RESUMO
Objetivo:
o objetivo principal deste estudo é analisar os significados e percepções de alunos de programas de pós-graduação (mestrandos e doutorandos) em Administração, bem como de professores de programas de pós-graduação (PPGs) de diferentes instituições, em relação às práticas possíveis de comportamento desonesto e plágio no contexto acadêmico. Destaca as causas, consequências e significados das possíveis práticas de desonestidade e plágio no contexto acadêmico, tendo como referencial teórico as possíveis razões para o plágio e desonestidade neste contexto.
Desenho/metodologia/abordagem:
foram analisadas as percepções de 28 professores e alunos, extraídas de entrevistas semi-estruturadas e questionários, posteriormente analisadas por meio da análise categórica de Flores, na qual os dados qualitativos foram reduzidos, categorizados e codificados, capturando os significados relevantes.
Resultados:
o estudo destaca o fenômeno da desonestidade acadêmica, por meio de relatos de professores e alunos, elencando quatro metacategorias: significado e percepção do fenômeno-não, causas, consequências e formas de combate, que por sua vez geraram outras sete categorias.
Implicações práticas:
são discutidas possíveis causas e implicações do plágio, bem como formas de combater ou mitigar o impacto desses atos nos programas de ensino de Administração de Empresas, fomentando o debate sobre essas práticas deletérias no contexto acadêmico.
Originalidade/valor:
o trabalho destaca indícios de condutas desonestas na academia, que por vezes passam despercebidas por diversos programas de pós-graduação stricto sensu em gestão.
Palavras-chave:
Plágio acadêmico; Comportamento desonesto; Pós-graduação; Educação empresarial