RESUMO
Introdução: A Biblioteca Pública tem a missão e o papel de garantir o acesso à informação a todas as pessoas que dela necessitem, de proporcionar um ambiente aconchegante e acolhedor de acesso ao conhecimento, de desenvolver competência em informação e, com essas iniciativas e atitudes, favorecer as condições para o aprendizado e o aprimoramento ao longo da vida.
Objetivo: analisar a relação entre a competência em informação e o protagonismo social dos bibliotecários em seu papel como agentes de transformação social. Metodologia: Realiza uma pesquisa exploratória e descritiva e com abordagem qualitativa, cujo método é a pesquisa de campo. A coleta de dados se deu por meio da técnica de entrevista, do tipo semiestruturada, com bibliotecários de duas bibliotecas públicas da região Norte do Brasil.
Resultados: Identifica a presença de profissionais atuantes, dinâmicos, que exercem protagonismo e que, continuamente, ressignificam o seu fazer profissional.
Conclusão: Considera, a partir da análise crítica das entrevistas em diálogo com a literatura científica, a existência do protagonismo profissional do bibliotecário nas bibliotecas, uma vez que se sente cada vez mais preparado para atender as necessidades dos usuários e, consequentemente, exercer suas atividades conscientes do seu papel nas ações profissionais em favor do desenvolvimento das pessoas e das comunidades. Conclui que somente a partir da internalização e autorreconhecimento como protagonista social é que o profissional terá condições de iniciar o processo formativo e dialógico do desenvolvimento da competência em informação.
PALAVRAS-CHAVE:
Competência em informação; Protagonismo social; Bibliotecas públicas; Bibliotecários; Bibliotecas públicas - Estado do Pará
Thumbnail
Thumbnail

