Acessibilidade / Reportar erro

APRESENTAÇÃO

Caros leitores:

Apresentamos a Edição 71 da Revista Contabilidade & Finanças, disponibilizada em nosso site. O Editorial foi desenvolvido por Trevor Hopper, que desenvolveu o trabalho sob o título O academicismo em contabilidade e a gestão por números. De forma bastante ampla, discute o sistema de estabelecimento dos rankings e avaliação de desempenho de maneira crítica. Trata-se de um trabalho que permite uma ampla discussão sobre um tema de grande importância para os acadêmicos e as instituições.

Oito artigos originais das linhas de pesquisa da Revista completam a edição, sendo:

Antônio Paulo Machado Gomes é o autor do artigo intitulado Características da governança corporativa como estímulo à gestão fiscal. Analisou as influências das características da governança corporativa, tais como remuneração paga à diretoria executiva, segregação entre Chairman e CEO, e independência e composição do Conselho de Administração, sobre o gerenciamento tributário das empresas brasileiras.

A comparabilidade das escolhas contábeis na mensuração subsequente de ativos imobilizados, de ativos intangíveis e de propriedades para investimento em empresas da América do Sul é o título do trabalho de Flaida Êmine Alves de Souza e Sirlei Lemes. A comparação entre informações de organizações do Brasil, Chile e Peru foi aperfeiçoada em decorrência da implementação das IFRS? É essa a discussão que as autoras tratam neste artigo.

Fernando Nascimento de Oliveira e Renan Feuchard Pinto se propõem a tratar a questão do risco de crédito da Petrobras e o fazem no artigo intitulado Determinantes do bond spread e do credit default swap: por que são diferentes? O caso da Petrobras.

Hedge accounting no mercado acionário brasileiro: efeitos na qualidade da informação contábil, disclosure e assimetria de informação, tem como autores Silas Adolfo Potin, Patrícia Maria Bortolon e Alfredo Sarlo Neto. Trata o hedge accounting na qualidade das informações contábeis, no disclosure dos instrumentos financeiros derivativos e na assimetria de informação.

A partir de uma abordagem interpretativista, por um horizonte de 15 anos, Uajará Pessoa Araújo, Mozar José de Brito, Lívia Maria de Pádua Ribeiro e Fernanda Tarabal Lopes construíram a pesquisa apresentada no artigo intitulado Metainterpretação: quinze anos de pesquisa com o relatório da administração.

César Medeiros Cupertino, Antonio Lopo Martinez e Newton Carneiro Affonso da Costa Jr. estudaram a manipulação dos resultados, que ocorre quando os gestores tomam decisões abaixo das ideais em termos de timing e volume das atividades operacionais; Consequências para a rentabilidade futura com o gerenciamento de resultados por meio de atividades operacionais reais é a proposta advinda de tantas dificuldades.

Samuel de Oliveira Durso, Jacqueline Veneroso Alves da Cunha, Patrícia Antonacci Neves e Joana Darc Vilaça Teixeira são os autores do artigo que tratou a motivação dos alunos na busca pelo mestrado, intitulado Fatores motivacionais para o mestrado acadêmico: uma comparação entre alunos de Ciências Contábeis e Ciências Econômicas à luz da Teoria da Autodeterminação.

Relações entre liquidez e retorno nas dimensões contábil e de mercado no Brasil é o título do artigo de autoria de Fernanda Finotti Cordeiro Perobelli, Rubens Famá, e Luiz Claudio Sacramento, que se propõe a analisar o capital de giro no Brasil e associar liquidez e retorno.

Espero que a leitura seja instigante e proveitosa.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    May-Aug 2016
Universidade de São Paulo, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Contabilidade e Atuária Av. Prof. Luciano Gualberto, 908 - prédio 3 - sala 118, 05508 - 010 São Paulo - SP - Brasil, Tel.: (55 11) 2648-6320, Tel.: (55 11) 2648-6321, Fax: (55 11) 3813-0120 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: recont@usp.br