Acessibilidade / Reportar erro

Dinâmicas da produção científica brasileira em revistas da área de Comunicação na Web of Science

RESUMO

Introdução:

Tendo em consideração que a atividade de investigação em Comunicação cresceu fortemente nos últimos anos, como indicado por estudos anteriores, o presente trabalho visa estabelecer uma pesquisa em termos de produção científica nessa área.

Objetivos:

Esse artigo analisa a produção científica na área da Comunicação, entre 2007 e 2017, em revistas indexadas no primeiro quartil (Q1) e no segundo quartil (Q2) da base de dados Web of Science, pertencentes a autores com afiliação em instituições brasileiras.

Metodologia:

Foram identificadas as revistas de comunicação no InCities (JCR) pertencentes aos dois primeiros quartis, em seguida foi realizada uma busca por título de periódico na WoS e posteriormente o tratamento e normalização dos dados obtidos.

Resultados:

Observa-se um crescimento na produção científica em Comunicação, na projeção internacional, alimentando uma tradição em coautoria com redes internacionais. No período de 2014 a 2017, tenderam a publicar principalmente em inglês, frente às colaborações usuais que vinham mantendo com países de língua espanhola até 2014.

Conclusão:

Conclui-se, entre outras coisas, que o sistema de avaliação da Capes, quadrienal, pode ter influenciado a produção científica em Comunicação no intervalo estudado.

PALAVRAS-CHAVE:
Comunicação; Produção científica; Revistas de comunicação; Web of Science; Brasil

Universidade Estadual de Campinas Rua Sérgio Buarque de Holanda, 421 - 1º andar Biblioteca Central César Lattes - Cidade Universitária Zeferino Vaz - CEP: 13083-859 , Tel: +55 19 3521-6729 - Campinas - SP - Brazil
E-mail: rdbci@unicamp.br