Benefícios para os participantes |
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Maior poder de negociação |
Cavalcante (2004)CAVALCANTE, Léia Baeta. Poder de compra do varejo supermercadista: uma abordagem antitruste. Fundaçao Getúlio Vargas, Brasília, 2004, 42 f. Dissertação (MBA em Direito Econômico e das Empresas). Disponível em <https://gestaoseae.fazenda.gov.br/central_documentos/documento_trabalho/2004-1/doctrab30.pdf.> Acesso 26 Abr 2010. https://gestaoseae.fazenda.gov.br/centra...
; Kotler (2005)KOTLER, Philip. Marketing essencial: conceitos, estratégias e casos. São Paulo: Prentice Hall, 2005; Dos Reis (2009)DOS REIS, Edson Andrade. Análise da viabilidade da formação de uma rede associativa de compras como estratégia competitiva para micro e pequenas indústrias metalmecânicas da região de Jaraguá do Sul (SC). Blumenau, 2009, 103 f. Dissertação (Mestrado em Administração) Universidade Regional de Blumenau.; Morosky (2010)MOROSKY, Julio. Centrais de compras: um fenômeno que merece apoio. Disponível em: <http://www.revistaesbrasil.com.br/artigos/82-julio-morosky/337-centrais-de-compra-umfenomeno-que-merece-apoio> Acesso 26 abr 2010. http://www.revistaesbrasil.com.br/artigo...
; Cervi, Razzolini Filho e Rodriguez (2004)CERVI, R.; RAZZOLINI FILHO, E.; RODRIGUEZ, C. M. T., Centralização de compras como estratégia competitiva: o caso das farmácias magistrais no Paraná. XXIV Encontro nacional de engenharia de produção. Florianópolis, Nov. 2004.; Pousa et al (2006)POUSA, Rogério et al. Os ciclos de vida das centrais de negócios: um estudo no setor supermercadista no Estado de São Paulo. XIII SIMPEP - Simpósio de engenharia de produção. Bauru/SP, 06 a 08 Novembro, 2006.; Saab, Gimenez, Ribeiro (2000)SAAB, W. G. L.; GIMENEZ, L. C. P.; RIBEIRO, R. M. Supermercados no Brasil: o movimento das empresas menores. BNDES Setorial, n. 24, dez., 2000. Disponível em <http://www.bndes.gov.br/SiteBNDES/export/sites/default/bndes_pt/Galerias/Arquivos/conhecimento/setorial/get4is24.pdf> . Acesso 30 jul. 2010. http://www.bndes.gov.br/SiteBNDES/export...
, Essig (2000)ESSIG, Michael. Purchasing consortia as symbiotic relationship: developing the concept of "consortium sourcing". European Journal of Purchasing and Supply Management v. 6, n. 1, p. 13-22, 2000, Xavier Filho et al. (2010)XAVIER FILHO, J. L. J. et al. Proposta para a avaliação da contribuição de centrais de negócios para a empresa participante: o caso da central de negócio "Rede Âncora de Autopeças". Revista de Negócios. v. 15, n. 4, p. 113-136. |
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Combinação de know how entre empresas |
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Armazenagem conjunta |
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Marketing compartilhado |
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Redução de preços |
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Rateio de despesas |
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Reconhecimento de marca |
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Melhoria na logística |
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Aprimoramento da estratégia |
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Competitividade |
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Melhoria dos serviços aos clientes |
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Especialização do comprador |
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Acesso a fornecedores |
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Redução no número de operações |
Problemas para os participantes |
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Constituição societária |
Yemal, Fusco e Rospi (2006)ROTH, Ana Lúcia et al. Diferenças e inter-relações dos conceitos de governança e gestão de redes horizontais de empresas: contribuições para o campo de estudo. R. Adm. v. 47, n. 1, p. 112-123, janeiro/fevereiro/março, 2012; Lima (2007)LIMA, Miguel et al. Gestão de marketing. 8 ed. revista e atualizada. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2007; Cervi, Razzolini Filho e Rodriguez (2004)CERVI, R.; RAZZOLINI FILHO, E.; RODRIGUEZ, C. M. T., Centralização de compras como estratégia competitiva: o caso das farmácias magistrais no Paraná. XXIV Encontro nacional de engenharia de produção. Florianópolis, Nov. 2004.; Morosky (2010)MOROSKY, Julio. Centrais de compras: um fenômeno que merece apoio. Disponível em: <http://www.revistaesbrasil.com.br/artigos/82-julio-morosky/337-centrais-de-compra-umfenomeno-que-merece-apoio> Acesso 26 abr 2010. http://www.revistaesbrasil.com.br/artigo...
; Pousa et al (2006)POUSA, Rogério et al. Os ciclos de vida das centrais de negócios: um estudo no setor supermercadista no Estado de São Paulo. XIII SIMPEP - Simpósio de engenharia de produção. Bauru/SP, 06 a 08 Novembro, 2006.; Saab, Gimenez, Ribeiro (2000)SAAB, W. G. L.; GIMENEZ, L. C. P.; RIBEIRO, R. M. Supermercados no Brasil: o movimento das empresas menores. BNDES Setorial, n. 24, dez., 2000. Disponível em <http://www.bndes.gov.br/SiteBNDES/export/sites/default/bndes_pt/Galerias/Arquivos/conhecimento/setorial/get4is24.pdf> . Acesso 30 jul. 2010. http://www.bndes.gov.br/SiteBNDES/export...
, Xavier Filho et al. (2010)XAVIER FILHO, J. L. J. et al. Proposta para a avaliação da contribuição de centrais de negócios para a empresa participante: o caso da central de negócio "Rede Âncora de Autopeças". Revista de Negócios. v. 15, n. 4, p. 113-136. |
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Permite comportamento oportunista dos participantes |
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Dificuldade em estabelecer mecanismos de controle e incentivos |
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Lentidão no processo decisório |
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Bitributação |
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Assimetria nas informações |
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Diferentes tamanhos dos participantes |
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Processo de gestão |
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Custo-benefício |
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Conflito dos interesses da organização com os interesses da rede |
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Mudanças culturais |