Acessibilidade / Reportar erro

Mensuração da dor em idosos: avaliação das propriedades psicométricas da versão em português do Geriatric Pain Measure* Recebido da Disciplina de Geriatria e Gerontologia da Universidade Federal de São Paulo, SP, Brasil.

RESUMO

JUSTIFICATIVA E OBJETIVOS:

O "Geriatric Pain Measure" foi desenvolvido para avaliação multidimensional da dor em idosos, sendo de fácil aplicabilidade e compreensão. Já foi traduzido e adaptado transculturalmente para o Brasil (Geriatric Pain Measure- P). O objetivo deste estudo foi estudar suas propriedades psicométricas, verificando se são adequadas.

MÉTODOS:

Foram avaliados 70 idosos da comunidade, com 60 anos ou mais, de ambos os gêneros, com dor crônica (três meses ou mais), de intensidade maior ou igual a 30mm segundo a escala analógica visual de dor. Foram apuradas as características sócio-demográficas, intensidade e duração da dor. Para as propriedades confiabilidade e validade, dois entrevistadores aplicaram o Geriatric Pain Measure e, em até 14 dias, apenas um entrevistador o reaplicou. Para a validade, o Geriatric Pain Measure-P "Escore Total Ajustado" e suas questões relacionadas à intensidade dolorosa (Q19 e 20) foram correlacionadas com escala analógica visual, e ainda, numa subamostra, o Geriatric Pain Measure-P "Escore Total Ajustado" foi correlacionado com funcionalidade na vida diária.

RESULTADOS:

amostra foi composta principalmente por idosas longevas, viúvas, de baixa escolaridade e com dor de intensidade moderada a intensa. A consistência interna foi adequada (alfa de Cronbach=0,729) e a reprodutibilidade satisfatória (variabilidade baixa e sem diferenças estatisticamente significativas). O Geriatric Pain Measure-P "Escore Total Ajustado" e a escala analógica visual apresentaram baixa correlação, mas a mesma foi regular para Q19 e Q20 do Geriatric Pain Measure-P e para a escala analógica visual (19 r=45,5%, 20 r=51,9%; p<0,05).

CONCLUSÃO:

O Geriatric Pain Measure-P teve propriedades psicométricas analisadas, sendo apuradas confiabilidade e validade adequadas. Foi de fácil aplicabilidade e compreensão, demandando curto período de tempo.

Descritores:
Avaliação de dor; Geriatric Pain Measure ; Idosos; Propriedades psicométricas; Validação

Sociedade Brasileira para o Estudo da Dor Av. Conselheiro Rodrigues Alves, 937 cj 2, 04014-012 São Paulo SP Brasil, Tel.: (55 11) 5904 3959, Fax: (55 11) 5904 2881 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: dor@dor.org.br