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Revista CEFAC, Volume: 12, Número: 1, Publicado: 2010
  • Editorial I

    Bianchini, Esther Mandelbaum Gonçalves
  • Editorial II: sobre a revisão sistemática e a meta-análise na área da fluência

    Pereira, Monica Medeiros de Britto
  • Desempenho em consciência silábica e fonêmica em crianças com desenvolvimento de fala normal e desviante Artigos Originais

    Marchetti, Paula Tavares; Mezzomo, Carolina Lisbôa; Cielo, Carla Aparecida

    Resumo em Português:

    OBJETIVO: comparar o desempenho nas habilidades metafonológicas, no nível silábico e fonêmico, por meio do Protocolo de Tarefas de Consciência Fonológica (Cielo, 2001) entre crianças com desenvolvimento de fala normal e desviante (DFE), com idades entre 4 e 8 anos. MÉTODOS: participaram da pesquisa 49 sujeitos, 26 do GR (grupo de referência) sem DFE, os quais fizeram parte da pesquisa de Cielo (2001) e 23 do GE (grupo de estudo) com DFE. Todos os sujeitos foram submetidos à avaliação fonoaudiológica e da consciência fonológica (CF). RESULTADOS: dos 12 subtestes, envolvendo consciência silábica, em seis (50%) houve diferença estatisticamente significante entre o GE e o GR, confirmando o pior desempenho do GE. Nos 10 subtestes envolvendo as tarefas de consciência fonêmica, em seis (60%) apresentaram diferenças estatisticamente significante. Porém, na análise das médias de acertos observou-se a tendência do pior desempenho do GE em comparação ao GR, em todas as tarefas. Existe uma diferença estatisticamente significante no desempenho de tarefas de CF (segmentação silábica em dissílabas, trissílabas e quadrissílabas; detecção silábica inicial e final; reversão silábica em dissílabas; detecção de fonemas inicial e final; síntese fonêmica com 3, 4, 5 e 6 fonemas) entre crianças com desenvolvimento de fala normal e crianças com DFE. CONCLUSÕES: na análise geral dos dados as crianças com DFE obtiveram pior desempenho nas tarefas de CF do que as crianças com desenvolvimento de fala normal. Somado ao pior desempenho, as crianças do GE também não conseguiram realizar as tarefas de reversão e segmentação fonêmica.

    Resumo em Inglês:

    PURPOSE: to compare the performance in the metaphonological skills at the level of syllabic and phonemic awareness, among children with normal development of speech and children with evolutional phonological disorder (EFD), aged 4 and 8 years. METHODS: 49 subjects took part in the research, being 26 of the RG (reference group) without EFD, who were part of the research by Cielo (2001), and 23 of the SG (study group) with EFD. All the subjects were submitted to speech and language pathologist evaluation and the assessment of the phonological awareness. RESULTS: from the twelve sub-tests involving syllabic awareness, six (50%) presented statistically significant difference between the RG and SG, confirming the worst performance by the SG. In the ten sub-tests involving the tasks of phonemic awareness, six (60%) showed statistically significant differences. However, in the analysis of the averages of the successful results there was a tendency of worse performance by the SG if compared to the RG in all tasks. There is a statistically significant difference in the performance of phonological awareness tasks (syllabic segmentation in two syllables, three syllables and four syllables; initial and final syllables detection; syllabic reversion in two syllables; initial and final phoneme detection; phonemic synthesis with three, four, five and six phonemes) among children with normal development of speech and children with EFD. CONCLUSION: in data general analysis, children with EFD were worst than children with normal speech development in PA tasks. In addition to the worst performance, the children with SG also failed to perform the phonemic reversion and segmentation tasks.
  • Julgamento perceptivo da gravidade do desvio fonológico por três grupos distintos Artigos Originais

    Donicht, Gabriele; Pagliarin, Karina Carlesso; Keske-Soares, Márcia; Mota, Helena Bolli

    Resumo em Português:

    OBJETIVO: comparar a gravidade do desvio fonológico a partir da análise perceptiva de três grupos distintos de julgadoras. MÉTODOS: a pesquisa foi composta de duas amostras, uma julgada, composta por 30 sujeitos com desvio fonológico com idades entre 4:1 e 7:11, e outra julgadora (cinco fonoaudiólogas, cinco leigas e cinco mães). Foi avaliada a fala espontânea das crianças através da narração de três sequências lógicas, as quais foram analisadas pelas julgadoras, acompanhadas por uma grade para marcação da gravidade. Para análise dos dados, foi realizada a Moda das 90 narrativas, possibilitando a análise estatística dos dados através da Análise de Concordância-Kappa. Determinou-se a gravidade do desvio fonológico pelo Percentual de Consoantes Corretas. RESULTADOS: a análise mostrou maior concordância entre os grupos de juízas para os extremos das possibilidades de julgamento (leve e grave), sendo mais difícil o julgamento e classificação da gravidade levemente-moderada e moderadamente-grave. CONCLUSÃO: observou-se maior facilidade dos juízes na identificação e julgamento dos sujeitos com gravidade grave (maior) e leve (menor) na fala. As leigas possuem maior dificuldade para julgar com precisão a gravidade do desvio fonológico do que as mães e fonoaudiólogas.

    Resumo em Inglês:

    PURPOSE: to compare the severity of phonological disorder from the perceptual analysis of three distinct groups of judges. METHODS: the research consisted of two samples, one to be assessed with 30 individuals with phonological disorder with ages between 4:1 to 7:11, and another sample that comprises the judges (five speech therapists, five laypeople and five mothers). We evaluated the spontaneous speech of the children through a three logical sequence narrative to be assessed by the judges, accompanied by a grid where to register the severity level. For data analysis, the mode of 90 pieces of narratives was carried through, making possible the statistical analysis of the data based on Kappa Concordance Analysis. RESULTS: the analysis showed higher concordance level among the groups of judges in the extremes of the possibilities of assessment (mild and severe), being more difficult the judgment of mild-moderate and moderate-severe. CONCLUSION: we observed that it was easier for judges to act in the identification and judgment of those subjects with severe (higher) and mild (lower) speech severities. The laypeople have more difficulty to judge accurately the severity of phonological disorder than mothers and speech therapists.
  • Eficácia terapêutica do programa de remediação fonológica em escolares com dislexia do desenvolvimento Artigos Originais

    Capellini, Simone Aparecida; Sampaio, Maria Nobre; Kawata, Kelssy Hitomi dos Santos; Padula, Niura Aparecida de Moura Ribeiro; Santos, Lara Cristina Antunes dos; Lorencetti, Maria Dalva; Smythe, Ian

    Resumo em Português:

    OBJETIVOS: comparar os achados da avaliação em situação de pré e pós-testagem em escolares com dislexia do desenvolvimento e escolares bons leitores submetidos ao programa de remediação fonológica e verificar a eficácia terapêutica do programa de remediação fonológica em escolares com dislexia do desenvolvimento. MÉTODOS: participaram deste estudo 40 escolares de 2ª a 4ª série de ensino público do município de Marília-SP, de ambos os sexos, na faixa etária de 8 a 12 anos distribuídos em: GI: composto de 20 escolares com diagnóstico interdisciplinar de dislexia do desenvolvimento que foram submetidos a programa de remediação fonológica, GII: composto de 20 escolares sem dificuldades de aprendizagem da rede municipal de ensino público, pareados segundo sexo, faixa etária e escolaridade com os escolares do GI que não foram submetidos aos programas de remediação. Em situação de pré e pós-testagem, todos os escolares foram submetidos à aplicação do Teste de Desempenho Cognitivo-Linguístico nas versões coletiva e individual, seguido de leitura oral e compreensão de textos. RESULTADOS: foram evidenciadas diferenças estatisticamente significantes, indicando que os escolares do GI e GII submetidos ao programa de remediação fonológica apresentaram desempenho superior em situação de pós-testagem em comparação com a situação de pré-testagem para a maioria das habilidades cognitivo-linguísticas avaliadas, incluindo a leitura e compreensão de texto. CONCLUSÃO: o programa de remediação fonológica para crianças com e sem dislexia do desenvolvimento foi eficaz, sugerindo que a habilidade de relação letra-som deve ser utilizada em contexto de sala de aula favorecendo a leitura desses escolares.

    Resumo em Inglês:

    PURPOSES: to compare the findings of pre-test and post-test evaluation in students with developmental dyslexia and good readers submitted to phonological remediation program and to check the therapeutic effectiveness of phonological remediation program in students with developmental dyslexia. METHODS: 40 students of the 2nd to 4th grades of public schools of Marília-SP, both genders, from to 8 to 12-year old took part in this study; distributed in GI: 20 students with the interdisciplinary diagnosis of developmental dyslexia and GII: 20 good readers paired according to gender, age and school level. All students were submitted to the Cognitive-Linguistic Performance Test in the collective and individual version, oral reading and text comprehension. RESULTS: the results showed statistically significant differences indicating that the GI and GII students submitted to phonological remediation program showed higher performance in post-test when compared to pre-test in the most evaluated cognitive-linguistic skills, including reading and text comprehension. CONCLUSION: the phonological remediation program was effective for students with or without developmental dyslexia, suggesting that the sound-letter relation skill should be used in the classroom context in order to improve the reading skills for these students.
  • Consciência metalinguística e a representação da nasalização na escrita do Português Brasileiro Artigos Originais

    Ferreira, Fernanda; Correa, Jane

    Resumo em Português:

    OBJETIVO: examinar a representação da nasalização por crianças na escrita e a influência de habilidades metalinguísticas nesta representação. MÉTODOS: crianças com escolaridade entre o 2º e 5º anos do ensino fundamental realizaram tarefas para avaliação de suas habilidades de análise fonológica (aliteração, subtração e manipulação de fonemas), de consciência morfológica e ditados de palavras que visavam respectivamente a avaliação do conhecimento ortográfico e particularmente o domínio de diferentes contextos e marcadores da nasalização. RESULTADOS: a representação da nasalização para a criança é feita com relativa facilidade para a vogal nasalizada por "n" antes de consoante como pelo ditongo nasal "ão" em substantivos. Porém, os contextos de ocorrência da nasalização que se referem tanto a regularidades de posição como a regularidades de natureza morfossintática apresentam dificuldade para as crianças dos anos iniciais do ensino fundamental, tornando-se relativamente mais fáceis com o progresso na escolaridade. A consciência fonológica e a consciência morfológica correlacionam-se positiva e significativamente com a marcação da nasalização. No entanto, controlada a escolaridade, apenas as tarefas de subtração e manipulação de fonemas contribuem significativamente para a representação da nasalização. CONCLUSÃO: a criança não dá um tratamento uniforme para a nasalização, entendendo que existem marcadores diferentes para os sons nasais e que estes são diferenciados segundo sua posição na palavra, embora não os usem todos de forma convencional. Diferentemente da consciência fonológica, a consciência morfológica não teve uma contribuição independente da escolaridade para a representação da nasalização.

    Resumo em Inglês:

    PURPOSE: to analyze children's representation of nasalization in spelling and the effect of their metalinguistic skills on such representation. METHODS: 2nd-5th graders were given tasks in order to evaluate phonological skills (alliteration, phoneme deletion and spoonerism), morphological awareness and their spelling, in particular, their understanding of the different ways regarding nasal sounds' representation and their usage contexts. RESULTS: it was relatively easy for children to represent nasal cluster (vowel + n) and the nasal diphthong (ão) in nouns. However, they found it difficult to deal with contextual and morphological rules in order to represent nasal segments. Significance and positive correlations were observed between both phonological and morphological awareness and the spelling of nasal sounds. However, after controlling the schooling, only phonological tasks (deletion and spoonerism) had a significant contribution for nasalization representation. CONCLUSION: children do not usually have a uniform manner to represent nasal sounds. They understand that nasalization has different ways to be represented and usage contexts, although they are not able to use all of them appropriately. Differently from phonological skills, morphological awareness did not show an independent contribution to the representation of nasalization after controlling the schooling.
  • Análise da produção de sentidos em narrativas de afásicos participantes de grupo de convivência Artigos Originais

    Albuquerque, Aluísia Guerra; Costa, Maria Lúcia Gurgel da; Sena, Ester Feijó Correia de; Luz, Lívia Maria da Silva

    Resumo em Português:

    OBJETIVO: analisar os sentidos discursivos observados na fala de afásicos participantes de um grupo de convivência. MÉTODOS: o estudo foi realizado no Departamento de Fonoaudiologia da Universidade Federal de Pernambuco, onde foi formado o grupo de convivência de afásicos, constituído de seis sujeitos afásicos e cinco não-afásicos. Para o desenvolvimento das atividades do estudo, os encontros foram gravados e posteriormente transcritos, seguindo o sistema padronizado do NURC (Norma Universal de Transcrição), e em seguida realizada a análise. RESULTADOS: através das transcrições, foi possível encontrar os temas comuns e recorrentes ao discurso de afásicos, foram eles: incapacidades; lembranças e conhecimentos; memórias e épocas da vida; família; religião; trabalho e doenças/acidente vascular cerebral. Os temas de maior prevalência e iniciados pelos afásicos foram sobre as incapacidades, doenças e causas do acidente vascular cerebral, principalmente as alterações linguísticas. Verificou-se que o discurso desses sujeitos, independentemente das alterações que apresentaram, está impregnado de sentidos verdadeiros, que se produzem em decorrência da interação social entre os interlocutores, sujeitos ativos nessa troca de informações e constituídos de ideologia e história. CONCLUSÃO: pode-se observar que, mesmo possuindo um discurso reduzido, os afásicos apresentaram comportamentos e tentativas de interação com o outro, estabelecendo processos de significação.

    Resumo em Inglês:

    PURPOSE: to analyze the discursive meanings observed in the speech of aphasic subjects in a coexistence group. METHODS: the study was conducted at the Speech Therapy department, from Universidade Federal de Pernambuco, where the aphasic coexistence group was formed, constituting by six aphasic subjects & five non - aphasic. For developing this study's activities, the discussions were recorded and later transcribed, according to the standardized system: NURC (Universal Standard of Transcription), and then we performed the analysis. RESULTS: through the transcripts, it was possible to find the common and the recurring themes of the aphasic speech. They were: disability; memories and knowledge, memories and life phases, family, religion, labor and disease/VEA (Vascular Encephalic Accident).The most common themes initiated by the aphasic subjects were about disabilities, diseases and VEA causes, especially about the linguistic changes. It was found that these subjects' speech, regardless of the changes and problems that they have or have had, is full of real meanings, which are produced as a result of the interaction between the social partners, who are active subjects, on this information exchange, and who are constructed by and ideology and a history. CONCLUSION: we can see that, even having a reduced or limited speech, the aphasic subjects had behaviors and attempts or efforts to interact with the others, building meaning processes.
  • Intersubjetividade mãe-filho na experiência com comunicação ampliada e alternativa Artigos Originais

    Cesa, Carla Ciceri; Ramos-Souza, Ana Paula; Kessler, Themis Maria

    Resumo em Português:

    OBJETIVO: escutar a percepção materna sobre a introdução e uso da prancha de comunicação ampliada e alternativa na clínica de linguagem da paralisia cerebral. MÉTODOS: foram realizadas entrevistas com um roteiro semi-dirigido e através da coletânea de narrativas foram criadas categorias de análise a partir de três pontos norteadores: a) a constituição da função materna e seu exercício junto ao sujeito com paralisia cerebral; b) a interação dialogal sob a ótica bakhtiniana; e c) os efeitos da clínica de linguagem na função materna e no diálogo das mães com seus filhos. RESULTADOS: os resultados indicam diferentes tipos de uso do recurso na díade mãe-filho, tendo relação com a qualidade do exercício da função materna e a forma de apresentação do recurso ao usuário e a sua família. Quando a concepção de linguagem com a qual é implementado o recurso não inclui a família, nem considera o exercício da função materna, os resultados na sua generalização e manutenção são precários. Nos casos em que houve o debate sobre o uso familiar da prancha, o processo de intersubjetividade do sujeito sem oralidade foi favorecido o uso e a generalização foram ampliados. CONCLUSÃO: conclui-se que a concepção de linguagem dialógica de Bakhtin, atravessada pela psicanálise, permite uma abordagem mais eficaz do recurso comunicativo investigado.

    Resumo em Inglês:

    PURPOSE: to analyze the maternal perception on the introduction and use of alternative and augmentative communication boards in cerebral palsy language clinic. METHODS: semi-structured interviews were conducted and used to created analysis categories based on three guiding aspects: a) the constitution of maternal function and its execution with individuals with cerebral palsy; b) dialogic interaction under Bakhtinian perspective; and c) the effects of language clinic on the maternal role and on the dialogue between mothers and their children. RESULTS: the results indicate different types of resource usage in the mother-child dyad, which are related to the quality of the maternal role and to the form of presenting the resource to users and their family. When the conception of language with which the resource is implemented does not include the family or consider the exercise of maternal role, the results in its generalization and maintenance are precarious. In cases where there was a debate on family use of the communication board, favoring the process of intersubjectivity between subjects without orality and their family, use and generalization were increased. CONCLUSIONS: it may be concluded that Bakhtin conception on dialogic language crossed by psychoanalysis allows for a more efficacious approach as for the probed communicative device.
  • Medidas orofaciais em adolescentes do estado do Rio de Janeiro segundo a tipologia facial Artigos Originais

    Guedes, Sheila Pereira de Castro; Teixeira, Bárbara Veiga; Cattoni, Débora Martins

    Resumo em Português:

    OBJETIVO: verificar se há diferença entre as medidas orofaciais segundo o tipo facial. MÉTODOS: 39 adolescentes leucodermas entre 15 e 17 anos, de ambos os sexos, com dentição permanente e sem queixa ou histórico de tratamento fonoaudiológico. Utilizando um paquímetro digital CE ELECTRONIC mensurou-se a altura do lábio superior, inferior e filtro, terços superior, médio e inferior da face, assim como distância entre canto externo do olho e comissura labial em ambos os lados. RESULTADOS: considerando a variável tipologia facial houve diferença para a altura do lábio superior, filtro e terços superior e inferior da face. Não se observou diferença entre os tipos faciais para as medidas de altura do lábio inferior, terço médio da face e distância do canto externo do olho à comissura labial, em ambos os lados. CONCLUSÃO: na amostra estudada, a altura de lábio superior foi maior no dolicofacial que no mesofacial, a altura do filtro foi maior no dolicofacial que no braquifacial, o terço superior da face foi maior no mesofacial que nos demais tipos e o terço inferior foi maior no dolicofacial que no braquifacial.

    Resumo em Inglês:

    PURPOSE: to check if there is any difference among the orofacial measurements, according to the facial typology. METHODS: 39 leukoderm teenagers, aged between 15 -17-year old of both genders, with permanent dentition and with no history of speech and swallowing disorders or treatment. Using a digital instrument (CE ELECTRONIC), measures we carried out concerning length of the upper and lower lip and philtrum, thirds of the face as well of the sides of the face measures. RESULTS: considering the facial topology variable, there was a difference as for the length of the upper lip and philtrum and superior and inferior thirds of the face according to the facial type. We did not observe difference among the facial types as for the length of the lower lip and middle thirds of the face and the measures on both sides of the face. CONCLUSION: in the studied sample, the length of upper lip was bigger in the long face than in the medium face, the length of the philtrum was bigger in the long face than in the short face, the superior thirds of the face was bigger in the medium face than in the others types and inferior thirds was bigger in the long face than in the short face.
  • Protocolo para controle de eficácia terapêutica em disfagia orofaríngea neurogênica (PROCEDON) Artigos Originais

    Silva, Roberta Gonçalves da; Jorge, Adriana Gomes; Peres, Fernanda Matias; Cola, Paula Cristina; Gatto, Ana Rita; Spadotto, André Augusto

    Resumo em Português:

    OBJETIVO: apresentar uma proposta para o controle de eficácia terapêutica em disfagia orofaríngea neurogênica. MÉTODOS: o protocolo foi proposto em concordância com a literatura atual e aplicado em um indivíduo pós-acidente vascular encefálico (AVE) isquêmico à direita, comprovado por tomografia computadorizada, com disfagia orofaríngea grave crônica, gênero masculino, 66 anos, apresentando aspiração laringotraqueal e em uso de sonda nasoentérica exclusiva pré-fonoterapia. Para controle da eficácia terapêutica do programa de reabilitação fonoaudiológica foi aplicado, pré e pós-fonoterapia, a classificação do grau de comprometimento da disfagia orofaríngea, Functional Oral Intake Scale (FOIS), a avaliação videofluoroscópica da deglutição com medida do tempo de trânsito faríngeo (TTF) da deglutição por meio de software e da percepção do indivíduo. RESULTADOS: na pré-fonoterapia verificou-se disfagia orofaríngea grave, FOIS nível 1, presença de aspiração laringotraqueal para mais de uma consistência e tempo de trânsito faríngeo de 13 segundos. Após fonoterapia verificou-se disfagia orofaríngea moderada, FOIS nível 5, ausência de aspiração laringotraqueal e TTF de 4 segundos. CONCLUSÃO: o protocolo proposto foi capaz de avaliar a eficácia da reabilitação na disfagia orofaríngea neurogênica neste indivíduo pós-acidente vascular encefálico, tanto para mensurar as mudanças ocorridas na fisiopatologia da deglutição quanto na ingestão oral e na percepção do indivíduo. Outros estudos com populações distintas são necessários, sendo que novas propostas devem ainda refletir a inclusão da condição nutricional e pulmonar do indivíduo no controle de eficácia em disfagia orofaríngea.

    Resumo em Inglês:

    PURPOSE: to submit a proposal for efficacy control in neurogenic oropharyngeal dysphagia. METHODS: the protocol was proposed in accordance with other researches and applied in one post-stroke individual, with right-hemispheric lesion confirmed by computed tomography, with oropharyngeal dysphagia, male gender, 66-year old, with laringotraqueal aspiration and using nasogastric feeding tube before swallowing therapy. In order to control the therapy effectiveness in pre- and post-swallowing therapy, the following procedures were applied: classification of severity degree for oropharyngeal dysphagia, functional oral intake scale (FOIS), videofluoroscopic evaluation of swallowing with additional swallowing pharyngeal transit time evaluation using a specific software and individual perception. RESULTS: before swallowing therapy, severe oropharyngeal dysphagia, FOIS level 1, presence of laryngotracheal aspiration, and 13 seconds of pharyngeal transit time were found. After swallowing therapy, moderate oropharyngeal dysphagia, FOIS level 5, absence of laryngotracheal aspiration, and 4 seconds of pharyngeal transit time were found. CONCLUSION: the proposed protocol could measure changes, both for pathophysiology of swallowing as well as for oral ingestion of the individual. We believe that it is still necessary to include nutritional and lung status of the individual in efficacy control of oropharyngeal dysphagia.
  • Comportamento dos músculos cervicais em indivíduos com fala esofágica e laringe artificial Artigos Originais

    Santos, Cristina Bellini dos; Caria, Paulo Henrique Ferreira; Tosello, Darcy de Oliveira; Bérzin, Fausto

    Resumo em Português:

    OBJETIVO: avaliar através da eletromiografia de superfície o comportamento dos músculos esternocleidomastóideo e paraespinhais cervicais bilateralmente em pacientes que se comunicam por meio da fala esofágica e laringe artificial, para determinar se o tipo de voz utilizada altera o comportamento dos músculos cervicais. MÉTODOS: foram avaliados dez voluntários (duas mulheres e oito homens), idade média de 49,7 anos, com laringectomia total, tempo de pós-operatório médio de 2,6 anos, com limitação dos movimentos do pescoço, divididos em dois grupos: grupo 1: cinco voluntários (laringe artificial); grupo 2: cinco voluntários (voz esofágica); grupo 3 controle (sete voluntários). RESULTADOS: na fonação não houve alteração no padrão de ativação muscular dos indivíduos que utilizam a voz esofágica e a laringe artificial, com relação ao grupo controle. No entanto, na condição de repouso houve diferença significativa, comparando-se os valores médios de Root Mean Square dos grupos 1 e 2 com o grupo 3, para o músculo esternocleidomastóideo direito e para os músculos paraespinhais cervicais direito. CONCLUSÃO: o tipo de opção vocal não interferiu no padrão de ativação muscular durante a fonação, bem como não existiu diferença no padrão de ativação muscular na fonação dos voluntários quando comparados a indivíduos sem intercorrências no aparelho fonador.

    Resumo em Inglês:

    PURPOSE: to evaluate by the surface electromyography the behavior of the sternocleidomastoid and cervical paraspinalis muscles, bilaterally in patients who use esofagic and artificial larynx as alternative to talk and to determine if these conditions modify the cervical muscles behavior. METHODS: ten volunteers were evaluated (two women, eight men), with average age: 49. 7 years, with total laryngectomy, average time of postoperative: 2.6 years, with neck movements limitation, divided in two groups: group 1 with five volunteers (artificial larynx); group 2 with five volunteers (esofagic voice); and group 3 control (seven volunteers). RESULTS: there was no significant difference in the muscular activation pattern during phonation in individuals with esofagic voice and the artificial larynx compared to the control group, however, in the rest condition, there was a significant difference comparing the average values of Root Mean Square (RMS) of groups 1 and 2 with group 3, for the right sternocleidomastoid muscle and the right cervical paraspinalis muscles. CONCLUSION: the vocal option did not interfere on the muscular activation pattern during the phonation, as well as there was no difference in the muscular activation pattern comparing the experimental groups with the control group.
  • Eletromiografia de superfície em pacientes portadores de paralisia facial periférica Artigos Originais

    Bernardes, Daniele Fontes Ferreira; Gomez, Maria Valéria Schmidt Goffi; Bento, Ricardo Ferreira

    Resumo em Português:

    OBJETIVO: estudar a atividade eletromiográfica dos músculos frontal, orbicular dos olhos, zigomáticos, orbicular da boca em indivíduos normais e pacientes portadores de paralisia facial e o índice de simetria entre os dois lados da face. MÉTODOS: foram avaliados por meio da eletromiografia de superfície, seis indivíduos sem histórico de alteração na musculatura facial e seis pacientes com paralisia facial periférica. Para a avaliação eletromiográfica foram solicitados os seguintes movimentos (ao esforço máximo): elevação da testa, fechamento de olhos, protrusão labial e retração labial. RESULTADOS: encontrou-se que em indivíduos normais a média dos potenciais eletromiográficos para ambos os lados da face é semelhante, demonstrando que a integridade do nervo facial é fundamental para o equilíbrio da mímica facial. Nos pacientes com paralisia facial a média dos potenciais eletromiográficos para ambos os lados da face é significativamente diferente (evidenciando a falta de inervação neural). CONCLUSÃO: os resultados eletromiográficos mostraram diferença estatisticamente significante entres os dois lados da face nos indivíduos normais e nos pacientes com paralisia facial.

    Resumo em Inglês:

    PURPOSE: to study the surface electromyographic activity of frontal, orbicular occuli, orbicular oris and zigomatycs muscles in normal subjects and in peripheral facial paralysis patients. METHODS: six volunteers with no facial paralysis history as well as six peripheral facial paralysis patients were evaluated with electromyography using superficial electrodes. Maximum effort muscle activity and symmetry index were measured for the voluntary movements such as: raising eyebrows, eyes closing, smiling, puckering lips. RESULTS: it was found out that in normal subjects the muscle activity values were similar between the two sides of the face, showing that the facial nerve integrity is fundamental to the balance of facial mimics. In facial paralysis patients, the mean electromyographic values for both sides of the face were significantly different (evidencing the lack of facial nerve information to the muscles). CONCLUSION: the electromyographic results showed a statistically significant difference between the two sides of the face in the normal subjects and in facial paralysis patients.
  • Prevalência de disfonia em professores do ensino público estadual afastados de sala de aula Artigos Originais

    Provenzano, Lucia Cristina Fernandes Antunes; Sampaio, Tânia Maria Marinho

    Resumo em Português:

    OBJETIVO: identificar a prevalência da disfonia, gerando afastamento de sala de aula, em docentes do Ensino Médio da Rede Estadual de Educação. MÉTODOS: foi realizado um levantamento exploratório de prontuários médicos de professores afastados de sala de aula, durante os anos de 2005 e 2006, registrados na Superintendência Central de Perícias Médicas e Saúde Ocupacional do Estado do Rio de Janeiro. De uma amostra total de 554 professores lecionando durante o período analisado, foram pesquisados 130 prontuários de docentes licenciados por diversos diagnósticos, procurando-se identificar os afastamentos com diagnóstico médico de disfonia. RESULTADOS: evidenciou-se que, apesar das elevadas taxas de prevalência de sinais e sintomas vocais negativos entre os professores relatados em outras pesquisas, apenas 6,9% afastaram-se de sala de aula por disfonia. Os resultados possibilitam, ainda, reflexões acerca da relação existente entre voz, corpo, respiração e emoção, no contexto da docência. CONCLUSÃO: conclui-se que mesmo a disfonia sendo um problema frequente no trabalho docente, pouco se conhece sobre os dados oficiais de professores afastados de sala de aula por esse comprometimento. Torna-se necessário maior número de pesquisas para que os responsáveis por decisões políticas, sejam alertados e sensibilizados quanto à importância do assunto, em termos sociais e econômicos para o País. Ressalta-se a necessidade de que o trabalho fonoaudiológico desenvolvido com os professores tenha cunho transdisciplinar, e que, de forma intersetorial e harmônica, programas e políticas de prevenção e promoção da saúde vocal possam ser oferecidos à classe docente.

    Resumo em Inglês:

    PURPOSE: to identify the prevalence of the vocal dysfunction which caused medical leave among high school teachers from the "State Education System". METHODS: a survey was conducted analyzing school teachers' medical reports who were licensed for medical leave in 2005 and 2006 which were registered in the "Central Superintendence of Medical Expert Reports and Occupational Health of the State of Rio de Janeiro". From 554 school working teachers in the above-mentioned period, 130 medical reports were analyzed and on a leave because of several vocal dysfunctions diagnostics, trying to identify the medical leaves arising from vocal dysfunction. RESULTS: it was clear that despite of the high prevalence rate of the negative vocal sign symptoms among school teachers, just 6.9% were on a leave due to vocal dysfunction. The results also allow for reflections on the relation amongst voice, body, breathing and emotion in the teaching world. CONCLUSION: it may be concluded that even when dysphonia usually a problem in the educational work, we know very little on official data concerning teachers who are licensed for medical leave. More research is required for the ones who are responsible for policy decisions, to be aware and sensible to the importance of the issue, for the country, in social and economics terms. We emphasize the need for speech therapist work development among school teachers to be a multidisciplinary job, with prevention programs and policies that are very important to implement and also to promote vocal health programs that may be offered to school teachers.
  • Riscos ocupacionais à saúde e voz de professores: especificidades das unidades de rede municipal de ensino Artigos Originais

    Servilha, Emilse Aparecida Merlin; Ruela, Isabela de Sousa

    Resumo em Português:

    OBJETIVO: comparar as condições de trabalho, saúde e voz em professores de diferentes escolas municipais. MÉTODOS: participaram 165 professores, média de 37 anos, casados, predomínio de mulheres e escolaridade superior da rede municipal de ensino de uma cidade do estado de São Paulo, que responderam ao questionário proposto por Ferreira et al (2003), abrangendo questões sócio-demográficas, situação funcional, aspectos vocais e de saúde. As respostas dos docentes foram separadas por unidade escolar e submetidas à análise estatística. RESULTADOS: constatou-se diferença significante entre as escolas quanto à presença de local para descanso, fiscalização constante e facilidade para se ausentar da sala de aula, número de alunos por classe (<0,001), ruído (0,002), iluminação (<0,001), limpeza (0,001), higiene nos sanitários (0,002), poeira (0,001), tamanho da sala (0,020), suficiência de espaço em classe (0,005), comprometimento dos funcionários com a manutenção da escola (0,033) e temperatura (<0,001). As menções de alteração vocal variaram de 76,47% a 40%, sem significância nos professores das diferentes escolas. Os problemas de saúde foram diversificados com diferença significante apenas para incômodo a sons (0,036). CONCLUSÃO: há riscos ocupacionais específicos relacionados à organização e ambiente de trabalho, nas distintas unidades escolares, que interferem na voz e saúde dos docentes, cujo desvelamento subsidia o gestor na implantação de ações contextualizadas, visando promover ambiente saudável para toda comunidade escolar.

    Resumo em Inglês:

    PURPOSE: to compare the work, health and voice conditions of teachers from different city schools. METHODS: 165 teachers took part, mean age 37, married, predominance of women and university degree, from the city school system of a city from the state of São Paulo, who answered to the questionnaire proposed by Ferreira et al (2003), covering socio-demographic topics, functional situation, vocal and health aspects. The teachers' answers were separated by scholar unit and submitted to a statistical analysis. RESULTS: there was a significant difference among schools as for the presence of restrooms, constant surveillance and the ease of leaving the classroom, number of students per classroom (<0.001), noise (0.002), lightning (<0.001), cleaning (0.001), toilets' hygiene (0.002), dust (0.001), classroom size (0.020), space sufficiency in classrooms (0.033) and temperature (<0.001). The mentioning of vocal alteration varied from 76.47% to 40%, with no significance for teachers from different schools. The health problems were diversified with significant difference only to sound nuisance (0.036). CONCLUSION: there are specific occupational risks related to organizational and work environment in distinct scholar units that interfere in the docents' voice and health. By having this information the manager can implement contextualized initiatives in order to promote a healthy environment for all the scholar community.
  • Emissões otoacústicas evocadas transientes em recém-nascidos a termo e pré-termo Artigos Originais

    Melo, Ana Dolores Passarelli de; Alvarenga, Kátia de Freitas; Modolo, Daniela Jovel; Bevilacqua, Maria Cecília; Lopes, Andréa Cintra; Agostinho-Pesse, Raquel Sampaio

    Resumo em Português:

    OBJETIVO: analisar a amplitude absoluta e nível de Response das emissões otoacústicas evocadas transientes em recém-nascidos pré-termo e a termo. MÉTODOS: participaram deste estudo 50 recém-nascidos a termo e 50 pré-termo, os quais foram submetidos à triagem auditiva neonatal por meio da pesquisa das emissões otoacústicas evocadas transientes, realizada entre 24 horas e 11 semanas de vida. Todos os recém-nascidos apresentaram presença de emissões otoacústicas evocadas por clique no teste da triagem auditiva neonatal. RESULTADOS: não houve diferença estatisticamente significante da amplitude e nível de Response entre os recém-nascidos a termo e pré-termos. Não houve correlação significante entre os fatores prematuridade, idade do recém-nascido no teste e tempo de estimulação auditiva com os resultados obtidos. CONCLUSÃO: as emissões otoacústicas evocadas transientes registradas em recém-nascidos a termos e pré-termos apresentam semelhante amplitude absoluta e nível de Response.

    Resumo em Inglês:

    PURPOSE: to analyze the absolute amplitude and response level of transient evoked otoacoustic emissions in preterm and full-term newborns. METHODS: 50 full-term and 50 preterm newborns took part in the study. They underwent newborn hearing screening, through research of transient evoked otoacoustic emissions, performed between 24 hours and 11 weeks of life. All newborns showed transient evoked otoacoustic emissions in the newborn hearing screening test. RESULTS: no statistically significant difference of amplitude and response level was found between the full-term and preterm newborns. There was no significant correlation among factors such as prematurity, age of newborn at test and time of hearing stimulation with the results obtained. CONCLUSION: transient evoked otoacoustic emissions recorded in full-term and preterm newborns showed similar absolute amplitude and Response level.
  • Triagem auditiva neonatal universal: índice de efetividade no reteste de neonatos de um hospital da rede pública de Campinas Artigos Originais

    Berni, Paloma Savioli; Almeida, Elizabeth Oliveira Crepaldi de; Amado, Bárbara Carolina Teixeira; Almeida Filho, Nelson de

    Resumo em Português:

    OBJETIVOS: conhecer o índice de bebês avaliados na Triagem Auditiva Neonatal Universal de um hospital da rede pública de Campinas - São Paulo que concluíram o processo diagnóstico tendo falhado no teste de Emissões Otoacústicas Evocadas Transientes. MÉTODOS: a amostra é composta por 1146 protocolos de bebês avaliados no Programa de Triagem Auditiva Neonatal Universal desse hospital, no período de julho de 2007 a abril de 2008. RESULTADOS: a Triagem Auditiva Neonatal Universal mostrou efetividade de 69,4%, porém, a partir do reteste dos bebês que falharam, o índice de sucesso no seguimento cai acentuadamente. Do total da amostra, 11 bebês apresentaram suspeita de perda auditiva, dos quais quatro apresentaram alteração. CONCLUSÃO: os dados sugerem a necessidade de aperfeiçoamento do programa.

    Resumo em Inglês:

    PURPOSE: to know the index of babies who failed in the EOAET diagnosis process in the Universal Neonatal Auditory Scan Program of an public hospital in Campinas, São Paulo, Brazil. METHODS: the sample is composed of 1146 protocols of babies evaluated in the Universal Neonatal Auditory Scan Program in this hospital, in the period of July 2007 to April 2008. RESULTS: Universal Neonatal Auditory Scan presented effectiveness of 69.4%, although the retest of the babies that failed in the EOAET diagnosis have shown that the success in the follow up process goes down significantly. From the total of the sample, 11 babies were suspected to have auditory loss and four had some alteration. CONCLUSION: data suggesting that the program needs to be improved.
  • Perfil dos pacientes atendidos no setor de fonoaudiologia de um serviço público de Recife - PE Artigos Originais

    Barros, Percy Maria de Lima; Oliveira, Priscila Nogueira de

    Resumo em Português:

    OBJETIVO: traçar o perfil dos pacientes cadastrados e atendidos pelo setor de Fonoaudiologia de um serviço público de Recife. MÉTODOS: o estudo foi realizado a partir da coleta e análise dos dados referentes à origem do encaminhamento, faixa etária, gênero, queixas fonoaudiológicas de crianças, adolescentes, adultos e idosos, colhidos das fichas das entrevistas iniciais. A amostra foi constituída por todos os indivíduos cadastrados no setor de Fonoaudiologia de um serviço público da cidade de Recife, no período de julho de 2007 a maio de 2008. RESULTADOS: dos 251 pacientes atendidos, 12 foram excluídos da pesquisa, três destes obtiveram alta fonoaudiológica e nove não apresentavam os dados completos. Das fichas analisadas, houve um maior número de encaminhamento realizado por Pediatras (25%), em seguida Otorrinolaringologista (16%) e Clínico Geral (10%), sendo a maioria do sexo masculino (61%), com idade entre 0 a 11 anos de idade. De acordo com as queixas, as mais freqüentes foram de desvio fonológico (14%), seguidos de atraso de linguagem (11%), disfluência (10%) e respirador oral (8%). Em relação ao número de queixas apresentadas, 72% apresentaram uma queixa, 25% duas queixas e 2 % três queixas associadas. CONCLUSÕES: o perfil atendido no setor de fonoaudiologia de um serviço público da cidade de Recife, apesar de ser variado, é em sua maioria do sexo masculino, encaminhado por pediatras, com alteração de voz e idade entre 0 a 11 anos, apresentando frequentemente uma única queixa fonoaudiológica.

    Resumo em Inglês:

    PURPOSE: to delineate the profile of patients registered and attended by a Speech Therapy sector in a public service at Recife. METHODS: the study was conducted from the collection and analysis of data concerning the origin of referral, age, gender, speech complaints of children, adolescents, adults and elderly, collected from the records of initial interviews. The sample consisted of all individuals registered in the sector of Speech Therapy in a public service at the city of Recife, from July 2007 to May 2008. RESULTS: from 251 patients attending the sector of Speech Therapy in a public service at Recife, 12 were excluded from the search because three were discharged and nine have not had full data. In the tested records, there was a greater number of referral performed by Pediatricians (25%), then Otorhinolaryngologist (16%) and General Clinical (10%), with the majority of males (61%), aged from 0 to 11-year old. According to the complaints, the most frequent was phonological diversion (14%), followed by language delay (11%), disfluency (10%) and oral respirator (8%). Regarding the number of complaints, 72% had one complaint, 25% had two complaints and 2% had three associated complaints. CONCLUSIONS: this research showed that the profile seen in the sector of spech therapy of a public service in the city of Recife, although varied, is mostly male, guided by pediatricians, with change of voice, age from 0 to 11-year old, often featuring a single speech therapy complaint.
  • Os distúrbios fonoarticulatórios na síndrome de Down e a intervenção precoce Artigos De Revisão

    Barata, Lívia Fernandes; Branco, Anete

    Resumo em Português:

    TEMA: a criança com Síndrome de Down apresenta um atraso na aquisição e desenvolvimento dos aspectos fonoarticulatórios, atraso este, que tem sido atribuído a características físicas e ambientais que influenciam negativamente no processo de desenvolvimento. Caracterizar os aspectos fonoarticulatórios dos sujeitos com Síndrome de Down pode proporcionar uma melhor compreensão das alterações abordadas na reabilitação em suas diversas modalidades e contribuir na evolução terapêutica. Por esta razão decidiu-se focar com maior profundidade em um dos aspectos mais importantes da comunicação, a fonoarticulação. OBJETIVO: caracterizar as alterações fonoarticulatórias encontradas em indivíduos portadores da Síndrome de Down, por meio de uma revisão bibliográfica, enfocando a importância da intervenção precoce frente a tais circunstâncias. CONCLUSÃO: a falta de estimulação e o encaminhamento tardio irão interferir no desenvolvimento fonoarticulatório, assim, por meio da intervenção precoce, será possível a obtenção de melhores resultados, fazendo com que grandes problemas tornem-se alterações mínimas.

    Resumo em Inglês:

    BACKGROUND: children with Down's Syndrome show a retard in language acquisition and develop inarticulateness distress. This delay has been attributed to the physical and environmental characteristics that have a negative impact on the development process. Characterizing articulation aspects of subjects with Down Syndrome may provide a better understanding of the changes addressed in rehabilitation in their different ways and contribute to the development therapy. For this reason, we decided to focus in greater depth in one of the most important communication aspects, the articulation. PURPOSE: characterize the inarticulateness distress found in subjects with Down Syndrome by means of a literature review, focusing on the importance of early intervention before such circumstances. CONCLUSION: lack of stimulation or late treatment will affect the development phonoarticulatory, thus, through early intervention it will be possible to obtain better results, causing major problems to become minimal disturbances.
  • Alterações auditivas e fenilcetonúria: uma revisão sistemática Artigos De Revisão

    Mancini, Patrícia Cotta; Starling, Ana Lúcia Pimenta; Alves, Cláudia Fernanda Tolentino; Martins, Thaís Maria da Mata; Iório, Maria Cecília Martinelli

    Resumo em Português:

    TEMA: a fenilcetonúria é uma doença genética que provoca alterações bioquímicas conduzindo a uma deficiência na síntese de proteínas e de neurotransmissores, e prejudicando o processo de mielinização. Mudanças estruturais e funcionais da mielina podem alterar os padrões de condutividade neuronal e ou diminuir a conexão sináptica em indivíduos com fenilcetonúria. Essencialmente, um tratamento dietético deve ser realizado dentro das primeiras semanas de vida para evitar as manifestações clínicas e bioquímicas da doença. Quando a dieta é mantida ininterruptamente, as crianças com fenilcetonúria apresentam desenvolvimento normal. Porém, foram observados déficits em funções executivas, na interação inter-hemisférica, na linguagem e memória mesmo em crianças com tratamento precoce e dieta adequada. Algumas pesquisas foram realizadas para investigação da relação entre fenilcetonúria e alterações auditivas. OBJETIVO: rever de forma sistemática os artigos científicos dedicados à pesquisa da relação entre alterações auditivas e hiperfenilalaninemias, destacando a fenilcetonúria clássica. As referências bibliográficas foram obtidas por meio de pesquisa nas bases de dados Lilacs, Medline, Biblioteca Cochrane e Scielo e por busca na lista de referência dos artigos identificados e selecionados. CONCLUSÃO: conclui-se que a relação entre hiperfenilalaninemias, incluindo a fenilcetonúria, e alterações auditivas ainda é controversa na literatura. Sugere-se a realização de mais investigações sobre a função auditiva nesses indivíduos a fim de elucidar essa possível relação.

    Resumo em Inglês:

    BACKGROUND: phenylketonuria is a genetic disorder that causes biochemical alterations, leading to a deficiency in the synthesis of proteins and neurotransmitters and thereby hindering the myelination process. Structural and functional changes in myelin can alter neural conductivity patterns and or reduce synaptic connection in individuals with phenylketonuria. Essentially, a dietary treatment should be implemented in the first weeks of life in order to avoid clinical and biochemical manifestations of the disease. When diet is continually maintained, children with phenylketonuria show normal development. However, deficits in executive functions, interhemispherical interaction, language and memory have been observed even in children with early treatment and appropriate diet. Some researches were carried out for investigating the relationship between phenylketonuria and alterations in the hearing function. PURPOSE: to systematically review articles dedicated to the research of relationship between hearing disorders and hyperphenylalaninaemias, highlighting the classic phenylketonuria. The bibliographical references were obtained through research in the databases: Lilacs, Medline, Cochrane Library and Scielo and through search in the reference list of the identified and selected articles. CONCLUSION: the relationship among hyperphenylalaninaemias, including phenylketonuria, and hearing alterations is still controversial in the literature. It is suggested that more investigations as for the hearing function are necessary on those individuals in order to elucidate this possible relationship.
  • Processamento auditivo em idosos: implicações e soluções Artigos De Revisão

    Buss, Leonardo Henrique; Graciolli, Lílian Seligman; Rossi, Angela Garcia

    Resumo em Português:

    TEMA: processamento auditivo em idosos. OBJETIVO: estudar, através de uma revisão teórica, o processamento auditivo em idosos, as desordens que o envelhecimento auditivo causam, bem como os recursos para reduzir as defasagens nas habilidades auditivas envolvidas no processamento auditivo. CONCLUSÃO: vários são os desajustes ocasionados pela desordem do processamento auditivo em idosos. É necessária a continuidade de estudos científicos nessa área para aplicar adequadas medidas intervencionistas, a fim de garantir a reabilitação do indivíduo a tempo de minimizar os efeitos da desordem auditiva sobre o mesmo.

    Resumo em Inglês:

    BACKGROUND: auditory processing in elderly. PURPOSE: to promote a theoretical approach on auditory processing in elderly people, the disorders caused by hearing aging, as well as the resources to minimize the auditory aging impairment of the hearing abilities involved in the auditory processing. CONCLUSION: the alterations caused by auditory processing disorder in elderly people are many. It is necessary to continue researching in this field in order to apply adequate interventionist measures, in order to assure the rehabilitation of the individual in time to minimize the effects of the hearing disorder.
  • Intervenção fonológica em crianças com distúrbio específico de linguagem com base em um modelo psicolinguístico Relatos De Caso

    Gahyva, Dáphine Luciana Costa; Hage, Simone Rocha de Vasconcellos

    Resumo em Português:

    TEMA: intervenção fonológica em crianças com Distúrbio Específico de Linguagem, com base em um Modelo Psicolinguístico. PROCEDIMENTOS: participaram do processo de intervenção 4 pré-escolares, de ambos os gêneros, com idade entre 48 e 83 meses. O desempenho psicolinguístico dos sujeitos foi obtido em duas etapas (pré e pós-intervenção), mediante a utilização de instrumentos que avaliam diferentes níveis do processamento da informação: reconhecimento auditivo-fonético, consciência fonológica, codificação/ produção fonológica, memória de trabalho e acesso lexical. O Programa de intervenção teve duração de 4 meses. RESULTADOS: os pré-escolares apresentaram comprometimento em todos os níveis do processamento da informação avaliados (pré-intervenção), revelando que as dificuldades de organização fonológica estavam relacionadas a problemas no processamento receptivo e expressivo. Ao fim do Programa, todos apresentaram melhora no desempenho fonológico. CONCLUSÃO: o uso de procedimentos de avaliação que abordam os diferentes níveis de processamento possibilita a compreensão da natureza dos distúrbios de linguagem e permitem a programação de estratégias mais efetivas para as dificuldades de linguagem.

    Resumo em Inglês:

    BACKGROUND: phonologic intervention for children with Specific Language Impairment, within a Psycholinguistic Model. PROCEDURES: this study involved four pre-school children, aging between 48 to 83 months, that had not been previously submitted to intervention. The psycholinguistic assessment was carried pre and post-intervention, through several instruments that evaluate diverse levels of information processing: auditory-phonetic recognition, lexical access, phonological working memory, phonological awareness, articulation, phonological production. The intervention took 4 months. RESULTS: preschool children showed difficulties in diverse evaluated processing information levels(pre-intervention), showing that the difficulties on phonological organization were related to problems in the receptive and expressive processing. To the end of the Program, all had presented improvement in the phonological performance. CONCLUSION: the use of evaluation instruments being suitable to diverse phonological processing levels propitiates the understanding on the nature of language impairments and the programming of more effective intervention strategies.
  • Síndrome de Sturge-Weber: relato de caso dos achados da avaliação fonoaudiológica Relatos De Caso

    Santos, Sara Virgínia Paiva; Cavalheiro, Laura Giotto

    Resumo em Português:

    TEMA: avaliação fonoaudiológica em síndrome de rara ocorrência. PROCEDIMENTOS: descrever o desempenho apresentado na avaliação fonoaudiológica clínica de uma paciente com diagnóstico genético de Síndrome de Sturge-Weber. Para isso, utilizou-se de avaliação da motricidade e funções orofaciais, das habilidades pragmática e semântica da linguagem oral, processos perceptuais visual e auditivo, funções cognitivas e aplicação do Denver II. RESULTADOS: na avaliação da motricidade orofacial a paciente apresentou anomalias de estruturas ósseas da face, inadequação quanto à morfologia, mobilidade e tônus de todos os órgãos fonoarticulatórios, presença de reflexos de procura e sucção primitivos. Na avaliação das habilidades pragmática e semântica da linguagem oral, processos perceptuais visual e auditivo, funções cognitivas, a paciente apresentou exploração sensoriomotora, com pouca interação e atenção compartilhada e dificuldade de contato de olhos; comunicação predominantemente gestual, não havendo registros de atos comunicativos verbais. Apresentou funções comunicativas de pedido de ação, exclamativa, exploratória e protesto, e grande uso de função não focalizada. A compreensão oral mostrou-se alterada, gestos representativos esporádicos, processos perceptuais funcionais e lateralidade indefinida. No Denver II, falhou nas áreas pessoal-social, linguagem, motor fino e grosseiro. CONCLUSÃO: a paciente apresentou diagnóstico fonoaudiológico de Distúrbio de Linguagem e Disfagia Neurogênica Orofaríngea moderada sendo necessária intervenção fonoaudiológica a fim de maximizar a comunicação, bem como adequar as estruturas e funções motoras orofaciais.

    Resumo em Inglês:

    BACKGROUND: phonoaudiological evaluation of rare occurrence syndrome. PROCEDURES: describe the performance shown in phonoaudiological clinical evaluation of a patient with genetic diagnosis of Sturge-Weber Syndrome. Evaluation of the drive and orofacial functions, semantic and pragmatic skills of oral language, perceptual visual and auditory processes, cognitive functions and test development of Denver II. RESULTS: in the assessment of orofacial drive the patient had abnormalities concerning bone structures of the face, inadequate as for the morphology, mobility and tone of all speech organs, presence of reflections of demand and sucking primitive. In the assessment of skills and Semantic Pragmatic of oral language and Speech, perceptual processes visual and auditory, cognitive functions the patient had sensoriomotor exploitation, with little interaction and shared attention of the patient and difficulty of eye contact; predominantly gestural communication, with no records of verbal communicative acts. The communicative functions of a request for action, exclamatory, exploratory and protest, and great use of non-focused light. Listening proved to be altered, representative gestures were sporadic, processes and perceptual functional laterality undefined. In the test development of Denver II, the patient failed in the areas: personal, social, language, motor fine and coarse. CONCLUSION: the patient showed speech diagnosis of phonoaudiological language and speech disturbance and moderate Oropharyngeal Neurogenic Dysphagia, being required to maximize communication, and adapt the structures and orofacial motor functions.
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