RESUMO
Introdução: este artigo apresenta os principais resultados do estudo sobre a mediação editorial como categoria empírica na promoção da popularização da ciência. Considera-se que a mediação está inserida em diferentes ambientes informacionais e compreende um processo que favorece a apropriação e o uso da informação de modo consciente. Entende-se que ela se configura em fator imprescindível para efetivar o acesso à informação científica por meio de ações de popularização da ciência. Dito isso, a pesquisa parte do seguinte questionamento: como a mediação editorial se caracteriza de modo a contribuir para a promoção efetiva da popularização da ciência?
Objetivo: analisar a mediação editorial como categoria conceitual e empírica na promoção da popularização da ciência. Metodologia: foi realizada pesquisa exploratória de abordagem qualitativa, com pesquisa em bases de dados utilizando-se os descritores popularização da ciência, mediação editorial, ciência e tecnologia, nas bases LISA, BRAPCI, SCIELO e Periódicos Capes. Para elaborar o mapa conceitual, foram observadas as dimensões conceitual, processual e socicomunicacional da mediação, e utilizada a ferramenta CMAP TOOLS (versão 6.03).
Resultados: os resultados apontam que a mediação editorial é um processo complexo, que está inserido na comunicação científica, e cuja aplicação favorece não apenas o acesso à informação científica, mas também a divulgação científica por meio da popularização da ciência.
Conclusão: a mediação editorial é uma extensão do conceito de mediação que se observa na confluência entre o processo de comunicação da informação científica e os processos editoriais; favorecendo tanto a disseminação como a difusão do conhecimento.
PALAVRAS-CHAVE
Editoração científica; Mediadores da informação; Periódicos científicos; Popularização da ciência; Mediação editorial.
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Fonte: Caribé (2011).
Fonte:
Fonte: elaboração própria, 2024 (CMap Tools)