RESUMO
Introdução: Periódicos científicos desempenham um papel crucial no avanço da ciência, servindo como espaços de comunicação, acesso e disseminação da informação científica. Alinhados aos princípios do Acesso Aberto e da Ciência Aberta, devem estar disponíveis a todos, sem barreiras, incluindo às Pessoas com Deficiência (PcD).
Objetivo: Analisar as abordagens, recursos e ferramentas utilizadas para promoção da acessibilidade para Pessoas com Deficiências (PcD) nos periódicos científicos.
Metodologia: Trata-se de uma pesquisa descritiva, de natureza bibliográfica, que adota um método de análise mista, combinando técnicas qualitativas e quantitativas. A investigação baseou-se na análise da produção científica relacionada à acessibilidade dos periódicos em bases de dados multidisciplinares.
Resultados: Foram encontradas poucas publicações que abordam o tema, predominantemente focadas em questões específicas, como a avaliação da acessibilidade de websites ou relatos de práticas adotadas por periódicos, frequentemente voltadas a deficiências específicas. As avaliações de acessibilidade realizadas foram, em sua maioria, manuais ou mistas, sendo as automáticas conduzidas por ferramentas que verificam a conformidade com os critérios de acessibilidade do W3C. Não se identificou uma ferramenta avaliadora amplamente preferida nos estudos analisados.
Conclusão. O número restrito de contribuições sobre o tema e sua limitada abrangência destacam a necessidade de aprofundamento das pesquisas. Além disso, ressalta-se a primazia em incluir a acessibilidade web nas discussões sobre o Acesso Aberto, considerando sua compatibilidade com os princípios de promoção do acesso universal à informação científica.
PALAVRAS-CHAVE:
Periódicos eletrônicos; Acessibilidade; Acesso aberto; Publicações científicas
Thumbnail
Thumbnail

