Acessibilidade / Reportar erro
REAd. Revista Eletrônica de Administração (Porto Alegre), Volume: 19, Número: 2, Publicado: 2013
  • Folga organizacional no processo de gestão do orçamento: um estudo no SENAC de Santa Catarina Artigos Científicos

    Beuren, Ilse Maria; Wienhage, Paulo

    Resumo em Português:

    A folga organizacional no processo orçamentário tem recebido atenção de pesquisadores e gestores em vista de possíveis conflitos de interesses entre principal e agente. Neste sentido, o estudo objetiva identificar a propensão de criar folga organizacional no processo de gestão do orçamento pelos Gestores das Unidades de Negócios do SENAC de Santa Catarina. Pesquisa descritiva, com abordagem quantitativa, foi realizada por meio de uma survey. A população da pesquisa compreende os 21 Gestores das Unidades Operativas do SENAC de Santa Catarina. Um questionário foi encaminhado no mês de julho de 2010, sendo que a amostra constitui-se dos 15 respondentes da pesquisa. O instrumento de coleta de dados consistiu de um questionário traduzido da pesquisa de Onsi (1973), composto por 42 questões fechadas, envolvendo escala Likert, com fatores de oito dimensões da prática da gestão do orçamento, focalizando a folga orçamentária. Os dados foram importados para o software estatístico SPSS versão 13, para fins de análise dos elementos de folga por meio de estatística descritiva, do Alfa de Cronbach e da técnica de análise fatorial. Os resultados do estudo indicam que os gestores têm propensão para criar folga em seus orçamentos, apesar do SENAC não remunerar seus gestores com base nos resultados, o que por si só deveria ser um fator que não motiva a criação de folga orçamentária. Diferente da pesquisa realizada por Onsi (1973), no SENAC os motivos para a criação de folga orçamentária decorrem do interesse dos gestores em apresentar desempenho superior em relação ao previsto no orçamento.

    Resumo em Inglês:

    The organizational slack in the budget management process has received attention from researches and managers in view of possible conflicts of interest between principal and agent. In this sense, this study aims to identify the propensity to create organizational slack in the budget management process by the SENAC's Managers of Business Units of Santa Catarina. Descriptive research with quantitative approach was conducted through a survey. The survey includes 21 SENAC's Managers of Operating Units of Santa Catarina. A questionnaire was sent in July 2010, and the sample is consisted of 15 survey respondents. The instrument for data collection consisted of Onsi's (1973) research translated questionnaire, composed of 42 closed questions, involving Likert scale, with factors of eight practice dimensions of budget management, focusing on budgetary slack. The data were imported into SPSS statistics software, version 13, for analysis of the elements of slack through by descriptive statistics, Cronbach's Alpha and of the technique of factor analysis. The study results indicate that managers have a propensity to create slack in their budgets, although SENAC does not compensate their managers based on the results, which should not be a factor that motivates the creation of budgetary slack. Unlike the survey conducted by Onsi (1973), in the SENAC the reason for the creation of budgetary slack is a result of managers interest to deliver superior results related to what was included in the budget.
  • Da gerência para a docência: metáforas do discurso de transição Artigos Científicos

    Oliveira, Luiz Cláudio Vieira de; Kilimnik, Zélia Miranda; Oliveira, Rafael Parreira de

    Resumo em Português:

    As mudanças do mundo contemporâneo e das relações de produção, provocadas pela globalização, a evolução da tecnologia e a competição entre organizações para conquista e manutenção de mercados exigiram novos padrões de desempenho e de competência de seus profissionais. A pressão por resultados levou esses profissionais à revisão da própria carreira dentro das organizações e à transição, total ou parcial, para as instituições de ensino superior, favorecedoras de maior liberdade e criatividade. A metodologia empregada foi a Análise do Discurso Francesa, a partir das transcrições de entrevistas realizadas com 22 gerentes que efetuaram a transição para a carreira docente. Investigou-se a relação entre o discurso desses profissionais e o ambiente de mudanças, pressões e exigências de competências que os atingiu. Investigou-se, também, a imagem de si que esses profissionais constroem ao realizarem o processo de transição. Com isso, os resultados apontaram: para a elaboração de uma imagem positiva e idealista de si mesmos e da atividade docente; para uma visão negativa das instituições de ensino (mundo da carochinha) em oposição à imagem positiva e séria do mundo organizacional (mundo real); para a constatação de que o alto nível de pressão por resultados e por competência levou os profissionais, competentes mas tolhidos pelo excesso de exigências, à transição de carreira.

    Resumo em Inglês:

    Globalizations, changing technology and competition between organizations have changed the world nowadays. Organizations have undergone changes in their production relations as a response to market demands and, therefore, new performance and competence standards from their professionals have been necessary. The strong pressure for positive results has led organizations professionals to analyze their own career and to migrate to higher education institutions. This study aims to investigate the discourse characteristics presented by twentytwo managers who migrated from organizations to educational institutions. It studies how their discourse relates to the new environment and to its demands of new capacities. The research also investigates the self-image that the informants have developed in their transition process in those new environments. The French Discourse Analysis Theory was used to analyze the interviews that were made. The following conclusions have been pointed out: professionals build up a positive image of themselves and that of teaching activities; they build up a negative opinion of education institutions (an unreal world) as opposed to a positive and reliable image of organizations(the real world). Finally, evidence indicates that high levels of stress for positive results and a permanent demand to improve their capabilities lead competent professionals to career transitions.
  • Downloads legais versus ilegais: como aumentar a legalidade no consumo de música? Artigos Científicos

    Alvim, Bruno Canongia Baeta; Strehlau, Suzane; Kirschbaum, Charles

    Resumo em Português:

    Um grande problema da indústria fonográfica é lidar com os consumidores que fazem download de músicas pela internet de modo considerado ilegal sem pagar direitos autorais. O objetivo deste artigo é explorar quais fatores levariam ao consumidor universitário a aumentar a legalidade dos seus downloads de música. Descarregar música da internet sem pagar direitos autorais é considerado um desrespeito à propriedade intelectual, fora do léxico jurídico a denominação usual para este tipo de ato é pirataria ou falsificação. Diversos artigos na literatura acadêmica tentam compreender melhor este consumidor (TOM et al, 1998; MATOS; ITUASSU, 2005; BAZANINI et al, 2006; COSTA; SANT'ANNA, 2008) todavia nenhum teve como objetivo pesquisar diretamente aspectos mercadológicos que poderiam ser melhorados pelas empresas gravadoras de músicas de modo a transformar o cliente de pirata em cliente "legal". A abordagem deste trabalho acrescenta a experiência na internet com websites relacionados a usabilidade e marketing mix desenvolvida por Constantinides e Geurts (2005). A pesquisa tem caráter exploratório quantitativo e foi conduzida com estudantes em uma faculdade com alunos de alto poder aquisitivo. As questões foram elaboradas baseadas nos questionários de Constantinides e Geurts (2005) e Chiang e Chiang (2004) e adaptadas para o contexto brasileiro. A medida das atitudes e opiniões seguiu a abordagem monádica com uma escala de notação baseada na atração e repelência de um a sete pontos. (Évrard, Pras, & Roux, 2000, p. 256). Um modelo econométrico do tipo Probit utilizando E-Views 5 foi proposto com base nos 143 questionários preenchidos. A maior parte do consumo de música da amostra se realiza de modo ilegal e 39,86 % não admitem aumentar o consumo de downloads legais. O modelo Probit propôe que as respostas às características: Legalidade, Distribuição Inclusiva e Popularidade apresentam uma relação positiva, ou seja, quanto maior o valor dessas variáveis, maior a probabilidade que o universitário aumente o seu consumo de legal de música. Já as características Singularidade da Mercadoria -Venda de produtos musicais de mercados pequenos e especializados (música alternativa, ópera taiwanesa, etc.), Estabilidade do Sistema Operacional e Comunicação e Transmissão de Mensagens apresentam uma relação negativa, ou seja, quanto maior o valor dessas variáveis, menor a probabilidade do respondente modificar seu consumo de "piratas". Assim sendo, existe uma relação negativa entre considerar essas características importantes e considerar a possibilidade de aumentar os downloads legais de música.

    Resumo em Espanhol:

    Uno de los problemas de la industria fonográfica es que los consumidores hacen download de música de la Internet sin pagar derechos autorales. El objetivo de este trabajo es explorar los factores que podrían llevar a los estudiantes a aumentar el consumo legal de música. Diversos artículos en la literatura académica intentan comprender mejor al consumidor de falsificaciones, pero ninguno estudió los aspectos mercadológicos que podrían ser mejorados para transformar al cliente pirata en legal. Este estudio utiliza el concepto de experiencia de Internet en relación a la facilidad de uso y al marketing mix desarrollado por Constantinides e Geurts (2005). La investigación es cuantitativa exploratoria y se llevó a cabo con estudiantes universitarios de alto poder adquisitivo. Las preguntas fueron elaboradas con base en los cuestionarios de Constantinides e Geurts (2005) y Chiang Ching (2004) y adaptados al contexto brasileño. La evaluación de las actitudes y opiniones utilizo una escala Likert de siete puntos (Evrard et al 2000, p.256). Un modelo econométrico tipo Probit usando E-5 Views fue propuesto a partir de 143 cuestionarios completados. La mayor parte del consumo de música se realiza de forma ilegal y 39,86% de los encuestados no admiten el aumento de downloads legales de música. El modelo propone que las respuestas a las características legalidad, distribución inclusiva e popularidad presentan una relación positiva, o sea, cuanto mayor el valor de esas variables, mayor la probabilidad de que el universitario aumente su consumo legal de música. Eso significa que existe una relación positiva entre considerar esas características importantes e la posibilidad de aumentar los downloads legales. Las características singularidad de la mercadoría; venta de productos musicales de mercados pequeños y especializados (música alternativa, ópera taiwanesa); estabilidad del sistema operacional y comunicación y transmisión de mensajes presentan una relación negativa, esto es, cuanto mayor el valor de estas variables, menor la probabilidad del respondiente modificar su consumo de música pirata. Siendo así, existe una relación negativa entre considerar esas características importantes y aumentar los download legales de música.

    Resumo em Inglês:

    A major problem of the music industry is dealing with consumers who download music from the internet without paying royalties. The aim of this paper is to explore what factors could lead the undergraduate students to increase the legitimacy of their music downloads. Several articles in the academic literature attempted to better understand the consumer from pirated goods (Tom et al, 1998; MATOS; ITUASSÚ, 2005; BAZANINI et al, 2006; COSTA; SANT'ANNA, 2008) but none had the objective of how to enhance the legal download. The approach of this work adds the internet experience related to usability and marketing mix developed by Constantinides and Geurts (2005). The research is quantitative exploratory and was conducted with undergraduate students with high purchase power. The questionnaire was developed based on Constantinides, Geurts (2005) and Chiang, Chiang (2004) and adapted to the Brazilian context. Attitudes and opinions were measured upon a monadic approach with a rating scale based on attraction and repellency of one to seven points. (Evrard, Pras, & Roux, 2000, p. 256). An econometric model of the type Probit using E-Views 5 was proposed based on 143 completed questionnaires. Most of the consumption of music of the sample is held illegally and consumers do not admit (39.86%) to increase in consumption of legal downloads of music. The Probit model shows that the characteristics: Legality, Distribution Inclusive and popularity have a positive relationship, ie the higher the value of these variables, the greater the likelihood that the university increase its legally intake of music. The characteristics of Singularity Merchandise -Sale of musical products for small and specialized markets (alternative music, Taiwanese opera, etc..) Stability and Operating System Communication and Messaging have a negative relationship, ie the higher the value of these variables, the less likely the respondent to modify its use of "pirates". Thus, there is a negative relationship between these characteristics considered important and consider the possibility of increasing legal music downloads.
  • Mensuração do comprometimento organizacional em redes de indústrias vitivinícolas brasileiras Artigos Científicos

    Genari, Denise; Faccin, Kadígia; Macke, Janaína

    Resumo em Português:

    O tema comprometimento está relacionado com o sentimento de identificação do indivíduo com a organização, caracterizada pela convicção e aceitação dos valores e objetivos da mesma, e pelo desejo de permanecer como um membro da organização. Além disso, o comprometimento vincula-se com a criação de vantagens competitivas para as empresas, além de influenciar no comportamento e atitudes dos colaboradores. Neste sentido, este estudo tem como principal objetivo avaliar como o comprometimento se manifesta no ambiente interno de organizações em redes, através da mensuração do mesmo em indústrias vitivinícolas localizadas no Vale dos Vinhedos (RS/Brasil) e associadas às redes APROVALE e APROBELO. Para tanto, desenvolveu-se uma pesquisa descritiva, com caráter quantitativo, utilizando questionários auto-administrados como técnica de coleta de dados. Já para a análise dos resultados, foram utilizadas algumas técnicas estatísticas como análise descritiva, análise fatorial e análise de variância. Os principais resultados evidenciam a predominância da dimensão afetiva do comprometimento, que diz respeito aos sentimentos de orgulho e pertencimento à organização, o que pode ser explicado pelo destaque que a indústria vitivinícola brasileira vem recebendo e, também, pelas características de empresa familiar do contexto em estudo. Além disso, foram observadas diferenças significativas quanto às variáveis relacionadas ao grau de instrução, idade, tempo de empresa e área de atuação na empresa, especialmente em relação ao comprometimento instrumental.

    Resumo em Espanhol:

    El tema comprometimiento está relacionado con el sentimiento de identificación del individuo con la organización, caracterizada por la convicción y aceptación de los valores y objetivos de la misma, y por el deseo de permanecer como un miembro de la organización. Además de eso, el comprometimiento se vincula a la creación de ventajas competitivas para las empresas, además de influir en el comportamiento y actitudes de los colaboradores. En esta dirección, el estudio tiene como principal objetivo evaluar como el comprometimiento se manifiesta en el ambiente interno de las organizaciones en redes, a través de la evaluación del mismo en industrias vitivinícolas ubicadas en el Vale dos Vinhedos (RS/Brasil) y asociadas a las redes APROVALE y APROBELO. Luego, se desarrolló una investigación descriptiva, con carácter cuantitativo, utilizando cuestionarios auto-administrados como técnica de recolecta de datos. Ya para el análisis de los resultados, fueron utilizadas algunas técnicas estadísticas como el análisis descriptivo, el análisis factorial y el análisis de variación. Los principales resultados ponen de manifiesto el predominio de la dimensión afectiva del comprometimiento, que se refiere a los sentimientos de orgullo y de pertenencia a la organización, lo que puede ser explicado por el destaque que la industria vitivinícola brasileña ha recibido y, también, por las características de empresa familiar del contexto en estudio. Además de eso, fueron observadas diferencias significativas en cuanto a las variables relacionadas al grado de instrucción, edad, tiempo de empresa y área de actuación en la empresa, especialmente en relación al comprometimiento instrumental.

    Resumo em Inglês:

    The organizational commitment is related to feeling of identification with the organization, characterized by the belief and acceptance of the company's values and goals, and the desire to remain as a member of the organization. Furthermore, the organizational commitment is linked to the creation of competitive advantage, as well as influencing the behavior and attitudes of employees. This study has as main objective to evaluate how organizational commitment manifests itself in the context of organizations into networks, in a sample of wine industries located in the Vinhedos Valley (southern Brazil) and members of APROVALE and APROBELO networks. We performed a descriptive and quantitative research, using self-administered questionnaires for data collection. We used statistical techniques as factor analysis, descriptive analysis and analysis of variance. The main results show the predominance of the affective dimension of commitment, which refers to feelings of pride and belonging to the organization, which can be explained by the recognition that the Brazilian wine industry has received, and also by the characteristics of the family businesses present in the context. In addition, there were significant differences in variables related to educational level, age, time in the company and area of expertise in the enterprise, especially in relation to continuance dimension of organizational commitment.
  • Efeito da crise de 2007/2008 na transmissão internacional de volatilidade no mercado de capitais brasileiro Artigos Científicos

    Righi, Marcelo Brutti; Ceretta, Paulo Sérgio

    Resumo em Português:

    Com a crescente globalização, os mercados financeiros do mundo todo passaram a apresentar maior integração. Tal relacionamento entre mercados possui como implicação um termo que vem atraindo a atenção de profissionais e acadêmicos, a transmissão de volatilidade. Dessa forma, o presente trabalho tem como escopo analisar a transmissão internacional de volatilidade no mercado brasileiro. Para tanto, é utilizado um modelo Garch multivariado com parametrização BEKK. Com base nesse modelo, são estimados os relacionamentos bivariados entre o mercado brasileiro, representado pelo índice Ibovespa, e os mercados americano, argentino, mexicano e chinês, utilizando-se de índices representativos de 4 de janeiro de 2000 até 31 de março de 2010, totalizando 2667 cotações. A amostra foi dividida em três partes, representando os períodos anteriores, durante e posteriores à crise do subprime de 2007/2008. Os resultados obtidos permitem concluir que, durante a crise de 2008, de forma geral, houve mudança na direção da transmissão de volatilidade entre o mercado brasileiro e os demais estudados, de forma ao Brasil passar a exercer maior influência na volatilidade condicional desses, por ter sofrido menores consequências com a crise financeira. Além disso, após o período de turbulência causado pela crise de 2008, o relacionamento da volatilidade entre o mercado brasileiro com os demais passou a ser menos assimétrico do que no período anterior a crise.

    Resumo em Inglês:

    With the increasing globalization of world, financial markets around the world began to show further integration. This relationship between markets has implications as a term that has attracted the attention of professionals and academics, the transmission of volatility. Thus, this work has as scope to analyze the transmission of volatility in the Brazilian market. For that, we used a multivariate Garch model with BEKK parameterization. Based on this model, we estimated the bilavariate relationships between the Brazilian market, represented by the Bovespa index, and the U.S. markets, Argentine, Mexican and Chinese, also with outcome approached by representative indexes of January, 4 of 2000 to march, 30 of 2010, totaling 2667 observations. The sample was divided into three parts, representing the periods of before, during and after the sub-prime crisis of 2007/2008. The results allow concluding that during the 2008 crisis, in general, there was a change in the direction of the volatility transmission between Brazilian market and the others studied, with Brazil passing to exercise greater influence, because it suffered less consequence due to the financial crisis. Moreover, after the period of turmoil caused by the crisis of 2008, the relationship between the volatility of the Brazilian market with the rest became less asymmetric than in the period before the crisis.
  • Aspectos de inovação e de redes que afetam a imagem da marca: o caso Harley-Davidson e Buell Estudos De Caso

    Rimoli, Celso Augusto; Noronha, Léo Eduardo Pastori; Serralvo, Francisco Antonio

    Resumo em Português:

    Entre as diversas tendências que impactam atualmente o mundo dos negócios duas se destacam: a alta taxa de inovação e o fato de a sociedade se organizar cada vez mais em redes. Em complementação, alguns autores ressaltam que, em uma sociedade como essa os aspectos relacionados à marca tendem a ser mais relevantes para a diferenciação competitiva da oferta das empresas do que aqueles ligados à qualidade do produto. Nesse contexto, o objetivo deste artigo é analisar como aspectos de inovação e de redes afetam a imagem de duas marcas globais de uma mesma empresa no Brasil. Trata-se de uma das primeiras investigações empíricas das contribuições de um ensaio teórico e por isso o trabalho envolveu a realização de uma pesquisa exploratório-descritiva que empregou a estratégia de pesquisa estudo de casos. Foram analisadas as marcas Harley-Davidson e Buell, de motocicletas fabricadas pela empresa Harley-Davidson Motor Company em função de elas atenderem aos requisitos implícitos no objetivo. As análises realizadas permitiram verificar uma grande convergência e aderência de resultados entre a parte conceitual, as informações secundárias e as informações primárias coletadas, reforçando as conclusões e permitindo a formulação de sugestões para pesquisas futuras.

    Resumo em Inglês:

    Among the many trends impacting the business world nowadays two have become most prominent: the high tax of innovation and the fact that society is more and more organizing itself as networks. In addition, some authors pose that in such a society aspects relating to brand management tend to be more relevant for competitive differentiation than those relating to the quality of products. In this context, this paper aims at analyzing how aspects of innovation and networks affect the image of two global brands from the same company in Brazil. This is one of the first empirical investigations on the contributions of a theoretical essay and because of that the work is characterized as an exploratory and descriptive research that employed the case study research strategy. The brands chosen for analysis were Harley-Davidson and Buell, from the motorcycles produced by the Harley-Davidson Motor Company, because they conform to the requirements implicit in the objective. The analysis performed revealed great convergence and adherence between concepts and secondary and primary data collection, reinforcing the conclusions and allowing the formulation of suggestions for future research.
  • Segmentação a partir das bases específicas não observáveis do produto e o emprego conjunto de técnicas multivariadas: o estudo de caso do veículo multiuso Estudos De Caso

    Bevilacqua, Solon

    Resumo em Português:

    Este estudo exploratório e descritivo pesquisou uma base de dados primários, potenciais consumidores de um veículo multiuso, com posterior emprego de Análise Conjunta (CA) e Análise de Conglomerado (AC), conforme proposta de Green e Krieger (1991). A abrangência da pesquisa teve caráter nacional, em que se investigou o emprego das utilidades parciais para conforto, capacidade de carga e preço como recursos de entrada para uma base de segmentação, constatando-se um alinhamento entre os métodos e coerência entre os resultados obtidos. Os ganhos observados nesse estudo estão relacionados a três aspectos: [1] execução da pesquisa: partindo de um questionário complexo e aplicado para a diversificada população alvo brasileira, obteve-se êxito na pesquisa nessas condições singulares; [2] Manipulação das variáveis: contando com variáveis não observáveis - de difícil manipulação em contraste com as empregadas no estudo original - obtendo êxito sem perdas observadas; [3] Validação: empregando o método proposto, ambas as técnicas (CA e AC) apresentaram resultados semelhantes, o que confere precisão ao método sugerido. A geração de resultados similares, a partir do emprego conjunto de ambas as técnicas, sugere alinhamento metodológico e validação da teoria. Considera-se ao final do estudo que empregar metodologia de identificação de atributos voltada para a segmentação de mercado pode atenuar a questão de reposicionamento do conceito. Como limitação do estudo destaca-se a questão da falta de estudos correlatos, em outras áreas que efetivamente coloquem em prática a robustez da técnica. Sugestiona-se para trabalhos futuros, um estudo de maior amplitude em situação comprobatória. Como principal contribuição do estudo, constatou-se a facilidade de replicar os estudos dos autores.

    Resumo em Inglês:

    This exploratory and descriptive study seeked a base of primary data, potential consumers of a multiuse vehicle, with further use of Conjoint Analysis and Cluster Analysis, according to Green & Krieger's proposal (1991). The scope of the study was local, where was investigated the use of partial uses for comfort, loading capacity and price as input resource to a segmentation basis. There was an alignment between the methods and consistency between the results. The gains observed in this study are related to three aspects: [1] research execution: starting from a complex questionnaire applied for a Brazilian diversified target population, obtaining success in this research singular conditions; [2] data manipulation: considering unobservable variables - difficult to handle in comparison with those used in the original study - it was obtained success without observed losses; [3] Validation: using the proposal method, both techniques (AC and CA) presented similar results, which ensures precision to the suggested method. The generation of similar results, from the combined use of both techniques, suggests methodological alignment and theory validation. For so it's possible to consider that applying this methodology of attributes identification focused on market segmentation, can mitigate this repositioning concept question. The lack of correlated studies question, in other segments, that actually practice this technical hardiness, is highlighted as a study limitation. We suggest as future studies, a best evidentiary situation capability application. The main contribution of this study was to show how easy is to replicate the authors studies.
  • Educação Ambiental e Gestão Ambiental no ativo Mossoró da Unidade RN/CE da Petrobras Estudos De Caso

    Giesta, Lílian Caporlíngua

    Resumo em Português:

    O tema ambiental tem despertado interesse nas comunidades, nos meios midiáticos, nos espaços acadêmicos. Estudos nas mais diversas áreas são feitos com essa temática, mas as discussões não abordam o mesmo foco. Na Administração, por exemplo, as mudanças de cunho ambiental são discutidas e estimuladas por grupos que trabalham, em geral, Responsabilidade Socioambiental, Sustentabilidade e Gestão Ambiental (GA). A comunicação e a tentativa de mobilização dos membros que fazem parte desse processo na empresa são tratadas mais em termos de treinamento de pessoal. Já na Educação, na "subárea" de Educação Ambiental (EA), são consolidados os estudos mais vinculados às mudanças ambientais, articulados a aspectos de ordem sócio-culturais. Contudo, percebe-se que não há integração consolidada entre essas áreas. O objetivo desse trabalho foi o de analisar a ações de Educação Ambiental e Gestão Ambiental em uma empresa do setor petroquímico, refletindo acerca do conhecimento denotado pelos trabalhadores. Para isso, apoiado em uma abordagem interpretativista, foi realizado um estudo de caso realizado no Ativo Mossoró da Unidade RN/CE da Petrobras, contando com questionários, análise de documentos e entrevistas. No estudo de caso foram identificadas as concepções de Educação Ambiental, Meio Ambiente, Desenvolvimento Sustentável, Gestão Ambiental de funcionários e da empresa. Além disso, foram percebidos elementos dialógicos, caracterizados como aqueles ao mesmo tempo concorrentes, antagônicos e complementares, tais como: o negócio da empresa versus preocupação ambiental, resultados obtidos nesse estudo mediante os métodos quantitativos versus métodos qualitativos, pressupostos teóricos da EA versus pressupostos teóricos da GA, e a teoria versus prática sob a ótica da academia versus contexto empresarial.

    Resumo em Inglês:

    The environmental issue has sparked interest in communities, in the media, in academic areas. Studies in several areas are done with this theme, but the discussions do not approach the same focus. In Administration, for example, the changes related to environmental aspects are usually discussed and stimulated by groups that, in general, work with Socio-environmental Responsibility, Sustainability and Environmental Management. The communication and the attempt to mobilize the members that are part of this process in the company are basically treated in terms of people training. In Education, in Environmental Education 'subarea', studies related to environmental changes are consolidated, articulated with social cultural aspects. However, there is no consolidated integration between these areas. The aim of this work was to analyze the practice of Environmental Education and Environmental Management in a Petrochemical company, reflecting about the knowledge manifested by workers. For this, based in an interpretativist approach, it was made a case study made in Ativo Mossoró of Unidade RN/CE of Petrobras, with questionnaires, document analysis and interviews. In the case study, workers and company's conceptions of Environmental Education, Environment, Sustainable Development, Environmental Management were identified. Besides, it was noticed dialogic elements, characterized as those that are at the same time competitive, antagonistic and complementary, such as the company business versus environmental preoccupation; results obtained in this study through quantitative methods versus qualitative methods; theoretical fundaments in Environmental Education versus theoretical fundaments in Environmental Management; and the theory versus practice under the view of academic versus business context.
  • Ciclo de vida, sucessão e processo de governança em uma empresa familiar: um estudo de caso no Grupo Seculus Estudos De Caso

    Cançado, Vera L.; Lima, Juvêncio Braga de; Muylder, Cristiana Fernandes de; Castanheira, Ricardo Brandão

    Resumo em Português:

    O modelo tridimensional de desenvolvimento, baseado em três eixos distintos e complementares -propriedade, família e gestão/empresa -, permite a análise e a compreensão do ciclo de vida da organização e do seu processo de sucessão. Os desafios e soluções desse processo convergem para um conjunto de ações, configurado sob a forma de governança. Este artigo tem como objetivo analisar o ciclo de vida e o processo de sucessão e de governança do Grupo Seculus. Trata-se de um grupo empresarial familiar mineiro que se encontra em sua primeira geração e em processo de transição para a segunda geração, sendo, portanto, uma unidade de análise relevante para a proposta estabelecida. Foi realizado um estudo de caso descritivo, de caráter qualitativo, sendo coletados dados secundários em documentos da empresa e da família; e dados primários, por meio de entrevistas semiestruturadas com pessoas-chave da família e/ou empresa. Participaram das entrevistas membros da família proprietária, familiares não acionistas empregados e não empregados da empresa e gestores não pertencentes à família. Utilizou-se a estratégia de construção da explanação para a análise dos dados. Os resultados indicam que a empresa encontra-se no estágio de sociedade entre irmãos, de trabalho em conjunto e de expansão/formalização. Identificou-se que a condução do processo sucessório ao longo do tempo ocorreu de forma contingencial e não planejada. Concluiu-se que a prática da governança representou um caminho para equacionar conflitos reais e potenciais vinculados à sucessão, sobretudo com respeito à profissionalização. Este estudo pode trazer uma contribuição para a academia, pois associa três temas essenciais à condução das empresas familiares: o desenvolvimento dos ciclos de vida, como ferramenta de gestão; a sucessão, requerendo planejamento e preparação prévios; e a governança, como possibilidade de tratamento dos conflitos inerentes ao processo. Constitui ainda um avanço na medida em que estabelece críticas ao modelo de Gersick et al. (1997), principalmente no que diz respeito à questão da profissionalização e de práticas de governança. Pôde-se concluir, portanto, que a condução da sucessão em empresas familiares envolve desafios relativos ao desenvolvimento de famílias, da empresa e da propriedade. Tais desafios são bem encaminhados quando passam pela criação de estruturas que permitem à família proprietária participar das soluções, equacionadas por práticas de governança.

    Resumo em Espanhol:

    El modelo tridimensional de desarrollo, con base en los tres ejes, distintos y complementarios-propiedad, familia y gestión / empresa-permite a analice y comprensión del ciclo de vida y del proceso de sucesión. Los desafíos y soluciones de este proceso convergen para un conjunto de acciones, configurado en la forma de gobernabilidad. Este articulo tiene como objetivo analizar el ciclo de vida y el proceso de sucesión e de gobernabilidad del Grupo Seculus. Se trata aquí de un grupo empresarial del Estado de Minas Gerais, encontrando-se en su primera generación y en proceso de transición para la segunda generación, siendo, por tanto, una unidad de analice relevante para la proposición colocada. Un estudio de caso descriptivo, con carácter cualitativo se realizó, con la colecta de dados secundarios en documentos de la familia y de la empresa, y dados primarios pela utilización de entrevistas semi-estructuradas con personas-llave de la familia y/o de la empresa. Participaran de estas entrevistas miembros de la familia propietaria, familiares non accionistas empleados o no empleados de la empresa, así también con gestores que no pertenecen á la familia. Se utilizó la estrategia de construcción de explicación para el análisis de datos. Los resultados indican que la empresa está en la fase de Sociedad entre hermanos, de Trabajo en conjunto y de Expansión/ Formalización. Identificó-se también que la conducción del proceso de sucesión al longo del tiempo hizo-se en forma de contingencia, y sin plano ninguno. Concluí-se que la practica de la gobernabilidad representa un camino para resolver conflictos reales y potenciales vinculados a la sucesión, sobremodo a respecto de la profesionalización. Este estudio puede traer una contribución para la academia, pues asocia tres temas esenciales a la conducción de empresas familiares: el desenvolvimiento de ciclos de vida, como herramienta de gestión y la sucesión, precisando de planeamiento y preparación previos, y la gobernabilidad, como posibilidad de tratamiento de los conflictos inherentes al proceso. También trata-se de un avanzo, en la medida que establece criticas al modelo de Gersick et al. (1997), principalmente a lo que dice respecto a la cuestión de la profesionalización y de las practicas de gobernabilidad. Pode luego concluir, por tanto, que la conducción de la sucesión en empresas familiares envuelve desafíos relativos al desenvolvimiento de familias, de la empresa y de la propiedad. Estos desafíos están bien encaminados cuando pasan pela creación de estructuras que permiten á la familia propietaria participar das soluciones, solucionadas por medio de practicas de gobernabilidad.

    Resumo em Inglês:

    The three-dimension development model, based on three different and complementary axes: -ownership, family and business/management-allows analyzing and understanding the organizational life cycle and succession process. The challenges and solutions of this process converge to a conjunction of actions, configured as governance. This paper aims to analyze the life cycle and the succession and governance process in the Seculus Group. This family business is an enterprise group in the State of Minas Gerais. They are at the first generation in a transition process to the second generation, being therefore a reliable analyze unit for this study propose. We realized a descriptive and qualitative case study. We collected secondary data from the enterprise and family documents; and primary data through semi-structured interviews with key members of the family and/or of the enterprise. We interviewed members of the owner-family, and also with no-bonds-owner family members, working or not in the enterprise, and other managers without relations to the family. We used the strategy of explanation building for the data analysis. The results showed that the enterprise is in the stage of Sibling Partnership, of Working Together and of Expansion/Formalization. It was acknowledged that the conduction of the succession process occurred along the time in a contingency way. It was not planned. We concluded that the governance was a way to solve real and potential conflicts about succession, especially about professionalization. This study may bring some contribution to the academic, because it associates three themes, all essentials to conduce family enterprises: the family business life cycles, as a management implement; and the succession, needing planning and previous preparation; and the governance, as a way to solve the conflicts inherent to the process. It also consists in an advance, the way it formulates criticism about the model of Gersick et al. (1997), especially on the question of professionalization and governance practices. We conclude, therefore, that the conduction of succession in family businesses involves challenges related to the development of families, enterprises and ownership. Those challenges can be well faced by governance practices, with the formation of structures that make possible owner-family to participate of the solutions.
  • Vivências de prazer-sofrimento no trabalho do professor universitário: estudo de caso em uma instituição pública Estudos De Caso

    Vilela, Elena Fátima; Garcia, Fernando Coutinho; Vieira, Adriane

    Resumo em Português:

    Este artigo analisa as percepções dos professores do curso de pedagogia de uma instituição de ensino superior pública em relação ao prazer-sofrimento no trabalho docente, amparado na teoria da Psicodinâmica do Trabalho. A pesquisa foi realizada na Faculdade de Educação de uma Universidade Pública de Belo Horizonte. Trata-se de um estudo conduzido por meio de técnicas de coleta e análise de dados de natureza quantitativa e qualitativa, utilizando a Escala de Indicadores de Prazer-sofrimento no trabalho (EIPST), aplicada a 52 professores, e a entrevista semiestruturada, realizada com 9 professores. Os dados quantitativos foram tratados pelo sistema SPSS (Statistical Package for Social Science) e as entrevistas foram submetidas à análise de conteúdo. Os resultados indicaram que as vivências de prazer são predominantes e estão relacionadas ao orgulho e à identificação com o trabalho. As vivências de sofrimento ocorrem de forma moderada e estão relacionadas ao esgotamento, à sobrecarga de trabalho e ao estresse, além de sentimentos de indignação e desvalorização. Como forma compensatória do sofrimento, as vivências de prazer são maximizadas e têm origem na prática docente, no contato com os colegas de trabalho e os alunos, na produção de conhecimento e no reconhecimento advindo dos pares e da comunidade.

    Resumo em Inglês:

    This article aims at analyzing the perceptions of the professors of the pedagogy courses in a public university in relation to pleasure-suffering while teaching, based on theory of Psychodynamics at Work. The research was carried at the education school of a public university in Belo Horizonte. It is a case study which was carried by collection and data analysis of quantitative and qualitative nature by using the Scales of Pleasure-Suffering Indicators at work (EIPST) applied to 52 professors and the semi-structured interview performed by 9 professors. The quantitative data were treated with by the system SPSS (Statistical Package for Social Science) and the interviews were analyzed according to their content. The results indicated that the pleasure experiences are predominant and are also related to the pride and to the identification of the work. The suffering experiences occurred in a moderate way and are related to the nervous breakdown, overwork and stress, besides the feelings of indignation and depreciation. As a compensation of the suffering, the pleasure experiences are maximized and have its origin in the teaching practice, in a close contact with the workmates and students, in the production of knowledge and in the recognition that comes from the pairs and from the community as well.
Escola de Administração da UFRGS Escola de Administração da UFRGS, Rua Washington Luis, 855 - 2° Andar, 90010-460 Porto Alegre/RS - Brasil, Fone: (55 51) 3308-3823, Fax: (55 51) 3308 3991 - Porto Alegre - RS - Brazil
E-mail: read@ea.ufrgs.br