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A LEITURA NA ESCOLA EM TEMPO DE E-BOOK

RESUMO

Este artigo objetiva identificar as formas e os suportes de leitura, assim como verificar as práticas de leitor no cotidiano escolar, no contexto da midiatização. Na interface comunicação e educação, destaca-se a relação com o saber dos sujeitos que atuam no espaço pedagógico, considerando suas experiências de leitores mediadas por materiais impressos e digitais. Procedeu-se à pesquisa bibliográfica e a um estudo de caso realizado numa escola pública federal de Belém, envolvendo alunos do ensino fundamental, no período de outubro a novembro de 2016, aplicando-se a observação participante e entrevista com formulário. Recorreu-se aos aportes teóricos que tratam do debate sobre comunicação, midiatização, mídia impressa, leitura e educação, como Lévy (1993; 1999); Braga (2006), Chartier (1994; 1998), Todorov (2009), Charlot (2013) e Sacristán (2005). Fez-se um cotejo em torno da questão da prática da leitura mediada por suportes distintos: o livro impresso e o livro eletrônico ou digital, tendose como referência o lugar da aprendizagem formal, a escola. Constatou-se que os jovens leitores pesquisados vivenciam práticas de leituras mediadas por materiais impressos e digitais, sendo-lhes mais recorrente o uso da mídia impressa, principalmente o livro. Verificou-se, também, que grande parte dos alunos se reconhece como leitores de suporte digital, cujos interesses e motivações são diversos.

PALAVRAS-CHAVE:
Leitura; Midiatização; Escola; Mídia impressa; E-book

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