Acessibilidade / Reportar erro

Análise clínico-topográfica da dor neuropática de pacientes admitidos em um centro de tratamento multidisciplinar* * Received from the Institute of Health Sciences, Paulista University, São José dos Campos, SP, Brazil.

JUSTIFICATIVA E OBJETIVOS:

A investigação verbal é uma etapa fundamental do exame neurológico do enfermeiro na avaliação do paciente com dor neuropática, dada à sua multidimensionalidade. Na literatura, poucos são os trabalhos que lidam especificamente com esse tema. Diante disso, o objetivo deste estudo foi analisar registros em prontuários sobre as características clínico-topográficas da dor neuropática relatadas por pacientes de um centro de tratamento multidisciplinar.

MÉTODOS:

Estudo documental, transversal, de natureza quantitativa. Analisaram-se 50 prontuários de pacientes com diagnóstico estabelecido de dor neuropática que compareceram para consultas de rotina entre janeiro e junho de 2014. Utilizou- -se formulário para coleta de dados baseado no Questionário de Dor McGill e foram analisados dados referentes a idade, gênero, topografia da dor e presença de descritores verbais. Os dados foram submetidos a análise estatística e aplicou-se teste de Qui- -quadrado para comparar a associação entre as variáveis.

RESULTADOS:

Prevaleceram pacientes do gênero feminino (64%), com média de 57 anos. Os descritores de dor mais citados foram da dimensão sensorial e se associaram aos casos em que a neuropatia atingia os membros inferiores (p=0,006).

CONCLUSÃO::

Foi observada uma associação entre topografia e dimensão da dor. Em virtude da subjetividade e complexidade que envolvem a avaliação da dor neuropática, faz-se necessário o conhecimento das suas manifestações clínicas e o preparo de toda a equipe multidisciplinar, sobretudo da Enfermagem, que desempenha papel fundamental na condução da investigação verbal do paciente com dor.

Clínicas de dor; Dor neuropática; Doenças do sistema nervoso; Enfermagem; Exame neurológico; Mensuração


Sociedade Brasileira para o Estudo da Dor Av. Conselheiro Rodrigues Alves, 937 cj 2, 04014-012 São Paulo SP Brasil, Tel.: (55 11) 5904 3959, Fax: (55 11) 5904 2881 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: dor@dor.org.br