O uso de vitaminas do complexo B em terapêutica analgésica

Fernanda Martins Gazoni William Rafael Malezan Fânia Cristina Santos Sobre os autores

RESUMO

JUSTIFICATIVA E OBJETIVOS:

As vitaminas do complexo B têm sido utilizadas em monoterapia ou combinada a outros fármacos, como os anti-inflamatórios, em diversas situações clinicas, como por exemplo, nas doenças degenerativas da coluna, doenças reumatológicas, polineuropatias e nos pós-operatórios diversos. O objetivo deste estudo foi identificar na literatura científica as evidências mais recentes do uso de vitaminas do complexo B como terapia analgésica e descrever as situações clínicas em que se pode verificar a sua ação analgésica.

CONTEÚDO:

Realizada a revisão bibliográfica na base de dados do Pubmed, Medline, LILACS, Biblioteca Cochrane e Scielo, contemplando os últimos 10 anos, títulos em português, espanhol e inglês. Os descritores utilizados foram: "Dor", "vitaminas do complexo B", "tratamento", "vitamina B1", "vitamina B6", "vitamina B12", "tiamina", "piridoxina" e "cianocobalamina". Dentre os 40 estudos encontrados selecionaram-se apenas os trials em dor musculoesquelética e neuropática com seres humanos, e em que as vitaminas do complexo B configuraram-se como agentes analgésicos. Foram selecionados então 13 estudos que satisfizeram esses critérios de inclusão. Em todos eles as vitaminas do complexo B desempenharam papéis na analgesia, inclusive quando em monoterapia. As vitaminas do complexo B também apresentaram ação anti-inflamatória, anti-pruriginosa, na funcionalidade e na qualidade de vida.

CONCLUSÃO:

Os estudos existentes, apesar de heterogêneos, demonstraram que as vitaminas do complexo B possuem efeito analgésico em síndromes dolorosas neuropática e nociceptiva, e que por serem esses fármacos seguros e de baixos custos poderiam representar boas opções na terapêutica analgésica no nosso meio.

Descritores:
Dor; Tratamento; Vitaminas do complexo B

Sociedade Brasileira para o Estudo da Dor Av. Conselheiro Rodrigues Alves, 937 cj 2, 04014-012 São Paulo SP Brasil, Tel.: (55 11) 5904 3959, Fax: (55 11) 5904 2881 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: dor@dor.org.br
Accessibility / Report Error