O objetivo do estudo foi analisar o alinhamento nas estratégias de suprimento adotadas pelos elos nas cadeias de suprimentos da indústria automobilística no Brasil. O conceito de alinhamento seguido foi aquele proposto por Vachon et al. (2009), de que o alinhamento se relaciona com a intensidade dos gaps entre os requisitos de um cliente e a ênfase dada por um fornecedor de primeira camada nestes mesmos requisitos ao lidar com os fornecedores de segunda camada. A unidade de análise são empresas industriais localizadas no Brasil, fornecedores de primeira camada de montadoras de automóveis. A amostra de vinte e oito empresas foi selecionada por critério de acessibilidade, a partir de uma relação de empresas do setor disponibilizada pelo Sindipeças, o principal sindicato patronal da categoria. As unidades de observação foram os gestores da área de suprimentos dessas empresas. Os resultados apontam que a dependência de um fornecedor em relação a uma montadora específica reforça o alinhamento estratégico nesta cadeia de suprimentos, e que as montadoras europeias possuem uma base de fornecedores diretos que adotam estratégias de suprimentos mais alinhadas com as suas próprias, quando comparadas com as montadoras norteamericanas e respectivas bases de fornecedores. No entanto, as cadeias se desalinham quando prevalece a adoção de práticas colaborativas nas relações entre montadoras e primeira camada de fornecedores.
Suprimento; alinhamento estratégico; indústria automobilística