Editorial

Gilberto de Andrade Martins

Editorial

Em atenção aos propósitos de expor e disseminar avanços no conhecimento contábil, estamos divulgando mais um número da nossa R. Cont. Fin. - USP. Esperamos que a diversidade e qualidade dos artigos atendam às expectativas dos leitores.

O setor bancário mais uma vez é discutido. Uma relação entre concentração e rentabilidade é apresentada e debatida.

A temática sobre avaliação, há algum tempo, está em evidência entre pesquisadores da área de Ciências Sociais Aplicadas. Dois artigos abordam a construção de aplicação de Índices como indicadores de performance. Discute-se um Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) e seus impactos no endividamento e na percepção de risco. Outro texto aborda a construção de um Índice de Governança Corporativa – importante assunto que continua na pauta de muitos investigadores.

O tema contemporâneo sobre Redes Sociais é tratado em artigo que apresenta o perfil das Redes de Cooperação Científica no Congresso USP de Controladoria e Contabilidade no período de 2001-2009.

A Contabilidade Gerencial aparece em destaque por meio de artigo que revela a utilização de artefatos modernos de CG por empresas brasileiras.

Boa leitura. Até a próxima edição.

Prof. Dr. Gilberto de Andrade Martins

Editor

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    23 Maio 2011
  • Data do Fascículo
    Abr 2011
Universidade de São Paulo, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Contabilidade e Atuária Av. Prof. Luciano Gualberto, 908 - prédio 3 - sala 118, 05508 - 010 São Paulo - SP - Brasil, Tel.: (55 11) 2648-6320, Tel.: (55 11) 2648-6321, Fax: (55 11) 3813-0120 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: recont@usp.br