades principalmente no nível ortográfico. Os erros por omissão de letras decorrem de falhas no processo de análise fonológica e de correspondência fonema-grafema. A baixa ocorrência de erros por "Inversão" e por "Letras Parecidas", indica ausência de dificuldades de natureza visual-espacial.

    Abstract in English:

    PURPOSES: to analyze orthographic abilities of children diagnosed with some kind of learning problems. Mistakes produced by the subjects were quantified and classified seeking to describe those with higher periodicity, checking if there is any difference among their occurrences. We intended to characterize an indicative spelling profile for the general difficulties that are more commonly found in this population. METHODS: the writing of 69 subjects was assessed by the Laboratory of Learning Disturbances of the Neurology Department of UNICAMP and diagnosed as showing some type of learning difficulty. The ages varied between eight years and two months and thirteen years and four months, with a ten year and six months as an average value. Only subjects in alphabetical writing level without any type of intellectual problem were included. The found mistakes were classified in eleven categories and quantified for ends of statistical analysis. RESULTS: ten groups were diagnosed being the Attention Deficit Disorder the most numerous, followed by School Difficulties and Associated Disorders. Most of the subjects studied the third grade of the elementary school. The most recurrent type of spelling mistake was "Multiple Representations", followed by "Omissions" and "Support in Orality". Significant correlation was mainly noted among "Omissions" and "Other Alterations". CONCLUSION: the major difficulty found is centered in the "Multiple Representations", mainly revealing difficulties at the orthographic level. The mistakes for "Letter Omission" arise from flaws in the process of phonological analysis and phoneme-grapheme correspondence. The low occurrence of mistakes for "Inversion" and "Similar Letters", indicates absence of difficulties regarding visual-space nature.
  • O perfil dos professores leitores das séries iniciais e a prática de leitura em sala de aula Linguagem

    Barros, Tristana Nascimento; Gomes, Erissandra

    Abstract in Portuguese:

    OBJETIVO: investigar os hábitos e o comportamento dos professores de 1ª a 4ª série do ensino fundamental perante a leitura e a prática de leitura em sala de aula. MÉTODOS: estudo observacional, transversal, com a participação de 30 professores de 1ª a 4ª séries, do ensino fundamental, de escolas públicas. Através de um questionário com 15 questões do tipo aberta e fechada, foram colhidas informações sobre os hábitos e atitudes dos professores frente ao aprendizado da leitura. RESULTADOS: dos 30 professores estudados, houve diferença estatisticamente significativa entre os comportamentos (p<0,001), sendo que o comportamento pouco favorável foi o mais prevalente entre os professores. CONCLUSÃO: a grande maioria dos professores não desenvolveu uma relação afetiva com a leitura na infância e não tem o hábito de leitura, tão necessário para formar pequenos leitores em bons-leitores.

    Abstract in English:

    PURPOSE: to investigate the professors' behavior and habits from levels 1 to 4 of basic education before the reading and the practical of reading in classroom. METHODS: observational, transversal study, with the participation of 30 professors from the levels 1 to 4, in basic education, from public schools. Through a questionnaire with 15 open and closed questions type, information on the habits and attitudes of the professors had been harvested front to the learning of reading. RESULTS: from this sample of 30 studied teachers, a statically significant difference of behaviors (p <0.001) was found, and this means that a favorable behavior respect to affective relations with reading in childhood, was not prevalent among the teachers. CONCLUSION: the great majority of teachers did not develop an affective relation with reading, an important requirement to transform learning children in effective and avid young and adult readers.
  • Frênulo lingual: classificação e conduta segundo ótica fonoaudiológica, odontológica e otorrinolaringológica Motricidade Orofacial

    Brito, Suellen Ferro de; Marchesan, Irene Queiroz; Bosco, Cyntia Monteiro de; Carrilho, Alessandra Caxeta Alves; Rehder, Maria Inês

    Abstract in Portuguese:

    OBJETIVO: comparar a classificação e a conduta dos profissionais das áreas de fonoaudiologia, odontologia e otorrinolaringologia quanto ao frênulo de língua. MÉTODOS: participaram dessa pesquisa 90 sujeitos, divididos em 3 grupos: 30 fonoaudiólogos, 30 odontólogos e 30 otorrinolaringologistas que responderam a dois protocolos, contendo quatro imagens de frênulos linguais. Os frênulos foram classificados como normal ou alterado. Quando a opção foi por alterado, foi indicada a conduta: cirúrgica, fonoterapia ou cirúrgica e fonoterapia. Os sujeitos também classificaram os frênulos de acordo com o tipo de inserção: normal, com inserção anteriorizada, curto ou curto com inserção anteriorizada. RESULTADOS: com relação à caracterização de frênulos linguais como normais ou alterados, verificou-se que a maioria dos profissionais teve opiniões semelhantes, caracterizando o frênulo normal como tal e o anteriorizado, o curto e o curto com inserção anteriorizada, como alterados. Com relação à conduta dos frênulos considerados alterados, a maioria dos odontólogos e otorrinolaringologistas, concordaram com a cirúrgica para todas as alterações dos frênulos. Para a maioria dos fonoaudiólogos, a conduta para o frênulo anteriorizado foi a fonoterapia e para os frênulos curto e curto com inserção anteriorizada, indicaram cirurgia seguida de fonoterapia. Quanto à classificação de acordo com o tipo de inserção, a opinião da maioria, foi coincidente nas três categorias profissionais. CONCLUSÃO: os achados mostraram coincidência na caracterização e na classificação dos frênulos linguais pelos profissionais das três áreas. Ocorreu divergência no que se referiu a conduta, cirúrgica com fonoterapia ou somente cirúrgica, para frênulo curto e frênulo curto com inserção anteriorizada.

    Abstract in English:

    PURPOSE: to compare the classification and conduct of the professionals of speech language pathology, dentistry and otolaryngology fields regarding the lingual frenulum. METHODS: 90 participants took part in this research, divided into 3 groups: 30 speech language pathologists, 30 dentists and 30 otolaryngologists who answered two protocols, with 4 images of the lingual frenulum. The lingual frenulum was classified as normal or altered. When the option was "altered", the indicated conduct was: surgery, speech therapy or surgery and speech therapy. The participants also classified the frenulum according to the type of insertion: normal, with anterior insertion, short or short with anterior insertion. RESULTS: in relation to the characterization of the lingual frenulum as normal or altered, we found that most professionals had similar views, characterizing the normal frenulum as normal, and the anterior, the short one and short with anterior insertion as altered. In relation to the conduct of the altered lingual frenulum, the majority of dentists and otolaryngologists agreed about the surgical conduct for all altered frenulum. For the majority of speech language pathologists, the conduct for anterior lingual frenulum was speech therapy, and for the short lingual frenulum and short with anterior insertion, they indicated surgery followed by speech therapy. For the classification according to the type of insertion, the opinion of the majority of the three professional categories was the same. CONCLUSION: the findings showed agreement in characterization and classification of the lingual frenulum by professionals of the three areas. There was disagreement in relation to the conduct: surgery and speech therapy or only surgery for short frenulum and short with anterior insertion.
  • Sons fricativos surdos Voz

    Cielo, Carla Aparecida; Casarin, Maísa Tatiana

    Abstract in Portuguese:

    TEMA: características dos sons fricativos surdos. OBJETIVO: propor uma revisão da literatura pertinente às características acústicas, fonéticas e fonológicas dos fonemas fricativos surdos que integram o sistema fonológico do Português. Além disso, são descritas suas aplicações na terapia vocal. CONCLUSÕES: os fricativos são fonemas agudos, abrangendo de 2500 a 8000Hz; são plenamente adquiridos até os 3:7 anos de idade; o /s/ que também é o mais afetado em casos de frênulo lingual curto; a omissão do /s/ é uma das ocorrências mais freqüentes na alfabetização; sendo que, no desvio fonológico e na fissura lábio-palatina, freqüentemente ocorre comprometimento de toda a classe de fricativos. Na avaliação de voz, os fricativos são mencionados com as medidas de TMF e relação s/z, bem como seu uso como sons de apoio na fonoterapia.

    Abstract in English:

    BACKGROUND: characteristics of voiceless fricative sounds PURPOSE: to review the literature related to acoustic, phonetics and phonological characteristics of voiceless fricative sounds that are part of the phonological system of the Portuguese Language. Furthermore, it describes the use of these sounds in voice therapy. CONCLUSIONS: fricatives are acute phonemes comprised between 2500 and 8000 Hz; they are fully acquired up to the age of 3:7 years; the /s/, which is the most affected in cases of short lingual frenum; omission of the /s/ is one of the most frequent occurrences during literacy education; and in the phonological deviation and labial-palatine fissure the entire class of fricatives is frequently affected. In voice assessment, fricative sounds are mentioned as TMF measurements and s/z relationship, and their use as support sounds in speech therapy.
  • Aspectos de religiosidade na saúde vocal de cantores de grupos de louvor Voz

    Penteado, Regina Zanella; Silva, Cibelle Brito da; Pereira, Priscila Fabiana Agostinho

    Abstract in Portuguese:

    OBJETIVO: identificar, em participantes de Grupo de Louvor, aspectos de religiosidade presentes no saber e nas práticas relacionadas ao uso da voz e aos cuidados de saúde vocal. MÉTODOS: pesquisa qualitativa, que envolve dados de desenho e depoimento escrito sobre a voz, questionário aberto e grupo focal, categorizados a partir da análise de conteúdo/análise temática. RESULTADOS: são apresentados a partir das categorias e atributos: sócio-cultural (relação com as pessoas e com Deus), componente essencial, evangelização, profissional, saúde vocal e parâmetros vocais. CONCLUSÃO: foram evidenciadas a valoração e a importância da voz para se relacionar com Deus e para realizar as práticas religiosas e as atividades de evangelização, além da prevalência de crenças religiosas e da oração dentre as práticas de cuidados com a voz/saúde vocal e geral. A pesquisa evidenciou necessidades, saberes e práticas relacionadas aos usos da voz e saúde vocal e afirma a relação entre saúde e espiritualidade/religiosidade, mostrando que tal relação é importante e não pode ser negligenciada pelos fonoaudiólogos que se propõem a trabalhar na promoção da saúde vocal de cantores evangélicos.

    Abstract in English:

    PURPOSE: to identify aspects of religiousness in the knowledge and practices related to the use of voice and vocal health care in participants of Worship Groups. METHODS: qualitative research involving data extracted from drawings and written statements about voice, open questionnaire and focal group, placed into categories based on the content analysis/thematic analysis. RESULTS: submitted according to the following categories and attributes: socio-cultural (relation to people and God), essential component, evangelization, professional, vocal health and vocal parameters. CONCLUSION: the research showed that subjects recognize the value and importance of voice, especially in order to communicate with God and for evangelization practices; in addition to the prevalence of religious believes and praying among the practices of care related to general and vocal health. The research showed needs, knowledge and practices concerning the use of voice and vocal health and affirms the relationship between spirituality/religiousness, showing that this relation is important and cannot be neglected by speech and language therapists who intend to work with the promotion of vocal health among gospel singers.
  • Processamento auditivo, resolução temporal e teste de detecção de gap: revisão da literatura Audiologia

    Samelli, Alessandra Giannella; Schochat, Eliane

    Abstract in Portuguese:

    TEMA: processamento auditivo temporal e resolução temporal. OBJETIVO: realizar revisão teórica sobre processamento auditivo e resolução temporal, bem como sobre os diferentes parâmetros de marcadores utilizados em testes de detecção de gap e como eles podem interferir na determinação dos limiares. CONCLUSÃO: o processamento auditivo e a resolução temporal são fundamentais para o desenvolvimento da linguagem. Em virtude dos diferentes parâmetros que podem ser utilizados no teste em questão, os limiares de detecção de gap podem variar consideravelmente.

    Abstract in English:

    BACKGROUND: temporal auditory processing and temporal resolution. PURPOSE: promote a theoretical approach on auditory processing, temporal resolution, and different parameters of markers used at various gap detection tests and how they can interfere in threshold determination. CONCLUSION: auditory processing and temporal resolution are key-factors for language development. The diverse parameters that can be used in the study of gap detection thresholds can result in quite discrepant thresholds.
  • Limiares de reconhecimento de sentenças no silêncio em campo livre versus limiares tonais em fone em indivíduos com perda auditiva coclear Audiologia

    Aurélio, Nilvia Herondina Soares; Becker, Karine Thaís; Padilha, Cristiane Bertolazi; Santos, Sinéia Neujahr dos; Petry, Tiago; Costa, Maristela Júlio

    Abstract in Portuguese:

    OBJETIVO: investigar a correlação existente entre os limiares tonais e os Limiares de Reconhecimento de Sentenças no Silêncio (LRSS) e verificar, se é possível, através do audiograma estabelecer um prognóstico deste paciente sobre a sua habilidade de reconhecer a fala. MÉTODOS: foram analisados 42 indivíduos com perda auditiva coclear de grau moderado, 18 do sexo feminino e 24 do masculino, com idades entre 41 e 76 anos. Primeiramente foi realizada avaliação audiológica básica e, em seguida, a pesquisa dos Limiares de Reconhecimento de Sentenças no Silêncio, em campo livre, por meio do teste Listas de Sentenças em Português. RESULTADOS: a análise estatística evidenciou correlação significante entre o limiar de reconhecimento de sentenças no silêncio e a média das freqüências de 0,5, 1 e 2 kHz. Por sua vez, ao correlacionar os Limiares de Reconhecimento de Sentenças no Silêncio com a média das freqüências de 3, 4 e 6 kHz, não houve correlação significante. CONCLUSÃO: o prognóstico provável da habilidade de reconhecimento de fala no silêncio, pode ser feito apenas com base nos limiares das freqüências de 0,5, 1 e 2 kHz em perdas auditivas cocleares.

    Abstract in English:

    PURPOSE: to investigate the existent correlation among pure tone thresholds and Sentence Recognition Thresholds in Silence (TRSS) and to check if it is possible, through the audiogram, to set up a prognostic of the patients about their communication ability. METHODS: 42 individuals with moderate cochlear hearing loss, 18 females and 24 males, 41 to 76-year old were studied. Firstly, a basic audiologic evaluation was carried out, then a search of TRSS in free field, through the Portuguese Sentence List Test (PSLT) (Costa, 1998). RESULTS: The statistical analysis showed significant correlation between the sentence recognition thresholds in silence and the average of frequencies of 0.5, 1 and 2 kHz. However, when correlating with the average frequencies of 3, 4 e 6 kHz, there was no significant correlation. CONCLUSION: the probable prognostic concerning the ability for recognizing sentences in silence can be carried through just with the frequency thresholds of 0.5, 1 and 2 kHz in cochlear hearing loss.
  • A importância das variações espectrais transferidas anatomicamente para a localização de fontes sonoras Audiologia

    Oliveira, Aline Cabral de; Netto, Leônidas da Silva Morais; Rocha, Luciana Pinto; Lima, Vivian Passos; Menezes, Pedro de Lemos

    Abstract in Portuguese:

    OBJETIVOS: investigar a importância das dimensões anatômicas dos ombros e da cabeça para a localização de fontes sonoras por ouvintes normais, em ambiente reverberante; correlacionar o percentual de acertos na localização sonora com o comprimento e largura da cabeça e o comprimento e largura do ombro e observar a diferença entre as diversas freqüências sonoras apresentadas. MÉTODOS: a amostra foi composta por 52 indivíduos, 20 homens e 32 mulheres, os quais foram submetidos aos testes de otoscopia, audiometria tonal liminar, imitanciometria e emissões otoacústicas. Todos apresentaram audição dentro dos padrões de normalidade. Foram realizadas as medidas de comprimento e largura da cabeça e ombros. Posteriormente, os indivíduos foram submetidos ao teste de localização sonora, nos planos horizontal e vertical, nas freqüências de 500, 2.000 e 4.000 Hz. RESULTADOS: obteve-se correlação significativa (p <0,05) apenas entre a largura dos ombros e os acertos no plano horizontal utilizando-se as freqüências de 2 e 4 kHz. CONCLUSÃO: o percentual de acertos na localização sonora aumenta com o aumento do comprimento dos ombros nas freqüências de 2 e 4 kHz, no plano horizontal.

    Abstract in English:

    PURPOSE: to investigate the relevance of the head transfer function related to the sound localization by human normal hearing, in reverberant environment; to correlate the percentage of success in sound localization and the length and the width of the head and the shoulders, observing the difference among frequencies and the spatial planes. METHODS: the sample was made up by 52 individuals, 20 men and 2 women, which had been submitted to otoscopy, tonal audiometry and OAE. The measures related to length and width of the head and shoulders had been carried out too. Later, the individuals had been submitted to sound localization test, in the horizontal and vertical planes, and with the frequencies of 0.5, 2 and 4 kHz. Results: significant correlation was obtained (p<0.05) just between the width of the shoulders and the success in the horizontal plane, using 2 and 4 kHz. CONCLUSION: The percentage of success in the sound localization increases with the increase in the length of the shoulders using 2 and 4 kHz, in the horizontal plane.
  • Estimulação calórica gelada com ar nas vestibulopatias periféricas crônicas com nistagmo espontâneo Audiologia

    Cabral, Flavia Silveira dos Santos; Ganança, Cristina Freitas; Ganança, Fernando Freitas; Ganança, Maurício Malavasi; Caovilla, Heloisa Helena

    Abstract in Portuguese:

    OBJETIVO: analisar o efeito da estimulação gelada com ar a 10ºC sobre o nistagmo pós-calórico em pacientes com vestibulopatias periféricas crônicas que apresentam nistagmo espontâneo com olhos fechados. MÉTODOS: 61 pacientes foram submetidos às estimulações com ar a 42, 18 e 10ºC. RESULTADOS: em 42 casos (69,8%) foram encontrados valores anormais de preponderância direcional e/ou de predomínio labiríntico a 42 e 18ºC. A prova a 10ºC apresentou valores de assimetria dentro dos padrões de normalidade em 52,5% dos casos e valores anormais de assimetria em 16,4% (p=0,012), confirmou hiporreflexia unilateral em 11,5% e identificou anormalidades não evidenciadas a 42 e 18ºC em 8,2%. CONCLUSÃO: a estimulação gelada com ar a 10ºC possibilitou retirar a influência do nistagmo espontâneo de olhos fechados sobre o nistagmo pós-calórico em pacientes com vestibulopatias periféricas crônicas.

    Abstract in English:

    PURPOSE: to analyze the effect of air caloric stimulation at 10ºC on the post-caloric responses in patients with chronic peripheral dysfunction who presented spontaneous nystagmus with the eyes closed. METHODS: 61 patients with spontaneous nystagmus with closed eyes were submitted to air caloric stimulation under the following temperatures: 42, 18 and 10ºC. RESULTS: in 42 patients (69.8%), abnormal values of directional preponderance and / or unilateral hypoexcitability were observed following the 42ºC and 18ºC stimulations. For the 10ºC stimulations an asymmetry within normal limits was seen in 52.5% of the patients, while abnormal values were seen in 16.4% (p=0.012). Unilateral hypoexcitability was confirmed in 11.5% of the cases. In 8.2% of the patients there were abnormal findings not evidenced under 42ºC and 18ºC stimulations. CONCLUSION: in patients with chronic peripheral labyrinthine disorders who show spontaneous nystagmus with closed eyes, the 10ºC caloric test makes it possible to remove the influence of the spontaneous nystagmus on the post-caloric responses.
  • Ações educativas com enfoque positivo em programa de conservação auditiva e sua avaliação Audiologia

    Bramatti, Luciana; Morata, Thaís Catalani; Marques, Jair Mendes

    Abstract in Portuguese:

    OBJETIVO: avaliar o conhecimento adquirido pelos trabalhadores de uma empresa frigorífica após uma ação educativa sobre proteção auditiva. MÉTODOS: foram comparadas as atitudes, intenções e comportamentos de proteção da audição adotados por 61 trabalhadores pré e pós-treinamento, avaliando a efetividade das mensagens através do uso de estímulos positivos. Foram utilizados os questionários "Crenças e Atitudes sobre Proteção Auditiva e Perda Auditiva", os quais foram aplicados antes e após a intervenção na forma de treinamento coletivo. RESULTADOS: os escores dos questionários sobre a percepção de suscetibilidade de adquirir uma perda auditiva e a percepção de obstáculos para uma ação preventiva se mostraram associados às variáveis sexo e tempo de empresa; a percepção de severidade das conseqüências de uma perda auditiva associada ao nível de ruído; normas sociais associada ao tempo de empresa, e a auto-eficácia associada ao resultado da audiometria. CONCLUSÃO: o treinamento com enfoque positivo ocasionou mudanças significativas na percepção de benefícios e de obstáculos de uma ação preventiva em comparação ao grupo de trabalhadores que não recebeu treinamento. Esse estudo possibilitará uma intervenção cujo foco será nas áreas consideradas mais deficitárias com a elaboração de propostas e materiais mais específicos e eficazes para os treinamentos que fazem parte do Programa de Conservação Auditiva. O uso de um questionário sobre as crenças e atitudes como o selecionado permite a identificação de temas que necessitam de clarificação em ações educativas.

    Abstract in English:

    PURPOSE: to evaluate the efficacy of an educational intervention on hearing protection in a group of 61 workers at a meat packing company. METHODS: one group of workers participated in a training session that used positive messages; the other group of workers received no intervention. The two versions of the NIOSH "Beliefs and Attitudes on Hearing Loss Prevention" questionnaire were used to assess changes before and after the intervention. Workers who received the training using positive messages showed significant changes in their perception of the benefits and obstacles to preventive action in comparison with the group that did not receive any intervention. RESULTS: the post-test scores for perception of susceptibility to developing a hearing loss and obstacles to preventive actions were significantly associated with gender and tenure; perception of severity of the consequences of a hearing loss was associated with noise level; social norms were associated with tenure; and self-efficacy was associated with audiometric thresholds. CONCLUSION: this study will make easier the development of interventions focused on the areas where workers lack information, and allow for educational materials for hearing loss prevention programs to be appropriately addressed to relevant obstacles. The use of a questionnaire on beliefs and attitudes such as the one selected for this study allows the identification of issues that require clarification in educational interventions.
  • Utilização de uma manobra específica para evitar alterações dos limiares auditivos causadas pelo colabamento do meato acústico externo Audiologia

    Amaral, Luciana Karla Moreira; Ferreira, Flávia Helena Vasconcelos; Dias, Fernanda Abalen Martins

    Abstract in Portuguese:

    OBJETIVO: verificar se a utilização de uma manobra de reposicionamento dos fones em caso de suspeita de colabamento pode alterar os limiares auditivos nas freqüências altas, melhorando-os. MÉTODOS: participaram do estudo 89 indivíduos com idades entre 18 e 35 anos, e que apresentavam diferença maior ou igual a 10 dB NA nos limiares das freqüências de 6000 e 8000 Hz em relação à freqüência de 4000 Hz. Foi realizado o re-teste dos limiares auditivos nas freqüências de 4000, 6000 e 8000 Hz, a partir do reposicionamento dos fones e utilização de manobra específica, que consistiu em orientar o paciente, pedindo ao mesmo que segurasse o fone bem próximo à orelha, sem pressionála, evitando, desta forma, o colabamento do meato acústico externo. RESULTADOS: de acordo com os dados obtidos por meio deste estudo, pôde ser verificada melhora significativa dos limiares auditivos com a utilização da manobra descrita neste estudo em 60,7% dos indivíduos avaliados. CONCLUSÃO: a partir dos resultados, foi possível verificar que o colabamento do meato acústico externo, causado pela pressão dos fones pode interferir nos resultados das audiometrias tonais, bem como foi possível observar a eficácia da manobra descrita neste estudo para minimizar interferência deste fenômeno.

    Abstract in English:

    PURPOSE: to check the use of a maneuver of reposition of the earphones in case of collapse suspicion can alter the hearing thresholds for high frequencies, improving the same ones. METHODS: 89 individuals participated in the study, with age between 18 and 35 years, wich presented larger difference or same to 10 dBNA in the thresholds of the frequencies of 6000 and 8000 Hz in relation to frequency of 4000Hz. Retest of the hearing thresholds was accomplished in the frequencies of 4000, 6000 and 8000 Hz, starting from the reposition of the earphones and use of specific maneuver, that consisted of guiding the patient, asking him to held the earphone very close to the ear, without excessive pressure, avoiding, in this way, the collapse of the external acoustic meatus. RESULTS: in agreement with the data obtained through this study, significant improvement of the hearing thresholds can be verified with the use of the maneuver described in this study in 60.7% of the appraised individuals. CONCLUSION: from the results, it was possible to verify that the collapse of the external acoustic meatus caused by the pressure of the earphones can interfere in the results of the pure tone audiometry, as well as it was possible to observe the effectiveness of the maneuver described in this study to minimize the interference of this fenomenal.
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