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Curadoria de objetos digitais acessíveis na Rede Brasileira de Estudos e Acervos Adaptados - REBECA

RESUMO

Introdução:

Da produção constante e escalonada de Objetos Digitais Acessíveis emerge a preocupação com a gestão e preservação digital destes, de forma a evitar perdas e garantir o acesso a longo prazo a eles. Objetivo: A pesquisa descrita neste artigo buscou identificar ações de Curadoria Digital que estejam sendo implementadas pelas Instituições integrantes da Rede Brasileira de Estudos e Acervos Adaptados (REBECA). Metodologia: Quanto aos procedimentos metodológicos, caracterizou-se como uma pesquisa descritiva, com abordagem quantitativa e qualitativa. Como instrumento de coleta de dados, foi aplicado um questionário, com dezessete questões, elaborado com base no modelo de ciclo de vida para curadoria digital DCC&U. Resultados: Verificou-se que as ações de curadoria ou de preservação digital não são executadas de maneira uniforme na Rede. Porém, apesar de não haver uma padronização, todas as ações que se configuram como etapas do ciclo de vida da curadoria digital foram identificadas em pelo menos uma IES, sendo as mais frequentes: a participação e monitoramento da comunidade e a descrição e representação da informação, por meio da especificação e atribuição de metadados aos objetos digitais acessíveis produzidos. Conclusão: A curadoria e preservação digital são ainda assuntos emergentes nas discussões da Rede, apesar de muitas das ações presentes nos modelos de ciclo de vida de curadoria já serem realizadas no processo de produção dos Objetos Digitais Acessíveis.

PALAVRAS-CHAVE:
Curadoria digital; Objetos digitais acessíveis; Acessibilidade informacional; Modelo de ciclo de vida; Rede REBECA.

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