RESUMO
Este estudo tem como objetivo analisar o casamento das contas discricionárias de ativos e passivos nas cooperativas de crédito brasileiras e sua evolução ao longo do tempo. A gestão de ativos e passivos para contas discricionárias e sua evolução ao longo do tempo não foram abordadas em estudos anteriores, que se concentraram principalmente em saldos de contas padronizados para analisar instituições financeiras, mas não todas cooperativas de crédito singulares brasileiras. As descobertas são particularmente relevantes para a academia, gestores e reguladores bancários ao fornecer insights sobre a gestão em contas discricionárias. Contribuindo para uma compreensão mais profunda e prática da gestão dos ativos e passivos no contexto nacional, com descobertas quanto à evolução positiva ao longo do tempo, porte e períodos de crises econômicas. O estudo pode impactar positivamente a gestão eficiente das cooperativas de crédito, minimizando riscos financeiros e promovendo a inclusão financeira em comunidades onde essas instituições desempenham um papel significativo. Foi utilizada correlação canônica na gestão de sete contas de ativos e nove contas de passivos, para avaliar 672 cooperativas de crédito singulares brasileiras, no período de 2014 a 2022, totalizando 5.361 observações. A gestão de ativos e passivos ocorre em média a vinte por cento das contas discricionárias nas cooperativas de crédito, permitindo seu gerenciamento ativo. Observou-se uma evolução positiva na dependência dessas contas ao longo do tempo. Ao analisar a influência do tamanho, identificou-se uma maior dependência das contas em cooperativas de crédito de menor porte. Durante períodos de crises econômicas, as diferenças na gestão foram mais evidentes, sendo possível que os gestores tenham adotado estratégias mais eficientes nesses períodos.
Palavras-chave:
estrutura de capital; cooperativas de crédito; correlação canônica
Thumbnail
Thumbnail
Nota: A linha preta corresponde à variação nos ativos explicada pelos passivos. A linha cinza corresponde à variação dos passivos explicada pelos ativos.Fonte: Elaborada pelos autores.
Nota: A linha preta corresponde à variação dos ativos explicada pelos passivos. A linha cinza corresponde à variação dos passivos explicada pelos ativos.Fonte: Elaborada pelos autores.