1 Preparação do Trabalho de Leitura e de Análise dos Textos.
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1.1.1. Anotações durante e após o trabalho de campo.
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✓ Relato das primeiras intuições, sensações, ideias e conclusões das entrevistas realizadas e anotações de campo. ✓ Análise do contexto – fontes discursivas. ✓ Identificação de temáticas significativas. ✓ Elaboração de mapas de posicionamento e identificação de pontos de conflito. ✓ Realizadas desde as primeiras tarefas práticas, em paralelo com a leitura dos textos. ✓ Caracterização, classificação e codificação de conteúdos; marcação de expressões, insights, associações, hipóteses, elementos importantes. |
1.1.2. Transcrição literal.
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✓ Tradução das entrevistas. ✓ Inclusão de comentários, pausas, saídas, movimentos, intervenientes durante a entrevista. ✓ Releitura das transcrições. |
2 Preparação do Trabalho de Leitura.
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1.2.1. Leitura ordenada do corpus do texto.
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✓ Criação de uma ordem inicial e provisória de leitura (ordem inteligível) das entrevistas, trechos que compõem o corpus do texto. |
1.2.2. Leitura literal do texto.
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✓ Leitura e releitura, atentando para a mudança da forma habitual de leitura. ✓ Identificação de peculiaridades geradoras de pistas que conduzem as conjecturas. |
3 Decomposição e a Abordagem Integral do Texto.
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1.3.1. Decomposição em unidades elementares.
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✓ Decomposição analítica – unidades elementares de análise (rubricas, temas ou categorias de análise, unidades de sentido etc.) para, posterior, síntese. |
✓ 1.3.2. Aproximação integral do texto.
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✓ Aproximação Integrativa. Aproximação global e íntegra, de maneira mais holística. |
4 Anotações do Texto.
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✓ Realizadas desde as primeiras tarefas práticas, em paralelo com a leitura dos textos. ✓ Caracterização, classificação e codificação de conteúdos; marcação de expressões, insights , associações, hipóteses, elementos importantes. |
MÓDULO – 2. PROCEDIMENTO(S) DE INTERPRETAÇÃO EM ASD.
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2.1. Conjecturas Pré-Analíticas.
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2.1.2. Elaboração das conjecturas pré-analíticas.
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✓ Produção das primeiras hipóteses que ajudam a conferir um sentido inicial, indicativo e geral. ✓ Realização de leitura aberta, atenta à literalidade e expressividade do texto, bem como, aos indícios e evocações neste trabalho, com intuito de facilitar uma percepção mais intencional em relação aos objetivos propostos. |
2.1.3. Estilos Discursivos
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✓ Análise das formas expressivas, idiossincráticas, singulares, enunciativas, dos giros expressivos, estilos narrativos e tipos de aproximação/construção discursiva de um fenômeno social em cada entrevista/grupo de discussão. |
MÓDULO – 3. PROCEDIMENTO(S) DE ANÁLISE EM ASD.
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3.1. Análises dos Posicionamentos Discursivos.
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✓ Respostas às perguntas: Quem é o sujeito social que fala? De que lugar social fala? ✓ Perspectiva ou pontos de vista que os participantes abordam o tema. ✓ Guia geral para a análise e construção dos discursos. |
3.2. Análise das Configurações Narrativas.
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✓ Respostas às perguntas: De que se fala? Como se organiza a fala? ✓ Tensões, conflitos, diferenças de posições e de opiniões expressadas pelos participantes. ✓ Geração de uma primeira hipótese sobre dimensões, eixos ou vetores dos textos. ✓ Relaciona-se com a análise dos posicionamentos discursivos, podendo ocorrer simultaneamente. |
3.3. Análise dos Espaços Semânticos.
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✓ Respostas às perguntas: Qual o significado do que se fala? O que está em jogo no que se fala? Qual o significado do que se disse? ✓ Configuração e delimitação dos principais conteúdos e suas materialidades verbais. ✓ Análise dos atores semânticos, dos segmentos argumentativos e discursivos. ✓ Análise do uso da língua, dos discursos concretas dos participantes, e de como esse discurso se vincula ou se dissocia as diferentes formas de abordar o objeto de investigação. |
3.4. Relação entre Configurações Narrativas e Espaços Semânticos.
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✓ Análise dos desajustes e distanciamento entre a análise das configurações narrativas e dos espaços semânticos, em função dos objetivos da pesquisa. |
✓ MÓDULO – 4. PROCEDIMENTOS COMPLEMENTARES.
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4.1. Análise das Associações, Deslocamentos e Condensações.
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✓ Análise de temas, conteúdos, expressões que possam parecer desconexas, ilógicas, fora do lugar. ✓ Associações: ligações sintagmáticas e afetivas, que dão indícios de ligações psíquicas inconscientes. Análise dos conflitos, expressões e que assinalam uma posição defensiva. Indicam conflito, freio, censura, repressão. ✓ Análise das condensações: interseções de várias cadeias associativa, entendidas como porta de entrada ao latente. ✓ Análise dos deslocamentos: existência de conflito, repressão ou censura. ✓ expressos nesse jogo. |
4.2. Utilização de Representações Gráficas. – Observe-se que capítulo do artigo será interpretado e visualizado por meio de inúmeras representações gráficas.
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✓ Auxiliam na explicitação das conjecturas, isto é, permitem que a intuição (ou conjectura implícita) na gênese do modelo possa formalizar-se e evidenciar-se, distanciando-a desta mera forma de intuição mais inefável. ✓ Utilizam-se distintos formatos gráficos: quadros, matrizes, esquemas, figuras que ajudam a visualizar e ordenar os resultados da análise realizada, bem como identificar dimensões mais relevantes das linhas de análise e interpretação. |