Lealdade |
Comprometimento profundo desse em comprar ou usar novamente um produto ou um serviço. |
“Eu acho que se apegar a uma marca, a um estilo, é perder o que a cerveja tem de melhor, que é a questão da variedade, essa infinita possibilidade de experiência.” (E1) |
“Já fui menos fiel, acho que já passei da fase de sair provando tudo feito um doido, lógico que sempre haverá novidades, mas hoje é praticamente impossível provar tudo do mercado, então vou com calma nas escolhas, tenho sim minhas cervejas favoritas, meus estilos favoritos, e me satisfaço com isso.” (E16) |
“Acho que me considero, sou um fervoroso da escola inglesa, adoro escola inglesa, eu consumo muito Barleywine, Imperial Stout, Fuller’s. eu tenho sim dois ou três estilos que são cervejas mais alcoólicas que eu consumo mais que as outras” (E21) |
“As IPAS, e tem IPAS, que moram no meu coração, copo por exemplo a IPA Hunters da Founders, que eu não deixo faltar lá em casa.” (E23) |
Interação |
Senso de pertencimento e comunidade. Interação entre os consumidores, socialização. |
“Eu acho que isso, com aqueles que não conhecem ou estão conhecendo a gente fica grato por ajudar e ver em ver as reações, e com os que já conhecem gente troca informações. ” (E5) |
“Geralmente num bar você chega só, mas num bar de cerveja artesanal você sempre acaba conversando com a galera, e no final da noite está todo mundo junto conversando um pouco disso um pouco daquilo sobre cerveja. É aquele sentimento de acolhimento, uma grande família.” (E9) |
“Eu acho interessante, porque eu aprendi muito, por exemplo, análise sensorial, eu aprendi muito a identificar aromas e sabores, que era algo que eu não fazia antes de conhecer cerveja artesanal e ter contato com outras pessoas que compartilhavam desse interesse.” (E12) |
“Me relaciono bem, a gente faz troca de produtos, trocas de cerveja, de conhecimento, compras em conjunto.” (E19) |
Cocriação |
Contribuição dos consumidores no desenvolvimento da marca. |
“Já, mas pouca coisa, uma dica ou outra nos serviços de bares e restaurantes, me lembro que disse para usarem o copo ideal, também já dei dica de temperatura de serviço.” (E3) |
“Quando eu trabalhava na cervejaria eu sempre estava em contato com o pessoal da produção, quando eu achava que tinha algum erro na cerveja eu passava para eles, eu trocava ideias sobre receitas, enfim.” (E7) |
“Assim, eu acredito que eu não ter tanto conhecimento assim, eu não me sinto nessa facilidade, nessa liberdade de trocar essas ideias assim, então não.” (E8) |
“Já fui chamado para degustar algumas cervejas de algumas cervejarias e bares com o intuito de ver se estavam em condições boas.” (E19) |