Acessibilidade / Reportar erro

Aspectos psicológicos de pacientes com disfunção temporomandibular: avaliações póstratamento com acupuntura* * Recebido da Faculdade de Odontologia de Piracicaba, Universidade de Campinas, Piracicaba, SP, Brasil.

RESUMO

JUSTIFICATIVA E OBJETIVOS:

Depressão e somatização são características emocionais presentes em pacientes com dor crônica de disfunção temporomandibular. O objetivo deste estudo foi avaliar os resultados obtidos após acupuntura nos aspectos psicológicos em mulheres com dor crônica de disfunção temporomandibular muscular.

MÉTODOS:

A amostra foi de 40 mulheres, com idades entre 18 e 45 anos, submetidas a dois tratamentos: acupuntura e splint. Foram avaliadas em um período de um mês através do questionário do Eixo II do Research Diagnostic Criteria for Temporomandibular Disorders no pré e pós-tratamento. Também se avaliou a expectativa de tratamento no pré-tratamento através de uma escala analógica visual, com as âncoras verbais: expectativa negativa e expectativa positiva.

RESULTADOS:

Observou-se melhora no grau de dor crônica em 53,3% das pacientes da acupuntura e em 60% do splint. Para depressão grau grave a melhora foi em 11,1% das pacientes da acupuntura e 50% do splint. As pacientes com somatização grau grave apresentaram melhora de 16,7% na acupuntura e 44,4% no splint. Houve correlação negativa (p<0,05) entre a expectativa de tratamento e somatização (incluindo e excluindo itens de dor) no grupo acupuntura.

CONCLUSÃO:

Em ambos os grupos houve melhora de alguns dos aspectos psicológicos (depressão e somatização) após curto período de tratamento.

Descritores:
Articulação temporomandibular; Dor crônica; Músculos mastigatórios; Sintomas depressivos; Terapia por acupuntura

Sociedade Brasileira para o Estudo da Dor Av. Conselheiro Rodrigues Alves, 937 cj 2, 04014-012 São Paulo SP Brasil, Tel.: (55 11) 5904 3959, Fax: (55 11) 5904 2881 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: dor@dor.org.br