Acessibilidade / Reportar erro

Efeito de enquadramento da informação na percepção de risco em investimentos* * Trabalho apresentado no XXII Semead, São Paulo, SP, Brasil, novembro de 2019.

RESUMO

O objetivo deste trabalho foi verificar se efeitos de enquadramento da informação de performance passada afetam a percepção de risco dos indivíduos em fundos de renda fixa e de renda variável. Como lacuna de pesquisa, o artigo visa avaliar se a percepção de risco se altera em função da forma como a informação é repassada ao investidor, sinalizando para a importância da consideração de possíveis efeitos de enquadramento na divulgação de informações nos prospectos e relatórios dos fundos de investimento. Este estudo é direcionado a investidores (individuais e institucionais) e reguladores da indústria de fundos ao destacar a importância da forma na qual a informação de performance é apresentada nos prospectos e relatórios de fundos de investimento. O impacto do artigo na área relaciona-se à investigação de como investidores estão sujeitos a efeitos de mudanças na avaliação de risco e retorno em ativos de renda fixa e variável, a depender de como a informação lhes é apresentada. A abordagem utilizada se baseia em um quase-experimento fatorial 2x2, no qual são testados os efeitos de formato (intra-sujeitos) e de horizonte temporal (entre-sujeitos) em uma amostra de composta por 143 respondentes. Os resultados indicam que, para o investimento em renda variável, a maior percepção de risco foi notada no enquadramento que apresenta a informação de retornos mensais, e o maior retorno esperado no enquadramento com ênfase na evolução do valor da cota. Já para o investimento em renda fixa, tanto a maior percepção de risco quanto o maior retorno esperado ocorrem nos enquadramentos que enfatizam o valor da cota. Na comparação dos resultados dos dois tipos de investimentos, a percepção de risco foi maior para fundos de renda variável do que para fundos de renda fixa. Todavia, a percepção do retorno esperado foi maior para renda fixa do que para o de renda variável em função do efeito de enquadramento, embora o retorno realizado não comprove esta percepção.

Palavras-chave:
efeito de enquadramento; percepção de risco; fundos de investimento; finanças comportamentais

Universidade de São Paulo, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Contabilidade e Atuária Av. Prof. Luciano Gualberto, 908 - prédio 3 - sala 118, 05508 - 010 São Paulo - SP - Brasil, Tel.: (55 11) 2648-6320, Tel.: (55 11) 2648-6321, Fax: (55 11) 3813-0120 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: recont@usp.br