RESUMO
Introdução: A digitalização e os movimentos de abertura ao conhecimento científico têm provocado transformações significativas nos processos editoriais, exigindo novas competências dos profissionais envolvidos na publicação científica, incluindo os bibliotecários.
Objetivo: Mapear as competências requeridas e os desafios enfrentados por bibliotecários no ecossistema da ciência aberta, com ênfase nas atividades editoriais. Metodologia: A pesquisa combinou uma revisão narrativa de literatura com entrevistas realizadas com editores de periódicos científicos brasileiros das áreas de Biblioteconomia, Ciência da Informação e afins.
Resultados: As competências mais relevantes para bibliotecários atuantes na editoração científica incluem: gestão de dados, publicação científica, uso de métricas tradicionais e alternativas, e promoção da integridade da pesquisa. A literatura evidencia a articulação entre periódicos, preprints, repositórios e avaliação aberta, além da necessidade de domínio de métricas responsáveis. Os dados empíricos confirmaram que práticas como avaliação aberta, preprints e dados abertos ainda enfrentam resistências, desconhecimento e dificuldades operacionais.
Conclusão: Os desafios enfrentados envolvem aspectos técnicos, formativos, institucionais e financeiros, exigindo o desenvolvimento de competências específicas. Destaca-se a importância da competência de "aprender a aprender", essencial diante das constantes transformações do ecossistema científico. O fortalecimento da formação profissional, a valorização institucional e o compromisso ético com a comunicação científica são fundamentais para consolidar o papel estratégico do bibliotecário na promoção de uma ciência aberta, inclusiva e socialmente comprometida.
PALAVRAS-CHAVE
Bibliotecários; Periódicos científicos; Editoração científica; Competências profissionais; Ciência aberta.
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Fonte: Dados da pesquisa (2024).