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Revista Contabilidade & Finanças, Volume: 35, Número: 94, Publicado: 2024
  • Folga financeira e gastos ambientais: value-relevance no mercado acionário brasileiro Artigo Original

    Santos, José Glauber Cavalcante dos; Vasconcelos, Alessandra Carvalho de; Luca, Márcia Martins Mendes De

    Resumo em Português:

    RESUMO O objetivo deste artigo é avaliar o efeito da folga financeira no value-relevance de gastos ambientais em firmas do mercado de capitais brasileiro. A literatura nacional tem negligenciado a abordagem de investigações sobre value-relevance de informações ambientais de desempenho, diferentemente do que ocorre na literatura estrangeira. O estudo aborda a combinação de informações ambientais com a condição financeira das firmas no escopo do value-relevance, obtendo evidências ainda não contempladas na literatura acerca do mercado de capitais brasileiro. Destaca-se que a perspectiva financeira influencia fortemente a avaliação das firmas no tocante à dimensão ambiental. A empresa que realiza gastos ambientais e detém melhor condição financeira passa a ser mais bem avaliada e considerada economicamente interessante. O mesmo não ocorre com firmas em condição financeira inferior. O estudo possibilita demonstrar como a dimensão ambiental, não prioritária na visão do shareholder, poderá ser objeto de atenção de investidores, se o requisito condição financeira é atendido. O mercado monitora gastos ambientais a fim de avaliar muito mais a extensão dos efeitos derivados desses dispêndios na geração de fluxos de caixa futuros, e menos o comprometimento ambiental da empresa. A amostra reúne 52 empresas com ações negociadas na B3 S.A. no período 2009-2018, totalizando 252 observações. Foi usado o modelo proposto por Ohlson, adaptado seguindo a literatura, e operacionalizado em modelos POLS. Ademais, análises foram reproduzidas considerando-se o possível efeito moderador das medidas de folga financeira na proxy dos gastos ambientais. Os resultados indicam que os gastos ambientais contribuem para reduzir a avaliação das firmas, sinalizando para os investidores apenas custos econômicos futuros. Observou-se que a folga financeira constitui elemento importante na avaliação das firmas com gastos ambientais, e que, nas empresas com gastos ambientais e maior folga financeira, a avaliação foi superior à daquelas com menor folga financeira.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT The objective of this article is to evaluate the effect of financial slack on the value relevance of environmental expenditures in Brazilian capital market firms. The Brazilian literature, unlike the foreign literature, has neglected to investigate the value relevance of environmental performance information. The study addresses the combination of environmental information with the financial condition of firms within the scope of value relevance, obtaining evidence not yet contemplated in the literature on the Brazilian capital market. It is noteworthy that the financial perspective strongly influences the valuation of firms in terms of the environmental dimension. Companies that engage in environmental spending and are in a better financial position are better valued and considered economically interesting. The same is not true for firms in a worse financial position. The study shows how the environmental dimension, which is not a priority from the shareholder's point of view, can be the object of investor attention if the financial condition requirement is met. The market monitors environmental expenditures in order to assess much more the extent of the effects of these expenditures on the generation of future cash flows rather than the company's environmental commitment. The sample includes 52 companies whose shares were traded on the B3 S.A. in the period 2009-2018, totaling 252 observations. The model proposed by Ohlson was used, adapted according to the literature, and operationalized in POLS models. In addition, analyses were reproduced considering the possible moderating effect of financial slack measures on the environmental spending proxy. The results indicate that environmental spending contributes to reducing the valuation of firms, signaling to investors only future economic costs. Financial slack was found to be an important element in the valuation of firms with environmental expenditures, and companies with environmental expenditures and greater financial slack had higher valuations than those with less financial slack.
  • Divulgação ESG e sensibilidade da remuneração executiva ao desempenho de mercado Artigo Original

    Grodt, Jonas Adriel dos Santos; Degenhart, Larissa; Magro, Cristian Baú Dal; Ávila, Lucas Veiga; Piccinin, Yvelise Giacomello

    Resumo em Português:

    Resumo Esta pesquisa tem o objetivo de investigar o efeito moderador da divulgação ESG na sensibilidade da remuneração dos executivos ao desempenho de mercado (pay-performance sensitivity) em empresas brasileiras listadas no índice IBrX-100 da B3. Também investiga os fatores que impactam a PPS, de modo a buscar explicações sobre o efeito da divulgação ESG na pay-performance sensitivity e identificar qual perspectiva teórica (Teoria da Agência, Teoria dos Stakeholders e visão da boa governança) possibilita sustentação dos resultados encontrados para empresas brasileiras. Evidencia a importância de se observar as divulgações ESG no mercado de capitais brasileiro, bem como auxilia a compreender se a divulgação ambiental, social e de governança está contribuindo ou não para extração de renda do acionista pelo executivo, e produz insights para que novas pesquisas sejam realizadas considerando a divulgação ESG. Os resultados apresentam implicações para o entendimento da relação agente-principal e para a compreensão da divulgação ESG na mitigação de conflitos, quando utilizada nas empresas para potencializar a PPS. Foram analisadas 81 empresas entre 2016 e 2021. O método utilizado para as análises principais foi o modelo de regressão por Mínimos Quadrados Ordinários (com erros padrões robustos), enquanto para a análise de robustez foi utilizada a regressão quantílica. Os resultados indicam que a divulgação ESG maximiza a sensibilidade da remuneração dos executivos ao desempenho de mercado. Este trabalho contribui com a literatura ao trazer novas evidências sobre a PPS e ao identificar qual perspectiva teórica dá sustentação aos resultados encontrados no contexto brasileiro. Contribui também para as organizações ao evidenciar que investimentos ESG podem mitigar problemas de agência e ao revelar a importância da implementação de questões ESG para as empresas, diante das evidências de influência positiva na PPS. Contribui com a sociedade ao encorajar as organizações a investirem em aspectos ambientais, sociais e de governança.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This research aims to investigate the moderating effect of environmental, social and governance (ESG) disclosure on the sensitivity of executive pay to market performance (pay-performance sensitivity - PPS) in Brazilian companies listed in the B3 IBrX-100 index. It also investigates the factors that influence PPS in order to seek explanations for the effect of ESG disclosure on PPS and to identify which theoretical perspective (agency theory, stakeholder theory, or the good governance view) can support the results found for Brazilian companies. It highlights the importance of monitoring ESG disclosure in the Brazilian capital market, as well as helping to understand whether or not ESG disclosure contributes to the extraction of shareholder income by executives, and provides insights for new research to be conducted considering ESG disclosure. The results have implications for understanding the principal-agent relationship and for understanding ESG disclosure in conflict mitigation when used by companies to improve PPS. A total of 81 companies were analyzed between 2016 and 2021. The method used for the main analyses was the ordinary least squares regression model (with robust standard errors), while quantile regression was used for the robustness analysis. The results indicate that ESG disclosure maximizes the sensitivity of executive pay to market performance. This study contributes to the literature by providing new evidence on PPS and identifying which theoretical perspective supports the results found in the Brazilian context. It also contributes to organizations by showing that ESG investments can mitigate agency problems and by revealing the importance of ESG implementation for firms, given the evidence of a positive impact on PPS. It contributes to society by encouraging organizations to invest in ESG issues.
  • Influência dos traços de personalidade narcisista dos CEOs no endividamento das empresas da B3 Artigo Original

    Oliveira, Ana Paula da Silva de; Garcia, Inajá Allane Santos

    Resumo em Português:

    Resumo O objetivo deste artigo é investigar a influência dos traços de personalidade narcisista dos CEOs no endividamento das empresas brasileiras não financeiras listadas na B3. Pesquisas sobre os traços narcisistas têm como temática principal o impacto na rentabilidade das organizações. Desse modo, este trabalho visa preencher a lacuna da compreensão das implicações dos traços narcisistas dos CEOs nas decisões de endividamento das empresas e dos seus determinantes ao inserir uma característica psicológica. Esta pesquisa se torna relevante pois ajuda acadêmicos, profissionais de negócios e formuladores de políticas a identificarem padrões e tendências que possam alertar para possíveis crises financeiras. O impacto causado por este artigo está relacionado às evidências acerca dos efeitos que a contratação de CEOs narcisistas ocasionam no endividamento, pois compreender a interação entre o perfil do CEO e as escolhas financeiras da empresa pode fornecer orientações práticas para a gestão de riscos e tomadas de decisão informadas, contribuindo assim para o campo da estratégia empresarial e finanças corporativas. Foi utilizada uma amostra de 299 empresas não financeiras, analisadas de 2011 a 2020, com dados da base da Economatica, Relatórios Anuais, Relatos Integrados, Relatórios de Sustentabilidade e Relatórios da Administração. Para mensurar os traços de personalidade narcisista utilizou-se duas proxies, baseadas na assinatura e na proeminência da fotografia do CEO. O endividamento foi medido pelos indicadores: endividamento oneroso, total, de curto e longo prazo. Os resultados apontam que quanto maior os traços narcisistas dos CEOs maior será o endividamento das organizações, contribuindo para compreensão aprofundada dos fatores que influenciam as decisões financeiras das empresas, uma vez que identificar os fatores que levam a decisões arriscadas de endividamento pode permitir a implementação de medidas preventivas e estratégias de gestão de risco mais eficazes.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT The objective of this article is to investigate the influence of CEO narcissistic personality traits on the indebtedness of Brazilian non-financial companies listed on the B3. Other research on narcissistic traits has focused on their impact on the profitability of organizations. Thus, this study aims to fill the gap in understanding the impact of CEO narcissistic traits on companies' debt decisions and their determinants by including a psychological characteristic. This research is relevant because it helps academics, business professionals and policymakers to identify patterns and trends that could warn of possible financial crises. The impact of this article is related to the evidence on the effects of hiring narcissistic CEOs on indebtedness, since understanding the interaction between the CEO's profile and the company's financial decisions can provide practical guidelines for risk management and informed decision making, thus contributing to the field of business strategy and corporate finance. A sample of 299 non-financial companies was analyzed from 2011 to 2020, using data from the Economática database, annual reports, integrated reports, sustainability reports and management reports. Two proxies were used to measure narcissistic personality traits, based on the CEO's signature and the prominence of his or her photo. Indebtedness was measured by the following indicators: onerous, total, short-term and long-term debt. The results show that the greater the narcissistic traits of the CEOs, the greater the indebtedness of the organizations. This contributes to a deeper understanding of the factors that influence companies' financial decisions, since identifying the factors that lead to risky debt decisions can enable the implementation of preventive measures and more effective risk management strategies.
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