Acessibilidade / Reportar erro

Consumo sustentável no segmento de vestuário: um estudo comparativo entre brasileiros e alemães

RESUMO

Objetivo

Analisar e comparar hábitos de consumo sustentável no segmento de vestuário entre brasileiros e alemães.

Desenho/Metodologia/Abordagem

Pesquisa descritiva, exploratória e qualitativa. Foram realizadas entrevistas com 15 alemães e 15 brasileiros, com idade entre 20 e 32 anos, a fim de identificar hábitos de consumo no segmento de vestuário, familiaridade com o tema consumo sustentável e níveis de consciência pessoal quanto aos seus hábitos de consumo empregando como técnica a análise de conteúdo baseado em Bardin (2011Bardin, L. (2011). Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70.).

Resultados

Constatou-se uma diferença expressiva entre os dois grupos. Enquanto os alemães apresentaram maior conhecimento sobre o assunto, que se converteu na adoção de hábitos de consumo sustentável no segmento de vestuário, os brasileiros demonstraram ter um conhecimento mais superficial, além de apresentarem níveis menores de consciência de consumo e de práticas sustentáveis no segmento analisado. Conclui que os alemães têm maior acesso a informações sobre o tema e mais interesse e familiaridade com o assunto. Isso mostrou influenciar seus comportamentos de consumo, que apresentam hábitos no sentido de preocupação ambiental, social e econômica no segmento de vestuário, costumes esses não identificados no grupo amostral brasileiro.

Originalidade/valor

Contribui por oportunizar analisar comparativamente hábitos e de consumo de dois páises distintos, auxiliando empreendedores e gestores a conhecer melhor os segmentos de mercado e criar estratégias mais assertivas, atentando-se para o valor percebido pelo cliente nos atos de consumo.

Palavras-chave:
Comportamento do consumidor; consumo sustentável; vestuário; Brasil; Alemanha

Universidade Federal de Santa Maria Avenida Roraima nº 1000, Prédio 74C, Sala 4210 - Cidade Universitária - Centro de Ciências Sociais e Humanas (CCSH) - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Cep: 97105-900, Tel: +55 (55) 3220-9242 - Santa Maria - RS - Brazil
E-mail: rea@ufsm.br