RESUMO
Introdução: O artigo investigou o perfil informacional de estudantes de cursos superiores, com foco em suas necessidades informacionais e o impacto do letramento informacional.
Objetivo: O objetivo foi identificar como essas necessidades podem ser atendidas para desenvolver estratégias eficazes de letramento.
Metodologia: a pesquisa foi realizada com alunos de Agroecologia e Física de uma instituição de ensino técnico e superior no Acre, por meio de questionários anônimos que coletaram dados sobre suas práticas de pesquisa e uso de fontes de informação.
Resultados: os resultados mostram que, embora muitos alunos conheçam ferramentas de busca como o Google Acadêmico, há um desconhecimento significativo sobre bases de dados especializadas e normas de citação, o que compromete a qualidade das pesquisas. A maioria dos alunos não está familiarizada com a avaliação crítica de fontes, habilidades essenciais no ambiente informacional contemporâneo.
Conclusão: no estudo conclui que há uma necessidade urgente de integrar o letramento informacional nos currículos acadêmicos. Treinamentos e oficinas são recomendados para capacitar os alunos a localizar, avaliar e usar informações de maneira crítica e ética. Diferenças entre os cursos destacam a importância de abordagens adaptadas às necessidades específicas de cada área de estudo. Investir no letramento informacional é crucial para preparar estudantes para desafios acadêmicos e profissionais, promovendo uma cultura de pesquisa que valoriza qualidade e ética.
PALAVRAS-CHAVE:
Competência informacional; Ensino; Pesquisa; Necessidade informacional; Fontes de informação
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Fonte: Elaborado pelos autores, adaptado de 
