Acessibilidade / Reportar erro

Força de trabalho e gerenciamento de resultados: Evidências no mercado de capitais brasileiro* * Trabalho apresentado no XIV Congresso ANPCONT, dezembro de 2020.

RESUMO

Analisamos a relação entre força de trabalho (FT) e gerenciamento de resultados no mercado de capitais brasileiro e, adicionalmente, identificamos se o gerenciamento das atividades operacionais é um substituto do gerenciamento por accruals. As evidências do efeito da FT na prática do gerenciamento de resultados são controversas, às vezes elas mostram efeito na redução ou suavização do lucro ou até nenhum efeito. No Brasil, não há estudos que investiguem como a intensidade da FT afeta o comportamento dos gestores quanto ao gerenciamento do lucro. A pesquisa se mostra relevante para os órgãos reguladores porque traz evidências empíricas dos incentivos gerados pela pressão da FT para que os altos executivos reduzam o resultado do período, de maneira substitutiva, com vistas ao gerenciamento das atividades operacionais da empresa. Além disso, ela se mostra relevante para os usuários das informações contábeis, pois demonstra que a FT influencia o gerenciamento dos resultados, afetando a qualidade das informações contábeis. Os achados podem ser úteis para órgãos reguladores e investidores, pois demonstram que a pressão da FT é um importante incentivo para a tomada de decisões de executivos e trabalhadores nos níveis operacionais das empresas e pode subsidiar o aprimoramento das regulamentações trabalhistas. Seguindo Pae (2005), usamos o modelo modificado de Jones (1991) com accruals defasados ​​para detectar o gerenciamento de resultados. Para captar a intensidade da FT, usamos as proxies apresentadas por Hilary (2006) e uma variável calculada a partir da demonstração do valor adicionado (DVA). Analisamos 119 empresas negociadas na bolsa de valores brasileira durante o período 2012-2018. Verificou-se que a intensidade da FT influencia negativamente o gerenciamento de resultados por accruals (GRA), ampliando as evidências dos efeitos do poder de negociação dos trabalhadores nas escolhas contábeis.

Palavras-chave:
força de trabalho; gerenciamento de resultados; demonstração do valor adicionado

Universidade de São Paulo, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Contabilidade e Atuária Av. Prof. Luciano Gualberto, 908 - prédio 3 - sala 118, 05508 - 010 São Paulo - SP - Brasil, Tel.: (55 11) 2648-6320, Tel.: (55 11) 2648-6321, Fax: (55 11) 3813-0120 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: recont@usp.br