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SUBPROCESSOS DE ENGAJAMENTO EM CULTURAS DE CONSUMO DE CERVEJAS ARTESANAIS1 1 Recebido em 30/6/2020, aceito em 13/4/2021.

SUB-PROCESSES OF CONSUMER ENGAGEMENT IN THE CRAFT BEER CONSUMPTION CULTURES

SUBPROCESOS DE COMPROMISO EN CULTURAS DE CONSUMO DE CERVEZAS ARTESANALES

RESUMO

Esta pesquisa investiga a cultura de consumo de cerveja artesanal e os subprocessos de engajamento do consumidor identificados. Buscando identificar as categorias que suportam a existência de um efetivo engajamento, esta pesquisa gera discussão em relação à cognição, à emoção e ao comportamento dos consumidores. Por meio de uma pesquisa qualitativa, foram realizadas 32 entrevistas e 75 horas de observação direta participante. Os dados foram analisados de acordo com as dimensões selecionadas. Desse modo, foram observados como subprocessos de engajamento: (1) na dimensão cognitiva (aprendizado, advocacia e domínio do ritual); (2) na dimensão emocional (conexão, identificação e valores) e (3) na dimensão comportamental (lealdade, interação e co-criação). Uma vez cientes de tais processos é possível que gestores desenvolvam estratégias mais eficientes tanto de engajamento quanto de fortalecimento da comunidade de marca.

Palavras-chave:
Cultura de consumo; Engajamento do consumidor; Subprocessos; Cerveja artesanal

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