RESUMO
Introdução: A democratização do acesso ao conhecimento científico deve ser uma atividade fundamental para universidades e instituições que desenvolvem pesquisas científicas. Nesse contexto, repositórios digitais de acesso aberto surgem como potentes ferramentas. Diante disso, questiona-se quais elementos caracterizam comunidades e coleções em repositórios digitais voltados para a divulgação científica?
Objetivo: A finalidade deste artigo é mapear comunidades e coleções de divulgação científica em repositórios digitais do Brasil, a fim de sugerir orientações para o desenvolvimento de coleções com essas características.
Metodologia: Trata-se de uma abordagem qualitativa descritiva, que utilizou a pesquisa documental para estabelecer um mapeamento de repositórios digitais de instituições públicas no Brasil (universidades públicas e instituições de pesquisa científica públicas), identificando elementos que permitam verificar seu compromisso com a divulgação científica por meio de seus repositórios.
Resultados: As análises indicam que a maioria dos repositórios digitais não prioriza a divulgação científica para o público geral, com poucas iniciativas explícitas e sistematizadas, revelando uma lacuna significativa entre a disponibilidade de materiais e a efetiva democratização do conhecimento científico.
Conclusão: Repositórios digitais de acesso aberto podem ser uma estratégia eficaz para disseminar o conhecimento produzido por instituições de pesquisa e universidades, facilitando o acesso à informação científica por um público amplo. Entretanto, o cenário apresentado mostra poucas iniciativas contundentes com o panorama da divulgação científica. Com isso, são sugeridas diretrizes para a implementação de boas práticas de divulgação científica nessas plataformas visando democratizar o conhecimento para toda a sociedade.
PALAVRAS-CHAVE:
Repositórios digitais; Divulgação científica; Comunicação científica
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Fonte: As autoras

