Accessibility / Report Error

Fisioterapia na dismenorreia primária: revisão de literatura* * Recebido da Universidade de Pernambuco, Petrolina, PE, Brasil.

Laís Rodrigues Gerzson Juliana Falcão Padilha Melissa Medeiros Braz Andriele Gasparetto Sobre os autores

JUSTIFICATIVA E OBJETIVOS:

Dismenorreia é uma palavra derivada do grego e significa fluxo menstrual difícil. Pode ser classificada como primária, causando diminuição dos índices de qualidade de vida de muitas mulheres. O objetivo deste estudo foi investigar, por meio de uma revisão bibliográfica, a eficácia e acurácia de tratamentos existentes para dismenorreia primária, especificamente na Fisioterapia.

CONTEÚDO:

Revisão bibliográfica narrativa, por meio da busca em bases de dados eletrônicas (Medline, Scielo, Lilacs, biblioteca Cochrane, PEDro e Pubmed), com artigos selecionados e analisados durante o periodo de agosto de 2013 à fevereiro de 2014. Para a coleta foram incluídos materiais de 2005 até a literatura atual com os seguintes descritores: “dysmenorrhea”, “physiotherapy” e seus equivalentes em português “dismenorreia” e “fisioterapia” combinando-os com os operadores “AND” e “OR”.

CONCLUSÃO:

Encontraram-se trabalhos que descreveram a utilização dos recursos da termoterapia, crioterapia, eletroestimulação elétrica neural transcutânea e massagem do tecido conjuntivo, Pilates e acupuntura, com resultados que apresentam melhoras na sintomatologia dessas mulheres. No entanto, tornase evidente a necessidade do desenvolvimento de estudos referentes às manobras fisioterapêuticas com maior rigor metodológico.

Dismenorreia; Fisioterapia; Saúde da mulher


Sociedade Brasileira para o Estudo da Dor Av. Conselheiro Rodrigues Alves, 937 cj 2, 04014-012 São Paulo SP Brasil, Tel.: (55 11) 5904 3959, Fax: (55 11) 5904 2881 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: dor@dor.org.br