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DESENVOLVIMENTO? PARA QUEM? RELAÇÕES ESTRATÉGICAS ENTRE EMPRESA E SOCIEDADE: O LADO OBSCURO DA PRIVATIZAÇÃO DA COMPANHIA SIDERÚRGICA NACIONAL (CSN)

DEVELOPMENT? FOR WHOM? STRATEGIC RELATIONS BETWEEN ENTERPRISE AND SOCIETY: THE DARK SIDE OF COMPANHIA SIDERÚRGICA NACIONAL (CSN) PRIVATIZATION

¿DESARROLLO? ¿PARA QUIEN? RELACIONES ESTRATÉGICAS ENTRE EMPRESAS Y SOCIEDAD: EL LADO OSCURO DE LA PRIVATIZACION DE LA COMPAÑIA SIDERURGICA NACIONAL (CSN)

RESUMO

Esta pesquisa teve como objetivo analisar as relações estratégicas desenvolvimentistas entre a Companhia Siderúrgica Nacional (CSN) e a sociedade de Volta Redonda/RJ no período de 1990 a 1993, época de privatização da empresa, com enfoque na redução dos movimentos populares, sociais e sindicais pós-privatização. Os dados foram coletados a partir de pesquisa documental e de entrevistas, e a investigação realizada mediante procedimentos teórico-metodológicos da análise crítica do discurso de Norman Fairclough. Como principais contribuições, o trabalho demonstra a importância de se considerar os intervenientes de “não-mercado”, além de evidenciar três ordens de discurso utilizadas estrategicamente para legitimar os interesses governamentais de cada fase. Os resultados da pesquisa apontam que o “desenvolvimento” não foi alcançado pelas parcelas menos favorecidas da sociedade, gerando maior assimetria social, desemprego, redução dos movimentos sociais e problemas ambientais, corroborando a necessidade de discussão a respeito da atual demanda pela minimização da interferência do Estado na economia.

Palavras-chave:
Estratégia; Não-mercado; Neoliberalismo; Desenvolvimento; Política

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