Acessibilidade / Reportar erro

Tomada de decisão no agronegócio baseada em inteligência artificial

RESUMO

Finalidade:

As ferramentas de Inteligência Artificial têm se popularizado nos mais diversos contextos de uso. A presente pesquisa busca investigar como as ferramentas de IA são aplicadas no agronegócio auxiliando o produtor na sua tomada de decisão.

Desenho / metodologia / abordagem:

Para tal, foram realizadas entrevistas online e semiestruturadas com gestores e produtores rurais que utilizam este tipo de tecnologia nas propriedades.

Descobertas:

Descobriu-se que a IA está presente no maquinário, softwares e outros aplicativos utilizados para monitoramento da lavoura, verificação da qualidade do solo e manejos em geral. Os usuários mostram-se bastantes otimistas com os resultados encontrados, principalmente no apoio à decisão durante o período de plantio. Essas diferenças são percebidas no antes e depois do uso das tecnologias. Contudo, os entrevistados ainda creem que a presença do humano é fundamental na lavoura.

Limitações / implicações da pesquisa:

Como limitações, destaca-se o cronograma de execução das entrevistas, bem como o fato destas terem sido realizadas de maneira online. Apesar disso, foi possível verificar a importância do uso da tecnologia para o setor de agronegócio, servindo como suporte ao gerenciamento das propriedades rurais.

Originalidade / valor:

No campo dos estudos em Sistemas de Informação, relacionar o uso da Inteligência Artificial e da tomada de decisão em um setor como o agronegócio é algo recente e inovador.

Palavras-chave:
Tomada de Decisão; Agronegócio; Inteligência Artificial

Universidade Federal de Santa Maria Avenida Roraima nº 1000, Prédio 74C, Sala 4210 - Cidade Universitária - Centro de Ciências Sociais e Humanas (CCSH) - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Cep: 97105-900, Tel: +55 (55) 3220-9242 - Santa Maria - RS - Brazil
E-mail: rea@ufsm.br