Padrão 1 - A pessoa “competente em informação” define a natureza e a extensão da sua necessidade de informação. |
Analisa os recursos e as necessidades de informação da comunidade escolar |
Precisa conhecer a necessidade informacional dos usuários. Estar em contato com os alunos e participar das aulas, palestras e eventos da escola. Além disso, deve conhecer a necessidade de informação dos professores e da gestão escolar. Fazer parcerias com os demais membros da organização e participar da reuniões e desenvolvimento dos currículos. |
Padrão 2 - A pessoa “competente em informação” acessa a informação de forma precisa. |
Formula e promove políticas para o desenvolvimento dos serviços |
Para promover uma política de desenvolvimento dos serviços é importante que saiba acessar a informação sobre as políticas sugeridas para a biblioteca escolar e aos serviços da organização. |
Padrão 3 - A pessoa “competente em informação” avalia a informação e suas fontes de forma crítica. |
Desenvolve políticas e sistemas de aquisição para os recursos da biblioteca |
Precisa conhecer como os usuários podem acessar os recursos da biblioteca, se devem conhecer como manusear as tecnologias de informação e comunicação, ou como emprestam os livros, vídeos, revistas e assim desenvolver uma política institucional segundo os recursos e às necessidades dos usuários. |
Indicador 3.2 Articula e aplica critérios de avaliação para a informação e as fontes. 3.2.3 Reconhece e descreve os vários aspectos de uma fonte, seus impactos e valor para o projeto de pesquisa, assim como as tendências e impactos relacionados a pressupostos de ordem cultural, geográfica ou histórica e/ou atualidade da fonte de informação. 3.2.4 Demonstra a habilidade de encontrar a informação sobre a autoridade e qualificação de autores e/ou editores-produtores. |
Cataloga e classifica documentos e recurso em geral |
Precisa saber como avaliar os documentos e recursos e interpretar seu conteúdo textual a fim de que a classificação seja eficaz, numa linguagem acessível ao usuário. Necessita avaliar a fonte de informação por meio da pesquisa e verificar de que maneira seus valores culturais influenciam no documento. Deve saber como encontrar a informação sobe os autores e editores a fim de realizar parcerias futuras. |
Padrão 4 - A pessoa “competente em informação” utiliza a informação com efetividade a fim de alcançar um objetivo/resultado. |
Forma para a utilização da biblioteca |
O profissional deve conhecer as razoes pelas quais os usuários irão usar a informação, podendo ser para lazer, tirar dúvidas, aprender, ler e escrever, fazer um trabalho ou realizar a tarefa da escola. |
Padrão 5 - A pessoa “competente em informação” compreende as questões (econômicas, legais e |
Forma nas competências de literacia da |
Seja competente em informação, valorize essa competência e direcione suas ações para que os usuários possam adquirir habilidades, |
sociais) que envolvem o uso da informação, acessa e utiliza essa informação de forma ética e legal. |
informação e de conhecimento da informação |
capacidades e experiências a partir do acesso a informação. O principal objetivo da Competência em informação é o de que os indivíduos compreendam o contexto que vivem e valorize a ética e a lei ao usar as informações. |
4.1.1 Organiza a informação, utilizando esquemas ou estruturas diversas. |
Apoia alunos e professores na utilização de recursos da biblioteca e de tecnologia da informação |
Organizar as informações necessárias aos professores e gestores que fazem parte da equipe de modo que facilite sua recuperação futura. Além disso, a organiza contribui para que o profissional desenvolva os projetos da biblioteca segundo as determinações da equipe com base nos recursos que possui. |
5.2.4 Demonstra conhecimento do que é o plágio e como não usá-lo em suas comunicações. 5.2.5 Obtém autorização para realizar cópias de textos, imagens e sons para incluir em seu produto final. |
Dá resposta a pedidos de referência e de informação utilizando os materiais adequados |
Conhecer os documentos e recursos disponíveis, dissemina as informações com os usuários se atentando ao plagio, além disso valoriza as propriedades intelectuais e as respeitam em seus projetos. Ensina o uso de fontes e aplicação de normas na correta forma de citá-las |
5.1 Demonstra conhecimento sobre questões éticas, sociais e legais que envolvem informação, comunicação e tecnologia. |
Promove programas de leitura e eventos culturais |
Criar eventos que una os usuários, professores e os gestores dentro da escola a fim de que todos os membros compreendam as questões que envolvem o uso da ambiência da informação, demonstrando a importância da biblioteca e de seu papel. Esse tipo de iniciativa contribui para evitar conflitos entre os indivíduos e demonstrar a importância de se conhecer a atuação de todos na educação dos alunos. |
3.3.3 Compara a nova informação com o conhecimento próprio e outras fontes consideradas como autoridade no assunto para conclusões. |
Participa de atividades de planificação relacionadas com a gestão do curriculum |
Comunicar com os demais membros organizacionais, atue na elaboração do currículo demonstrando como a biblioteca pode ajudar a atingir aos objetivos. Aprenda com o conhecimento dos demais profissionais e compare com o seu próprio. O bibliotecário escolar também precisa apender em grupo. |
3.1.3 Identifica textualmente a informação que foi adequadamente transcrita ou parafraseada. 3.2.1 Examina de forma comparativa a informação de diferentes fontes a fim de avaliar sua confiabilidade, validade, autoridade, precisão, atualidade, ponto de vista e tendências. |
Participa na preparação, promoção e avaliação de atividades de aprendizagem |
Contribuir com os professores durante a criação de um evento, atividade especifica. Ajudar os professores a avaliar as atividades e identifique plagio, o autor e as ideologia que influenciam a fonte da informação obtida. |
2.4.1 Avalia a quantidade, qualidade e relevância dos resultados da pesquisa para determinar sistemas alternativos de recuperação da informação ou métodos de pesquisa ainda precisam ser usados. |
Promove a avaliação de serviços de biblioteca enquanto componente normal e regular do sistema de avaliação global da escola |
Avaliar os recursos e serviços por meio de pesquisas com os usuários e, com isso, crie outros modos de recuperar a informação segundo as necessidades dos indivíduos. |
Padrão 4 - A pessoa “competente |
Constrói parcerias |
Valorizar o trabalho em grupo como |
em informação” utiliza a informação com efetividade a fim de alcançar um objetivo/resultado. |
com organizações externas |
possibilidade de coletar informações dos colegas, não obstante, busque parcerias com editoras, prefeituras, ONGs, empresas para melhorar o arcabouço documental e oferecer novos eventos |
1.2 Identifica diferentes tipos/formatos de fontes de informação em potencial. 1.3 Avalia custos e benefícios referentes a aquisição da informação desejada. |
Prepara e aplica orçamentos. Concebe planeamento estratégico |
Planejar o valor a ser gasto com os projetos e maneiras de captação de recursos junto ao Governo e a outras organizações. Avaliar o custo da aquisição das informações necessárias para o desenvolvimento do currículo e apoio a aprendizagem ao longo da vida dos usuários. |
1.3.1 Determina a disponibilidade da informação necessária e toma decisões sobre as estratégias de pesquisa da informação e o uso de serviços de informação e qual a mídia adequada (por exemplo: intercâmbio, utilização de fontes locais, obtenção de imagens, vídeos, textos ou registros sonoros, etc.). 1.3.2 Determina um planejamento exequível e um cronograma adequado para a obtenção da informação necessária. |
Faz a gestão e a formação da equipe da biblioteca |
Realizar a gestão dos documentos, recursos, informações e decidir qual é a melhor estratégia para atingir o objetivo proposto. Identificar vários tipos de mídias a serem utilizadas e qual é o mais rentável e está de acordo com as necessidades dos usuários. Ajudar a equipe da biblioteca, os professores e gestores a implementar eventos e atividades extra curriculares de aprendizagem. |