Abordagem
|
Perspectiva Psicológica
|
Autor
|
Modelo
|
Razão lógica dos modelos teóricos
|
Fishbein e Ajzen (1975)FISHBEIN, Martin; AJZEN, Icek. Belief, attitude, intention and behavior: an introduction to theory and research. Reading, MA: Addison-Wesley, 1975. Disponível em: http://people.umass.edu/aizen/f&a1975.html. Acesso em: 6 jan. 2018. http://people.umass.edu/aizen/f&a1975.ht...
|
Modelo teórico da ação fundamenta |
O comportamento é uma função de intenções comportamentais que, por sua vez, são uma função de atitudes e normas subjetivas |
Pascarella (1980)PASCARELLA, Ernest. Student-faculty informal contact and college outcomes. Review of Educational Research, Washington, DC, v. 50, v. 4, p. 545-59, Dec. 1980.
|
Modelo conceitual de pesquisa sobre contato informal entre estudantes e professores |
Que não há muita evidência de estudos prévios para apoiar a influência direta do contato informal entre estudantes e professores sobre a persistência dos estudantes. |
Bean e Metzner (1985)BEAN, John; METZNER, Barbara. A conceptual model of nontraditional undergraduate student attrition. Review of Educational Research, Washington, DC, v. 55, n. 4, p. 485-540, Win. 1985.
|
Modelo de desgaste do Estudante Não Tradicional |
Que as decisões dos alunos para abortar ou continuar sua educação são influenciadas por suas percepções sobre a utilidade, a satisfação, o compromisso de objetivo) e níveis de estresse nas atividades da instituição. |
Hurtado e Carter (1997)HURTADO, Sylvia; CARTER, Deborah. Effects of college transition and perceptions of the campus racial climate on Latino college students’ sense of belonging. Sociology of Education, Georgia, v. 70, p. 324-345, Oct. 1997.
|
Modelo do Sentido de Pertença |
As próprias percepções dos alunos sobre o grau em que suas experiências são significativas e contribuem para o seu senso de pertença são raramente medidas. |
Astin (1984ASTIN, Alexander. Student involvement: a developmental theory for higher education. Journal of College Student Personnel, Washington, DC, v. 25, n. 4, p. 297-308, Jan. 1984., 1993ASTIN, Alexander. What matters in college? Four critical years revisited. San Francisco: Jossey-Bass Publisher, 1993., p. 21) |
(Modelo entrada-ambiente-resultado (I-E-O)) |
Os alunos estão principalmente interessados nos “benefícios existenciais” da experiência da faculdade, o que significa, entre outras coisas, a “satisfação subjetiva associada a ... envolvimento extracurricular e acadêmico, atividades recreativas ...”. |
Padilla (1999)PADILLA, Raymond. College student retention: focus on success. Journal of College Student Retention: Research, Theory & Practice, New York, v. 1, p. 131-145, Aug. 1999.
|
Modelo de Expertise dos Estudantes bem-sucedidos |
A capacidade de cada aluno para superar um conjunto específico de barreiras é a chave para o sucesso de um aluno. |
Bean e Eaton (2000)BEAN, John; EATON, Shevawn. A psychological model of college student retention. In: BRAXTON, John (Ed.). Reworking the departure puzzle: new theory and research on college student retention. Nashville: University of Vanberbilt Press, 2000. p. 48-62.
|
Modelo psicológico de retenção do estudante universitário |
Que este modelo indica que os estudantes são seres psicológicos e que as questões coletivas da sociologia desempenham um papel secundário. O ambiente social é importante apenas como é percebido pelo indivíduo. |
Perspectiva Sociológica
|
Autor
|
Modelo
|
Razão lógica dos modelos teóricos
|
Spady (1970SPADY, William. Dropouts from higher education: an interdisciplinary review and synthesis. Interchange, Netherlands, v. 1, n. 1, p. 64-85, Apr. 1970., 1971SPADY, William. Dropouts from higher education: an interdisciplinary review and synthesis. Interchange, Netherlands, v. 1, n. 1, p. 64-85, Apr. 1970.) |
Modelo sociológico de permanência |
Falta de integração dos alunos no ambiente de ensino superior afeta diretamente a retenção de estudantes na faculdade |
Cabrera et al. (1992)CABRERA, Alberto; NORA, Amaury; CASTAÑEDA, Maria. The role of finances in the persistence process: a structural model. Research in Higher Education, Switzerland, v. 33, n. 5, p. 571-593, Oct. 1992.
|
Modelo integrado de permanência |
Que a ajuda financeira e as atitudes imediatamente decorrentes se refletem positivamente, não só para equilibrar as oportunidades de ingresso de estudantes com situação socioeconômica inferior, mas também por facilitarem a integração deste contingente de estudantes nos componentes acadêmico e social da instituição. |
Nora, Barlow e Crisp (2005)NORA, Amaury; BARLOW, Elizabeth; CRISP, Gloria. Student persistence and degree attainment beyond the first year in college. In: SEIDMAN, Alan (Eds.). College student retention: formula for student success. Westport, CT: American Council on Education/Praeger, 2005. p. 229-250.
|
Modelo do Comprometimento Estudante-Instituição depois do primeiro ano |
As instituições precisam desenvolver seus próprios instrumentos para perceber com clareza as interações entre seus estudantes e a instituição, as interações dos estudantes com outros estudantes e professores, as finanças dos estudantes e o engajamento do estudante com os sistemas de suporte do campus. |
Swail (2004)SWAIL, Watson Scott. Value added: the costs and benefits of college preparatory programs. 2004. Disponível em: http://educationalpolicy.org/pdf/value_added.pdf. Acesso em: 6 nov. 2017. http://educationalpolicy.org/pdf/value_a...
|
Modelo geométrico da perseverança estudantil |
A capacidade de ajudar as instituições a trabalhar proativamente para apoiar a persistência e a realização dos alunos. |
Seidman (2005)SEIDMAN, Alan. College student retention: formula for student success. Westport, CT: American Councilon Education/Praeger, 2005.
|
Modelo de Sucesso do Estudante |
A “identificação precoce” é a identificação, o mais cedo possível, de um aluno, potencialmente em risco de não ter sucesso acadêmico ou pessoal na faculdade. |
Perspectiva Econômica
|
Autor
|
Modelo
|
Razão lógica dos modelos teóricos
|
Cabrera, Stampen e Hansen (1990)CABRERA, Alberto; STAMPEN, Jacob; HANSEN, W. Lee. Exploring the effects of ability to pay on collage persistence. The Review of Higher Education, Maryland, v. 13, p. 303-336, Jan. 1990.
|
Modelo de capacidade de pagamento |
Avançaram um modelo em que a capacidade de pagamento presume interagir tanto com instituições e variáveis dos indivíduos na definição de decisões de retirada. |
St. John, Paulsen e Starkey (1996)St. JOHN, Edward; PAULSEN, Michael; STARKEY, Johnny. The nexus between college choice and persistence. Research in Higher Education, Switzerland, v. 37, n. 2, p. 175-220, Apr. 1996.
|
Modelo Nexus escolha da faculdade - persistência |
Mudanças na composição do pacote original de ajuda aluno ou aumentos inesperados nas propinas e taxas são consideradas como levando a insatisfação pelo efeito que essas mudanças têm em os cálculos de custo / benefício originais |
Perspectiva organizacional
|
Autor
|
Modelo
|
Razão lógica dos modelos teóricos
|
Brown e Kayser (1982)BROWN, James; KAYSER, Terrence. The transition of special needs learners into postsecondary vocational education. 1982. Disponível em: http://eric.ed.gov/?id=ED217298. Acesso em: 6 jan. 2018. http://eric.ed.gov/?id=ED217298...
|
Modelo de ajuste educacional |
O ajuste educacional é o grau de correspondência (satisfação) entre a satisfação percebida pelos alunos e a satisfação real (desempenho) em seus programas de treinamento. |
Billson e Terry (1987)BILLSON, Janet Mancini; TERRY, Margaret Brooks. A student retention model for higher education. College and University, London, v. 62, n. 4, p. 290-305, 1987. Disponível em: http://www.eric.ed.gov/ERICWebPortal/search/detailmini.jsp?_nfpb=true&_&ERICE xtSearch_SearchValue_0=EJ359544&ERICExtSearch_SearchType_0=no&accno=E J359544. Acesso em: 6 jan. 2018. http://www.eric.ed.gov/ERICWebPortal/sea...
|
Modelo do apoio institucional |
Na premissa de que o apoio institucional através da infraestrutura organizacional da IESs e o envolvimento dos alunos reduzirão o atrito, logo a evasão. |
Perspectiva Interacional
|
Autor
|
Modelo
|
Razão lógica dos modelos teóricos
|
Tinto (1975)TINTO, Vicent. Dropout from higher education: a theoretical synthesis of recent research. Review of Educational Research, Washington, DC, v. 45, n. 1, p. 89-125, Mar. 1975.
|
Modelo de Integração do Estudante |
A integração dos estudantes na vida acadêmica e social da instituição precisava ser equilibrada para um estudante efetivamente persistem na faculdade. |
Bean (1980)BEAN, John. Dropouts and turnover: the synthesis and test of a causal model of student attrition. Research in Higher Education, Switzerland, v. 12, n. 2, p. 155-187, Spr. 1980.
|
Modelo de desgaste do estudante |
O abandono da universidade é análogo à produtividade e que as intenções comportamentais (permanecer ou abandonar) são importantes preditores de persistência. |
Tinto (1993)TINTO, Vicent. Leaving college: rethinking the causes and cures of student attrition. 2nd ed. Chicago: University of Chicago Press, 1993.
|
Modelo longitudinal do abandono institucional |
A experiência do aluno na faculdade (integração acadêmica e social) irá modificar continuamente (enfraquecer ou fortalecer) seu nível de metas e compromissos iniciais. |
MacKinnon-Slaney (1994)LEVITZ, Randi. What’s working right now in student retention! building blocks for retention success: the basis for recruiting success. In: NATIONAL CONFERENCE FOR STUDENT RETENTION, 2001, New Orleans. Paper… New Orleans, 2001.
|
Modelo de desgaste de estudantes adultos |
Que a persistência de adultos para o sucesso no ensino superior é uma resposta complicada a uma série de problemas. |
Tinto (1997)TINTO, Vicent. Classrooms as communities: exploring the educational character of student persistence. The Journal of Higher Education, London, v. 68, n. 6, p. 599-624, Nov./Dec. 1997.
|
Modelo de salas de aula, aprendizagem e permanência |
O arranjo de atividades sócio acadêmicas colaborativas gera um círculo virtuoso, pois a satisfação nas interações leva a um aumento na qualidade do esforço feito, pela alocação de tempo e energia, e leva a melhores resultados nas esferas social e acadêmica simultaneamente, o que reforça o sentimento de satisfação. |
Perspectiva (Complementar ou Integrativa)
|
Autor
|
Modelo
|
Razão lógica dos modelos teóricos
|
Bean (1990)BEAN, John. Why students leave: Insights from research. In: HOSSLER, Don. (Eds.). The strategic management of college enrollments. San Francisco: Jossey-Bass, 1990. p. 147-169.
|
Modelo de desgaste longitudinal do estudante |
Que existe uma forte relação entre as intenções de atitude e comportamento, e que comportamentos e atitudes refletem intenções. |
Braxton, Hirschy e McClendon (2004)BRAXTON, John; HIRSCHY, Amy; McCLENDON, Shederick. Understanding and reducing college student departure. Ashe-ERIC Higher Education Report, Washington, DC, v. 30, n. 3, p. 1-103, Apr. 2004.
|
Modelo Conceitual do abandono do estudante em IES de Tempo Parcial |
descreve a participação nas comunidades acadêmicas como uma construção central para explicar os mecanismos que ligam a experiência acadêmica para a persistência dos alunos na faculdade. |