RESUMO
Introdução: A população vulnerável excluída digitalmente representa cerca de 50% da população da Nigéria.
Objetivo: O estudo examinou a percepção dos bibliotecários sobre como as pessoas de base e os vulneráveis na Nigéria podem ser digitalmente inclusivos. Metodologia: Mediante um método puramente qualitativo, foi adotado um desenho de investigação de inquérito utilizando uma amostra de 25 bibliotecários selecionados de cinco bibliotecas públicas em cinco estados selecionados no sudoeste da Nigéria. Os dados foram coletados por meio de uma pesquisa aberta elaborada no Google Forms.
Resultados: Os resultados também comprovaram que as bibliotecas podem desempenhar muitos papéis para tornar as pessoas de base e os vulneráveis digitalmente inclusivos, defendendo programas de adoção digital onde os socialmente excluídos são expostos à utilização de várias tecnologias e parcerias com as comunidades para organizar workshops e seminários onde aqueles que foram excluídos digitalmente estão incluídos. Os bibliotecários também podem desempenhar o papel de professores, ensinando e expondo estes excluídos digitalmente ao uso de tecnologia e serviços, tornando-os digitalmente incluídos. Os conteúdos e a língua, a cobertura e as políticas da rede e as barreiras dos utilizadores, como o analfabetismo, foram identificados como desafios que as pessoas comuns enfrentam sendo vulneráveis para se tornarem digitalmente inclusivas na Nigéria.
Conclusão: A singularidade deste estudo advém da sua ênfase num tema raramente estudado: a inclusão digital para comunidades marginalizadas e de base, particularmente no contexto nigeriano.
PALAVRAS-CHAVE
Inclusão digital; Exclusão digital; Pessoas de base; Bibliotecários; Papel das bibliotecas.
Thumbnail
Fonte: Digital Reporter (2021).