REAd. Revista Eletrônica de Administração (Porto Alegre), Volume: 28, Issue: 1, Published: 2022
  • Possibilidades de reflexão e reflexividade em Administração em tempos de crise Editorial

    Camara, Guilherme Dornelas
  • CONTRIBUTIONS OF PHILOSOPHICAL PROBLEMATIZATION TO THE STUDY OF PUBLIC ADMINISTRATION Artigo

    Bergue, Sandro Trescastro

    Abstract in Portuguese:

    RESUMO O ensaio aborda a filosofia como um fazer crítico-reflexivo e radical e sua contribuição para o estudo da administração pública. Explicita a natureza transdisciplinar dos problemas neste campo e o enraizamento das suas ciências conformadoras até a filosofia. Assinala o processo em curso de assentamento da administração pública como disciplina, movimento este que endereça também a singular importância da filosofia e sua função de produção de conceitos. Propõe a problematização de natureza filosófica como recurso para a depuração e ressignificação de conceitos permitindo compreensões e ações distintas da prática convencional. Sinaliza um recorte de temas e conceitos da administração pública a serem examinados e refletidos, enfatizando a necessidade de um olhar para a sociedade e a administração pública brasileira. Finaliza com a proposição de elementos para uma metodologia de problematização conceitual a ser implementada na forma de oficinas de pensamento filosófico.

    Abstract in Spanish:

    El ensayo aborda la filosofía como um hacer crítico-reflexivo y radical y su aporte al estudio de la administración pública. Explica el carácter transdisciplinar de los problemas de este campo y el arraigo de sus ciencias a la filosofía. Señala el proceso continuo de establecimiento de la administración pública como disciplina, movimiento que también aborda la singular importancia de la filosofía y su función en la producción de conceptos. Propone la problematización filosófica como recurso para depurar y reformular conceptos para compreensiones y acciones diferentes a la práctica convencional. Marca una selección de temas y conceptos de la administración pública para ser examinados y reflexionados, enfatizando la necesidad de una mirada específica a la sociedad y la administración pública brasileña. Finaliza con la proposición de elementos para una metodología de problematización conceptual a implementar en forma de talleres de pensamiento filosófico.

    Abstract in English:

    The essay approaches philosophy as a critical-reflective and radical doing and ints contribution to the study of public administration. It explains the transdisciplinary of the problems in this field and the rooting of its sciences to philosophy. It points out the ongoing process of establishing public administration as a discipline, a movement that also addresses the singular importance of philosophy and its function in the production of concepts. It proposes philosophical problematization as a resource for debugging and reframing concepts for understandings and actions that are different from conventional practice. Indicates themes and concepts of public administration for examinations and reflections, emphasizing the need for a specific look at Brazilian society and public administration. It ends with the proposition of elements for a conceptual problematization methodology to be implemented in the form of philosophical thinking workshops.
  • EFFECTS OF THE FUNDING MODEL ON THE AUTONOMY OF PUBLIC UNIVERSITIES: ANALYSIS UNDER THE INSTITUTIONAL APPROACH Artigo

    Silva, Thaís Alves da; Crubellate, João Marcelo

    Abstract in Portuguese:

    RESUMO Este ensaio buscou discutir, sob o enfoque institucional, os efeitos do modelo de financiamento sobre a condição de autonomia das universidades públicas brasileiras. Nesse sentido, avalia-se a possibilidade de haver padrões de respostas organizacionais distintos entre modelos de autonomia que ampliam e que reduzem a dependência de recursos externos competitivos para as universidades. Desse modo, visou suscitar as proposições iniciais para a compreensão de um modelo alternativo de autonomia universitária capaz de superar os problemas presentes nos modelos com foco na redução do financiamento público implantados em diversos países no escopo da New Public Management (NPM). Assim, discute-se que as reformas na autonomia universitária não necessariamente precisam resultar no agravo das pressões e conflitos advindos da complexidade de lógicas institucionais; mas, que um modelo de autonomia baseado na garantia de financiamento estatal direto pode permitir que as universidades identifiquem e usufruam benefícios a partir da complexidade. Como resultado foram delineadas seis proposições teóricas que auxiliam a compreensão das circunstâncias em que as universidades, mesmo como organizações estratégicas, orientadas por objetivos e responsabilizadas por suas ações e resultados, podem ao mesmo tempo: assegurar a autonomia substantiva real; gerenciar as relações com stakeholders evitando excessos prejudiciais de influência externa; assegurar efetividade da autonomia substantiva exercida em nível estratégico; preservar a identidade organizacional fundamentada na lógica dominante do ensino superior; bem como estabelecer interações mutuamente benéficas entre representantes de lógicas concorrentes.

    Abstract in Spanish:

    Resumen Este ensayo buscó discutir, en el ámbito de la complejidad institucional, los efectos de la autonomía universitaria en la dimensión académica de la educación superior; así como evaluar la posibilidad de diferentes patrones de respuesta organizacional entre modelos de autonomía que amplían y reducen la dependencia de recursos externos competitivos para las universidades. En este sentido, tuvo como objetivo plantear las propuestas iniciales para la comprensión de un modelo alternativo de autonomía universitaria capaz de superar los problemas presentes en los modelos enfocados a la reducción de la financiación pública implementados en varios países en el ámbito de la Nueva Gestión Pública (NGP). Así, se argumenta que las reformas en la autonomía universitaria no necesariamente tienen que resultar en el agravamiento de las presiones y conflictos que surgen de la complejidad de las lógicas institucionales; pero que un modelo de autonomía basado en la garantía de financiamiento estatal directo puede permitir que las universidades identifiquen y disfruten de los beneficios de la complejidad. Como resultado, se esbozaron seis propuestas teóricas que ayudan a comprender las circunstancias en las que las universidades, aun como organizaciones estratégicas, orientadas por objetivos y responsables de sus acciones y resultados, pueden al mismo tiempo: asegurar una autonomía sustantiva real; gestionar las relaciones con las partes interesadas evitando excesos dañinos de influencia externa; asegurar la efectividad de la autonomía sustantiva ejercida a nivel estratégico; preservar la identidad organizacional basada en la lógica dominante de la educación superior; así como establecer interacciones productivas entre lógicas concurrentes.

    Abstract in English:

    Abstract This essay sought to discuss, under the scope of institutional complexity, the effects of university autonomy on the academic dimension of higher education; as well as evaluating the possibility of different organizational response patterns between models of autonomy that expand and reduce the dependence on competitive external resources for universities. In this sense, it aimed to raise the initial proposals for the understanding of an alternative model of university autonomy capable of overcoming the problems present in models focused on reducing public funding implemented in several countries within the scope of New Public Management (NPM). Thus, it is argued that reforms in university autonomy do not necessarily need to result in the aggravation of pressures and conflicts arising from the complexity of institutional logics; but, that an autonomy model based on the guarantee of direct state funding can allow universities to identify and enjoy benefits from complexity. As a result, six theoretical propositions were outlined that help to understand the circumstances in which universities, even as strategic organizations, oriented by objectives and accountable for their actions and results, can at the same time: ensure real substantive autonomy; manage stakeholder relationships by avoiding harmful excesses of external influence; ensure the effectiveness of the substantive autonomy exercised at the strategic level; preserve the organizational identity based on the dominant logic of higher education; as well as establishing productive interactions between concurrent logics.
  • USE OF ACTION RESEARCH IN THE FIELD OF APPLIED SOCIAL SCIENCES Artigo

    Leite, Ana Luiza; Lemos, Dannyela da Cunha

    Abstract in Portuguese:

    RESUMO A pesquisa-ação possui potencial para desenvolvimento de soluções e permite a construção de pesquisas teórico-práticas longitudinais. Ela possui um caráter dinâmico e possibilita o desenvolvimento de organizações, tornando-se uma estratégia plausível nas ciências sociais aplicadas. Objetiva-se verificar como os pesquisadores no campo das ciências sociais aplicadas (administração, ciências contábeis e economia) têm utilizado a metodologia de pesquisa-ação em seus trabalhos por meio de uma revisão sistemática da literatura nacional. Utilizou-se como descritor a palavra pesquisa-ação com busca no resumo em duas bases de dados com um filtro temporal de 2015 a 2020, resultando um portfólio de 50 artigos após as exclusões. Este estudo destaca aspectos operacionais da pesquisa-ação que são utilizadas de diferentes formas nos artigos analisados: objetivo de pesquisa, fases da pesquisa-ação, contexto e envolvimento do pesquisador, método de coleta de dados e de análise de dados. Este artigo contribui para a área das ciências sociais aplicadas, ao apresentar cuidados e limites durante a operacionalização da pesquisa-ação, uma vez, que ela pode ser vislumbrada como um processo guarda-chuva, isto é, uma estratégia de pesquisa que pode comportar diferentes paradigmas, epistemologias, ontologias e formas de coleta e análise de dados.

    Abstract in Spanish:

    La investigación-acción tiene el potencial de desarrollar soluciones y permite la construcción de una investigación teórico-práctica longitudinal. Tiene un carácter dinámico y posibilita el desarrollo de las organizaciones, lo que la convierte en una estrategia plausible en las ciencias sociales aplicadas. El objetivo es verificar cómo los investigadores del campo de las ciencias sociales aplicadas (administración, contabilidad y economía) han utilizado la metodología de investigación-acción en su trabajo a través de una revisión sistemática de la literatura nacional. Se utilizó la palabra investigación acción como descriptor con una búsqueda en el resumen de dos bases de datos con un filtro de tiempo de 2015 a 2020, dando como resultado un portafolio de 50 artículos después de las exclusiones. Este estudio destaca aspectos operativos de la investigación-acción que se utilizan de diferentes formas en los artículos analizados: objetivo de la investigación, fases de la investigación-acción, contexto y participación del investigador, recolección de datos y método de análisis de datos. Este artículo contribuye al campo de las ciencias sociales aplicadas, presentando cuidados y límites durante la operacionalización de la investigación acción, ya que puede verse como un proceso paraguas, es decir, una estrategia de investigación que puede incluir diferentes paradigmas, epistemologías, ontologías y formas. de recopilación y análisis de datos.

    Abstract in English:

    Action research has the potential to develop solutions and allows the construction of longitudinal theoretical-practical research. It has a dynamic character and enables the development of organizations, becoming a plausible strategy in the applied social sciences. The objective is to verify how researchers in the field of applied social sciences (administration, accounting, and economics) have used the action research methodology in their work through a systematic review of the national literature. The word research-action was used as a descriptor in the summary of two databases with a temporal filter from 2015 to 2020, resulting in a portfolio of 50 articles after the exclusions. This study highlights operational aspects of action research that are used in different ways in the analyzed articles: research objective, phases of action research, context and involvement of the researcher, method of data collection and data analysis. This article contributes to the field of applied social sciences, by presenting cautions and limits during the operationalization of action research, since it can be seen as an umbrella process, that is, a research strategy that can involve different paradigms, epistemologies, ontologies and forms of data collection and analysis.
  • WORKERS’ DISCURSIVE CONTESTATIONS TO FLEXIBLE PRODUCTION IN AUTOMAKERS IN THE SOUTH OF RIO DE JANEIRO FROM 2016 TO 2018 Artigo

    Maitan Filho, Pedro Luiz; Guedes, Ana Lucia

    Abstract in Portuguese:

    RESUMO O artigo aprofunda estudos acerca da produção flexível em montadoras no sul fluminense. A revisão da literatura está focada nos papéis dos múltiplos atores - governos locais, sindicatos e trabalhadores -, e no impacto da flexibilidade nas condições de trabalho no setor automotivo. A abordagem interdisciplinar adotada busca desvelar vozes dos trabalhadores que contestam marcas da produção flexível no sul fluminense quanto ao ideal discursivo do encadeamento produtivo, do desenvolvimento regional ou da gestão da produção nas montadoras. A metodologia qualitativa está fundamentada em abordagem discursiva com distintos níveis de análise. A coleta de dados foi realizada por meio de entrevistas com 38 participantes que representam prefeituras, sindicato regional e trabalhadores das montadoras. Da análise dos resultados depreende-se contradições da qualidade e quantidade do emprego de massa, das políticas públicas defasadas e instrumentalizadas pelas montadoras Jaguar Land Rover, MAN, Nissan e PSA Peugeot Citroen, e o retrocesso das condições de trabalho no nível operacional. Ao privilegiar as vozes dos trabalhadores, foi possível desvelar dos elementos retóricos de maior apelo da produção flexível automotiva as contestações em face dos discursos historicamente acoplados aos agentes econômicos e políticos no sul fluminense.

    Abstract in Spanish:

    El artículo profundiza los estudios sobre la producción flexible en las automotrices del sur de Río de Janeiro. La revisión de la literatura se centra en los roles de múltiples actores - gobiernos locales, sindicatos y trabajadores - y el impacto de la flexibilidad en las condiciones de trabajo en el sector automotriz. El abordaje interdisciplinario adoptado busca revelar las voces de los trabajadores que cuestionan los marcos de la producción flexible en el sur de Río de Janeiro sobre el ideal discursivo de encadenamiento productivo, desarrollo regional o gestión de la producción en las automotrices. La metodología cualitativa se basa en un enfoque discursivo con diferentes niveles de análisis. La recolección de datos se realizó a través de entrevistas con 38 participantes representantes de prefecturas, sindicatos regionales y trabajadores de las automotrices. Del análisis de los resultados se desprenden las contradicciones en la calidad y cantidad del empleo masivo, las políticas públicas desfasadas e instrumentalizadas por las automotrices Jaguar Land Rover, MAN, Nissan y PSA Peugeot Citroen, y el retroceso de las condiciones de trabajo a nivel operativo. Al privilegiar las voces de los trabajadores, fue posible revelar a partir de los elementos retóricos de mayor atractivo de la producción automotriz flexible las contestaciones frente a discursos históricamente vinculados a los agentes económicos y políticos del sur de Río de Janeiro.

    Abstract in English:

    The article deepens studies on the flexible production in automakers in the south of Rio de Janeiro. The literature review is focused on the roles of multiple players - local governments, unions and workers - and on the impact of flexible production in the work conditions in automotive subsidiaries. The interdisciplinary approach adopted aims to unveil workers' voices that contest marks of the flexible production in the discursive ideal of the productive chain, of the regional development or production management. The qualitative methodology is grounded on a discursive approach with distinct levels of analysis. The data collection was accomplished through interviews with 38 individuals that represent local government, regional union and workers from subsidiaries. The analysis of the results expose contradictions in the quality and quantity of mass employment, outdated public policies used by the automakers Jaguar Land Rover, MAN, Nissan e PSA Peugeot Citroen, and the setback of working conditions at the operational level. By privileging the voices of workers, it was possible to unveil from the most appealing rhetorical elements of flexible automotive production the challenges in the face of discourses historically linked to economic and political agents in the south of Rio de Janeiro.
  • PLURAL ECONOMY IN ECOVILLAGES: BEYOND THE MONOCULTURE OF THE MIND Artigo

    Tres, Guilherme Smaniotto; Souza, Washington José de

    Abstract in Portuguese:

    RESUMO Este artigo objetiva sistematizar práticas de pluralidade econômica tomando como base empírica propósitos de autossuficiência em ecovilas e, como referência teórica, elementos de economia solidária, plural em Polanyi e da dádiva em Mauss. Assumimos a premissa que a economia de mercado domina a sociabilização humana reduzindo a racionalidade humana ao cálculo utilitário, estabelecendo, assim, uma monocultura que se espraiada da mente à agricultura. Pontuamos práticas econômicas cujos propósitos e esquemas de trabalho, gestão e economia se orientam pela preservação e regeneração de ecossistemas que reconectam o ser humano a ele próprio e à natureza. Após 49 dias de imersão em quatro ecovilas, e posterior acompanhamento remoto de suas atividades, foram qualificadas práticas diversificadas de agricultura, centradas em ideais de autossuficiência, tempos e processos naturais e em singularidades de vida social, revelando pluralidade econômica em termos de domesticidade, reciprocidade, redistribuição, dádiva e solidariedade. Restritas relações com o mercado orientam dinâmicas de vida econômica e sustentam ideais de enfrentamento da crise social e ambiental.

    Abstract in Spanish:

    Este artículo tiene como objetivo sistematizar prácticas de pluralidad económica basadas en propósitos empíricos de autosuficiencia en ecoaldeas y, como referencia teórica, elementos de economía solidaria, plural en Polanyi y don en Mauss. Asumimos la premisa de que la economía de mercado domina la socialización humana, reduciendo la racionalidad humana al cálculo utilitario, estableciendo así una monocultura que se extiende desde la mente a la agricultura. Señalamos prácticas económicas cuyos propósitos y esquemas de trabajo, gestión y economía están guiados por la preservación y regeneración de ecosistemas que reconectan al ser humano consigo mismo y con la naturaleza. Después de 49 días de inmersión en cuatro ecoaldeas, y posterior seguimiento remoto de sus actividades, se calificaron prácticas agrícolas diversificadas, centradas en ideales de autosuficiencia, tiempos y procesos naturales y singularidades de la vida social que revelan la pluralidad económica en términos de domesticidad, reciprocidad, redistribución, donación y solidaridad. Las relaciones restringidas con el mercado orientan la dinámica de la vida económica y apoyan los ideales para enfrentar la crisis social y ambiental.

    Abstract in English:

    This article aims to systematize practices of economic plurality based on empirical self-sufficiency purpouses in ecovillages and, as a theoretical reference, elements of solidary economy, plural in Polanyi and Gift in Mauss. We assume the premise that the market economy dominates human socialization, reducing human rationality to utilitarian calculation, thus establishing a monoculture that spreads from the mind to agriculture. We point out economic practices whose purposes and work, management and economy schemes are guided by the preservation and regeneration of ecosystems that reconnect human beings to themselves and to nature. After 49 days of immersion in four ecovillages, and subsequent remote monitoring of their activities, diversified agricultural practices were qualified, centered on ideals of self-sufficiency, natural times and processes and singularities of social life revealing economic plurality in terms of domesticity, reciprocity, redistribution, giving and solidarity. Restricted relations with the market guide economic life dynamics and support ideals for facing the social and environmental crisis.
  • CORPORATE POLICY RESPONSIBILITY FOR ACTS OF VIOLENCE IN THE PAST: VOLKSWAGEN DO BRASIL'S COLLABORATION WITH THE BRAZILIAN CIVIL-MILITARY DICTATORSHIP Artigo

    Silva, Marcelo Almeida de Carvalho; da Costa, Alessandra de Sá Mello; Santos, Cynthia Adrielle da Silva

    Abstract in Portuguese:

    RESUMO Este artigo tem como objetivo compreender a responsabilidade das corporações no presente por seus atos de violência cometidos no passado à luz do conceito de responsabilidade política de Hannah Arendt (2004) e Karl Jaspers (2018). Para tanto, analisamos o caso da colaboração da Volkswagen do Brasil com a ditadura civil-militar brasileira (1964-1985), compreendendo suas ações no presente como orientadas pela responsabilidade política, resultado da existência de um senso de comunidade organizacional. O argumento que defendemos é o de que a lógica de continuidade ainda é um ponto sensível na teorização sobre responsabilidade histórica corporativa e que a responsabilidade das corporações por crimes, violações dos direitos humanos, má conduta ou qualquer ato passível de contestação cometidos no passado perpassa diferentes gerações de gestores porque as corporações no presente possuem responsabilidade política e não (necessariamente) só responsabilidade moral. Concluímos, portanto, que a responsabilidade política existente em uma comunidade explica por que gestores assumem a responsabilidade por atos cometidos por seus antecessores. Neste sentido, ao promover o debate sobre responsabilidade política, o artigo contribui (1) para a teorização da responsabilidade histórica na medida em que oferece uma explicação para justificar a assunção de responsabilidade de determinada organização ao longo do tempo; (2) para o seu uso como instrumento de contestação de versões oficiais de histórias empresariais acerca de atos e eventos de seu passado; e (3) para a compreensão das organizações como comunidades políticas cujo senso de comunidade (sensus communis) pode ajudar a compreender tanto a permanência (intencional ou não) de determinadas características organizacionais ao longo do tempo como o compartilhamento de ideias e de propósito entre seus membros que orienta, ao mesmo tempo, um curso de ação individual e de responsabilidade coletiva.

    Abstract in Spanish:

    Este artículo tiene como objetivo comprender la responsabilidad de las empresas en el presente por sus actos de violencia cometidos en el pasado a la luz del concepto de responsabilidad política de Hannah Arendt (2004) y Karl Jaspers (2018). Por lo tanto, analizamos el caso de la colaboración de Volkswagen do Brasil con la dictadura cívico-militar brasileña (1964-1985), entendiendo sus acciones en el presente como guiadas por la responsabilidad política, resultado de la existencia de un sentido de comunidad organizacional. El argumento que defendemos es que la lógica de la continuidad sigue siendo un punto sensible en la teorización sobre la responsabilidad histórica empresarial y que la responsabilidad empresarial por delitos, violaciones de derechos humanos, mala conducta o cualquier acto susceptible de impugnación cometido en el pasado permea a diferentes generaciones de directivos porque En la actualidad, las corporaciones tienen responsabilidad política y no (necesariamente) solo responsabilidad moral. Por tanto, concluimos que la responsabilidad política que existe en una comunidad explica por qué los administradores asumen la responsabilidad de los actos cometidos por sus antecesores. En este sentido, al promover el debate sobre la responsabilidad política, el artículo contribuye (1) a la teorización de la responsabilidad histórica en la medida en que ofrece una explicación para justificar la asunción de responsabilidad por parte de una determinada organización en el tiempo; (2) para su uso como instrumento para impugnar versiones oficiales de historias corporativas sobre actos y eventos pasados; y (3) para la comprensión de las organizaciones como comunidades políticas cuyo sentido de comunidad (sensus communis) puede ayudar a comprender tanto la permanencia (intencional o no) de ciertas características organizacionales en el tiempo como el intercambio de ideas y propósitos entre sus miembros que guían, al mismo tiempo, un curso de acción individual y responsabilidad colectiva..

    Abstract in English:

    This article aims to understand the responsibility of corporations in the present for their acts of violence committed in the past in light of the concept of political responsibility by Hannah Arendt (2004) and Karl Jaspers (2018). Therefore, we analyze the case of Volkswagen do Brasil's collaboration with the Brazilian civil-military dictatorship (1964-1985), understanding its actions in the present as guided by political responsibility, resulting from the existence of a sense of organizational community. The argument we defend is that the logic of continuity is still a sensitive point in theorizing about corporate historical responsibility and that corporate responsibility for crimes, human rights violations, misconduct, or any act liable to contestation committed in the past permeates different generations of managers because corporations at present have political responsibility and not (necessarily) just moral responsibility. We, therefore, conclude that the political responsibility that exists in a community explains why managers assume responsibility for acts committed by their predecessors. In this sense, by promoting the debate on political responsibility, the article contributes (1) to the theorization of historical responsibility insofar as it explains to justify the assumption of responsibility by a given organization over time; (2) for its use as an instrument for contesting official versions of corporate history about acts and events in its past; and (3) for the understanding of organizations as political communities whose sense of community (sensus communis) can help to understand both the permanence (intentional or not) of specific organizational characteristics over time and the sharing of ideas and purpose among their members who guide, at the same time, a course of individual action and collective responsibility.
  • Social Marketing and Business Ecosystems: Reflective Evaluation for the Proposition of an Integrative View Artigo

    Rodrigues, Marco Aurelio de Souza; Kamlot, Daniel

    Abstract in Portuguese:

    RESUMO Este ensaio apresenta as relações entre Marketing Social (MS) e Ecossistemas de Negócio (EN), buscando contribuir para a integração destas áreas de conhecimento e argumentando que a aplicação da análise de ecossistemas pode ser um instrumento valioso no desenvolvimento de estratégias de Marketing Social mais eficientes. Por meio de uma avaliação reflexiva realizada a partir de investigação crítica do estado da arte, orientada pela busca por pontos comuns entre MS e EN, expuseram-se elementos de convergência entre tais assuntos, principalmente os de natureza organizacional, empresarial, social e comunitária. Consolidando-se um quadro contendo particularidades do MS e contribuições de EN, elencaram-se quatro proposições, permitindo constatar que organizações que realizem planejamentos de MS poderão conceber estratégias derivadas do mapeamento da estrutura da rede composta pelo ecossistema a que pertencem, beneficiando-se das trocas de recursos e de influências entre stakeholders e outros participantes.

    Abstract in Spanish:

    Este ensayo presenta la relación entre el Marketing Social (MS) y los Ecosistemas de Negocios (EN), buscando contribuir a la integración de estas áreas de conocimiento y argumentando que la aplicación del análisis de ecosistemas puede ser una herramienta valiosa en el desarrollo de estrategias de Marketing Social más eficientes. A través de una evaluación reflexiva realizada a partir de una investigación crítica del estado del arte, guiada por la búsqueda de puntos en común entre MS y EN, se expusieron elementos de convergencia entre estos temas, principalmente los de carácter organizacional, empresarial, social y comunitario. Consolidando un marco que contiene las particularidades y contribuciones de MS y EN, se enumeraron cuatro proposiciones, que muestran que las organizaciones que realizan la planificación del MS podrán concebir estrategias derivadas del mapeo de la estructura de red compuesta por el ecosistema al que pertenecen, beneficiándose de los intercambios de recursos y influencias entre los stakeholders y otros participantes.

    Abstract in English:

    This essay presents the relationship between Social Marketing (SM) and Business Ecosystems (BE), seeking to contribute to the integration of these areas of knowledge and arguing that the application of ecosystem analysis can be a valuable tool in the development of more efficient Social Marketing strategies. Through a reflective evaluation carried out from a critical investigation of the state of art, guided by the search for common points between SM and BE, elements of convergence between such subjects were exposed, mainly those of an organizational, business, social and community nature. Consolidating a framework containing SM particularities and BE contributions, four propositions were listed, finding that organizations that implement SM planning are able to devise strategies from the mapping of the network structure composed by the ecosystem to which they belong, benefiting from the exchanges of resources and influences between stakeholders and other participants.
  • Derivatives, firm value and corporate governance in Brazil Artigo

    Caixe, Daniel Ferreira; Rodrigues, Matheus Albino

    Abstract in Portuguese:

    RESUMO Este estudo investiga a influência da governança corporativa na relação entre o uso de derivativos financeiros e o valor da firma no contexto brasileiro. Nós usamos dados longitudinais de 241 companhias abertas ao longo do período de 2006 a 2017. As empresas são divididas em dois grupos: com melhor governança (listadas nos segmentos prêmios da B3 - Nível 1, Nível 2 e Novo Mercado); e com pior governança (listadas no segmento Tradicional da B3). Quando mitigados possíveis problemas de endogeneidade pelo Método dos Momentos Generalizado Sistêmico, os resultados indicam que o emprego de swaps diminui o valor das firmas bem governadas que são menos endividadas. Nós interpretamos tais achados como uma evidência de que o “prêmio de governança corporativa” é reduzido (ou eliminado) pelo uso de derivativos, quando o mercado brasileiro acredita que esses instrumentos são utilizados para especulação ou benefício dos gestores.

    Abstract in Spanish:

    Este estudio investiga la influencia del gobernanza corporativa en la relación entre el uso de derivados financieros y el valor de la empresa en el contexto brasileño. Utilizamos datos longitudinales de 241 empresas que cotizaron en la bolsa durante el período de 2006 a 2017. Las empresas se dividen en dos grupos: con mejor gobernanza (cotizado en los segmentos premium de B3 - Nivel 1, Nivel 2 y Nuevo Mercado); y con peor gobernanza (cotizado en el segmento Tradicional). Cuando los problemas potenciales de endogeneidad son mitigados por el Método de Momentos Generalizados del Sistema, los resultados indican que el uso de swaps reduce el valor de las empresas bien gobernadas que stán menos endeudadas. Interpretamos estos hallazgos como evidencia de que la “prima de gobernanza corporativa” se reduce (o elimina) por el uso de derivados, cuando el mercado brasileño cree que estos instrumentos se utilizan para la especulación o beneficio de los administradores.

    Abstract in English:

    This study investigates the influence of corporate governance on the relationship between financial derivatives usage and firm value in the Brazilian context. We use longitudinal data from 241 publicly-traded companies over the period of 2006 to 2017. Firms are divided into two groups: with better governance (listed in the premium segments of B3 - Level 1, Level 2 and New Market); and with worse governance (listed in the Traditional segment of B3). When potential endogeneity problems are mitigated by the System Generalized Method of Moments, the results indicate that the use of swaps reduces the value of well-governed firms that are less leveraged. We interpret these findings as evidence that the “corporate governance premium” is reduced (or eliminated) by derivatives usage, when the Brazilian market believes that these instruments are used for speculation or benefit of managers.
  • SCALABILITY OF SOCIAL INNOVATION IN A COMMUNITY BANK Artigo

    Kumasaka, Júlia Mitsue Vieira Cruz; Cruz, Barbara Braga; Alves, Fernanda Salvador Alves; Mendonça, Andréa Torres Barros Batinga de

    Abstract in Portuguese:

    RESUMO O processo de escalabilidade da inovação social ocorre quando ela busca aumentar o seu impacto social em relação aos seus usuários ou alcançar mais beneficiários. Tendo em vista a importância do tema e sua pouca exploração por artigos científicos com casos empíricos, o presente estudo busca verificar como ocorre o processo de escalabilidade da inovação social, descrevendo os elementos que dificultam e os que auxiliam esse processo usando como base o modelo proposto por Morais-da-Silva, Takahashi e Segatto (2016). Para isso, foi realizada uma pesquisa no Banco Palmas, primeiro banco comunitário do Brasil. Como resultado, foi possível observar que além dos fatores destacados pelo modelo utilizado, os canais de comunicação de mídia tiveram um papel fundamental da difusão da inovação social. Além disso, as experiências do líder e da própria organização em relação aos negócios tradicionais não foram observadas. Ademais, melhor do que receber recursos de fontes filantrópicas seria se a Inovação Social conseguisse ser independente financeiramente. Entre as contribuições práticas, são fornecidos elementos que os gestores que desejam aumentar o impacto de sua inovação social devem analisar para planejar suas ações.

    Abstract in Spanish:

    El proceso de escalabilidad de la innovación social ocurre cuando busca incrementar su impacto social en relación a sus usuarios o llegar a más beneficiarios. Teniendo en cuenta la importancia del tema y su escasa exploración por artículos científicos con casos empíricos, el presente estudio busca verificar cómo ocurre el proceso de escalabilidad de la innovación social, entendiendo los elementos que dificultan y los que asisten a este proceso utilizando como base el modelo propuesto. por Morais-da-Silva, Takahashi y Segatto (2016). Para ello, se llevó a cabo una investigación en el Banco Palmas, primer banco comunitario de Brasil. Como resultado, se pudo observar que además de los factores resaltados por el modelo utilizado, los canales de comunicación mediática jugaron un papel fundamental en la difusión de la innovación social. Además, no se observaron las experiencias del líder y de la propia organización en relación a los negocios tradicionales. Además, mejor que recibir recursos de fuentes filantrópicas, sería si innovación social (IS) lograra ser financieramente independiente. Entre las aportaciones prácticas, se aportan elementos que los directivos que deseen incrementar el impacto de su innovación social deben analizar para planificar sus acciones.

    Abstract in English:

    The scalability process of social innovation occurs when it seeks to increase the social impact in relation to its users or reach more beneficiaries. In view of the importance of the theme and its little exploration by scientific articles with empirical cases, the present study seeks to verify how the process of scalability of social innovation occurs, understanding the elements that hinder and those that assist this process using the model used by Morais-da-Silva, Takahashi and Segatto (2016). For this, a research was held at Banco Palmas, the first community bank in Brazil. As a result, it was possible to observe that in addition to the factors highlighted by the model used, the media communication channels played a fundamental role in the diffusion of social innovation. In addition, how to experience the leader and organize your own relationship with traditional businesses has not been observed. Furthermore, better than receiving resources from philanthropic sources, seriously an Social Innovation (SI) managed to be financially independent. Practical contributions include elements that managers who increase or impact their social innovation must analyze to plan their actions.
Escola de Administração da UFRGS Escola de Administração da UFRGS, Rua Washington Luis, 855 - 2° Andar, 90010-460 Porto Alegre/RS - Brasil, Fone: (55 51) 3308-3823, Fax: (55 51) 3308 3991 - Porto Alegre - RS - Brazil
E-mail: read@ea.ufrgs.br