Acessibilidade / Reportar erro
Revista CEFAC, Volume: 12, Número: 6, Publicado: 2010
  • Trabalho científico: uma reflexão

    Bianchini, Esther Mandelbaum Gonçalves
  • Som fricativo sonoro /ℑ/: modificações vocais Artigos Originais

    D'Avila, Helena; Cielo, Carla Aparecida; Siqueira, Márcia do Amaral

    Resumo em Português:

    OBJETIVO: verificar as modificações vocais após a utilização do fricativo sonoro /ž/, em dez mulheres sem alterações vocais/laríngeas. MÉTODOS: foram realizadas medidas acústicas, perceptivo-auditiva, eletroglotografia e auto-avaliação da voz pré e pós-produção da técnica. RESULTADOS: foram estatisticamente significantes: as sensações subjetivas positivas; a maior definição de harmônicos e de formantes, diminuição do ruído, e maior regularidade no traçado. CONCLUSÃO: a técnica promove estabilidade vocal, gerando menor esforço fonatório, maior conforto durante a produção vocal e maior projeção vocal no grupo estudado.

    Resumo em Inglês:

    PURPOSE: verify the vocal modifications that occurred after the utilization of the fricative hearing sound /ž/ in ten adult women that had no vocal laryngeal alterations. METHODS: they passed through a vocal and acoustic evaluation as well as hearing perception, and then they auto-evaluated their voices before and after the technique. RESULTS: statistically significant, namely: positive subjective feelings; spectrograms showing more definition for the harmonic and formants, noise reduction, and more regularity on the trace. CONCLUSION: the technique produced less effort in phonation, more comfort during the vocal production and a more vocal production in the studied group.
  • Análise perceptivo-auditiva e acústica da voz de indivíduos gagos Artigos Originais

    Carrasco, Eliane Regina; Oliveira, Gisele; Behlau, Mara

    Resumo em Português:

    OBJETIVO: análise de desvios vocais em sujeitos com gagueira do desenvolvimento. MÉTODOS: participaram 23 sujeitos adultos, de ambos os sexos, com graus variados de gagueira, de acordo com a Escala de severidade de Yowa. Foi realizada análise perceptivo-auditiva da voz pela escala GIRBAS, com a inclusão de aspectos adicionais, além de análise acústica de parâmetros vocais e leitura espectrográfica. RESULTADOS: qualidade vocal alterada para 13% dos indivíduos, na vogal sustentada, com instabilidade (69,57% em grau leve e 20% em grau moderado) e rugosidade (48,70% em grau leve e 11,30% em grau moderado); alterações na normalidade na fala encadeada, com rugosidade (59,13% em grau leve e 1,74% em grau moderado) e tensão ocasional (46,08% em grau leve e 3,49% moderado). Foi encontrada grande inconsistência nos valores de tempo máximo de fonação intra-sujeito e elevada variabilidade inter-sujeitos. O padrão espectrográfico revelou instabilidade, tanto pela presença de quebra de sonoridade (21,74%), como pela presença de sub-harmônicos (30,43%), variabilidade da freqüência fundamental e qualidade vocal (8,7% para ambas). A análise dos parâmetros acústicos selecionados indicou alteração de shimmer (91,30%) e de jitter (34,78%). CONCLUSÕES: desvios vocais em gagos são discretos, mas evidenciados na tarefa de vogal sustentada, sem relação com o grau de gagueira. As alterações são sugestivas de instabilidade neuromotora no sistema fonoarticulatório.

    Resumo em Inglês:

    PURPOSE: this study aims to assess vocal deviation in individuals with developmental stuttering. METHODS: 23 adults, 9 females and 14 males, with different degrees of stuttering (Yowa Severity Scale) mean age: 31.2 years, ranging from 23 to 45, took part in the study. Perceptual auditory analysis of vocal quality was assessed by means of GIRBAS scale, with the inclusion of extra features; selected acoustic parameters were extracted. RESULTS: vocal quality was deviated in 13% of sustained vowels samples; instability was the most prominent parameter (69.57% mild and 20% moderate deviation), followed by roughness (48.70% mild and 11.30% moderate). For connected speech, roughness was the most altered parameter (59.13% mild and 1.74% moderate), followed by inconsistent tension (46.08% mild and 3.49% moderate). The maximum phonation time measurements were variable both intra and inter-subjects. The spectrographic trace showed instability due to the presence of voice breaks (21.74%), sub-harmonics (30.43%), variable fundamental frequency (8.7%) and/or vocal quality (8.7%). Perturbation measures showed to be deviated, for both shimmer (91.30%) and jitter (34,78%). CONCLUSIONS: vocal deviations are mild in stutters, evidenced at the sustained vowel task, independently of the stuttering degree. Data suggest a phonatory system's neuromotor instability in stutters.
  • Intervenção fonoaudiológica para consultores em um serviço de teleatendimento: bem-estar vocal Artigos Originais

    Moreira, Taís de Campos; Cassol, Mauriceia; Fávero, Samara Regina; Oliveira, Lyssandra Borba; Longaray, Cristiane da Silva; Soares, Midiany de Oliveira; Ramos, Michelle Dourado; Guilherme, Ísis Rauber; Vidor, Deisi; Ferigolo, Maristela; Barros, Helena Maria Tannhauser

    Resumo em Português:

    OBJETIVO: verificar efeitos de um programa de bem-estar vocal aos consultores de um serviço de tele-atendimento para a saúde. MÉTODOS: participaram do estudo 27 consultores do Call Center VivaVoz que foram avaliados pré e pós-treinamento de voz por meio de análise perceptivo-auditiva da qualidade vocal, articulação, velocidade de fala, ressonância, intensidade e freqüência, por meio da emissão de vogais sustentadas e de fala encadeada com contagem de números de 1 à 20 e a emissão dos dias da semana. O registro de voz foi realizado em sistema digital e a escala japonesa GRBAS-I como instrumento de análise. Também foram realizadas a auto-avaliação vocal e o levantamento dos sintomas vocais. Atividades de voz foram divididas em cinco oficinas sobre saúde vocal, técnicas de aquecimento e desaquecimento, articulação e respiração. Análises descritivas e bivariadas foram realizadas, utilizando Teste T para amostras pareadas e Teste de McNemar. RESULTADOS: os resultados pré-intervenção são de que 50% das mulheres e 33% dos homens consultores apresentaram alterações em relação à respiração, 50% das consultoras com alterações na qualidade vocal e 33% dos homens dificuldades em relação à articulação. Após as oficinas, os resultados mostraram melhora da qualidade vocal, do padrão articulatório e da fluência de fala, bem como da satisfação vocal nos relatos dos consultores. CONCLUSÃO: observaram-se mudanças positivas na qualidade do atendimento à população, além da ampliação do conhecimento dos teleatendentes em relação ao uso correto da voz e manutenção do bem-estar vocal.

    Resumo em Inglês:

    PURPOSE: to determine effects of a program of vocal well-being for consultants of a call center for health. METHODS: the study involved 27 consultants of the Call Center VivaVoz who were assessed before and after voice training by analysis of perceptual voice quality, articulation, speech rate, resonance, intensity and frequency through the utterance of sustained vowels and connected speech with counting from 1 to 20 and the issue of the week. Voice recording was done in the digital system and the Japanese scale GRBAS-I as an analytical tool. The study also included self-assessment survey of vocal and vocal symptoms. Activities voice were divided into five workshops on vocal health, techniques for heating and cooling, articulation and breathing. Descriptive and bivariate analysis were performed using t test for paired samples and McNemar test. RESULTS: pre-intervention results are that 50% of women and 33% of male consultants showed changes related to breathing, 50% of consultants with changes in vocal quality and 33% of men difficulties with the joint. After the workshops, the results showed improved voice quality, standard vocalization and fluency of speech and voice satisfaction reports from consultants. CONCLUSION: there was a positive change in quality of care to the population, in addition to increasing the knowledge on telemarketing staff for the correct use of voice and maintaining the well-being vocal.
  • Ações de promoção e prevenção à saúde vocal de professores: uma questão de saúde coletiva Artigos Originais

    Luchesi, Karen Fontes; Mourão, Lucia Figueiredo; Kitamura, Satoshi

    Resumo em Português:

    OBJETIVO: analisar possíveis ações para a prevenção e a promoção da saúde vocal de professores através da análise de interações entre aspectos vocais, ocupacionais e preventivos. MÉTODO: um estudo qualitativo-quantitativo foi realizado numa escola pública do estado de São Paulo com 26 professores. Desenvolveu-se um programa de aprimoramento vocal que contou com avaliação laringológica, aplicação de questionário e intervenção preventivo-terapêutica em grupo. Para quantificar o grau de associação entre os aspectos vocais, ocupacionais e preventivos, foi utilizado o Teste Qui-quadrado. RESULTADOS: observou-se que a maioria dos professores (exceto dois) referiram algum tipo de queixa relacionada ao uso da voz na profissão. Foram observadas alterações laríngeas em três dos dez professores que se submeteram à avaliação laringológica. Quanto ao estresse, 20 referiram estresse de alguma natureza, e destes, 10 referiram estresse vocal. Treze professores participaram da intervenção. Entretanto, apenas cinco concluíram-na. Houve significância estatística na associação entre a quantidade de sintomas vocais e a participação na intervenção preventivo-terapêutica, mostrando que participaram da intervenção, os professores com mais de três sintomas vocais. Também foi observada tendência à associação entre indisponibilidade de tempo e referência a estresse vocal. CONCLUSÃO: acredita-se que a saúde vocal do professor esteja amplamente relacionada a aspectos ocupacionais, mesmo não tendo sido encontrado significância estatística em todas as associações investigadas. As ações preventivas devem valorizar as atuações multi ou interdisciplinares, os trabalhos de sensibilização para a percepção da importância da voz no ensino, a identificação e atenuação de fatores de risco, os programas de aprimoramento vocal e a integração entre todos os atores envolvidos com a escola.

    Resumo em Inglês:

    PURPOSE: to examine possible actions for preventing and promoting vocal health of teachers through the understanding of interactions among vocal, occupational and preventive aspects. METHODS: we developed a qualitative and quantitative study at a public school in the state of Sao Paulo, Brazil, with 26 teachers. This study developed a program to improve voice, which counted on a laryngological examination, a questionnaire application and a preventive intervention-therapy group. To quantify the degree of association between the vocal, occupational and preventive aspects, we used the Chi-square test. RESULTS: it was observed that most teachers (except two) reported some type of complaint related to the use of voice in the profession. Alterations were observed in three of the ten teachers who underwent laryngological examination. Twenty subjects reported some type of stress, and from these, 10 reported vocal stress. Thirteen teachers took part in the intervention group, however, only five completed it. There was a statistically significant association between the quantity of vocal symptoms and participation in the preventive-therapeutic intervention group, showing that teachers with more than three vocal symptoms took part in the group. There was also a trend for association between lack of time and reference to vocal stress. CONCLUSION: we believe that vocal health of teachers is largely related to occupational aspects, even if we did not find statistically significant associations in all investigated. The preventive actions are to capitalize on the importance of multi-or interdisciplinary performances, on the works to raise awareness of the importance of voice in the education process, on the identification and mitigation of risk factors, on vocal enhancement programs and on voice integration among all actors involved with the school.
  • A instituição asilar como fator potencializador da disfagia Artigos Originais

    Furkim, Ana Maria; Duarte, Silvana Triló; Hildebrandt, Patrícia Tenório; Rodrigues, Katia Alonso

    Resumo em Português:

    OBJETIVO: verificar se as condições referentes à estrutura geral dos asilos, recursos humanos e rotinas diárias de alimentação em instituições asilares, podem potencializar alterações da dinâmica da deglutição em idosos. MÉTODOS: foi aplicado questionário aos dirigentes de cinco instituições asilares do município do Rio de Janeiro, no qual constavam perguntas em relação aos recursos materiais, humanos e rotina alimentar. RESULTADOS: o asilo do sistema privado foi o único a aproximar-se das condições ideais da estrutura geral para o atendimento do idoso. Em relação aos recursos humanos existentes, nenhum dos asilos possuía todos os profissionais exigidos pela portaria nº810/89. Em relação às rotinas diárias de alimentação, em uma das instituições pesquisadas, cuja maioria dos residentes não faziam uso de próteses dentárias, não havia restrição na consistência alimentar oferecida. Outro fator significativo diz respeito à negligência referente à higiene bucal, favorecendo a colonização de bactérias na cavidade oral, podendo agravar infecções pulmonares no caso de microaspirações. O fato dos idosos deitarem para dormir logo após o término das refeições, como ocorrido em três das instituições pesquisadas, tem grande importância na medida em que favorece a ocorrência de episódios de refluxo gastroesofágico. CONCLUSÃO: foram observados que em todas as instituições pesquisadas há fatores que podem potencializar um distúrbio de deglutição, como problemas em relação à estrutura geral e ou aos recursos humanos e ou relativos à rotina alimentar estabelecida.

    Resumo em Inglês:

    PURPOSE: to check if the conditions related to general structure, human resources and daily routine of feeding in asylums can increase the chances for an alteration in the deglutition process of the elderlies. METHODS: a questionnaire was elaborated to be applied to the directors of five institutions in the city of Rio de Janeiro. RESULTS: it can be observed that the sole factor related to the structure of the place that had relevance in the obtained results was the nature of the institution, as the private system was the only one that was considered near the ideal conditions. Regarding the existing human resources, none of the institutions had all the professionals demanded by the Ordinance nº810/89. In relation to the daily feeding routines, in one of the investigated institutions, where the majority of the residents did not use denture, there was no restriction as for the offered food consistency. Another significant factor was the carelessness in terms of oral hygiene, favoring the settling of bacteria in the mouth, which can cause serious consequences in case of microaspirations. In three of the investigated institutions, it was observed that the elderlies lay down to sleep soon after the meals, fact that also had great importance, as this favors the incidence of gastroesophageal reflux episodes that can lead to gradual dysphagia. CONCLUSION: despite the fact that the asylum directors did not mention any referring problem in the process of deglutition of the elderlies, they show proper characteristics that can increase the possibilities for occurrence of alterations in the deglutition of these elderlies.
  • Ingesta oral do paciente hospitalizado com disfagia orofaríngea neurogênica Artigos Originais

    Silvério, Carolina Castelli; Hernandez, Ana Maria; Gonçalves, Maria Inês Rebelo

    Resumo em Português:

    OBJETIVO: verificar a evolução na ingesta oral e a ocorrência de broncopneumonias (BCP) em pacientes hospitalizados com disfagia orofaríngea neurogênica, após atuação fonoaudiológica. MÉTODOS: 50 pacientes adultos, divididos em grupos: I: 31 pacientes pós-acidente vascular encefálico; II: sete pacientes pós-traumatismo crânio-encefálico; III: 12 pacientes com demência. Foram levantadas as informações antes e após a atuação fonoaudiológica: nível da Functional Oral Intake Scale (FOIS), ocorrência de BCP; número de atendimentos fonoaudiológicos e motivo de interrupção destes. RESULTADOS: houve aumento significativo dos níveis da escala FOIS e redução do percentual de ocorrência de BCP nos três grupos estudados. Nos grupos pós-AVE e demência a interrupção da fonoterapia ocorreu devido à alta hospitalar, enquanto que no grupo pós-TCE devido à alta fonoaudiológica. CONCLUSÃO: os pacientes deste estudo demonstraram avançar das consistências alimentares na ingesta oral, e redução da ocorrência de BCP, após a intervenção fonoaudiológica com relação à disfagia.

    Resumo em Inglês:

    PURPOSE: to investigate the development in oral intake and the incidence of bronchopneumonia (BCP) in hospitalized patients with neurogenic oropharyngeal dysphagia, after speech and language therapy intervention. METHODS: 50 adult patients, divided in three groups: I: 31 post stroke patients; II: seven brain injury patients ; III: 12 dementia patients. Data collected before and after the speech and language therapy intervention were: staff classification in Functional Oral Intake Scale (FOIS), incidence of BCP, number of therapies and reason for their interruption. RESULTS: significant increase in the levels of FOIS scale and reduction in incidence of pneumonia in the three studied groups. In the post stroke and dementia groups the reason for therapy interruption was hospital discharge, and in the group of brain injury the reason was speech and language therapy discharge. CONCLUSION: the studied patients show increase in food consistency as for oral intake and reductions of BCP after speech and language therapy intervention related to swallowing disorders.
  • Repercussões das estratégias de retirada dos hábitos orais deletérios de sucção nas crianças do Programa de Saúde da Família em Olinda - PE Artigos Originais

    Farias, Andressa Viana Malheiros de; Vasconcelos, Micheline Coelho Ramalho; Fontes, Luciana de Barros Correia; Benevides, Silvia Damasceno

    Resumo em Português:

    OBJETIVO: verificar as respostas às estratégias de retirada dos hábitos orais deletérios de sucção nas crianças do Programa de Saúde da Família (PSF) em Olinda, PE. Em acréscimo, identificar a frequência e os principais tipos de hábitos orais deletérios presentes. MÉTODOS: estudo longitudinal, com cortes transversais, intervencional e descritivo, com 90 crianças na faixa etária entre 2 aos 11 anos, acompanhadas pela equipe de Fonoaudiologia da Funeso, no PSF de Jardim Fragoso, em Olinda, durante o ano de 2007 e que apresentavam hábitos orais deletérios. Os instrumentos e etapas contempladas nesta pesquisa abrangeram a abordagem lúdica para a conscientaização sobre os malefícios originados pela utilização prolongada desses hábitos, a aplicação de questionário direcionado aos pais ou cuidadores e às crianças e a avaliação clínica, com controle da remoção dos hábitos nas crianças, em um período de 30 dias. RESULTADOS: das crianças avaliadas, 53,3% eram do sexo masculino e 46,7% do sexo feminino. Todos os entrevistados apresentavam hábitos orais deletérios; em que 48,9% possuíam apenas um tipo de hábito; e 46,7% e 4,4%, respectivamente, dois e três tipos de hábitos associados. Hábitos nocivos de sucção foram os mais prevalentes, com 52,2% para o uso de chupetas; 50% para o uso de mamadeiras e 22,2% para a sucção digital. Trinta dias após a intervenção, 26 crianças ou 28,9% da amostra haviam removido esses hábitos. CONCLUSÃO: as estratégias empregadas alcançaram a remoção de todos os tipos de hábitos apresentados, na distribuição estabelecida, necessitando-se de controle por um tempo maior nesse sentido.

    Resumo em Inglês:

    PURPOSE: to check the responses to the strategies for removing sucking habits in children from the Family Health Program (FHP) in Olinda-PE. In addition, to identify the periodicity for the main types of oral habits. METHODS: a longitudinal interventional and descriptive study with cross-sections, , with 90 children aged from 2 to 11 years, followed by the team of the Department of Speech-Language Pathology/ Funeso, in the FHP of Jardim Fragoso, in Olinda, during 2007 and who had deleterious oral habits. The instruments and phases contemplated in this research included the ludic approach to the effects of prolonged bad oral habits, the application of questionnaire directed to the parents or caregivers and to the infants and the clinical evaluation, with control related to the removal of those habits in the children, in a period of 30 days. RESULTS: 53.3% of the surveyed children were male and 46.7% were female. All have deleterious oral habits, where 48.9% had only one type of habit and 46.7% and 4.4%, two and three types of associated habits, respectively. Deleterious sucking habits were the most prevalent, with 52.2% for the use of pacifiers, 50% for bottle-feeding and 22.2% for finger sucking. Thirty days after the intervention, 26 children or 28.9% of the sample removed these habits. CONCLUSION: the employed strategies achieved the removal of all types of habits, according to the settled distribution, and they need to be controlled for a longer time to such an effect.
  • Protocolo de avaliação do frênulo da língua Artigos Originais

    Marchesan, Irene Queiroz

    Resumo em Português:

    OBJETIVO: apresentar um protocolo de frênulo da língua com escores. MÉTODOS: a partir de uma avaliação específica de frênulo lingual utilizada até 2004, foi elaborado um novo protocolo contendo anamnese e exame mais específico. Dez fonoaudiólogos experientes na área da motricidade orofacial utilizaram o protocolo durante três anos em diferentes populações e, a partir das considerações feitas, o protocolo foi re-estruturado e recebeu escores. Considerou-se como zero a ausência de alteração e foram pontuadas, em ordem crescente, as alterações encontradas. A partir da versão final quatro fonoaudiólogos, com especialização em motricidade orofacial há pelo menos 8 anos, foram treinados pelo pesquisador para aplicar o protocolo. Durante os anos de 2008 e 2009 o protocolo foi aplicado em mais 239 indivíduos sendo 160 crianças entre 7 anos e 2 meses e 11 anos e 7 meses e mais 79 adultos, a partir de 16 anos e 8 meses. RESULTADOS: um novo protocolo de frênulo lingual, com escores pontuando graus de alterações em vários itens, foi elaborado e testado. De acordo com a pontuação, quando a soma das provas gerais for igual ou maior que 3, pode-se considerar o frênulo como alterado e, quando a soma das provas funcionais for igual ou maior que 25, pode-se considerar a possível interferência do frênulo da língua nas funções orofaciais. CONCLUSÃO: o protocolo de frênulo de língua, com escore demonstrou ser eficaz para diferenciar frênulos de língua normais e alterados.

    Resumo em Inglês:

    PURPOSE: to present a lingual frenum protocol with scores. METHODS: from a specific evaluation of the lingual frenum used until 2004, it was designed a new protocol with specific clinical history and evaluation. Ten experienced Speech Language Pathologists in Orofacial Myology area used the protocol for 3 years in different population, and from their consideration, the protocol was re-structured and received scores. The absence of alteration was considered zero and the ones that were found were punctuated in ascending order. From the final version, 4 Speech Language Pathologists, with specialization in Orofacial Myology at least for 8 years, were trained by the researcher to apply the protocol. The protocol was applied in 2008 and 2009 in 239 persons: 160 children between 7 years and 2 months old and 11 years and 7 months old; and in 79 adults from 16 years and 8 months on. RESULTS: in the protocol with scores, when the sum of anatomical tests is equal or bigger than 3, the frenum can be considered altered. When the sum of functional tests is equal or bigger than 25, the interference of the lingual frenum in the oral functions can be considered. CONCLUSION: the lingual frenum protocol with score seemed to be efficient to differentiating altered and normal lingual frenum.
  • Associação entre as alterações de alimentação infantil e distúrbios de fala e linguagem Artigos Originais

    Ferriolli, Beatriz Helena Vieira Maranghetti

    Resumo em Português:

    OBJETIVO: verificar a associação entre distúrbios de alimentação infantil e as alterações de fala e linguagem. Dessa forma, buscou-se caracterizar o tipo de transtorno em associação com o desempenho de fala e linguagem da criança, assim como o tipo de interação que as mães mantêm com seus filhos. MÉTODO: os sujeitos dessa pesquisa foram 24 crianças, na faixa etária entre um e oito anos, com diagnóstico de transtorno alimentar e suas mães. As crianças foram filmadas em situação de alimentação e avaliadas em relação à sua fala e linguagem. As mães foram entrevistadas sobre a atitude que mantêm com os filhos no que se refere à alimentação. RESULTADOS: das crianças pesquisadas, 46% apresentaram alteração na fala, 25% na fala e linguagem e 29% sem alterações. Portanto, 71% das crianças apresentaram algum tipo de alteração na aquisição ou produção do sistema fonético-fonológico e/ou na linguagem. CONCLUSÕES: foi possível identificar uma estreita relação entre transtornos de alimentação e hábitos parafuncionais o que facilita a instalação de um distúrbio articulatório, principalmente com alteração nos fonemas linguodentais e dento-alveolares. Quanto à linguagem, as crianças apresentaram uma defasagem em torno de um ano em relação à mesma faixa etária.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT PURPOSE: to check the connection between feeding disorders and speech language disorders in children. Thus, we tried to characterize the type of disorder in association with the child's speech and language performance, as well as the kind of interaction among mothers and their children. METHOD: the subjects in this research were 24 children (between one and eight year old) diagnosed with feeding disorders, and their mothers. Children were video-recorded while eating and were also evaluated in regard to their speech and language status. Mothers were interviewed about their attitude towards children concerning eating habits. RESULTS: out of the researched children, 46% manifested speech disturbs, 25% had speech and language disorders and 29% showed no changes. Therefore, 71% of those children proved to have some sort of alteration in phonological acquisition or production and/ or in language. CONCLUSIONS: it was possible to identify a close relation among feeding disorders and parafunctional habits, which makes easy for an articulation disorder to take place, mainly with a change in tongue-tip and teeth-ridge phonemes. As for the language, the children showed a language delay of around one year when compared to those of the same age group.
  • Desempenho de escolares de 1ª série na bateria de identificação de erros de reversão e inversão na escrita: estudo preliminar Artigos Originais

    Gonçalves, Beatriz Aparecida Gimenez; Capellini, Simone Aparecida

    Resumo em Português:

    OBJETIVO: caracterizar o desempenho de escolares da 1ª série na bateria de identificação de erros de reversão e inversão na escrita. MÉTODOS: participaram deste estudo 30 escolares de 1ª série de ensino público do município da cidade de Marília-SP, de ambos os gêneros, na faixa etária de 7 anos a 7 anos e 11 meses de idade. Como procedimento foi realizada a adaptação brasileira da bateria de identificação dos erros de reversão e inversão na escrita. Esta bateria é composta por 3 testes: teste de desempenho contínuo, teste de memória de curto prazo e teste de controle de escrita. Cada teste é composto por subtestes que visam identificar a capacidade dos escolares em identificar as inversões e reversões de letras e números isolados e letras e números em sequências. RESULTADOS: os resultados revelaram que os escolares da 1ª série apresentaram desempenho superior para identificação de reversão e inversão de letras dentro de palavras do que isoladamente, identificação da reversão para letras e números com desempenho superior se comparado a inversão de letras na palavra. Além disso, os escolares deste estudo apresentaram menor tempo para identificação de reversão e inversão de letras e números isolados do que em sequência. CONCLUSÃO: a Bateria adaptada para este estudo permitiu conhecer o perfil dos escolares de 1ª série quanto a identificação dos erros de inversão e reversão, entretanto, é necessário novas aplicações para verificar a ocorrência de identificação destes erros em populações de diferentes fase de alfabetização.

    Resumo em Inglês:

    PURPOSE: to characterize the performance of students from 1st grade in the inversion and reversion errors in the written identification Brazilian Test. METHODS: 30 students from 1st grade of a public school in Marília City, from both genders, ranging from 7 to 7 years and 11 month old took part. As a procedure, we carried out the inversion and reversion errors in the written identification Test Brazilian adaptation. This Test is composed of 3 subtests: continuum performance subtest, short term memory subtest and written control subtest. Each subtest is composed of a test aiming to identify the skill of the student in identifying the inversion and reversion of isolated letters and numbers and sequence of letters and numbers. RESULTS: the results revealed that the students from 1st grade submitted superior performance in order to identify the reversion and inversion of letters inside the words than isolated ones, superior performance to identify the reversion to letters and numbers compared to the inversion of letters in the word. Moreover, the students of this study submitted smaller time frames in order to identify the reversion and inversion of isolated letters and numbers than in sequence. CONCLUSION: the Test adapted to this study allowed us to know the profile of 1st grade students in order to identify the inversion and reversion errors, however, it is necessary to apply it again in order to verify the occurrence of reversion and inversion errors identification in populations of different literacy phases.
  • Influência da consciência fonológica na aquisição de leitura Artigos Originais

    Cavalheiro, Laura Giotto; Santos, Michele Santana dos; Martinez, Poliana Carvalho

    Resumo em Português:

    OBJETIVO: verificar se a consciência fonológica, principalmente as habilidades em consciência silábica e fonêmica, influencia a velocidade e o nível da leitura. MÉTODOS: participaram deste estudo 60 crianças, de 5 a 8 anos, matriculadas em escolas particulares de Salvador-Bahia que cursavam o 1º ano do Ensino Fundamental. Foi aplicada a Prova de Consciência Fonológica (PCF), elaborada por Capovilla e Capovilla (1998) para avaliar a consciência fonológica, e textos para avaliar o nível e velocidade de leitura, baseando-se em Capellini e Cavalheiro (2000). Comparou-se e correlacionou-se estatisticamente o desempenho dos escolares na PCF com o nível e a velocidade de leitura. RESULTADOS: foi observado que o nível de leitura está acompanhando o desenvolvimento da consciência fonológica e que a maior pontuação na PCF confere uma maior velocidade de leitura. CONCLUSÃO: os resultados indicaram que há uma correlação positiva fraca entre a consciência fonológica e o nível e a velocidade da leitura.

    Resumo em Inglês:

    PURPOSE: To check if the phonological awareness, mostly the skills of syllabic and phonetic awareness, has influence on reading speed and level. METHODS: sixty children took part in this study, between 5 and 8-year old, first grade students at private schools of Salvador, Bahia. We applied the Phonological Awareness Test (PAT), developed by Capovilla and Capovilla (1998) in order to assess the phonological awareness, and also texts in order to assess reading level and speed, which was based on Capellini and Cavalheiro000). We compared and correlated statistically the performance of the students in the Phonological Awareness Test as for reading level and reading speed. RESULTS: We observed that the reading level is following the development of phonological awareness and that the highest score in the PAT provides for a greater speed reading. CONCLUSION: the results indi (2cate that there is a weak positive correlation among the phonological awareness and reading level and speed.
  • Novas tecnologias educacionais no ensino da Audiologia Artigos Originais

    Blasca, Wanderléia Quinhoneiro; Maximino, Luciana Paula; Galdino, Debora Godoy; Campos, Karis de; Picolini, Mirela Machado

    Resumo em Português:

    OBJETIVO: elaborar, aplicar e avaliar um modelo de Teleducação Interativa para o ensino da Audiologia, disciplina de Aparelhos de Amplificação Sonora Individual. MÉTODOS: participaram deste estudo 13 alunos do 2º ano do curso de Fonoaudiologia de uma universidade pública do município de Bauru-SP. O programa de Teleducação Interativa foi elaborado, utilizando um tutor eletrônico, o Cybertutor. Os participantes receberam uma senha de acesso ao conteúdo teórico da disciplina. O prazo estabelecido foi de 30 dias, sendo que o aluno poderia acessar quantas vezes julgasse necessário. Para a avaliação do programa foi realizada a aplicação de dois questionários, sendo um referente ao conteúdo didático-teórico da disciplina de Aparelhos de Amplificação Sonora Individual e outro referente ao objeto de aprendizagem utilizado (Cybertutor). O questionário didático-teórico avaliou a efetividade do programa na aprendizagem do aluno e foi aplicado em dois momentos distintos, ou seja, pré e pós-teste. O questionário referente ao Cybertutor abordou aspectos de aceitação, viabilidade e interatividade. Para a análise dos resultados foi utilizado o teste Wilcoxon (p < 0,05) e dados percentuais. RESULTADOS: a diferença estatisticamente significante encontrada na comparação pré e pós-teste com p=0,016, demonstra que o Cybertutor proporcionou o aprendizado do aluno de graduação na área da Audiologia, disciplina de Aparelho de Amplificação Sonora Individual. Quanto à avaliação do Cybertutor, verificou-se que 100% dos alunos consideram-no explicativo, e de fácil entendimento. CONCLUSÃO: o programa de Teleducação Interativa mostrou-se efetivo como material educacional no processo ensino-aprendizagem da Audiologia.

    Resumo em Inglês:

    PURPOSE: to develop, implement and evaluate a model of Interactive Tele-education for teaching Audiology, discipline of hearing aids. METHODS: 13 students from 2nd year of speech-language pathology in a public university of the city of Bauru-SP. The program of Interactive Tele-education was prepared, using a 'Cybertutor' (a website-based educational environment). The students received a password to access the theoretical content of the discipline. The deadline was 30 days, the students could access as often as they deemed being necessary. For evaluating the application, we applied 2 questionnaires, one related to the didactic-theoretical content of the discipline of hearing aids and the other one related to the used learning object (Cybertutor). The questionnaire assessed the didactic-theoretical effectiveness of the program of the student in learning and was applied at two different times, pre-testing and post-testing. The questionnaire addressed issues related to Cybertutor acceptance, feasibility and interactivity. For analyzing the results we used the Wilcoxon test (p <0.05) and percentage data. RESULTS: statistically significant differences were found when comparing pre-testing and post-testing with p = 0.016, showing that the Cybertutor provided for the learning of students in the area of Audiology, the discipline of hearing aids. As for the evaluation of Cybertutor, it was found that 100% of students considered it explanatory, and easy to understand. CONCLUSION: Interactive Tele-education of the program was effective as an educational material in Audiology teaching/learning process.
  • A influência dos sistemas sensoriais na plataforma de força: estudo do equilíbrio corporal em idosas com e sem queixa de tontura Artigos Originais

    Teixeira, Clarissa Stefani; Lemos, Luiz Fernando Cuozzo; Lopes, Luis Felipe Dias; Mota, Carlos Bolli

    Resumo em Português:

    OBJETIVO: analisar as respostas de dois grupos de idosas (com e sem queixa de tontura) submetidas a diferentes condições sensoriais em uma plataforma de força. MÉTODOS: para a realização desse estudo utilizou-se uma plataforma de força AMTI OR6-5 com uma frequência de aquisição de 100 Hz. Foram realizadas coletas em quatro condições distintas: olhos abertos (OA), olhos fechados (OF) sobre apenas a plataforma de força, olhos abertos (OAA) e olhos fechados (OFA) sobre uma almofada de 20 cm de espessura. As variáveis analisadas foram o centro de força ântero-posterior (COPap), centro de força médio-lateral (COPml), 95% da elipse da área, velocidade de oscilação e comprimento da oscilação.Comparações entre os grupos e entre as condições dentro dos grupos, foram realizadas por meio do teste de Duncan. RESULTADOS: os resultados mostraram não haver diferenças entre os grupos em nenhuma variável, porém a condição OFA causou maiores perturbações no equilíbrio corporal das idosas. CONCLUSÃO: conclui-se que o aumento da dificuldade imposta pelas quatro condições de testes, alterou a oscilação corporal das idosas avaliadas.

    Resumo em Inglês:

    PURPOSE: to analyze the responses of two groups of aged women (with and without dizziness complaints) under different sensorial conditions on a force platform. METHODS: to analyze the data used is a force platform AMTI OR6-6 under a frequency of 100 Hz. Samples were collected in four different conditions, which are, as it follows: open eyes (OE), closed eyes (CE) only on the force platform, open eyes (OE) and closed eyes (CE) on a cushion of 20 cm thickness. The examined variables were the anterior-posterior center of power (COPap), center of medium-strength side (COPml), 95% of the ellipse area, length and speed of oscillation. Comparisons were made between the group and between conditions within groups, through the test of Duncan. RESULTS: results showed no differences among the groups in any variable, but the CE condition caused the greatest disruption as for the elderly women. CONCLUSION: we may conclude that the increase in the difficulty imposed by the four assessed conditions, changed the body oscillation of the evaluated elderly women.
  • Otite média recorrente e habilidade de localização sonora em pré-escolares Artigos Originais

    Lima-Gregio, Aveliny Mantovan; Calais, Lucila Leal; Feniman, Mariza Ribeiro

    Resumo em Português:

    OBJETIVO: comparar o desempenho de 40 pré-escolares no teste de localização sonora com as respostas de seus pais para um questionário que investigou a ocorrência de episódios de otite média (OM) e os sintomas indicativos de desordens audiológicas e do processamento auditivo. MÉTODOS: após aplicação e análise das respostas do questionário, dois grupos foram formados: GO, com histórico de OM, e GC, sem este histórico. Cada grupo com 20 pré-escolares de ambos os gêneros foi submetido ao teste de localização da fonte sonora em cinco direções (Pereira, 1993). RESULTADOS: a comparação entre GO e GC não mostrou diferença estatisticamente significante (p=1,0000). CONCLUSÃO: as otites recorrentes na primeira infância não influenciaram no desempenho da habilidade de localização sonora dos pré-escolares deste estudo. Embora sejam dois instrumentos baratos e de fácil aplicação, o questionário e o teste de localização não foram suficientes para diferenciar os dois grupos testados.

    Resumo em Inglês:

    PURPOSE: to compare the sound localization ability of 40 preschool children with their parents' answers. The questionnaire answered by the parents investigated otitis media (OM) episodes and symptoms that indicated the audiological and auditory processing disabilities. METHODS: after applying and analyzing the questionnaire's answers, two groups were formed: OG (with OM) and CG (control group). Each group with 20 preschool children, of both genders, was submitted to the sound localization test in five directions (according to Pereira, 1993). RESULTS: comparison between OG and CG did not reveal statistically significant difference (p=1.0000). CONCLUSION: OM episodes during first infancy did not influence the sound localization ability in this preschool children study. Although both used evaluation instruments (questionnaire and sound localization test) are cheap and easy to apply they are not sufficient to differ both tested groups.
  • Curvas logoaudiométricas utilizando sentenças como estímulo Artigos Originais

    Aurélio, Nilvia Herondina Soares; Costa, Maristela Júlio

    Resumo em Português:

    OBJETIVO: determinar curvas logoaudiométricas, utilizando o teste Listas de Sentenças em Português (LSP), em um grupo de indivíduos normo-ouvintes e um grupo de indivíduos com perda auditiva neurossensorial, e comparar os resultados obtidos nestes grupos. MÉTODOS: utilizou-se o teste Listas de Sentenças em Português (LSP) para determinar os Limiares de Detecção de Voz (LDV), Limiares de Reconhecimento de Sentenças no Silêncio (LRSS), e os Índices Percentuais Máximos de Reconhecimento de Sentenças no Silêncio (IPMRSS), em um grupo de indivíduos normo-ouvintes (grupo A) e um grupo de indivíduos com perda auditiva neurossensorial (grupo B). RESULTADOS: o grupo A foi composto por 19 indivíduos do sexo feminino e 11 do sexo masculino, com idades entre 18 e 40 anos. No grupo B, 15 indivíduos eram do sexo feminino e 14 eram do sexo masculino, com idades variando entre 23 e 81 anos. Para o grupo A, encontraram-se valores médios de 16,47 dB para o LDV; 23,77 dB para o LRSS e de 31,23 dB para o IPMRSS. Já no grupo B, os valores encontrados foram de 38,38 dB para o LDV; 50,35 dB para o LRSS e 59,65 dB para o IPMRSS. Na análise estatística, encontrou-se diferença estatisticamente significante entre os grupos. CONCLUSÃO: foram traçadas as curvas logoaudiométricas para os grupos estudados. Os dados permitem inferir que a cada 1 dB de variação, na intensidade de apresentação das sentenças, ocasionou uma mudança de 6,77% no reconhecimento de fala para os indivíduos normo-ouvintes e de 4,70% e no grupo de indivíduos com perda auditiva.

    Resumo em Inglês:

    PURPOSE: to determine the Performance-Intensity function for sentences in a group of individuals with normal hearing and a group of individuals with sensorineural hearing loss, through the Portuguese Sentence List test (PSL), and compare the results obtained in these groups. METHODS: the PSL test was used to determine voice detection threshold (VDT), recognition sentences in silence threshold (RSST) and maximum percent indexes of sentences recognition in silence (MPISRS), in a group of individuals with normal hearing (group A) and a group of individuals with sensorineural hearing loss (group B). RESULTS: group A was made of 30 subjects, 19 female and 11 male, from 18 to 40-year old. In group B, 15 subjects were female and 14 were male, from 23 to 81-year old. In group A, were found average values of 16.47 dB for the VDT, 23.77 dB for the RSST and 31.23 dB for the MPISRS. In group B, were found values of 38.38 dB for the VDT, 50.35 dB for the RSST and 59.65 dB for the MPISRS. The statistical analysis showed statistically significant differences between the groups. CONCLUSION: performance-intensity functions for sentences were obtained with the PSL test. The results showed that each 1 dB of variation in intensity for sentence presentation represented a change of 6.77% in speech recognition for normal hearing individuals and 4.70% in a group of individuals with hearing loss.
  • As emissões otoacústicas no diagnóstico diferencial das perdas auditivas induzidas por ruído Artigos De Revisão

    Coelho, Miriam de Souza Basílio; Ferraz, Joice Regina da Silva; Almeida, Elizabeth de Oliveira Crepaldi; Almeida Filho, Nelson de

    Resumo em Português:

    TEMA: artigos relacionados a emissões otoacústicas no diagnóstico diferencial da perda auditiva induzida por ruído (PAIR). OBJETIVOS: evidenciar a importância da utilização das emissões otoacústicas no diagnóstico diferencial da perda auditiva induzida por ruído (PAIR). CONCLUSÃO: confirmou-se que tanto as emissões otoacústicas transientes (EOAT) quanto às emissões otoacústicas por produto de distorção (EOAPD) são úteis no diagnóstico precoce da PAIR sendo que as EOAT se revelam mais sensíveis às mudanças temporárias de limiar que as EOAPD e as EOAPD se destacam mais eficazes no diagnóstico precoce da PAIR em indivíduos com audição aparentemente normal por captar respostas nas frequências mais agudas que são primeiramente atingidas na PAIR. Acredita-se, ainda, que este estudo possa beneficiar a população quanto à prevenção e controle da PAIR e incentivar a criação de políticas públicas que contribuirão com a prevenção das alterações auditivas dentro do âmbito ocupacional.

    Resumo em Inglês:

    BACKGROUND: articles related of otoacoustic emissions in differential diagnosis of noise-induced hearing loss (NIHL). PURPOSES: to demonstrate the importance of using otoacoustic emissions in the differential diagnosis of noise-induced hearing loss (NIHL). CONCLUSION: it was confirmed that both the transient-evoked otoacoustic emissions (TEOAE) and distortion-product otoacoustic emissions (DPOAE) are useful in the early diagnosis of and the TEOAE and are more sensitive to temporary alterations in the DPOAE threshold, and DPOAE stand out more effectively in the early diagnosis of NIHL in individuals with apparently normal hearing responses by capturing responses more acute frequencies in that are first affected in NIHL. It is also believed that this study can benefit the population on the NIHL prevention and control and foment the creation of public policies that shall contribute to the prevention of hearing impairment within the occupational field.
  • A contribuição de estudos transversais na área da linguagem com enfoque em afasia Artigos De Revisão

    Sitta, Érica Ibelli; Arakawa, Aline Megumi; Caldana, Magali de Lourdes; Peres, Sílvia Helena de Carvalho Sales

    Resumo em Português:

    TEMA: um dos delineamentos mais empregados na pesquisa epidemiológica consiste no estudo transversal. Este consiste em uma ferramenta de grande utilidade para a descrição de características da população e para a identificação de grupos de risco. Considerando a afasia uma desintegração da linguagem, é necessário compreender as dissociações e comprometimentos pertinentes. OBJETIVO: analisar estudos epidemiológicos de caráter transversal que focam alterações em pacientes afásicos adultos para investigação das suas principais manifestações. CONCLUSÃO: estudos transversais mostram meios de buscar compreender como esta modificação de saúde abrange os sinais e sintomas relacionados. Considerando que a linguagem por ser um meio de comunicação privilegiado, para o afásico, a perda desse instrumento torna-se uma fonte de isolamento e de solidão. Assim, a identificação de indivíduos portadores de afasia pode contribuir ao diagnóstico preciso, corroborando a compreensão dos achados fonoaudiológicos em linguagem e no auxílio à reabilitação. Porém, estas evidências científicas deverão ser efetivadas em conjunto aos estudos longitudinais para dar suporte à criação de novas técnicas e estratégias de recuperação para os lesionados cerebrais favorecendo a melhora da comunicação e consequente interatividade.

    Resumo em Inglês:

    BACKGROUND: one of the most widely delineations used in epidemiological research is the cross-sectional study. It consists of a very useful tool for describing characteristics of the population and identifying risk groups. Considering aphasia as a disintegration of language, it is necessary to understand the dissociations and relevant commitments. PURPOSE: to analyze epidemiological studies that analyzed cross-sectional changes in adult aphasic patients in order to investigate their main manifestations. CONCLUSION: the cross-sectional studies show ways to understand how this change in health covers signs and symptoms. Whereas the language, for being a privileged mean of communication for the aphasic people, the loss of this instrument becomes a source of isolation and loneliness. Thus, the identification of individuals with aphasia may contribute to accurate diagnosis, confirming the understanding of speech pathology findings on language and assisting in the rehabilitation. But, these scientific evidences should be effected at all longitudinal studies in order to support the creation of new techniques and strategies for recovering the injured brain, favoring the improvement of communication and in consequence the interactivity.
  • Relação entre disfunção temporomandibular e alterações auditivas Artigos De Revisão

    Barreto, Daniela de Campos; Barbosa, Ana Rita Campos; Frizzo, Ana Claudia Figueiredo

    Resumo em Português:

    TEMA: o equilíbrio das estruturas e funções do sistema estomatognático depende do adequado funcionamento da Articulação Temporomandibular, e esta, por sua vez, precisa da oclusão dental correta para a realização das funções ao movimentar a mandíbula. O desequilíbrio muscular ou estrutural da Articulação Temporomandibular poderá acarretar em uma disfunção dessa articulação e causar sinais e sintomas diversos como manifestações auditivas do tipo zumbido e otalgia. OBJETIVO: realizou-se a revisão de literatura das áreas de fonoaudiologia, otorrinolaringologia e odontologia com pesquisas em bases de dados, artigos e livros, sendo selecionadas as literaturas de 1992 a 2008 relacionadas ao tema do trabalho, a fim de associar sintomas audiológicos com a Disfunção Temporomandibular e apontar a importância da atuação multiprofissional, dando ênfase à atuação fonoaudiológica, em tal disfunção. CONCLUSÃO: várias são as hipóteses que tentam explicar a relação existente entre a Disfunção Temporomandibular e as alterações auditivas. Verificamos que há um vínculo entre o sistema estomatognático e o sistema auditivo. Contudo, mais importante que somente associar os sistemas estomatognático e auditivo, a equipe multiprofissional envolvida na assistência à pacientes com Disfunção Temporomandibular, precisa ter conhecimento a respeito da anatomia e fisiologia da Articulação Temporomandibular, de suas disfunções, causas e consequências, sendo capaz de distinguir a terapêutica eficiente para cada disfunção e, por fim, analisar a conduta com encaminhamentos adequados para a evolução do caso.

    Resumo em Inglês:

    BACKGROUND: the balance referring to the structures and functions of the stomatognatic system depends on the appropriate functioning of the Temporomandibular Joint, and this one, needs the correct teeth occlusion for accomplishing the functional needs when moving the jaw. The muscle or structural unbalance of the Temporomandibular Joint may result in a dysfunction of this joint and cause diverse signs and symptoms such as hearing manifestations, namely: tinnitus and ear pain. PURPOSE: literature review in the areas of audiology, otolaryngology and dentistry aiming at associating them with Temporomandibular Dysfunction and show the importance of multidisciplinary activities, emphasizing the speech action in such dysfunction. CONCLUSION: many hypotheses try to explain the existent relationship among the Temporomandibular Dysfunction and hearing alterations. We verified that there is a link between the stomatognatic system and the hearing system. However, most important than just associating the stomatognatic and hearing systems, the team has been involved in the assistance to the patients, including the speech therapy professional that must have knowledge about anatomy and physiology of the Temporomandibular Joint and related disorders, causes and consequences. The said professional should be capable to distinguish the effective therapy for each disorder and evaluate the indications and contra-indications of each one, and, finally, examine the conduct with referrals being appropriate for the case evolution.
  • Presença de microfonismo coclear no peate-clique: diagnóstico diferencial entre espectro da neuropatia auditiva e perdas auditivas cocleares descendentes em crianças Relato De Caso

    Rodrigues, Gabriela Ribeiro Ivo; Fichino, Silvia Nápole; Lewis, Dóris Ruthy

    Resumo em Português:

    TEMA: diagnóstico diferencial entre espectro da neuropatia auditiva e perdas auditivas cocleares descendentes em crianças com presença de microfonismo coclear no PEATE-clique. PROCEDIMENTOS: este relato de caso descreve os resultados da avaliação audiológica de duas crianças atendidas no Centro "Audição na Criança" da Divisão de Educação e Reabilitação dos Distúrbios da Comunicação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (CeAC/DERDIC/PUCSP) que apresentaram microfonismo coclear no registro do PEATE-clique. As crianças foram submetidas às avaliações utilizando-se o PEATE-clique, o registro das emissões otoacústicas e a avaliação audiológica tonal, com a técnica da Audiometria de Reforço Visual. RESULTADOS: as avaliações comportamental, eletroacústica e eletrofisiológica revelaram que as crianças apresentam perda auditiva sensorioneural (coclear) com configuração descendente, de modo que a presença do microfonismo coclear no registro do PEATE-clique era provavelmente gerada pela preservação da cóclea nas frequências baixas. CONCLUSÃO: os casos apresentados mostram que na ausência das emissões otoacústicas e presença do microfonismo coclear, não se deve interpretar isoladamente cada exame, para que não ocorram equívocos no diagnóstico, que pode ser confundido com o Espectro da Neuropatia Auditiva. O microfonismo coclear pode aparecer em outras condições, tais como em perdas auditivas cocleares descendentes.

    Resumo em Inglês:

    BACKGROUND: differential diagnosis between auditory neuropathy spectrum disorder andsteeply sloping cochlear hearing loss in children with presence of cochlear microphonics for click-ABR. PROCEDURES: this case report describes the results of the audiological evaluation for two children assisted at Centro "Audição na Criança" of Divisão de Educação e Reabilitação dos Distúrbios da Comunicação of Pontifícia Universidade Católica of São Paulo (CeAC/DERDIC/PUCSP) with presence of cochlear microphonics for click-ABR. The children are assessed by click-ABR, otoacoustic emissions and pure tone audiological evaluation, using the Visual Reinforcement Audiometry technique. RESULTS: the test battery showed that children have sensorineural hearing loss (cochlear) with steeply sloping configuration, so that the presence of cochlear microphonics in the click-ABR was probably generated by the preservation of the cochlea in the low frequencies. CONCLUSION: the cases demonstrated that the absence of the otoacustic emissions, and presence of cochlear microphonics should not be interpreted as Auditory Neuropathy Spectrum Disorder, since that these conditions are similar to steeply sloping cochlear hearing loss.
  • Terapia fonológica em sujeitos com diferentes gravidades do desvio fonológico Relato De Caso

    Pagliarin, Karina Carlesso; Keske-Soares, Márcia

    Resumo em Português:

    TEMA: evolução terapêutica de dois sujeitos com diferentes gravidades do desvio fonológico tratados pelo Empty Set com distinção mínima de traços distintivos. PROCEDIMENTOS: participaram da pesquisa dois sujeitos, do sexo masculino, com desvio fonológico. S1, com 4:5 anos, apresentava desvio de grau médio-moderado, e S2, com 6:4 anos, com desvio moderado-severo. Ambos foram submetidos ao Empty Set com distinção mínima de traços. Posteriormente, foram comparadas as avaliações fonológicas inicial e final. RESULTADOS: o S1 adquiriu em menor tempo os sons-alvos selecionados, entretanto, ambos os sujeitos apresentaram generalizações para itens não utilizados no tratamento e para outras posições na palavra. Apenas o S2 apresentou generalização dentro de uma classe de sons e para outras classes de sons. CONCLUSÃO: o Empty Set com distinção mínima de traços foi eficaz para o tratamento do desvio de grau médio-moderado e moderado-severo, pois ambos apresentaram melhoras na fala.

    Resumo em Inglês:

    BACKGROUND: the therapeutic evolution of two subjects with different degree of phonological disorder treated by Empty Set with minimal distinction of distinctive traces. PROCEDURES: the sample was made up by two male subjects with phonological disorder. S1, age 4:5-year old, with mild-moderate phonological disorder, and S2, age 6:4-year old, with moderate-severe phonological disorder. Both were treated by Empty Set with minimal distinction of traces. After treatment, we compared the initial and final phonological evaluation. RESULTS: S1 acquired in less time the selected target sounds, however, both subjects showed generalizations to untreated words and to other word positions. Only S2 showed generalization across and within other sound classes. CONCLUSION: the Empty Set with minimal distinction of distinctive traces was effective for the treatment of mild-moderate and moderate-severe disorders because both subjects showed improvement as for the speech.
ABRAMO Associação Brasileira de Motricidade Orofacial Rua Uruguaiana, 516, Cep 13026-001 Campinas SP Brasil, Tel.: +55 19 3254-0342 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revistacefac@cefac.br