Acessibilidade / Reportar erro

Consumo e produção de subjetividade nas TVs comunitárias

Consumption and the production of subjectivity in communitarian television

Este artigo discute a produção de subjetividade em duas TVs comunitárias: TV Maxambomba e TV Pinel. Mediante uma pesquisa qualitativa, buscou-se analisar os processos subjetivos engendrados em jovens da periferia ou usuários do sistema de saúde mental quando eles passam de simples espectadores a criadores de produtos audiovisuais. Procurou-se enfatizar diferenças e semelhanças entre a TV de massa e as TVs comunitárias. Pôde-se com isso perceber a apropriação de signos da TV de massa na programação das TVs comunitárias, bem como a diferenciação no processo de produção e de consumo na relação com o espectador.

Subjetividade; TV Comunitária; Consumo


Universidade Federal Fluminense, Departamento de Psicologia Campus do Gragoatá, bl 0, sala 334, 24210-350 Niterói - RJ Brasil, Tel.: +55 (21) 2629 2845 / 2629 2847 - Niterói - RJ - Brazil
E-mail: revista_fractal@yahoo.com.br