Open-access Modelo de Negócios Canvas aplicado a repositórios digitais institucionais

RESUMO

Introdução:  Na era da economia do conhecimento, o gerenciamento da informação é um desafio para as instituições no que se refere à preservação digital a longo prazo, à gestão de metadados e às normas de direito autoral para acesso aberto. O repositório DSpace foi criado para gestão e difusão de conteúdos produzidos por uma instituição, porém, sua implementação exige atuação de diversos colaboradores e organização de tarefas, e pode ser estruturada por meio de um modelo de negócios para sistemas organizacionais complexos.

Objetivo:  Estruturar um Modelo de Negócios Canvas para o repositório digital da Universidade Federal do Vale do São Francisco.

Metodologia:  Foi realizada uma revisão da literatura sobre modelo de negócios e Business Model Canvas aplicada a repositórios digitais e análise de documentos oficiais de órgãos públicos. Para execução prática da pesquisa, utilizou-se o método Business Model Canvas, seguindo-se as etapas: 1) identificação e compreensão dos nove blocos que compõem o método; 2) delimitação da ordem de preenchimento; 3) levantamento de informações prévias; 4) comparação com modelo aplicado a repositórios digitais; 5) adaptação e aplicação ao contexto do RIU; 6) estruturação do Business Model Canvas RIU/Univasf.

Resultados:  Apresenta-se o modelo como ferramenta prática para clarificar a proposta e o conhecimento do negócio, e facilitar a comunicação conceitual entre os gestores e stakeholders.

Conclusão:  Sugere-se que o Modelo de Negócios Canvas estruturado para o repositório digital da Univasf seja reaplicado no processo de implantação e validado em pesquisas posteriores.

PALAVRAS-CHAVE:
Gestão de negócios; Gestão da informação; Preservação digital; Repositórios digitais

location_on
Universidade Estadual de Campinas Rua Sérgio Buarque de Holanda, 421 - 1º andar Biblioteca Central César Lattes - Cidade Universitária Zeferino Vaz - CEP: 13083-859 , Tel: +55 19 3521-6729 - Campinas - SP - Brazil
E-mail: rdbci@unicamp.br
rss_feed Acompanhe os números deste periódico no seu leitor de RSS
Reportar erro