Helsloot e Jong (2006Helsloot, I., & Jong, W. (2006). Risk management in higher education and research in the Netherlands. Journal of Contingencies and Crisis Management, 14(3), 142-159. https://doi.org/10.1111/j.1468-5973.2006.00490.x https://doi.org/10.1111/j.1468-5973.2006...
) |
Analisar o risco no ensino superior na Holanda, considerando riscos inerentes às universidades, sociedade e educação como organização por meio de uma pesquisa de campo. |
Os resultados (por meio de questionários, reuniões e entrevistas) mostram que as instituições de ensino superior ainda não têm uma política integrada de segurança, proteção e gerenciamento de crises. Instituições, funcionários e alunos têm consciência limitada da gama de riscos a que eles e seu ambiente estão expostos. |
Power et al. (2009Power, M., Scheytt, T., Soin, K., & Sahlin, K. (2009). Reputational risk as a logic of organizing in late modernity. Organization Studies, 30(2), 301-324. http://dx.doi.org/10.1177/0170840608101482 http://dx.doi.org/10.1177/01708406081014...
) |
Argumentar a importância do risco de reputação nas organizações. |
No contexto das universidades, existem tanto as transformações específicas nas práticas organizacionais quanto a crescente preocupação generalizada com o risco de reputação. |
Christopher e Sarens (2015Christopher, J., & Sarens, G. (2015). Risk management: its adoption in Australian public universities within an environment of change management - A management perspective. Australian Accounting Review, 25(1), 2-12. https://onlinelibrary-wiley.ez16.periodicos.capes.gov.br/doi/full/10.1111/auar.12057 https://onlinelibrary-wiley.ez16.periodi...
) |
Examinar até que ponto os principais participantes das universidades públicas australianas desenvolveram e implementaram o gerenciamento de riscos em um ambiente de gerenciamento de mudanças. |
As descobertas demonstram que influências mais amplas - em grande parte resultado de culturas conflitantes de gerenciamento - tiveram impactos diferentes nos valores dos principais atores e na consequente adoção do processo. |
Souza et al. (2016Souza, J., Arima, C., Oliveira, R., Akabane, G., & Galegale, N. (2016). Gestão de riscos de segurança da informação numa instituição pública federal: um estudo de caso. ENIAC projetos, 5(2), 240-256.) |
Verificar como a gestão de riscos de segurança da informação se apresenta numa instituição pública federal conforme a percepção dos gestores de tecnologia da informação. O estudo foi aplicado no Instituto Federal de Ciência e Tecnologia de São Paulo. |
Os resultados encontrados demonstram a importância dos papéis desempenhados pelas pessoas, as responsabilidades, o desenvolvimento de políticas, normas, procedimentos e implantação desses, visando maior controle dos riscos e também das diversas oportunidades que envolvem a segurança de tecnologia da informação. |
Sousa et al. (2018Sousa, M., Finati, C., Perez, M., & Duarte, K. (2018). Gestão de risco nas instituições universitárias: uma análise comparativa da metodologia da Controladoria Geral da União e do Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão. Anais do Colóquio Internacional de Gestion Universitária (1-17). https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/190469 https://repositorio.ufsc.br/handle/12345...
) |
Comparar as metodologias de gerenciamento de riscos apresentadas pela Controladoria Geral da União e pelo Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão e verificar a possibilidade de adaptação dessas à gestão universitária. |
É possível a aplicação das metodologias na gestão de riscos das instituições universitárias, contudo, existe a necessidade de adaptação, respeitando as devidas particularidades da gestão universitária. |
Ramos et al. (2018Ramos, V., Lima, A., Silva, S., & Andrade, R. (2018). Uma proposta de utilização de gestão de risco para o planejamento acadêmico de uma universidade pública. In Anais do Simpósio Internacional de Gestão de Projetos, Inovação e Sustentabilidade (1-12).) |
Propõe investigar, identificar e analisar possíveis riscos que possam impactar o planejamento acadêmico de uma universidade pública, possibilitando criar um plano de contingência para mitigação e redução dos impactos em um semestre letivo. |
Riscos em ambientes universitários podem ocasionar diversos impactos no semestre letivo; pesquisas aplicadas com stakeholders pode ser um mecanismo eficiente para identificação e priorização desses riscos. Identificar o impacto e a probabilidade dos riscos pode possibilitar aos gestores acadêmicos uma resposta mais rápida perante problemas identificados. |
Wang et al. (2018Wang, H., Wang, J., Ren, C., & Zhang, S. (2018). Research on risk prevention and control of Sino-foreign cooperative universities - Based on ERM comprehensive risk management framework. Advances in Economics, Business and Management Research, 71, 301-306. ) |
Explorar a possibilidade de aplicar a estrutura do enterprise risk management no ensino superior na China, com base nessa estrutura. |
É necessário fortalecer a autorregulação das universidades com base na supervisão externa dos departamentos administrativos de educação e formar um mecanismo de prevenção e controle de riscos que combine acadêmicos, governos e multissujeitos sociais, além de conduzir identificação e análise abrangentes de vários riscos, para que as universidades cooperativas possam, efetivamente, evitar ou controlar todos os tipos de riscos. |
Anchundia et al. (2018Anchundia, P., Romero, X., & Perez, A. (2018). Risk management and process management in universities: Application in the University Laica Eloy Alfaro Manabí. In Annals of the 35 th International Academic Conference (121-138). https://ideas.repec.org/p/sek/iacpro/6408929.html https://ideas.repec.org/p/sek/iacpro/640...
) |
Desenvolver ferramentas para gerenciamento de processos e gerenciamento de riscos na Universidade Laica Eloy Alfaro de Manabi. |
A aplicação do checklist permitiu confirmar que existem inadequações e oportunidades de melhoria nas dimensões de orientação, estratégia e desenho da preparação da universidade para gerenciamento de riscos, gerenciamento integrado de riscos e implementação e controle. |
Assunção et al. (2019Assunção, A., Silva, M., Rosa, R., & Campeão, R. (2019). Estudo de caso na pró-reitoria de gestão de pessoas da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul: análise através da matriz de risco. Revista de Gestão e Secretariado, 10(2), 140-170. https://www.revistagesec.org.br/secretariado/article/view/868 https://www.revistagesec.org.br/secretar...
) |
Demonstrar um método de identificação e avalição de riscos por meio do mapeamento de processos, visando contribuir para a gestão de riscos em um departamento da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul. |
Foi desenvolvida uma matriz de riscos com indicadores que possibilitassem revelar o grau de risco que a unidade está disposta a suportar e buscar novas formas de tratá-los e mitigá-los. |