Abstract in Portuguese:
RESUMO O objetivo do trabalho foi analisar a influência do desenho dos sistemas de controle gerencial (SCG) na cooperação interorganizacional e o papel moderador da identificação das empresas com seu parque tecnológico. As condições que promovem o surgimento da cooperação interorganizacional são apontadas na literatura como uma importante lacuna de pesquisa, além das poucas evidências sobre como o desenho dos SCG influencia a cooperação, principalmente em relacionamentos baseados em inovação. SCG em parcerias interorganizacionais mostraram ser relevantes para a coordenação e manutenção da relação e, neste estudo, revelaram fomentar comportamentos cooperativos das empresas vinculadas aos parques tecnológicos. A identificação interorganizacional está moderadamente presente nas empresas em relação ao parque, o que incita a inclusão de aspectos sociais e relacionais nos estudos interorganizacionais, ainda pouco explorados na literatura. Os SCG dos parques estão voltados a estimular a cooperação das empresas, uma finalidade desse vínculo. Ao não confirmar o efeito moderador da identificação, verificou-se que esse construto impulsiona a cooperação de modo desassociado dos SCG. Uma survey foi realizada em organizações associadas ao Porto Digital e ao Parque Tecnológico de São José dos Campos, com a participação de 187 gestores. Para análise dos dados aplicou-se a técnica de modelagem de equações estruturais por mínimos quadrados parciais e, de forma complementar, analisaram-se diferenças entre os dois parques. O desenho dos SCG e a identificação interorganizacional atuam como antecedentes da cooperação de empresas com seu parque tecnológico. Por outro lado, o efeito direto e positivo do desenho dos SCG na cooperação não é moderado pelo quanto estas empresas se identificam com a relação interorganizacional estabelecida. Contribui-se ao identificar formas de fomentar a cooperação, um dos propósitos dos acordos interorganizacionais, além de proporcionar evidências em um contexto pouco abordado na literatura.Abstract in English:
ABSTRACT The aim of this study was to analyze the influence of the design of management control systems (MCSs) on interorganizational cooperation and the moderating role of companies’ identification with their technology park. The conditions that promote the emergence of interorganizational cooperation are indicated in the literature as an important research gap, as well as the little evidence about how MCS design influences cooperation, especially in relationships based on innovation. MCSs in interorganizational partnerships have been shown to be relevant for the coordination and maintenance of the relationship, and this study reveals that MCSs promotes cooperative behaviors among the companies associated with the technology parks. The interorganizational identification of the companies with their park was moderately present, thus prompting the inclusion of social and relational aspects in interorganizational studies, which remain scarcely explored in the literature. The MCSs of the parks are focused on stimulating the companies’ cooperation, which is one purpose of this partnership. By not confirming the moderating effect of identification, it was verified that this construct drives cooperation in a way that is dissociated from the MCSs. A survey was conducted in organizations associated with Porto Digital and with the São José dos Campos Technology Park, and it had the participation of 187 managers. To analyze the data the partial least squares structural equation modeling technique was applied and the differences between the two parks were further analyzed. The MCSs design and interorganizational identification act as antecedents of the companies’ cooperation with their technology park. On the other hand, the direct and positive effect of the MCS design on cooperation is not moderated by how much these companies identify with the interorganizational relationship established. The paper contributes by identifying ways of fostering cooperation, one of the purposes of interorganizational agreements, as well as by providing evidence in a context that is scarcely addressed in the literature.Abstract in Portuguese:
RESUMO O objetivo deste artigo foi investigar os efeitos dos controles informais no empowerment psicológico e na satisfação no trabalho. Apesar de estudos pregressos analisarem o papel de determinados sistemas de controle gerencial em resultados individuais, tais como empowerment psicológico e satisfação no trabalho, as evidências dos controles informais nesse contexto não são conclusivas. Os sistemas cooperativos de crédito têm considerável participação no crescimento econômico, desenvolvimento regional e empregabilidade. Nesse sentido, explora-se a percepção de diretores e gerentes das unidades de negócios de um dos maiores sistemas cooperativos quanto aos controles informais utilizados. Considerando que a satisfação no trabalho gera uma série de desdobramentos à organização (por exemplo, lealdade do funcionário e desempenho no trabalho), compreender seus determinantes torna-se relevante. A literatura aponta a crescente preocupação das organizações contemporâneas com controles informais. Diversos estudos se concentram em compreender o papel desses controles e os respectivos efeitos em comportamentos organizacionais e individuais. Na perspectiva individual, existe a necessidade de analisar efeitos indiretos de controles gerenciais em aspectos individuais por meio de variáveis psicológicas. Assim, o estudo agrega novas evidências dos controles informais nas organizações ao explorar o papel interveniente do empowerment psicológico e os efeitos (benéficos) na satisfação no trabalho. Adicionalmente, o estudo proporciona uma contribuição de ordem metodológica para as pesquisas nacionais em controle gerencial ao acrescentar uma análise baseada em métodos mistos. Uma survey foi aplicada com diretores e gestores de unidades de negócios de um dos maiores sistemas cooperativistas de crédito do Brasil. Os dados foram analisados com uma abordagem de métodos mistos: modelagem de equações estruturais por mínimos quadrados parciais e fuzzy-set qualitative comparative analysis. Os controles informais se associam direta e indiretamente (via empowerment psicológico) com a satisfação no trabalho. Além disso, os achados sinalizam mais de uma solução para alta satisfação no trabalho.Abstract in English:
ABSTRACT The aim of this article was to investigate the effects of informal controls on psychological empowerment and job satisfaction. Despite previous studies having analyzed the role of certain management control systems in individual results, such as psychological empowerment and job satisfaction, the evidence on informal controls within this context is inconclusive. Credit union systems play a considerable role in economic growth, regional development, and employability. We therefore explore the perception of directors and managers of business units of one of the biggest cooperative systems regarding the informal controls used. Considering that job satisfaction has a series of implications for organizations (for example in employee loyalty and job performance), it is important to understand its determinants. The literature points to the growing concern among contemporary organizations about informal controls. Various studies focus on understanding the role of these controls and their respective effects on organizational and individual behaviors. From the individual perspective, there is a need to analyze the indirect effects of management controls on individual aspects by means of psychological variables. Thus, this study provides new evidence on informal controls in organizations by exploring the intervening role of psychological empowerment and the (beneficial) effects on job satisfaction. In addition, the study provides a methodological contribution to the national research on management control by adding an analysis based on mixed methods. A survey was applied to directors and managers of business units of one of the biggest credit union systems in Brazil. The data were analyzed using a mixed methods approach: partial least squares structural equation modeling and fuzzy-set qualitative comparative analysis. Informal controls are directly and indirectly associated (via empowerment) with job satisfaction. Moreover, the findings indicate more than one solution for high job satisfaction.Abstract in Portuguese:
RESUMO O objetivo deste trabalho foi identificar as trajetórias de automatização da coleta de dados em diversos Tribunais de Contas, as características comuns aos sistemas que emergiram e os impactos para os controles fiscal e contábil no Brasil. A automação de coleta de dados é parte da transformação digital no campo de auditoria, porém, as literaturas de auditoria pública no Brasil, de transformação digital ou de infraestrutura digital, não analisam como tal transformação se dá e como as infraestruturas se estabilizam e moldam o campo de auditoria. A automação da coleta de dados traz implicações inesperadas para o conteúdo da auditoria pública e de gestão financeira dos órgãos fiscalizados. A identificação das trajetórias dessa automatização permite discutir as diversas soluções presentes no campo e como isso afeta a uniformização da auditoria de governos. A automatização da coleta de dados pelos Tribunais de Contas, sobretudo o escopo e a frequência dessa coleta, induz como os órgãos fiscalizados priorizam a adoção e a manutenção de políticas e processos contábeis, orçamentários e de planejamento financeiro. As infraestruturas digitais que emergem desses sistemas moldam todo o campo de auditoria, enraízam-se e aumentam o custo de mudança futuro, perpetuando a heterogeneidade na fiscalização e na administração financeira de governos na federação. O artigo apresenta um estudo de caso longitudinal (1994 a 2020), com narrativas construídas a partir de questionários e entrevistas com analistas de controle externo de 26 Tribunais de Contas. A automatização da coleta de dados orçamentários e contábeis pelos Tribunais de Contas tem alterado a lógica do campo de auditoria de governos no Brasil. As infraestruturas digitais que emergem ao conectar Tribunais e seus jurisdicionados enraizaram conceitos, definições e expectativas implícitas na lógica de auditoria remota.Abstract in English:
ABSTRACT This study aimed to identify the trajectories for data collection automation in various Courts of Accounts (Tribunais de Contas), the standard features of the systems that have emerged, and the impacts on fiscal and accounting oversight in Brazil. Data collection automation is part of the digital transformation in the field of auditing; however, the literature on public sector auditing in Brazil, on digital transformation, or digital infrastructure, does not analyze how this transformation occurs and how the infrastructures are stabilized and shape the field of auditing. Data collection automation has unexpected implications for the content of public sector audits and the financial management of the public sector auditees. Identifying the trajectories for digital tools of data collection automation enables a discussion on whether currently adopted solutions vary and the effects on the standardization of government audits. The automation of data collection by the Court of Accounts, particularly its scope and frequency, affects how the audited public organizations prioritize the adoption and maintenance of accounting, budgeting, and financial planning policies and processes. The digital infrastructures that emerge from these digital tools shape the entire field of auditing, they become embedded, and they increase the cost of future changes, perpetuating the heterogeneity in the auditing and financial management of governments in the Brazilian federation. The article presents a longitudinal case study (1994 to 2020), with narratives built based on questionnaires and interviews with auditors from 26 Courts of Accounts. The automation of budgetary and accounting data collection by Courts of Accounts has changed the logic of the field of government auditing in Brazil. The digital infrastructures that emerge by connecting Courts and the audited public organizations under their jurisdictions have embedded concepts, definitions, and implicit expectations in a remote auditing logic.Abstract in Portuguese:
RESUMO O objetivo desta pesquisa foi identificar as lacunas de engajamento e de utilização entre os atores sociais envolvidos com o Relato Integrado (RI) no Brasil: as empresas e os profissionais responsáveis pelo seu fomento, as organizações que o implementam e as empresas e os profissionais que o utilizam. No Brasil, as organizações privadas podem se engajar e utilizar o RI pelo mecanismo de isomorfismo institucional mimético ou normativo, enquanto as públicas o fazem pelo mecanismo coercitivo. Além desse cenário, estudos têm mostrado que as organizações ainda estão se adaptando ao framework 1.0 do RI e que há necessidade de discutir as melhorias referentes aos seus princípios norteadores, bem como os fatores que podem contribuir para facilitar sua adoção pelas organizações. Além de mostrar algumas lacunas a serem mitigadas para facilitar o engajamento e a utilização do RI, os achados indicam que a abordagem com os atores sociais pode incluir a mudança de cultura organizacional e não apenas os princípios e elementos metodológicos do RI. Este estudo apresenta reflexões e elementos para que os atores sociais envolvidos com o RI possam implementar ações que acelerem o engajamento e a utilização dessa iniciativa no Brasil, ou seja, que contribuam para mudar o modelo mental dos gestores no tocante ao processo de criação, preservação e erosão de valor no longo prazo. Este é um estudo qualitativo interpretativo exploratório, pois se trata de temática abordada há pouco tempo, tanto na literatura internacional quanto na nacional. Os dados foram coletados em entrevistas, documentos e observações de participantes e não participantes e interpretados por meio da técnica de templates analysis. Os achados evidenciaram cinco lacunas de engajamento e de utilização entre os atores sociais a serem transpostas para maior efetividade dessa iniciativa: ausência do pensamento integrado nas organizações; exclusão do RI na governança corporativa; ausência de padronização de metodologias de mensuração de impactos e de disclosure de riscos; desconhecimento da abrangência dos temas do RI; e controvérsia entre a regulação e a autorregulação do RI. Assim, o estudo contribui para uma investigação empírica que discute a situação da implementação do RI no Brasil com os protagonistas dessa iniciativa. Também apresenta um modelo conceitual com base nos antecedentes e consequentes do RI que pode ser utilizado para o desenvolvimento de uma escala de mensuração a ser utilizada em países em situação similar à do Brasil.Abstract in English:
ABSTRACT The aim of this research was to identify the gaps in engagement and use among the social actors involved with Integrated Reporting (IR) in Brazil: the companies and professionals responsible for promoting it, the organizations that implement it, and the companies and professionals that use it. In Brazil, private organizations may engage in and use IR via the mechanism of mimetic or normative institutional isomorphism, while public ones do so via the coercive mechanism. In addition to this situation, studies have shown that organizations are still adapting to IR framework 1.0 and that there is a need to discuss improvements relating to its guiding principles, as well as the factors that can contribute to facilitating its adoption by organizations. Besides showing a number of gaps to be mitigated in order to facilitate engagement in and use of IR, the findings indicate that the social actors approach could include a change of organizational culture and not only the principles and methodological elements of IR. This study presents reflections and elements so that the social actors involved with IR can implement actions to accelerate engagement in and use of this initiative in Brazil; that is, which contribute to changing the mental model of managers in relation to the process of value creation, preservation, and erosion over time. This is a qualitative, interpretative, and exploratory study, as it covers a recently addressed topic, both in the international and in the national literature. The data were collected from interviews, documents, and observations of participants and non-participants and interpreted using the template analysis technique. The findings revealed five gaps in engagement and use among the social actors to be overcome in order for this initiative to be more effective: an absence of integrated thinking in organizations; exclusion of IR from corporate governance; an absence of standardization of methodologies for measuring impacts and disclosing risks; a lack of knowledge of the range of IR matters; and controversy between the regulation and self-regulation of IR. Therefore, the study contributes with an empirical investigation that discusses the situation regarding the implementation of IR in Brazil with the protagonists of this initiative. It also presents a conceptual model based on the antecedents and consequences of IR that can be used to develop a measurement scale to be used in countries in a similar situation to that of Brazil.Abstract in Portuguese:
RESUMO O objetivo deste artigo foi avaliar a influência do alinhamento de preferências dos operadores por agregar ou desagregar no uso de informações gerenciais. Embora pesquisas apontem que informações contábeis têm potencial para apoiar o processo decisório, elas também sinalizam a utilização limitada. Entretanto, essas pesquisas basicamente investigaram aspectos como informações recebidas versus demandadas, tempestividade, aspectos legais e societários. Questiona-se se a divergência de preferências na forma de apresentação das informações, entre quem as elabora e quem as usa ou deveria usar, poderia também ser um fator explicativo. Assim, busca-se investigar, sob a lente da teoria da contabilidade mental (TCM), se existem diferenças nas preferências dos operadores que ajudem a explicar a pouca utilização das informações contábeis para apoiar o processo decisório. A relevância deste artigo é compreender melhor as razões da pouca utilização das informações contábeis para apoiar o processo decisório, apesar do seu potencial contributivo, visando a continuidade e a prosperidade das organizações. Como impacto na área, este artigo ajuda os preparadores a compreender e contemplar as demandas e preferências dos usuários, resultando em maior uso das informações. Assim, esperam-se decisões embasadas sem influência de oportunismos, aleatoriedade ou viés de quem as prepara. Operacionalizou-se um quase-experimento com 1.074 estudantes, sendo 550 de ciências contábeis (preparadores) e 524 de administração (usuários) de quatro universidades (públicas e privadas) do sul do Brasil. Trata-se de pesquisa empírica, quantitativa, descritiva e aplicada. Para análise dos dados, utilizou-se estatística descritiva, regressões logísticas e análise de homogeneidade (homogeneity analysis by menos of least square - HOMALS). Os operadores (preparadores e usuários), na maioria dos cenários, apresentam preferência por desagregar as informações, independentemente se essas seguem ou não os pressupostos da TCM. Observa-se que a busca pelo volume informacional para tomada de decisão mais assertiva predomina sobre os ganhos psicológicos e a função de valor percebida pelo indivíduo. Quem prefere informações desagregadas dispõe-se a alinhar/utilizar informações contábeis para gestão.Abstract in English:
ABSTRACT This article aimed to evaluate the influence of the alignment of operators’ preferences for aggregating or disaggregating on the use of managerial information. Although studies indicate that accounting information has the potential to support the decision-making process, they also point to its limited use. However, those studies have basically investigated aspects such as information received versus demanded, timeliness, and legal and corporate aspects. There remains the question of whether divergences in preferences regarding the way information is presented, between those who elaborate and those who use it, could also be an explanatory factor. Thus, this study sought to investigate, under the lens of Mental Accounting Theory (MAT), whether there are differences in operators’ preferences that help to explain the low use of accounting information to support the decision-making process. The relevance of this article lies in better understanding the reasons for the low use of accounting information to support the decision-making process, despite its contributive potential, seeking organizational continuity and prosperity. As an impact on the area, this article helps preparers to understand and contemplate users’ demands and preferences, resulting in greater use of information. The aim is for informed decisions to be taken without the influence of opportunisms, randomness, or the bias of whoever prepares the information. A quasi-experiment was operationalized with 1,074 students, 550 of accounting courses (preparers) and 524 of management courses (users) at four (public and private) universities in the south of Brazil. The study involves empirical, quantitative, descriptive, and applied research. For the data analysis, descriptive statistics, logistic regressions, and homogeneity analysis by means of alternating least squares (HOMALS) were used. In most of the scenarios, the operators (preparers and users) presented a preference for disaggregating the information, independently of whether they follow the assumptions of MAT or not. It was observed that the search for informational volume for more assertive decision making predominates over the psychological gains and the value function perceived by the individual. Those who prefer disaggregated information are willing to align/use accounting information for management.Abstract in Portuguese:
RESUMO O trabalho teve por objetivo avaliar a moderação de variáveis relacionadas com incentivos ao gerenciamento de resultados (endividamento, lucratividade e tamanho) no efeito da mudança de normas (contábil ou fiscal) sobre book-tax differences (BTD). O fim do Regime Tributário Transitório (RTT) permite avaliar a simetria entre o afastamento e a reaproximação das normas contábil e fiscal, ajudando a identificar o efeito moderador de características como tamanho, alavancagem e rentabilidade sobre o uso da discricionariedade permitido pelas International Financial Reporting Standards (IFRS). O estudo dos efeitos de mudanças nas normas contribui para o entendimento de como afetam a qualidade da informação contábil, particularmente quando observados movimentos simétricos de afastamento das normas contábil e fiscal, com a adoção das IFRS, e de reaproximação, com o fim do RTT. A análise realizada permite separar efeitos do distanciamento entre as normas fiscal e contábil, das inovações trazidas pelas IFRS. O entendimento do efeito da norma sobre a qualidade da informação contábil contribui para a qualidade do trabalho de analistas financeiros, das autoridades fiscais, e dos reguladores. São realizados estudos de eventos para avaliar o efeito da adoção das IFRS, bem como do fim do RTT, sobre BTD (proxy de gerenciamento de resultados), em seções transversais de empresas. São utilizadas variáveis explicativas relacionadas com incentivos para gerenciar resultados contábeis e tributários (endividamento, rentabilidade e tamanho), que poderiam explicar a ambiguidade dos resultados na literatura. O artigo mostra evidências de que endividamento e tamanho das empresas influem no efeito da adoção das IFRS, assim como do fim do RTT. Foi observada relação negativa de endividamento e tamanho com o impacto das mudanças de norma sobre diferenças entre resultados contábil e fiscal (BTD).Abstract in English:
ABSTRACT This paper aimed to evaluate the moderation by variables related to incentives for earnings management (indebtedness, profitability, and size) over the effect of the change in standards (accounting or tax) on the book-tax differences (BTD). The end of the Transitional Tax Regime (RTT) enables us to evaluate the symmetry between the divergence and reconvergence of the accounting and tax standards, helping to identify the moderating effect of characteristics such as size, leverage, and profitability over the use of the discretion allowed by the International Financial Reporting Standards (IFRS). Studying the effects of changes in the standards contributes to understanding how they affect accounting information quality, particularly when we observe symmetrical movements of divergence of the accounting and tax standards, such as IFRS adoption, and of reconvergence, with the end of the RTT. The analysis conducted enables us to separate effects of divergence between the tax and accounting standards from the innovations introduced by the IFRS. An understanding of the effect of the standard over accounting information quality contributes to the quality of the work of financial analysts, tax authorities, and regulators. Event studies are conducted to evaluate the effect of IFRS adoption, as well as the end of the RTT, over the BTD (a proxy for earnings management), in cross sections of companies. We use explanatory variables related to incentives to manage book and taxable income (indebtedness, profitability, and size), which could explain the ambiguity of the results in the literature. The article provides evidence that the indebtedness and size of companies influence the effect of IFRS adoption, as well as of the end of the RTT. We observed a negative relationship of indebtedness and size with the impact of changes in standards over differences between book and taxable income (BTD).Abstract in Portuguese:
RESUMO O objetivo deste artigo foi avaliar o efeito do resultado das empresas e da harmonização com as IFRS na readability do Relatório da Administração no mercado acionário brasileiro. Existe uma lacuna a ser preenchida, seja na elaboração e adaptação de medidas de readability ao contexto estudado, porque os estudos tendem a replicar as fórmulas originais, seja na identificação dos determinantes da readability nos relatórios de empresas brasileiras, pois as pesquisas nessa seara ainda são incipientes e os resultados, inconclusivos. Os resultados fornecem indícios para os investidores identificarem informações textuais complexas e podem auxiliar os formuladores de políticas públicas a instituir um manual de escrita simples, nos moldes do promovido pelo Plain English Handbook da SEC de 1998. As métricas modificadas e a desenvolvida superam as críticas sobre a utilização de fórmulas de readability nas pesquisas contábeis e podem ser utilizadas em substituição das métricas originais em pesquisas futuras. Foi utilizado um modelo econométrico apresentando os determinantes da readability. A readability foi calculada para a seção Análise dos Resultados do Relatório da Administração. O constructo resultado é entendido por três atributos: a persistência, o desempenho atual e o benchmark de referência. A harmonização com as IFRS é uma variável dummy, que delimita o período pré e pós-IFRS. As hipóteses foram testadas em uma amostra de empresas brasileiras constituída por 714 empresas-ano para o período de 2006 a 2019. Os resultados descritivos mostram que há uma aparente melhoria na readability dos relatórios na comparação do período pré e pós-IFRS. As evidências econométricas mostram que, no geral, as empresas com resultados persistentes e positivos apresentam relatórios menos complexos e têm chances de ter relatórios com alta readability, porque os gestores divulgam relatórios com melhor readability, para sinalizar ao mercado o resultado positivo.Abstract in English:
ABSTRACT The aim of this article was to evaluate the effect of company earnings and of harmonization with IFRS on the readability of Management Reports in the Brazilian stock market. There is a gap to be filled both in the elaboration and adaptation of readability measures to the context studied, as the studies tend to replicate the original formulas, and in identifying the determinants of the readability of Brazilian company reports, as the research in this field remains in its infancy and the results are inconclusive. The results provide indications for investors to identify complex textual information and may help public policymakers to establish a simple writing manual, along the lines of the SEC’s 1998 Plain English Handbook. The modified metrics and the one developed overcome the criticisms regarding the use of readability formulas in accounting research and could be used in substitution of the original metrics in future studies. An econometric model was used that presents the determinants of readability. Readability was calculated for the Results Analysis section of the Management Report. The resulting construct is understood via three attributes: persistence, current performance, and the reference benchmark. Harmonization with IFRS is a dummy variable, which delimits the pre- and post-IFRS periods. The hypotheses were tested in a sample of Brazilian companies made up of 714 company-year observations covering the period from 2006 to 2019. The descriptive results show that there is an apparent improvement in the readability of the reports in the pre- and post-IFRS period comparison. The econometric evidence shows that, in general, companies with persistent and positive earnings present less complex reports and are more likely to have highly readable reports, because managers publish reports with better readability to signal positive results to the market.Abstract in Portuguese:
RESUMO Investigamos a relação entre persistência dos dividendos e gerenciamento de resultados, considerando os níveis de desempenho econômico e de risco em países emergentes. Os resultados [lucros] são importantes para os modelos de avaliação de empresas e os dividendos apresentam evidências que sugerem maior persistência; entretanto, não há evidências sobre o efeito do gerenciamento de resultados sobre a persistência dos dividendos em países emergentes. Apesar do crescimento expressivo dos mercados emergentes nas últimas décadas, os graus de eficiência informacional e de proteção legal aos investidores são inferiores aos dos países desenvolvidos, e esses são riscos potenciais para os investidores que preferem receber dividendos como forma de evitar a expropriação por gestores que podem gerenciar os resultados das empresas. Nós mostramos que a redução da volatilidade macroeconômica e das incertezas quanto ao desempenho e risco de um país melhoram a persistência dos dividendos. Assim, mesmo em face das manipulações de resultados, os dividendos são melhores dados de entrada [inputs] para os modelos de valuation. Usando os modelos de persistência de Dechow e Schrand (2004) e Lintner (1956), interagimos a persistência dos dividendos com o gerenciamento de resultados das empresas e com alguns indicadores de desempenho econômico e de risco dos países, para 7.536 empresas de capital aberto em 20 países, incluídas no Índice de Mercados Emergentes Morgan Stanley Capital International (MSCI) entre 2000 e 2016. Descobrimos que, nos países emergentes, os dividendos são mais persistentes do que os lucros. Se uma empresa paga 1,00 dólar americano (USD) em dividendos, então, em média, US$ 0,89 persistirão nos dividendos do próximo ano (para lucros, persistem apenas US$ 0,76). Descobrimos que, além dos dividendos anteriores e dos lucros correntes apresentados por Lintner (1956), os dividendos correntes são uma função do volume de gerenciamento de resultados porque esse evento reduz a persistência dos dividendos.Abstract in English:
ABSTRACT We investigate the relationship between dividend persistence and earnings management, considering the levels of economic performance and risk in emerging countries. Earnings are important for valuation models and dividends have evidence that suggests greater persistence, however, there is no evidence on the effect of earnings management on dividend persistence in emerging countries. Despite the substantial growth of emerging markets in the last decades, the degree of informational efficiency and the legal protection for investors is inferior to developed countries, and this is a potential risk for investors who prefer to receive dividends as a way of avoiding expropriation by managers who can manage the firms’ earnings. We show that the reduction in macroeconomic volatility and the uncertainties concerning a country’s performance and risk improve dividend persistence. Thus, even in the face of earnings manipulations, dividends are better inputs for valuation models. Using the persistence models of Dechow and Schrand (2004) and Lintner (1956), we interact the dividend persistence with firms’ earnings management and some indicators of a country’s economic performance and risk for 7,536 publicly traded firms from 20 countries, included in the Morgan Stanley Capital International (MSCI) Emerging Markets Index from 2000 to 2016. We find that in emerging countries dividends are more persistent than earnings. If a company pays United States dollars (USD) 1.00 in dividends, then, on average, US$ 0.89 will persist into next year’s dividends (for earnings, only US$ 0.76 persists). We find that, in addition to the past dividends and current earnings presented by Lintner (1956), current dividends are a function of earnings management volume because this event reduces dividend persistence.Abstract in Portuguese:
RESUMO Buscou-se investigar quais estratégias de enfrentamento mais frequentemente são utilizadas pelos professores do curso de ciências contábeis e como elas podem modular o estresse percebido por esses professores. O ambiente acadêmico do ensino superior está permeado de eventos de natureza estressora; não obstante, pouco esforço, principalmente na área de ciências contábeis, foi empregado para buscar entender e propor direcionadores que pudessem aprimorar o bem-estar e o prazer com a profissão de professor. Uma estratégia de enfrentamento é um comportamento que protege o indivíduo de danos psicológicos relacionados a experiências sociais problemáticas; assim, é por meio desses comportamentos que os indivíduos gerenciam as experiências cotidianas, contribuindo para a manutenção de sua saúde mental. A discussão sobre a utilização de estratégias de enfrentamento do estresse carece de abordagem nas instituições de ensino superior (IES), seja por apontarem que diversas estratégias estão sendo empregadas sem a devida eficácia, seja por sinalizarem que três das estratégias, estatisticamente significativas são da dimensão daquelas focadas nas emoções disfuncionais. E, o mais grave, dessas três estratégias, duas (autoculpabilização e negação) têm contribuído, sobremaneira, para aumentar a percepção de estresse. Foram empregados o Teacher Stress Inventory (TSI), composto de 26 questões com escala Likert de cinco pontos, e o Brief COPE (Coping Orientation to Problems Experienced Inventory), com 28 itens e escala de quatro pontos, além de questões sociodemográficas. Foi enviado um questionário eletrônico a dois mil professores que lecionavam em curso de ciências contábeis no Brasil. Ao todo, 563 docentes responderam às perguntas. A análise foi realizada por meio de testes de associação e de regressão linear múltipla. Apurou-se que o estresse médio relatado pelos professores foi de 63% do escore máximo do TSI, e as estratégias medidas pelo Brief COPE mais prevalentes foram planejar, coping ativo, reinterpretação positiva, utilização de suporte instrumental, autoculpabilização e religião. Por meio de estimação de regressão linear, concluiu-se que duas estratégias de enfrentamento (coping ativo e desinvestimento comportamental) moderaram negativamente o estresse dos docentes, porém outras duas (autoculpabilização e negação) elevaram sua percepção de estresse. Além disso, descobriu-se que os professores mais vulneráveis ao estresse utilizam mais intensamente estratégias de enfrentamento menos adaptativas.Abstract in English:
ABSTRACT This study sought to investigate which coping strategies are most frequently used by accounting faculty and how they can modulate the perceived stress. The higher education academic environment is filled with events that are stressful in nature; however, little effort, especially in the area of accounting, has been employed in seeking to understand and propose guidelines that can improve well-being and pleasure in the teaching profession. A coping strategy is a behavior that protects the individual from psychological damage related to problematic social experiences; it is through these behaviors that individuals manage their day-to-day experiences, thus helping to maintain their mental health. The discussion about the use of strategies for coping with stress lacks an approach in higher education institutions (HEIs), as it indicates that various strategies are being employed ineffectively and signals that three of the statistically significant strategies belong to the dimension of those focused on dysfunctional emotions. And, more seriously, of those three strategies, two (self-reproach and denial) have further contributed to increasing the perception of stress. The Teacher Stress Inventory (TSI), composed of 26 questions with a five-point Likert scale, and the Brief COPE (Coping Orientation to Problems Experienced Inventory), with 28 items and a four-point scale, were employed together with sociodemographic questions. An electronic questionnaire was sent to two thousand accounting faculty in Brazil. Altogether, 563 faculty members answered the questions. The analysis was conducted through association and multiple linear regression tests. It was verified that the average stress reported by the faculty members was 63% of the maximum TSI score, and the most prevalent strategies measured by the Brief COPE were planning, active coping, positive reinterpretation, use of instrumental support, self-reproach, and religion. Through linear regression estimation, it was concluded that two coping strategies (active coping and behavioral divestment) negatively moderated the faculty members’ stress, but two others (self-reproach and denial) raised their perception of stress. Moreover, it was discovered that the faculty members who were most vulnerable to stress use less adaptive coping strategies more intensely.Abstract in Portuguese:
RESUMO O objetivo deste artigo foi avaliar a efetividade de técnicas de seleção de fundos de investimentos sob a ótica dos fundos de pensão brasileiros. Estratégias de asset liability management (ALM) e liability driven investment (LMI) são usualmente adotadas para direcionar o gestor do fundo de pensão em relação à alocação estratégica em classes de ativos que devem compor sua carteira de investimentos e à liquidez necessária em cada época, não especificando, contudo, em quais ativos alocar recursos dentre a infinidade de ativos disponíveis no mercado financeiro. Este artigo contribui para a gestão tática nos segmentos de renda fixa e renda variável terceirizados pelos fundos e demonstra que adotando indicadores simples pode aumentar o desempenho das alocações. Este artigo amplia o conhecimento sobre a decisão de investimentos dos fundos de pensão e gera confiabilidade na adoção do índice de Sharpe como técnica de seleção de fundos de investimentos. Foram analisados os retornos obtidos por carteiras hipotéticas construídas por meio das seguintes técnicas: (i) índice de Sharpe; (ii) alfa de um modelo multifatorial; (iii) eficiência da análise envoltória de dados (DEA, data envelopment analysis); e (iv) as diferentes combinações dessas técnicas. Consideraram-se informações de 369 fundos de 2013 a 2018, adotando 12 janelas temporais para seleção e reavaliação das carteiras. Os retornos obtidos foram comparados com a meta atuarial média dos planos de benefícios administrados pelos fundos de pensão, por meio da divergência não planejada (DnP). Ao terceirizar a alocação dos fundos de pensão em fundos de investimento de renda fixa e renda variável verificou-se que o índice de Sharpe contribui significativamente para o desempenho dos fundos de pensão, comparativamente a outros indicadores e técnicas ou sua combinação.Abstract in English:
ABSTRACT The aim of this article was to evaluate the effectiveness of investment fund selection techniques from the perspective of Brazilian pension funds. Asset liability management (ALM) and liability driven investment (LDI) strategies are usually adopted to guide pension fund managers in relation to strategic allocation in asset classes that should compose their investment portfolios and to the liquidity needed in each period, but not specifying in which assets to allocate resources from among the infinity of assets available in the financial market. This article contributes to tactical management in the fixed income and stock segments outsourced via funds and demonstrates that adopting simple indicators can increase investment performance. The article broadens the knowledge on pension fund investment decisions and creates confidence in the adoption of the Sharpe ratio as a technique for choosing investment funds. We analyzed the returns obtained by hypothetical portfolios built using the following techniques: (i) the Sharpe ratio; (ii) the alpha of a multifactor model; (iii) data envelopment analysis (DEA) efficiency; and (iv) the different combinations of these techniques. We considered information on 369 funds from 2013 to 2018, adopting 12 temporal windows for choosing and re-evaluating the portfolios. The returns obtained were compared with the mean actuarial goal of the benefits plans administered by the pension funds, by means of the unplanned divergence (UD). When outsourcing pension fund investments in fixed income and stock investment funds it was verified that the Sharpe ratio contributes significantly to pension fund performance, compared with other indicators and techniques or a combination of them.