Acessibilidade / Reportar erro

Acupuntura auricular associada aos autocuidados caseiros no tratamento das disfunções temporomandibulares crônicas em mulheres. Relato de casos

RESUMO

JUSTIFICATIVA E OBJETIVOS:

O objetivo desse estudo foi descrever, em uma série de casos, o efeito da acupuntura auricular associada ou não às técnicas de educação e autocuidados caseiros, no tratamento das disfunções temporomandibulares crônicas em mulheres.

RELATO DOS CASOS:

Nove pacientes com disfunção temporomandibular crônica dolorosa, com idade entre 22 e 45 anos (média de 32,11 anos) foram avaliadas por meio da ficha clínica de disfunções temporomandibulares e dor orofacial da Disciplina de Oclusão II da Universidade de Araraquara, pelo Research Diagnostic Criteria for Temporomandibular Disorders e por um diário de dor com escalas analógicas visuais, entregues semanalmente na referência (primeira semana) e após cada sessão de tratamento (acupuntura auricular e/ou aconselhamento). Durante as três semanas de tratamento, as pacientes receberam instruções para controle das disfunções temporomandibulares, sendo que seis pacientes receberam, além dos autocuidados, acupuntura auricular nos pontos recomendados para o tratamento das disfunções temporomandibulares e sintomas associados (protocolo: Shen-men, sistema neurovegetativo, rim, disfunções temporomandibulares e tríade da ansiedade). A acupuntura auricular associada à educação e autocuidados caseiros apresentou os melhores resultados na remissão/diminuição dos sintomas após 3 semanas de tratamento quando comparada ao grupo que recebeu apenas as instruções de autocuidados.

CONCLUSÃO:

A acupuntura auricular associada à educação e às técnicas de autocuidados caseiros demonstrou melhores resultados no controle da dor dos pacientes com disfunção temporomandibular.

Descritores:
Acupuntura auricular; Dor facial; Terapêutica; Transtornos da articulação temporomandibular

Sociedade Brasileira para o Estudo da Dor Av. Conselheiro Rodrigues Alves, 937 cj 2, 04014-012 São Paulo SP Brasil, Tel.: (55 11) 5904 3959, Fax: (55 11) 5904 2881 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: dor@dor.org.br