RESUMO
Introdução: A produção intelectual sobre Gestão do Conhecimento manifesta-se em pesquisas de várias áreas do conhecimento como Administração, Gestão, Ciência da Informação, Marketing entre outras, que tem como foco a manutenção das organizações e empresas no segmento de mercado em que atuam.
Objetivo: analisar o desenvolvimento tecnológico e inovação, a partir das produções de patentes sobre gestão do conhecimento
Metodologia: Estudo patentométrico que utiliza termo de busca “knowledge management” na base de dados Derwent Index Innovation para coleta de dados relacionados as patentes sobre gestão do conhecimento obtendo um total de 1311 resultados. Em conseguinte foram analisadas a evolução temporal da solicitação de patentes, as principais áreas das patentes, a coocorrência entre as classificações internacional de patentes e a cooperação entre organizações ou inventores.
Resultados: verificou-se uma crescente solicitação de patentes em Gestão do Conhecimento entre 1992 e 2024 em que as áreas de conhecimento de maior concentração são engenharia e Ciência da Computação e os códigos de classificação internacional de patentes mais representativos são: G06N, G06F, G06Q e H04L. Com relação a cooperação entre. As principais cooperações se deram entre as organizações IBMC, Hitachi Ltd., Hewlett-Packard Company e Oracle.
Conclusão: A solicitação de patentes em gestão do conhecimento encontra-se em pleno crescimento em que algumas organizações se destacam perante as demais e as patentes referem-se, principalmente, ao desenvolvimento de artefatos e/ou processos industriais relacionados a Engenharia e Computação, cujas classificações são representadas pelas classificações G06F, G06Q, G06N e H04L.
PALAVRAS-CHAVE:
Gestão do conhecimento; Inovação; Propriedade industrial; Patentometria
Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail
Fonte: Elaboração dos autores.
Fonte: Elaboração dos autores. Disponível online em: VOSviewer Online
Fonte: Elaboração dos autores. Disponível online em: VOSviewer Online

