RESUMO
Introdução: A biblioteca escolar desempenha um papel fundamental na escola, é a partir do contato com ela que os estudantes terão acesso à informação e leitura. Este relato de experiência busca contribuir expondo a importância das atividades desempenhadas do bibliotecário escolar.
Objetivo: Trazer um relato de experiência na reorganização e montagem de uma biblioteca escolar. Metodologia: O estudo caracteriza-se como descritivo.
Resultados: Os resultados mostram os desenvolvimentos de uma biblioteca que estava desativada e se reestrutura após a elaboração de estratégias para atrair os alunos e incentivar a leitura.
Conclusão: Depreende-se que o papel do profissional em Biblioteconomia na execução das atividades da biblioteca, desde a montagem das estantes, separação do acervo até a sua automação, é relevante para que este espaço seja realmente um apoio no ensino-aprendizagem da escola.
PALAVRAS-CHAVE
Biblioteca; Prática profissional; Mediação de leitura; Planejamento de bibliotecas.
ABSTRACT
Introduction: The school library plays a fundamental role within the school setting, serving as a gateway for students to access information and engage with reading. This experience report exposes the importance of the activities performed by the school librarian.
Objective: Report the experience in reorganizing and assembling a school library. Methodology: The study is characterized as descriptive.
Results: The findings highlight the developments of a library that had been deactivated and was restructured following the implementation of strategies aimed at attracting students and encouraging reading.
Conclusion: It is inferred that the role of the Library Science professional in conducting library activities - from assembling the shelves and organizing the collection to implementing automation - is essential for the library to support the school's teaching and learning process.
KEYWORDS
Library; Professional practice; Reading mediation; Library planning.
1 INTRODUÇÃO
A biblioteca escolar é uma ferramenta de apoio na escola, porque é a partir do contato com ela que os estudantes terão acesso à informação e à leitura. Embora esse papel de formador de leitores seja relevante para aprendizagem dos alunos, nem todas as escolas têm uma biblioteca ou um profissional em Biblioteconomia para desenvolver essas ações.
Em 2024, foi sancionada a Lei 14.837/24, que cria o Sistema Nacional de Bibliotecas Escolares (SNBE), com objetivo de promover a universalização de bibliotecas em toda a rede pública de ensino do país até 2028. O documento menciona que “Para os fins desta Lei, considera-se biblioteca escolar o equipamento cultural obrigatório e necessário ao desenvolvimento do processo educativo” (Brasil, 2024, Art.2).
O papel administrador da biblioteca escolar encontra-se como atribuição do profissional em Biblioteconomia. Entretanto, algumas vezes, na ausência do profissional qualificado, outros profissionais da educação assumem este papel, como um professor readaptado, assistente de educação, entre outros (Pitz; Souza; Boso, 2011).
A não existência do profissional qualificado e designado por lei para estas funções pode causar determinada falta na estrutura da biblioteca escolar e dessa forma a biblioteca pode não representar seu verdadeiro valor (Viana; Pimenta, 2023). Essa falta de estrutura refere-se à ausência de classificação, inadequações quanto à conservação e restauração dos documentos do acervo, por exemplo.
O objetivo deste artigo foi apresentar um relato de experiência da atuação em bibliotecas escolares. O presente estudo caracteriza-se como um relato de experiência, descritivo sobre a vivência prática em biblioteca escolar, na região Sul do Brasil. As atividades foram desenvolvidas durante o período de contrato com uma secretaria de educação. Durante o período das atividades, outras bibliotecas também foram ativadas ou realocadas. As atividades de montagem e instalação do sistema de bibliotecas foram de acordo com o manual proposto pela secretaria de educação deste Estado.
O estudo justifica-se pela necessidade de proporcionar visibilidade ao trabalho desses profissionais e mostrar a importância da sua atuação em conjunto com as escolas. Compreende-se que a realização de pesquisas que registram experiências podem ser instrumentos que colaboram para reflexão e resolução de problemas, para compartilhamento de conhecimentos e para orientação de práticas futuras. No contexto de estudos realizados no âmbito profissional, especificamente em ambientes de aprendizagem, é importante manter o registro das atividades e compartilhá-las para desenvolvimentos tanto do profissional, quanto da área de conhecimento.
2 BIBLIOTECA ESCOLAR NA PRÁTICA
A biblioteca escolar proporciona na formação dos estudantes um espaço de incentivo ao desenvolvimento da leitura, da pesquisa e do pensamento crítico. O acesso a materiais variados e a possibilidade de exploração literária permitem que os alunos se desenvolvam intelectualmente e adquiram habilidades para o aprendizado contínuo. Segundo Vygotsky (1998), a leitura é essencial para o desenvolvimento psicológico humano. Em concordância com esse pensamento, Santos et al. (2022), menciona que a biblioteca escolar contribui para o desenvolvimento cognitivo e emocional dos estudantes, promovendo a curiosidade e a autonomia, ou seja, a biblioteca escolar é o espaço em que o aluno pode ter contato com a leitura e criar o hábito para desenvolver o intelectual.
A biblioteca também é um ambiente que estimula a socialização e a colaboração entre os alunos, oferecendo um espaço inclusivo onde eles podem compartilhar ideias e trabalhar em projetos em conjunto. Para Silva e Cunha (2016), a interação social no espaço da biblioteca contribui para a construção de competências socioemocionais, como empatia e respeito às diferenças, competências essas que são essenciais para a formação integral dos estudantes.
Este relato ocorre em uma escola que tinha um espaço destinado para a Biblioteca, mas por forças maiores, este espaço passou a ser a sala de artes e a biblioteca foi realocada para outra sala. Foi necessário reorganizar o espaço da biblioteca e organizar o trabalho da seguinte maneira,
a) organização dos materiais: os livros e revistas foram separadas por assunto, verificando a situação de segurança, atualização, conservação (se está atualizado, danificado ou rasurado), depois que as estantes estavam alocadas em seu espaço definitivo os livros foram colocados nas estantes por ordem de assunto, seguindo a Classificação Decimal de Dewey (CDD).
Os livros desatualizados ou danificados foram separados para descarte, livros com exemplares em excesso foram separados para serem doados (os livros foram listados no termo de doação). Os livros de literatura infantil foram alocados em outro espaço final do acervo para próximo ao espaço de “cantinho de leitura”. Antes desordenados no chão, ao lado da estante, os mapas foram organizados por área de conhecimento/assunto, resultando em melhor aproveitamento do espaço.
b) organização da estrutura (espaço): Foram disponibilizados dois puffs retangulares, para oferecer aos usuários um espaço acolhedor e confortável de leitura e contação de história com decoração na parede para ser mais atrativo para os estudantes; as mesas foram alocadas em formato que pudesse melhorar a circulação, permitindo que os professores possam alocar uma turma inteira no espaço. Além disso, realizou-se a sinalização ao confeccionar etiquetas que identificam os assuntos nas estantes em papeis coloridos para melhorar a localização;
As imagens ilustram o estado do local, os livros foram retirados da sala por alunos e realocados para outra sala. Conforme percebe-se na figura 1, os livros estavam misturados, por cima de cadeiras ou no chão (que é prejudicial para a preservação do papel).
As atividades desenvolvidas nesta biblioteca foram, primeiramente, a montagem das novas estantes e a retirada das estantes mais velhas. Depois disso, realizou-se a separação do acervo por área do conhecimento, depois a guarda do acervo na estante. Alguns livros foram descartados por apresentarem manifestos de pragas como cupim.
A biblioteca foi reorganizada, as estantes sinalizadas e o cantinho da leitura foram restabelecidos no espaço, conforme ilustra a figura 2. Após a organização da biblioteca, os livros começaram a ser cadastrados no sistema Biblivre1, a escolha se deu pela orientação do manual de bibliotecas do estado, que foi elaborado para ser seguido nas bibliotecas escolares da região. Trata-se de um software de código aberto, que está na sua quinta atualização e possibilita: A busca e a recuperação da informação podem ser feitas, considerando a:
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- A circulação, mediante o controle do acesso para a consulta, a reserva, o empréstimo e a devolução de exemplares do acervo;
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- A catalogação de material bibliográfico, de multimídias e objetos digitais, inclusive com controle de autoridades e de vocabulário, e a transferência de registros entre bases de dados;
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- O controle do processo de aquisição de novos itens para o acervo. A interface de administração do Biblivre ainda permite a gerência da tipologia de usuários, das permissões de acesso e uso do sistema, das configurações do servidor Z39.50 e das características do programa (Biblivre, 2014).
Ressalta-se que a presença de uma biblioteca bem estruturada numa escola permite que o estudante desenvolva competências informacionais, habilidades indispensáveis na era digital (Silva; Cunha, 2016). Por meio do acesso a fontes confiáveis de informação, os estudantes aprendem a selecionar, interpretar e aplicar conteúdos em suas atividades acadêmicas e na vida cotidiana. Para Silva e Cunha (2016), a biblioteca escolar é um espaço de orientação sobre como utilizar e avaliar a informação, contribuindo para a formação de cidadãos críticos e informados.
A biblioteca escolar também contribui para o combate à desigualdade educacional, oferecendo acesso a recursos que muitos estudantes não têm em casa, como livros, computadores e materiais de estudo. Essa democratização do conhecimento reduz as barreiras de aprendizado e promove a equidade na educação, como apontam Sousa et al. (2014). Dessa forma, a biblioteca funciona como um agente de transformação social ao assegurar que todos os alunos tenham acesso a recursos educacionais de qualidade.
Nesse contexto, o papel do profissional em Biblioteconomia é relevante para o sucesso da biblioteca escolar. Esse profissional atua como um mediador entre os estudantes e o conhecimento, orientando-os na escolha de leituras e no desenvolvimento de suas competências informacionais. Conforme aponta Carvalho e Cavalcante (2022) o bibliotecário é uma figura-chave que promove a leitura e cria estratégias para integrar a biblioteca às atividades escolares, contribuindo para que os alunos façam uso ativo e proveitoso desse espaço.
A figura 3 mostra uma das ações de mediação de leitura realizada em uma biblioteca.
Após a organização da biblioteca foi realizada uma atividade de mediação de leitura. A mediação ocorreu na sala de artes, em parceria com a professora de artes. A atividade proposta era mediação de leitura e após o final do livro os estudantes foram convidados a desenhar o que era a felicidade, conforme o tema da leitura.
A atuação do profissional em Biblioteconomia no contexto escolar é importante porque contribui na promoção de práticas de leitura, desenvolvimento de habilidades de pesquisa e formação cidadã dos estudantes. Segundo Carvalho e Tanus (2022), a presença do bibliotecário na escola cria oportunidades para que os alunos adquiram habilidades de letramento e competência informacional, essenciais no contexto educacional atual, que valorizam a construção do conhecimento e a autonomia na aprendizagem. Esse profissional é responsável por orientar o uso dos recursos informacionais de forma ética e consciente, promovendo o desenvolvimento crítico e autônomo dos estudantes.
Para Pitz, Souza e Boso (2011) o profissional em Biblioteconomia escolar precisa incentivar a leitura em diversos campos do conhecimento. Ainda, criar espaços para leitura, assim, o estudante pode ter acesso aos livros que talvez não pudesse comprar. Esta ação contribui para reduzir a exclusão social.
A presença do profissional em Biblioteconomia escolar exerce um papel de mediador no processo de incentivo à leitura (Lopes et al., 2022). De acordo com Nunes e Santos (2020), esse profissional planeja atividades que estimulam o interesse pelos livros e a compreensão de diversos tipos de texto, desde o literário até o científico. Essas atividades ajudam os alunos a receberem a leitura não só como uma exigência curricular, mas como uma atividade prazerosa e enriquecedora, o que contribui significativamente para o desenvolvimento do hábito de leitura ao longo da vida.
Na escola, o profissional em Biblioteconomia pode ser um(a) orientador(a) nas pesquisas acadêmicas dos alunos. Segundo estudos de Corrêa et al. (2002), o bibliotecário escolar é um facilitador do processo de pesquisa, ensinando aos estudantes a localizar, avaliar e utilizar a informação de forma crítica. Em uma era de sobrecarga informacional, em que o acesso à internet oferece uma vasta quantidade de dados nem sempre confiáveis, a orientação do bibliotecário torna-se importante para que os alunos desenvolvam uma leitura crítica do conteúdo disponível.
Destarte, esse profissional também fornece a adaptação do acervo da biblioteca às necessidades pedagógicas e curriculares da escola. Conforme Di Chiara e Tanzawa (2014), a seleção de materiais adequada ao contexto escolar é um dos principais desafios desse profissional, que precisa equilibrar as demandas do currículo com as necessidades dos alunos, oferecendo tanto literatura quanto materiais didáticos que complementam o ensino. Essa curadoria contribui para a biblioteca ser um recurso dinâmico que acompanha as transformações e exigências da educação contemporânea.
Mais um papel do profissional em Biblioteconomia é de auxílio na democratização do acesso à informação, para Campos e Bezerra (1989), o bibliotecário tem a responsabilidade de democratizar o acesso à informação, possibilitando que alunos com deficiências ou dificuldades de aprendizagem também tenham a oportunidade de utilizar a biblioteca. Isso pode incluir a adaptação de materiais, a aquisição de obras em formatos acessíveis e a criação de estratégias de atendimento que considerem as necessidades de cada estudante.
Isso significa que o profissional que desenvolve suas atividades na escola necessita de uma formação que também esteja voltada para pessoas com algum tipo de deficiência. Em concordância, Blattmann e Cipriano (2005 apudPitz; Souza; Boso, 2011) mencionam que o profissional em Biblioteconomia escolar necessita ter um perfil de educador no sentido de estar capacitado a elaborar políticas internas para o incentivo à leitura e cultura na biblioteca, organizar mostras culturais, cinema ou dia do autógrafo com livros elaborados pelos alunos.
A atuação do bibliotecário no ambiente escolar também envolve a promoção das competências digitais, que no século atual se tornaram fenômenos na sociedade. Segundo Silva (2013), o bibliotecário ajuda os alunos a utilizarem ferramentas digitais e a entenderem o funcionamento de plataformas de pesquisa, além de orientá-los sobre a importância da privacidade e da ética no uso das tecnologias de informação. Esse trabalho contribui para que os estudantes se tornem mais críticos e responsáveis no uso de recursos digitais.
Embora todas essas atividades podem ser desenvolvidas na biblioteca, é importante que o profissional em Biblioteconomia obtenha atuação em parceria no processo pedagógico, colaborando com professores no planejamento e desenvolvimento de atividades e projetos interdisciplinares. Silva (2013) destaca que o bibliotecário pode auxiliar os docentes a encontrarem materiais que ampliem as possibilidades de ensino, enriquecendo a experiência de aprendizado dos alunos e fortalecendo o vínculo entre a biblioteca e o processo educativo.
O(A) bibliotecário(a), ao participar ativamente da vida escolar, atua também na construção de um espaço de cidadania. Reis, Santos e Pimenta (2022) apontam que o profissional da biblioteca contribui para a formação cidadã ao promover valores de respeito e diversidade, além de conscientizar os alunos sobre o direito à informação e o papel da informação na sociedade. Isso reforça o conceito da biblioteca como um espaço democrático e plural, que vai além da simples função de armazenamento de livros.
Além do trabalho direto com os alunos e professores, o bibliotecário é responsável por manter a organização e atualização do acervo, além de gerenciar o espaço físico da biblioteca para torná-lo mais atrativo e funcional Nunes e Santos (2020) destacam que a organização e o ambiente acolhedor são fatores que incentivam o uso da biblioteca e promovem uma experiência de aprendizagem mais envolvente e produtiva.
Por fim, a atuação do bibliotecário escolar é importante para a construção de um ambiente de aprendizagem completo, que valorize o desenvolvimento da aprendizagem dos estudantes. O papel desse profissional é dinâmico e multifacetado, envolvendo habilidades de mediação de leitura, gestão informacional, acessibilidade e apoio pedagógico.
3 CONCLUSÃO
A experiência de reorganizar e reativar a biblioteca escolar descrita neste estudo reafirma o papel que esse espaço desempenha no ambiente educacional. Uma biblioteca bem estruturada não é apenas um local de armazenamento de livros, mas um ambiente dinâmico e inclusivo que fomenta a leitura, o pensamento crítico e a construção de conhecimento. A organização do acervo, a criação de espaços acolhedores e o sistema de automação dos processos, como o uso do Biblivre, foram ações fundamentais para modernizar e otimizar a utilização do acervo.
A reorganização destacou a importância de práticas de gestão eficazes no ambiente da biblioteca. A classificação e o descarte de materiais obsoletos, a atualização do acervo e a organização do espaço físico foram passos essenciais para criar um ambiente funcional e atrair os estudantes. Essas ações não apenas facilitaram o acesso aos recursos, mas também promoveram uma experiência de aprendizado mais envolvente e produtiva para alunos e profissionais.
A atuação do bibliotecário como mediador e facilitador também foi amplamente destacada, principalmente na democratização do acesso à informação, orientando os alunos na seleção e utilização de fontes confiáveis, especialmente em um mundo onde a sobrecarga informacional é um desafio constante. Além disso, o bibliotecário contribui significativamente para a formação de cidadãos críticos e responsáveis, capacitando-os para a utilização ética e consciente.
A revitalização da biblioteca, com a criação de espaços confortáveis e a introdução de ações planejadas para atrair os estudantes, ressaltou o impacto positivo que mudanças físicas e específicas podem ter na percepção e no uso do espaço. A introdução de sinalizações claras, a reorganização do mobiliário e a atenção aos detalhes decorativos mudaram a biblioteca um local mais acolhedor e acessível, proporcionando maior interação dos alunos.
Este relato evidencia a necessidade de políticas públicas externas à valorização das bibliotecas escolares e à formação continuada dos profissionais da área. O investimento em infraestrutura e na capacitação de bibliotecários é importante para que essas instituições desempenhem plenamente seu papel como agentes de transformação educacional e social. A experiência relatada serve como inspiração para outras escolas que buscam revitalizar suas bibliotecas, reafirmando que, com planejamento e dedicação, é possível transformar a biblioteca em um espaço vibrante de aprendizagem e inclusão para todo o mundo.
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1
Disponível em: https://biblivre.org.br/index.php.
Agradecimentos:
Não aplicável.
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Financiamento:
Não aplicável.
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Aprovação ética:
Não aplicável.
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Imagem:
Extraída da plataforma Lattes.
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JITA:
DE. School Libraries
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ODS:
4. Educação de Qualidade
Disponibilidade de dados e material:
Não aplicável.
REFERÊNCIAS
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Editado por
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Editor:
Gildenir Carolino Santos https://orcid.org/0000-0002-4375-6815
Datas de Publicação
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Publicação nesta coleção
31 Out 2025 -
Data do Fascículo
2025
Histórico
-
Recebido
19 Dez 2024 -
Aceito
30 Jul 2025 -
Publicado
04 Ago 2025




Fonte: acervo pessoal da autora (2024).
Fonte: acervo pessoal da autora (2024).
Fonte: acervo pessoal da autora (2024).