Pesquisa Pré-Campo
|
Pesquisadora 1 |
Pesquisadora do IPEA; Estudos Setoriais |
Entrevista estruturada por documentos da indústria e municípios: dispersão da indústria automotiva nacional; condições de trabalho e expectativas em regiões anfitriãs das montadoras; indicadores sobre o sul fluminense: investimento, emprego e sindicato regional (BARROS e PEDRO, 2011BARROS, D. C.; PEDRO, L. S. As mudanças estruturais do setor automotivo, os impactos da crise e as perspectivas para o Brasil. BNDES Setorial, n. 34. Rio de Janeiro: BNDES, 2011.; CNI, 2016CONFEDERAÇÃO NACIONAL DA INDÚSTRIA [CNI]. Utilização da capacidade instalada (UCI). Disponível em: http://www.portaldaindustria.com.br, 2016. Acesso em: 25 mai. 2021. http://www.portaldaindustria.com.br,...
; LIMA, 2015LIMA, U. M. A Dinâmica e o Funcionamento da Cadeia Global de Valor da Indústria Automobilística na Economia Mundial. Texto para Discussão, IPEA nº 2065, 2015.; ANFAVEA, 2018ASSOCIAÇÃO NACIONAL DOS FABRICANTES DE VEÍCULOS AUTOMOTORES (ANFAVEA). Anuário da Indústria Automobilística Brasileira. São Paulo, SP: Anfavea/Cedoc, 2018.; CLUSTER AUTOMOTIVO DO SUL FLUMINENSE, 2013CLUSTER AUTOMOTIVO SUL FLUMINENSE, 2013. Disponível em: <http://www.sr2.uerj.br/inovuerj/wcti_pdf/cluster_Automotivo_Sul_Fluminenses.pdf.> Acesso em: 25 mai. 2021. http://www.sr2.uerj.br/inovuerj/wcti_pdf...
). |
Pesquisador 2 |
Pesquisadora do IPEA; Estudos Setoriais |
Gerente 1 |
Ex-Gerente de RH de montadora japonesa na região |
Diretor 1 |
Diretor de montadora francesa: Riscos e Compliance |
Pesquisador 3 |
Pesquisador do BNDES; Indústrias Metal-Mecânica |
Pesquisa de Campo
|
Governo 1 |
Secretaria de Governo municipal |
Entrevista semiestruturada com roteiro pautado em: privilégios fiscais e a estratégia das montadoras; efeitos em projeção e imagem entre munícipes; resultados econômicos e sociais após instalações; histórico do sindicato no sul fluminense; histórico das relações institucionais do sindicato com as montadoras (PRADO e CAVALCANTI, 2000PRADO, S.; CAVALCANTI, C. E. G. A guerra fiscal no Brasil. São Paulo: Fundap: Fapesp; Brasília: IPEA, 2000.; ARBIX, 2002ARBIX, G. Políticas do desperdício e assimetria entre público e privado na indústria automobilística Políticas do desperdício e assimetria entre público e privado na indústria automobilística brasileira. Rev. bras. Ci. Soc., São Paulo, v. 17, n. 48, p.109-129, 2002.; LIMA, 2006LIMA, R. J. C. Empresariado local, indústria automobilística e a construção de Porto Real (RJ). In: RAMALHO, J. R.; SANTANA, M. A. (Org.). Trabalho e desenvolvimento regional. 1ª ed. Rio de Janeiro: Mauad, v.1, p.43-70, 2006.; ARAÚJO, 2007ARAÚJO, S. M. P. (Org.) Trabalho e capital em trânsito: a indústria automobilística no Brasil. 1. ed., Curitiba: Editora da UFPR, 2007.; BOLSMANN, 2010BOLSMANN, C. Contesting labor internationalism: The “old” trapped in the “new” in Volkswagen’s South African plant. Labor Studies Journal, v. 35, n. 4, p.520-539, 2010.; COELHO, 2012COELHO, A. L. C. O quinto ciclo da Guerra Fiscal e a nova indústria automobilística brasileira. RDE - Revista de Desenvolvimento Econômico, Salvador, Ano XIV, n. 26, 2012.; NEVES, 2011NEVES, M. A. Trabalho atípico. In: CATTANI, A. D.; HOLZMANN, L. (Orgs.). Dicionário de trabalho e tecnologia. Porto Alegre: Editora Zouk, p.440-444, 2011.; NASCIMENTO e SEGRE, 2009NASCIMENTO, R. P; SEGRE, L. M. Um modelo de análise da flexibilidade no setor automobilístico brasileiro: estudo de caso em três montadoras. Revista eletrônica de administração, v.15, n.1, 2009.; DULCI, 2021____________Crise, emprego e renda na indústria automotiva: os casos do Sul Fluminense, Camaçari e Grande ABC Paulista em perspectiva comparada. Sociologia & Antropologia, v. 11, n. 1, 219 - 247, 2021.; BEZERRA, 2017BEZERRA, G. Sindicalismo ajustado ao neoliberalismo: os metalúrgicos do sul fluminense. Caderno CRH, v.30, n.80, p.371-387, 2017.; REIS, 2021REIS, L. L. S. W. O enraizamento sociopolítico da decisão de investimento locacional: a opção da Nissan por Resende (RJ). Dissertação (Mestrado em Sociologia e Antropologia) - Instituto de Filosofia e Ciências e Sociais, Universidade Federal do Rio de Janeiro - Rio de Janeiro, 2021.). |
Governo 2 |
Secretaria de Desenvolvimento, Trabalho e Renda |
Governo 3 |
Secretaria de Desenvolvimento municipal |
Sindicato 1 |
Diretoria de assuntos jurídicos e direitos trabalhistas |
Sindicato 2 |
Diretoria de acordos coletivos com as montadoras |
Operadores de Produção 1 a 21 |
Áreas: Chaparia, Montagem (cabine, painel, retoque, motor, portas, chicotes elétricos), Pintura. |
Roteiros abertos com entrevistas longas (MCCRACKEN, 1988McCRACKEN, G. The long interview. Newbury Park: Sage Publications, 1988.): biografia dos sujeitos de pesquisa; reestruturações no trabalho; tipos de contratos de trabalho assinados com as montadoras; ritmo das jornadas de trabalho em linha de produção; salários; mudanças nas legislações do trabalho e consequências; ideal do emprego em montadora versus frustrações (adesões ao PDV, abandonos, rotatividade); comparações com outras regiões. Protocolo de observação não-participante (FLICK, 2004FLICK, U. Uma introdução à pesquisa qualitativa. São Paulo: Bookman, 2004.): linha de soldagem, linha de montagem, controle de qualidade final; ritmo de trabalho; diferentes layouts e organização da produção. |
Analistas de Processo 1 a 5 |
Áreas: Recrutamento, Balanceamento de linha, Qualidade. |
Supervisores de Processo 1 e 2 |
Diversas áreas da Montagem |