Acessibilidade / Reportar erro

APRESENTAÇÃO

Caros leitores:

Em nome de nosso grupo de editores, apresento a Edição 72 da Revista Contabilidade & Finanças, disponibilizada em nosso site.

O Editorial foi escrito por Piotr Trzesniak, sob o título Um Qualis em quatro tempos: histórico e sugestões para Administração, Ciências Contábeis e Turismo. O Qualis, sistema brasileiro de avaliação de periódicos, mantido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), tem um papel fundamental na classificação e ranqueamento das publicações acadêmicas e é criticado com frequência. Aproveitando o momento em que são decorridos quase 15 anos de existência do atual modelo, trazemos aquele que liderou o projeto de mudança para uma reflexão. Esperamos, com isso, contribuir para o aprimoramento do mecanismo.

Nove artigos originais das linhas de pesquisa da Revista Contabilidade & Finanças completam esta edição.

Bianca Piloto Sincerre, Joelson O. Sampaio, Rubens Famá e José Odálio dos Santos são os autores do artigo intitulado Emissão de dívida e gerenciamento de resultados. O foco da análise é o gerenciamento de resultados (GR) por ocasião da emissão de títulos de dívidas (debêntures) das empresas listadas na Bolsa de Valores, Mercadorias e Futuros de São Paulo (BM&FBOVESPA) com potencial de aumento de preço por conta do ofertante.

A existência de resultados suavizados afetaria a sustentabilidade do desempenho reportado das organizações? É o que trata o artigo intitulado Análise da influência da presença da suavização de resultados sobre a persistência dos lucros no mercado brasileiro, de autoria de Ana Carolina Kolozsvari e Marcelo Alvaro da Silva Macedo.

Adaptação do balanced scorecard: estudo de caso em uma empresa distribuidora de combustível é o título do artigo de autoria de Omar José Evangelista de Barros e Cláudio de Araújo Wanderley. O artigo, dentro de uma perspectiva qualitativa, proporciona análise do grau de difusão e adaptação das práticas em certa organização e indica a importância dos fatores culturais e políticos internos.

Emanuel Junqueira, Eduardo Vieira Dutra, Helio Zanquetto Filho e Rosimeire Pimentel Gonzaga desenvolveram pesquisa sobre o efeito das escolhas estratégicas genéricas e dos sistemas de controle gerencial (SCG) no desempenho organizacional de empresas de médio e grande porte localizadas no Espírito Santo, identificando associação com desempenho. O título do artigo é Efeito das escolhas estratégicas e dos sistemas de controle gerencial no desempenho organizacional.

Afinal, quais seriam os determinantes para o reconhecimento das perdas por impairment do goodwill nas empresas brasileiras? Esse é o tema tratado pelo artigo intitulado Determinantes do reconhecimento das perdas por impairment do goodwill , de autoria de Mara Vogt, Caroline Sulzbach Pletsch, Vania Regina Morás e Roberto Carlos Klann.

O artigo intitulado Relação unidirecional entre confiança do consumidor e rentabilidade do PSI-20 - influência do ciclo econômico, fruto da pesquisa de Maria Elisabete Duarte Neves, Luís Miguel Aragão Duarte Gonçalves, Mario Joaquim Silva Ribeiro, Paulo Jorge Santiago Feiteira e Clara Margarida Pisco Viseu, trata a relação entre sentimento de mercado e taxas de retorno no ambiente português.

Muito tem sido dito sobre a ampliação das informações sobre as práticas da contabilidade gerencial divulgadas pelas empresas. Será que isso se alterou ou continua sendo escassa sua divulgação? O artigo intitulado Redução da assimetria informacional sob a ótica do controle gerencial: discussão sobre práticas em empresas transparentes, de autoria de Márcia Maria dos Santos Bortolocci Espejo e Franciele do Prado Daciê trata esse tema.

As novas gerações são vistas como incógnitas em termos de carreiras e, dentre os vários questionamentos, quais são os fatores que influenciam a geração Y ao escolher a contabilidade como sua carreira é um dos mais relevantes. Esse é o tema do artigo intitulado Abordagem geracional dos fatores que influenciam a escolha de carreira em contabilidade, de autoria de Jony Hsiao e Silvia Pereira de Castro Casa Nova.

Adriana Bortoluzzo, Maria Kelly Venezuela, Mauricio Bortoluzzo e Wilson Nakamura são os autores do artigo intitulado Influência da crise financeira de 2008 na previsibilidade dos modelos de apreçamento de ativos de risco no Brasil. Ele trata do uso de três modelos de apreçamento de ativos de risco em ambiente de longo prazo em que crises aumentam as dificuldades dos profissionais quanto às projeções.

Nossos votos de uma leitura proveitosa e instigadora a todos!

Fábio Frezatti
Editor-Chefe

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    Dez 2016
Universidade de São Paulo, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Contabilidade e Atuária Av. Prof. Luciano Gualberto, 908 - prédio 3 - sala 118, 05508 - 010 São Paulo - SP - Brasil, Tel.: (55 11) 2648-6320, Tel.: (55 11) 2648-6321, Fax: (55 11) 3813-0120 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: recont@usp.br