Acessibilidade / Reportar erro

Editorial

Caros leitores:

Na Edição 66 temos, além dos artigos sobre diferentes temas de pesquisa, a Pensata desenvolvida por Renato Janine Ribeiro, intitulada É Preciso Correr Riscos. Trata-se de uma reflexão do filósofo sobre o momento vivido pela pesquisa brasileira, questionando a tendência de acomodação de todo o sistema que envolve a investigação acadêmica no país.

Por sua vez, os seis artigos que compõem esta Edição abordam temas de grande relevância e atualidade para o ambiente de pesquisa de diversas áreas. São eles:

Análise dos Fatores de Resistência Envolvidos no Processo de Mudança no Sistema de Contabilidade Gerencial, de Rodrigo Angonese e Carlos Eduardo Facin Lavarda, aborda as questões relativas às causas das frustrações das mudanças nos sistemas de contabilidade gerencial sob a ótica da velha economia institucional.

Mateus Alexandre Costa dos Santos e Paulo Roberto Nóbrega Cavalcante concluíram que a adoção das IFRS aumentou a capacidade associativa do lucro contábil, reduziu a níveis não significativos a tempestividade informacional e não surtiu efeitos sobre o conservadorismo condicional. Seus achados são detalhados no artigo intitulado O Efeito da Adoção dos IFRS sobre a Relevância Informacional do Lucro Contábil no Brasil.

A transparência tem sido reconhecida como relevante elemento da accountability nas instituições públicas brasileiras. Robson Zuccolotto e Marco Antonio Carvalho Teixeira, no artigo As Causas da Transparência Fiscal: Evidências nos Estados Brasileiros, questionam o estágio vivido pelos estados brasileiros e buscam as causas do desempenho.

Luciana Holtz e Alfredo Sarlo Neto questionaram o impacto que conselhos de administração com diferentes configurações e poderes teriam sobre as entidades. Suas conclusões são reportadas no artigo Efeitos das Características do Conselho de Administração sobre a Qualidade da Informação Contábil no Brasil.

Wilson Kazumi Nakayama e Bruno Meirelles Salotti pesquisaram a divulgação de informações sobre combinação de negócios, indicando elementos que caracterizam o ambiente nacional dessa prática. Os resultados são reportados no artigo Fatores Determinantes do Nível de Divulgação de Informações sobre Combinações de Negócios com a Entrada em Vigor do Pronunciamento Técnico CPC 15.

O artigo intitulado Adequação das Hipóteses Atuariais e Modelo Alternativo de Capitalização para o Regime Básico do RPPS: o Caso do Rio Grande do Sul, dos autores Paulo Roberto Caldart, Silvia Teixeira da Motta, Marcelo Abi-Ramia Caetano e Taís Vieira Bonatto, discute o grau de realidade das tábuas de mortalidade e de crescimento salarial, bem como o regime alternativo de capitalização do sistema previdenciário dos servidores públicos.

O ano de 2014 foi muito intenso e rico em oportunidades e questionamentos. Desejo a todos um ano-novo com muita criatividade e maior aceitação de riscos.

Boa Leitura!

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    Sept-Dec 2014
Universidade de São Paulo, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Contabilidade e Atuária Av. Prof. Luciano Gualberto, 908 - prédio 3 - sala 118, 05508 - 010 São Paulo - SP - Brasil, Tel.: (55 11) 2648-6320, Tel.: (55 11) 2648-6321, Fax: (55 11) 3813-0120 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: recont@usp.br